Curso Financiamento no Setor de Energia Elétrica

Início

EMENTA DO CURSO

O curso tem por objetivo capacitar seus participantes com conhecimentos técnicos sobre financiamento do setor elétrico brasileiro. Inicialmente, serão apresentados os conceitos de financiamento bancário e por meio do mercado de capitais. Os financiamentos podem se dar tanto à nível corporativo como, de forma segregada, diretamente aos projetos, por meio de Sociedades de Propósito Específico (SPE’s). Cada financiamento ou título de dívida emitido pelas empresas do setor elétrico são sujeitas a classificação de risco (rating), o que impacta o custo do financiamento.

Os critérios e metodologias para classificação do risco de crédito (rating) dos títulos emitidos pelas corporações e/ou SPE’s definem o volume de crédito que são passíveis de serem captados, de forma a otimizar a estrutura de capital, proporcionando maior rentabilidade ao capital próprio. São apresentados estes limites tendo como referência a modelagem de financiamento com base no project finance.

O financiamento por meio do mercado de capitais (debêntures) será apresentado, em especial as debêntures incentivadas de infraestrutura (Lei 12.431). As linhas de financiamento do BNDES e instituições multilaterais também fazem parte das fontes de funding que serão examinadas.

Como complemento dos conceitos apresentados, serão mostrados os principais indicadores financeiros de três projetos do setor elétrico: i) uma linha de transmissão; ii) um parque eólico; e iii) uma hidroelétrica. Serão observados a correlação entre o grau de alavancagem financeira e o valor dos recebíveis do projeto, o índice de cobertura do serviço das dívidas, taxa interna de retorno, entre outros. Os principais covernants financeiros, bem como indicadores relativos ao custo do equity, das dívidas e do custo ponderado de capital (waac) serão verificados a partir de simulações de análise econômico-financeira.

Também é apresentado as mudanças recentes no padrão de financiamento do setor elétrico, tendo como referência o desempenho de 5 dos maiores grupos econômicos com atuação no segmento de distribuição, linhas de transmissão e geração, com ênfase em energias renováveis. Será observado para o conjunto de grupos da amostra a evolução do endividamento, fontes de financiamento, mudanças na composição do funding, volume de investimento, financiamentos de fontes externas, mercado de capitais, BNDES e principais áreas de atuação. Será destacado em que medida estes grupos econômicos fazem uso da técnica do project finance e/ou financiamento corporativo.

Por fim, serão realizadas considerações sobre os impactos da transição energética e descarbonização das atividades econômicas sobre o setor elétrico brasileiro. As perspectivas do desenvolvimento de novas tecnologias, a exemplo do hidrogênio verde, serão destacadas, em especial suas externalidades sobre a geração renovável de energia (solar e eólica). O exame destas relações relacionadas à agenda de inovação será tratado dentro da perspectiva do curso: ênfase nas condições de financiamento destas atividades, tanto por recursos próprios (equity) ou de terceiros (dívidas).

PROGRAMA

Módulo 1: – O Financiamento do SEB

A Economia da Infraestrutura

Corporate Finance e Project Finance

Classificação de Risco (rating)

Evolução das Emissões de Debêntures Incentivadas

 

Módulo 2: – O Project Finance e o Corporate Finance

O Financiamento por meio da SPE: Estrutura Simplificada

A determinação do valor do financiamento: índice de cobertura

Indicadores e Covernants Financeiros

Análise Econômico-Financeira

 

Modulo 3: Análise Econômico-Financeira: estudos de caso

Planilha Excell – exercícios

Financiamento de Linha de Transmissão, Parque Eólico e UHE

Análise dos Resultados Financeiros

 

Módulo 4: Mudanças Recentes no Padrão de Financiamento

Análise Padrão de Financiamento Grupos Econômicos SEB

Fontes de Financiamento, Mudanças na Composição Funding,

Mercado de Capitais, BNDES, Fontes Externas

Mudanças no Padrão de Financiamento

Impactos da Transição Energética no financiamento do SEB