EMENTA DO CURSO
Apesar da consolidação dos combustíveis fósseis como a principal fonte dos sistemas energéticos mundiais, recentemente, observa-se o avanço de um conjunto de mudanças de caráter técnico, econômico e ambiental em escala global. Este quadro de transformações, que inclui a própria expansão das energias renováveis de caráter intermitente, notadamente energia solar e eólica, impõe a existência de outros tipos de energia para atender aos requisitos de segurança energética e continuidade do suprimento de energia limpa e sustentável.
Diante deste contexto, o hidrogênio desponta como um vetor energético capaz de ser armazenado, produzir eletricidade, aquecimento, participar da cadeia industrial de diversos segmentos e proporcionar neutralidade frente ao cenário de aquecimento global. Nestes termos, o hidrogênio pode desempenhar a função de assegurar os requisitos de segurança energética e acelerar mudanças transformadoras em muitos outros setores, reduzindo profundamente a emissão de carbono através da substituição de combustíveis fósseis em atividades que são tradicionalmente grandes emissoras de gases de efeito estufa (GEE), como o transporte pesado e a indústria petroquímica.
Percebe-se, assim, que nos últimos anos, o hidrogênio vem conquistando grande atenção na política energética de diversos países. Além do anúncio de novos projetos se tornar cada vez mais frequente, sugerindo níveis crescentes de confiança nas tecnologias de hidrogênio, uma série de ações governamentais começa a ser traçada e realizada, de forma a garantir um espaço e uma vantagem competitiva neste potencial e promissor mercado, considerando as especificidades políticas, econômicas e ambientais de cada país.
Neste sentido, já se observa o H2 assumindo um papel chave nas agendas e estratégias governamentais para a transição energética em curso. Cidades, estados e nações já estão traçando caminhos para alcançar as metas de neutralidade de carbono considerando o H2 em seu escopo.
O presente curso tem como objetivo apresentar a economia do hidrogênio e seus principais segmentos, incluindo produção, armazenamento, transporte e uso final de H2 e seus derivados, segundo aspectos técnicos, econômicos, regulatórios e ambientais. Desta forma, busca-se expor as principais tendências das economias mundiais na implementação de um mercado do hidrogênio, seus principais benefícios, barreiras e desafios. Em um segundo momento, o contexto nacional é abordado, a partir da trajetória da questão do hidrogênio no Brasil e suas principais perspectivas de desenvolvimento.
O curso, desenvolvido com especialistas do setor elétrico brasileiro e do hidrogênio, permite aos participantes adquirir conhecimentos técnicos, regulatórios, econômicos, financeiros e ambientais sobre a econômia do hidrogênio, com o olhar voltado às oportunidades e tendências do mercado internacional e nacional. Ademais, o curso online possibilita ter conteúdo de alta qualidade de forma remota com acompanhamento contínuo.
PROGRAMA DO CURSO
Bloco 1 – Transição Energética
- Aula 1
o Apresentação do Curso e da Programação
o Transição energética: Uma visão geral
o Matriz Energética e níveis de emissões
o Matriz Energética x Matriz Elétrica
o Matriz Elétrica brasileira
Bloco 2 – O desenvolvimento de uma Economia do Hidrogênio
- Aula 2
o Aspectos técnicos do hidrogênio
o Rotas Tecnológicas
o Armazenamento e transporte do hidrogênio
- Aula 3
o Aspectos técnicos do hidrogênio
o Uso final do hidrogênio
- Aula 4
o Aspectos econômico-financeiros da Economia do Hidrogênio:
. Motivações
. Cenário atual: demanda, capacidade de produção
. Maturidade tecnológica
. Custos de Produção
. Custos de Transporte, armazenagem e Distribuição
. Investimento
. Receitas
. Estruturação Financeira
. Mecanismos específicos de financiamento
Bloco 3 – Modelos Regulatórios e Políticas Públicas
- Aula 5
o O que são Políticas Públicas?
o Os Planos de estratégia nacional
o Setores estratégicos
o Regulação internacional e boas práticas
Bloco 4 – Experiência Internacional com o hidrogênio
- Aula 6
o Histórico de desenvolvimento da Economia do H2 no mundo
o Apresentação de estudos de caso: União Europeia, Alemanha, Austrália, Japão, Portugal, China, Chile, Estados Unidos e MENA
Bloco 5 – A economia do hidrogênio no Brasil
- Aula 7
o Trajetória Histórica da questão do hidrogênio no Brasil
o Especificidades e vantagens para a produção de H2
o Principais iniciativas e projetos desenvolvidos
Bloco 6 – Um olhar para o futuro: Oportunidades, desafios e perspectivas
- Aula 8
o Nichos de inserção do hidrogênio no Brasil
o Desafios para a economia do H2
o Perspectivas e desenvolvimentos futuros