15/12/2023

GESEL na mídia: Complexidade tecnológica e grandes investimentos dificultam concorrência no leilão, diz Nivalde de Castro

O professor Nivalde de Castro, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel), analisa o próximo leilão de transmissão de energia da Agência Nacional de Energia (Aneel), que é o maior já promovido e licitará R$ 21,7 bilhões em investimentos. Segundo Castro, a baixa concorrência se deve à complexidade tecnológica dos projetos e aos grandes investimentos envolvidos, especialmente no lote 1, que exigirá R$ 18,1 bilhões para a entrega de 1.468 km de linhas de transmissão em corrente contínua (HVDC), passando pelos estados do Maranhão, Tocantins e Goiás. Ele acredita que a chinesa State Grid e a brasileira Eletrobras são as favoritas para o leilão, devido à sua experiência e domínio da tecnologia. Castro também menciona que o leilão pode ter uma taxa de retorno real de 11,3% e um desconto médio de 20% para a Receita Anual Permitida (RAP), o que limitará a entrada de aventureiros no setor. (Valor Econômico – 14.12.2023)

Para ler a matéria na íntegra, clique na imagem abaixo: