08/02/2023

Artigo GESEL: “A importância das smart grids de eletricidade na transição energética”

Em artigo publicado pelo Broadcast Energia, Nivalde de Castro (professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Coordenador do GESEL), Leonardo Gonçalves (pesquisador associado do GESEL) e Carolina Tostes (pesquisadora júnior do GESEL) abordam o papel das smart grids de eletricidade no contexto da transição energética. Segundo os autores, “observa-se que as redes inteligentes surgem em um contexto de mudança de paradigma no setor elétrico, tendo em vista a necessidade de tornar o sistema mais interativo e com participação ativa dos consumidores. O paradigma tradicional do setor, no qual prevalecem a comunicação e o fluxo unidirecional de energia entre os fornecedores e os clientes no sistema de distribuição, está sendo substituído por uma nova configuração, caracterizada pela descentralização da geração e por conferir um novo papel aos usuários finais, transformando-os em atores ativos da rede.” (GESEL-IE-UFRJ – 08.02.2023)

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui ou na imagem abaixo: