01/04/2019

Webinar Gesel

GESEL: Debate sobre privatização da Eletrobras no Centro Acadêmico Stuart Angel

Evento

O Centro Acadêmico Stuart Angel (CASA), do Instituto de Economia da UFRJ, realizou, na última segunda-feira (1º de abril), debate questionando se há necessidade de privatização da Eletrobras. O encontro contou com a presença dos professores Roberto D’Araujo, diretor do ILUMINA, e Nivalde de Castro, professor associado do Instituto de Economia – UFRJ e coordenador geral do GESEL. Castro defendeu que a privatização não compromete a segurança energética do país. Com uma abordagem histórica que partiu desde 1900, o professor elucidou todas as fases pelas quais o setor passou, colocando que o modelo atual é bem sucedido (ainda que possua algumas falhas no que tange a comercialização de energia). A atividade organizada pelo CASA-UFRJ faz parte de uma série de discussões nomeadas “Brasil em Debate”. Nos próximos meses, outros assuntos polêmicos envolvendo opiniões contrárias serão debatidos por personalidades e estudiosos. A gestão atual do Centro Acadêmico agradeceu aos convidados por se “exporem ao contraditório” e garantiu que “escutar opiniões plurais é fundamental para a formação do pensamento crítico”.