18/05/2018

GESEL: dissertação defendida no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa

O GESEL está disponibilizando a dissertação de Ivo Filipe Lameirão Carvalho, defendida em Portugal no âmbito do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa – Área Departamental de Engenharia Eletrotécnica de Energia e Automação. Carvalho foi bolsista do GESEL, dentro do acordo de cooperação vigente com a instituição portuguesa. O coordenador geral do GESEL, Nivalde de Castro, fez parte da banca avaliadora. O trabalho, intitulado “Análise da integração dos mercados de banda de reserva secundária de Portugal e Espanha”, desenvolve um modelo que possibilita a simulação de mercados de banda de regulação secundária, com o qual se faz uma análise de preços e quantidades transacionadas no mercado de reservas secundárias português e espanhol. Através do modelo e fazendo algumas considerações é possível simular a integração dos dois mercados e notar aspetos onde poderá ser necessária a harmonização de algumas regras. Os resultados da integração revelam benefícios para os consumidores portugueses e para os produtores espanhóis, porém verificam-se prejuízos para os produtores portugueses e para os consumidores espanhóis. (GESEL-IE-UFRJ – 18.05.2018)

Para ler o texto na íntegra, clique na imagem abaixo: