Curso Reforma Tributária e o Setor Elétrico

Início

Caso tenha interesse neste curso, preencha o formulário aqui.

Público-alvo: Agentes do Setor Elétrico interessados no tema.

Aulas: On-line síncronas, sempre às terças e quintas-feiras, das 19h às 21h.
Total de 8 aulas de 2h. Carga horária total de 16h.

Certificado: Ao final da capacitação será emitido um certificado aos participantes que cumprirem os requisitos de participação e de aproveitamento previstos.

Investimento: R$ 3.000,00 (Três mil reais).

OBJETIVO

Em função da Reforma Tributária que ocorre no Brasil e também dos impactos que a mesma provocará em todos os setores da economia brasileira, é necessário capacitar e nivelar conhecimentos de equipes técnicas das empresas do setor elétrico sobre o assunto em questão. O GESEL, consolidado como referência na elaboração de estudos tributários, possui expertise e conhecimento acumulado sobre o caso, sendo uma opção adequada para efetuar tal treinamento.

EMENTA DO CURSO

A Reforma Tributária irá impactar todos os contratos do Sistema Elétrico Brasileiro (SEB). Para oferecer uma visão geral sobre este processo complexo, o GESEL irá realizar curso de 8 aulas totalmente online, iniciando na 2ª semana de março. O curso está estruturado em 4 seções: Como funciona atualmente o sistema tributário brasileiro; Como funcionará a partir de 2026; O Setor Elétrico – Situação Tributária Atual; O Setor Elétrico – O Futuro Tributário.

ESCOPO

1 – Como funciona atualmente o sistema tributário brasileiro

  • Complexidade
  • Inúmeros tributos
  • Tributação em cascata – cumulatividade
  • Para o setor elétrico – insegurança jurídica e custos elevados para empresas e
  • consumidores

2 – Como funcionará a partir de 2026

  • Unificação de tributos
  • Imposto de consumo dual
  • Extinção de tributos e consolidação de outros
  • Entrada em fases gradativas
  • Unificação de legislação e alíquotas
  • Simplificação das obrigações acessórias

3 – O Setor Elétrico – Situação Tributária Atual

  • A grande incidência de impostos, taxas e contribuições
  • Impostos, taxas e contribuições cobrados ao longo da cadeia
  • Energia cara para o consumidor final

 O Setor Elétrico – O Futuro Tributário

  • A tributação no fim da cadeia
  • Diferimento do IBS e da CBS
  • Split Payment
  • Obrigações acessórias
  • Repactuação de contratos

PROFESSORES

Ângelo de Angelis é Mestre em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com foco em estudos sobre o Imposto sobre Valor Adicionado (IVA). Possui especialização pela The George Washington University sobre o mesmo tema. Atuou por 34 anos como Auditor Fiscal da Receita Estadual de São Paulo, com experiência em fiscalização tributária, arrecadação e conformidade fiscal. Como pesquisador do Núcleo de Estudos Fiscais (NEF) da FGV Direito SP, dedica-se ao desenvolvimento de pesquisas voltadas às políticas tributárias e ao impacto econômico da tributação, com especial atenção à modernização do sistema tributário brasileiro. Colabora com o Centro de Cidadania Fiscal (CCiF), tendo participado da construção da recente reforma tributária do consumo. Atualmente é sócio na Angelis, Campos, Félix e Santi Consultores, consultoria especializada em reforma tributária voltada para empresas.

Célia Maria Silva Carvalho é Doutora em Administração Pública e Governo FGV/USP/SP. Mestre em Administração Pública. Professora de Finanças Públicas do doutorado em Economia da UFC. Professora do Master em Liderança e Gestão Publica- CLP/FAAP/SP, e da Pós￾Graduação (Casp) FIPECAFI. Coordenadora pelo COMSEFAZ do Máster Universitario en Hacienda Pública y Administración Financieira y Tributária – UNED/ES. Presidente do Grupo de Gestores de Finanças Estaduais-GEFIN e do Foro Iberoamericano Coordenação Orçamentaria e Fiscal Intergovernamental. Coordenadora do Grupo de Coordenação Técnico Operacional Financeiro- GCTF do Pré-comitê Gestor do IBS. Sócia da Finance – Análise e Consultoria Econômica. Sócia Fundadora da AIFIL – Associação Iberoamericana de Financiamento Local. Pesquisadora do Centro de Estudos em Contabilidade e Governo da USP. Mais de 30 anos atuando em Gestão Fiscal, Cooperação Intergovernamental, Federalismo, Planejamento estratégico, endividamento público, normas contábeis e PPP.