19/01/2023

GESEL na mídia: Brasil pode exercer um papel crucial no embate entre UE e Rússia, afirma Nivalde de Castro

O Brasil pode exercer um papel crucial no embate da União Europeia (UE) com a Rússia, sem sequer precisar rever sua posição de neutralidade em relação ao conflito no leste europeu. Está sob os holofotes globais por ser uma potência exportadora de energia, afirma o professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel), Nivalde de Castro. A abundância de matéria-prima renovável e a cadeia energética madura tornam o mercado estratégico para a produção do hidrogênio verde, promessa para a descarbonização das economias. O ponto central, lembra Nivalde de Castro, é que a Europa avance nos leilões de hidrogênio verde. Até lá, o país tem muita estrada (ou água) pela frente. (Forbes – 15.01.2023)

Para ler a matéria na íntegra, clique na imagem abaixo: