24/06/2024

GESEL na mídia: Nivalde de Castro elogia marco para modernização do setor elétrico brasileiro

O decreto recentemente publicado para regulamentar a licitação e prorrogação das concessões de distribuição de energia elétrica, além de introduzir diretrizes para modernização do serviço, recebeu boa receptividade no mercado, apesar de gerar alguma controvérsia. Destaca-se a visão de Nivalde de Castro, professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel), para quem o decreto representa um marco no aprimoramento do setor elétrico brasileiro, especialmente na distribuição, crucial para a transição energética. Ele enfatiza que o documento impulsiona inovações tecnológicas e novos modelos de mercado, como geração distribuída e mobilidade elétrica, reafirmando a continuidade dos investimentos nesse segmento estratégico da cadeia de valor energética nacional. (GESEL-IE-UFRJ – 24.06.2024)

Para ler a matéria na íntegra, clique na imagem abaixo: