16/11/2017

Entrevista com Isaac Dyner Rezonzew (Universidad Jorge Tadeo Lozano – Colômbia)

Isaac Dyner Rezonzew, decano de Ciências Naturais e Engenharia da Universidad Jorge Tadeo Lozano, na Colômbia, concedeu entrevista ao GESEL para falar sobre o impacto das novas tecnologias relacionadas à geração distribuída. Isaac Dyner Rezonzew esteve no Brasil no último mês de outubro, a convite do GESEL. Como parte das comemorações dos 20 anos do grupo, pesquisadores de diversos países foram chamados para o Workshop Internacional “Geração Distribuída: Experiências Internacionais e Análises Comparativas”, realizado em parceria com o EKLA-KAS (Programa Regional Segurança Energética e Mudança Climática na América Latina da Fundação Konrad Adenauer). Aproveitando o ensejo, o GESEL também organizou com os visitantes uma série de eventos (palestras, workshops, aulas, reuniões), em diferentes instituições do Setor Elétrico Brasileiro. Leia abaixo a entrevista:

GESEL: É correto dizer que, se as novas tecnologias de geração distribuída são disruptivas e que os serviços públicos devem assumir uma atitude agressiva? Por quê?

Isaac Dyner Rezonzew: As “novas” tecnologias terão um grande impacto nos mercados da eletricidade, na sociedade e no meio ambiente.  Os serviços públicos devem tomar iniciativas muito ativas e positivas para incorporar essas tecnologias, pois, de outra forma, enfrentarão perdas em partes de mercado, receitas e lucros.

Quais são os novos modelos comerciais que surgiram devido ao crescimento da geração distribuída?

Eles têm que participar de geração distribuída (fornecê-lo), eficiência energética – através de análise de clientes e medição inteligente –, e promover a mobilidade elétrica.

Como foi recebida a palestra “Espiral de crescimento de geração distribuída” aqui no Brasil?

Tive uma atenção importante dos participantes

Quais são as expectativas para os próximos passos na cooperação entre sua instituição e o GESEL?

Continuar a promover a DG em toda a América Latina: a) Publicamente, b) Tecnicamente, c) Politicamente