27/04/2020

EAD GESEL: “Visão Geral do Setor Elétrico”

O GESEL iniciou na última sexta-feira, 24/04/2020, o curso de ensino a distância (EAD) “Visão Geral do Setor Elétrico”. As aulas, oferecidas a alunos das universidades UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) e Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros), tem como objetivo apresentar uma visão integrada do setor – regulação, operação, planejamento, marco institucional – e ainda conhecimentos específicos dos segmentos de geração, transmissão, comercialização e distribuição de energia elétrica. A metodologia empregada engloba o uso da plataforma Moodle, onde serão disponibilizados materiais (referências bibliográficas, slides e vídeos) sobre temas correlatos. Além do material disponível, os alunos poderão interagir com o tutor e demais alunos através de fóruns de discussão para estimular a interação dos participantes. A primeira aula, ministrada pelo coordenador de temas especiais/estratégicos do GESEL, Rubens Rosental, teve como tema “A evolução do Setor Elétrico Brasileiro”. Os temas das outras três aulas serão: “Características Econômicas do Setor Elétrico e Modelos Regulatórios” (ministrada pela pesquisadora Lorrane Câmara); “Matriz Elétrica Brasil e Mundo” (ministrada pela pesquisador André Alves); e “Aspectos Ambientais Associados ao Setor Elétrico” (ministrada pela pesquisadora Ana Carolina Chaves). (GESEL-IE-UFRJ – 27.04.2020)