13/02/2016

GESEL: delegação visita EDP em Portugal

A EDP Produção recebeu uma delegação de professores e pesquisadores do GESEL, do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, cujo interesse se centrou na visita a uma Central a Gás de Ciclo Combinado. A delegação foi recebida pelo Conselho de Administração da EDP na sede da 24 de Julho em Lisboa, com quem abordou temas relacionados com o panorama do setor elétrico, a regulação do setor em Portugal, na Europa e no Brasil. A Central de Lares foi o segundo palco da visita e desta vez a recepção do grupo, foi assegurada pelo responsável desta central, João Cerqueira. Depois de uma breve apresentação do Grupo EDP e seu portfólio de Geração, João Cerqueira, Vítor Cordeiro e Miguel Mateos, tornaram Lares o foco da reunião. Caracterizada por ser uma CCGT, (Central Térmica de ciclo Combinado com Turbina a Gás Natural), as especificidades desta Central despertou entre os presentes, um debate e discussão de ideias bastante interessante, principalmente devido a duas realidades bastante distintas, Portugal vs Brasil (caracterizada por forte componente hídrica). No encerramento desta visita os participantes tiveram a oportunidade de dar um passeio pela central e conhecer de perto toda a sua estrutura e componente técnica. Das observações recolhidas dos visitantes, damos destaque às de Nivaldo José de Castro, prof. e coordenador do GESEL / UFRJ e Amílcar Guerreiro, diretor da EPE (Empresa de Pesquisa de Energia), que se mostraram entusiasmados e surpreendidos, não só pela especificidade da própria central, como pela hospitalidade dos nossos colaboradores dispostos a partilhar a “casa” e conhecimento. Já do lado da EDPP, referiu-se a importância de mostrarmos ao exterior o que fazemos bem e estar abertos a sugestões e diferentes opiniões externas, que nos agreguem conhecimento. (EDP – 13.02.2016)