10/08/2023

Webinar Gesel

Evento

No dia 10 de agosto, às 14h, aconteceu o Webinar GESEL “Sandboxes tarifários como mecanismos de modernização regulatória”. O evento contou com os seguintes palestrantes: Diego Brancher (ANEEL), Daniel Horta (ERSE), Lindemberg Reis (Abradee) e Lorrane Câmara (GESEL). A abertura foi feita pelo Coordenador do GESEL, Professor Nivalde de Castro e a moderação pelo Pesquisador Sênior do GESEL Mauricio Moszkowicz.

A aceleração da transição energética, pautada na difusão de fontes renováveis e tecnologias disruptivas, na mudança no papel dos clientes e na transformação do modelo de negócio das distribuidoras, tem exposto a necessidade de reestruturação das tarifas de distribuição de energia elétrica. O processo de modernização tarifária pressupõe mudanças regulatórias e tecnológicas, impactando diretamente consumidores e distribuidoras. Internacionalmente observa-se a difusão dos sandboxes como recurso de suporte a este processo, viabilizando o teste de novas modalidades regulatórias e tarifárias em ambiente controlado. Neste contexto, o webinar teve como objetivo a sensibilização acerca da relevância dos sandboxes para a agenda de modernização tarifária no Brasil.

Acesse os slides das apresentações do webinar:

Sandboxes Tarifários
Diego Brancher (ANEEL)

Acesse a gravação do evento abaixo: