20/03/2017
  • Armazenamento
  • Sandbox
  • Hidrogênio
  • Carbono Zero
  • Transição Energética
  • Notícia GESEL

Diretor da agência portuguesa de regulação e pesquisador português associado do GESEL, Pedro Verdelho, conclui série de palestras no Brasil

Pedro Verdelho, diretor de tarifas e preços da agência portuguesa de regulação de energia elétrica (ERSE) e pesquisador associado do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL) do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE-UFRJ), esteve no Brasil para uma série de palestras e reuniões com diferentes temas. Verdelho passou por Itaipu, em Foz do Iguaçu, pela Enel Distribuição Rio, em Niterói, e EPE, no Rio de Janeiro. Ele ainda realizou, junto ao coordenador do GESEL, Nivalde de Castro, e outros pesquisadores do Grupo, palestras e reuniões em diversas instituições: no Rio de Janeiro, esteve na UFRJ e no ONS. Em São Paulo falou na CCEE, na EDP e na CTEEP. Por fim, palestrou na Aneel, em Brasília. As palestras do diretor da ERSE abarcaram temas como a transformação do Setor Elétrico europeu, o aperfeiçoamento da estrutura tarifária e introdução de tarifas dinâmicas, a promoção da eficiência no consumo de energia elétrica, e a evolução dos custos marginais de fornecimento do Setor Elétrico. (GESEL-IE-UFRJ – 20.03.2017) 

Nivalde de Castro, Pedro Verdelho e Emilio Matsumura no escritório central da EPE, no Rio de Janeiro.

Pedro Verdelho, Hermes Chipp, Mario Santos, Nivalde de Castro e Roberto Brandão no escritório da ENEL Distribuição Rio, em Niterói.

Pedro Verdelho, Carlos Ribeiro, Paola Dorado e Nivalde de Castro na sede da CTTEP, em São Paulo.