28/02/2018

GESEL na banca de defesa de tese da Coppe

Aconteceu na última terça-feira (27/02), na Coppe UFRJ, a defesa da tese de doutorado de Thauan Santos, intitulada “Regional energy security: re-evaluating concepts and policies to promote energy integration in Mercosur” (“Segurança energética regional: reavaliando conceitos e políticas para promover a integração energética no Mercosul”). O coordenador do GESEL, Nivalde de Castro, fez parte da banca, que também contou com os professores Andrea Hoffmann (IRI/PUC-Rio), Hélder Pinto Jr. (IE/UFRJ), André Lucena (PPE/COPPE/UFRJ), além dos orientadores do Programa de Planejamento Energético da COPPE (PPE), Amaro O. Pereira Jr. e Emilio Lèbre La Rovere. A tese realiza uma revisão de conceitos e políticas relacionadas à segurança energética e à integração regional, propondo que o planejamento energético nos países em desenvolvimento seja regional, incorporando as dimensões social e ambiental da energia. Com foco nos países do Mercosul, considerando inclusive Venezuela (2012) e Bolívia (2015), faz-se uma análise comparada geral em termos quantitativos e qualitativos dos mercados e da infraestrutura física dos países do bloco (e da América do Sul, como um todo). A pesquisa analisa também o papel que as instituições regionais, como o Mercosul e a UNASUL, desempenha na área de energia, mostrando que sua contribuição para a integração energética da região é muito pequena. O texto propõe um índice híbrido (SEES index) para avaliar a evolução das políticas energéticas do Mercosul no período 1990-2010. Posteriormente, usa-se o modelo OSeMOSYS-SAMBA para simular quatro cenários de integração regional do setor elétrico, escolhido como exemplo dada a sua relevância. Conclui-se que a integração energética do Mercosul deve ser promovida, uma vez que reduz a necessidade de ampliação da capacidade de geração de energia elétrica e os impactos socioambientais dos projetos na área de energia. (GESEL-IE-UFRJ – 28.02.2018)