29/06/2018

Webinar Gesel

Palestra GESEL: utilização da ferramenta de pesquisa Survey Monkey

Evento

No dia 29 de junho, na sala 102 do Instituto de Economia da UFRJ, foi ministrada palestra com exercício prático de como usar a ferramenta de pesquisa Survey Monkey. Trata-se de um recurso on-line para criar e configurar questionários muito prático, eficiente e com versão gratuita. O objetivo desta palestra foi dar um mínimo de conhecimento para o desenvolvimento de pesquisas, dissertações de mestrado e teses de doutorado que utilizem questionários de diferentes tipos e objetivos. A plataforma é uma das mais eficientes ferramentas para fazer pesquisas quantitativas online, com recursos para personalizar o tipo de perguntas, o visual dos formulários e trabalhar os dados colhidos. Também foi apresentada uma breve comparação do Survey Monkey com outras ferramentas similares, destacando as vantagens e características gerais. Além disso, foi executado um pequeno exercício de exemplo, para ilustrar a coleta de dados e os estilos do questionário. Esta palestra faz parte do programa de qualificação da equipe de pesquisadores do Gesel, estando aberta para todos os estudantes de Pós-Graduação do IE. A Palestra foi ministrada por Daniel Strauch Ribeiro, mestrando do IBICT e pesquisador do Gesel.