30/11/2021

Webinar Gesel

Webinar GESEL/RESEL: “Desafios Europeus da Transição Energética Global: o Hidrogénio Verde”

Evento

No dia 30/11, às 14h30 (Lisboa) / 11h30 (Brasília), o GESEL (Grupo de Estudos do Setor Elétrico) do Instituto de Economia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), em parceria com o Instituto ICT RESEL, promoveu o webinar “Desafios Europeus da Transição Energética Global: o Hidrogénio Verde”. O GESEL tem em curso o estudo de boas práticas protagonizadas por países com diferentes perfis de especialização (importadores e exportadores) que possam iluminar o caminho a prosseguir para a formulação de uma Estratégia Nacional para o Hidrogénio verde. Neste webinar apresentamos alguns estudos de casos de referência em Portugal. A Estratégia Nacional para o Hidrogénio em Portugal foi publicada em agosto de 2020 e tem subjacente dois pilares de desenvolvimento essenciais: 1) Portugal dispõe de uma vantagem competitiva na geração de base renovável, nomeadamente a eólica e a solar, e, por isso mesmo, um dos pilares relevantes da estratégia portuguesa será certamente a exportação de hidrogénio para os países importadores de onde se destacam uma grande parte dos países europeus, com destaque para a Alemanha que é um potencial importador muito relevante e um líder tecnológico. 2) Um outro pilar relevante do desenvolvimento do hidrogénio em Portugal passa pela substituição progressiva dos fornecimentos atuais de hidrogénio de base fóssil por hidrogénio verde e pelo desenvolvimento de novos produtos “verdes” que, quando devidamente certificados, conduzem à criação de um cluster associado ao hidrogénio constituído por atividades geradoras de elevado valor acrescentado. Ou seja, uma das dimensões estratégicas passa por um processo de reestruturação industrial dinamizado pela emergência do H2V. Em consonância com esta visão estratégica, estão a desenvolver-se em Portugal iniciativas empresariais muito interessantes como acontece com aquelas que vão ser apresentadas neste webinar. O evento teve como palestrantes Pedro Furtado (Diretor de Regulação da REN), Diogo Mendes (Diretor Técnico, Segurança e Ação Climática da Bondalti Chemicals) e André Pina (Diretor Associado de Estratégia e Origem de Hidrogênio na EDP Renováveis). O moderador foi o Professor Carlos Henggeler (Universidade de Coimbra) e o coordenador o Professor Vitor Santos (ISEG/GESEL).

Para acessar o vídeo com o webinar na íntegra, clique aqui ou na imagem abaixo:

Acesse os slides das apresentações do webinar:

Transição Energética e Redes O hidrogénio verde
Pedro Furtado – REN