16/07/2020

GESEL na mídia: Julian Hunt propõe manter reservatórios do SE/CO acima de 50%

O engenheiro Julian Hunt, pesquisador associado do Gesel/UFRJ e do International Institute for Applied Systems Analysis (IIASA), da Áustria, está propondo que os principais reservatórios das hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste sejam mantidos constantemente em um nível de armazenamento elevado, acima de 50% e em torno de 60%, por entender que assim eles, além de fomentar a geração de energia, exercem o papel estratégico de evitar períodos secos prolongados na região. Segundo Hunt, a barreira aos ventos alísios formada pela Cordilheira dos Andes forma “uma banheira de umidade”, na casa dos 70% (INPE/2019), no SE/CO brasileiro durante o período molhado, reduzindo a evaporação natural. Os reservatórios cheios aumentam essa evaporação, saturando o ar úmido e provocando chuvas que realimentam esses reservatórios. Vazios, eles funcionam em sentido contrário, reduzindo as chuvas e gerando estresse energéticos, entre outros efeitos deletérios. (Brasil Energia – 15.07.2020)

Para ler a matéria na íntegra, clique na imagem abaixo: