13/07/2018

Webinar Gesel

GESEL: aula-palestra sobre MAXQDA, software para métodos qualitativos e mistos

Evento

O GESEL ofereceu aula-palestra sobre software para métodos qualitativos e mistos, o MAXQDA. Ele ajuda na coleta, organização, visualização, análise e publicação de dados. É uma importante ferramenta na elaboração de pesquisas científicas e relatórios. O programa pode ser usado para o processamento de documentos, arquivos PDF, tabelas, imagens, arquivos de mídia e tweets, entre outros. A aula-palestra aconteceu no âmbito de um programa de qualificação para bolsistas e pesquisadores com o objetivo de desenvolver capacidades acadêmicas. Ela foi aberta também a todos os estudantes de mestrado e doutorado, bem como para estudantes de graduação com bolsas de pesquisa do Instituto de Economia da UFRJ. A aula-palestra aconteceu no dia 13 de julho (sexta-feira) às 10h na sala 133, e foi ministrada por Diogo Salles Cerqueira, graduando em Ciências Econômicas do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e assistente de pesquisa do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL). O objetivo principal era apresentar o programa, apresentar o mecanismo inicial necessário para o seu uso e algumas das principais ferramentas utilizadas para o processamento dos dados obtidos. Para a participação na aula, recomendou-se o uso de um computador portátil com a licença ativa do programa (grátis ou paga). As inscrições foram feitas por email para Linda Loyola linda.loyola@gesel.ie.ufrj.br A instalação da licença grátis pôde ser feita pelo link a seguir: https://www.maxqda.com/trial.