31/08/2016

GESEL na mídia: elevação das receitas e das taxas de retorno deve ser necessária para atrair os empreendedores para a disputa do leilão de transmissão

O segundo leilão de transmissão de energia do ano, que foi remarcado ontem para 28 de outubro, deve trazer uma taxa de retorno mais elevada para os investidores, a fim de atrair os empreendedores mesmo com a situação ainda delicada da economia do país. A Aneel determinou ontem a nova data para a disputa, que aconteceria sexta-feira. A publicação do novo edital, que vai revelar as regras atualizadas da disputa, deve ocorrer no dia 27 de setembro. O teto da receita anual permitida (RAP) determinada para os projetos deve ser revisto, afirmou ontem o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, Eduardo Azevedo, após participar da abertura do Brazil Wind Power, evento sobre energia eólica, no Rio de Janeiro. Segundo o professor Nivalde Castro, coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel), da UFRJ, uma elevação das receitas e das taxas de retorno deve ser necessária para atrair os empreendedores para a disputa. “Como temos uma economia com uma certa instabilidade, uma maneira de se atrair investimentos é aumentar a taxa de retorno e estimular a entrada de novos empreendedores, para aumentar a competição”, disse o professor. (Valor Econômico – 31.08.2016)

Para ler a matéria na íntegra, clique abaixo: