19/01/2017

Webinar Gesel

Audiência pública para debater proposta de Quarta Revisão Tarifária Periódica da Light

Evento

Na última quinta-feira, dia 19 de janeiro de 2017, a equipe do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL) do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) esteve presente na audiência pública para debater a Quarta Revisão Tarifária Periódica da Light Serviços de Eletricidade S/A, realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), no centro do Rio de Janeiro. A participação do GESEL se deu no âmbito do Projeto de P&D Aneel “Aspectos regulatórios relacionados a perdas não técnicas em Áreas com Severas Restrições Operativas” realizado em parceria com a concessionária carioca. A audiência, presidida pelo Diretor da Aneel, José Jurhosa Júnior, contou também com a presença de consumidores, associações de moradores, representantes da Federação Municipal das Associações de Favelas do Rio de Janeiro, representantes da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, representantes da indústria, representantes da concessionária e outros. Na reunião a Light argumentou que o aumento tarifário seria para reequilibrar a situação econômico-financeira da companhia. Os representantes indústria alegaram que a maior parte das perdas não técnicas da Light (57%) são nas classes A, B e C, não havendo, assim, necessidade de aumento e sim melhora da gestão. A companhia alegou que implementa programas de combate as perdas não técnicas nessas classes e está sendo bem sucedida. No mês de novembro a empresa arrecadou mais de 250 milhões em ICMS para o estado com o combate ao furto. Os representantes da Federação Municipal das Associações de Favelas do Rio de Janeiro pediram maior presença da concessionária em suas comunidades. Eles relataram que, quando há queda no fornecimento de energia, há demora no atendimento da concessionária. A companhia argumentou que certas comunidades são extremamente difíceis de trabalhar, mas há algumas que são mais abertas a presença da empresa. Além disso, a Light mostrou-se muito disposta a atuar nas comunidades que são abertas a presença da empresa.