16/08/2017
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Artigo de Victor Candido: “Luigi Zingales: Empresas, dinheiro e influência política”

Em artigo publicado pelo Brazil Journal, Victor Candido, mestrando em economia pela UnB, expõe as ideias contidas no paper, ‘Towards a Political Theory of the Firm’, de Luigi Zingales (professor da Universidade de Chicago), para falar da compra de influência política de determinadas empresas para se manter no mercado: a captura mútua do Estado pelo empresário, e do empresário pelo Estado. Para Candido, uma das soluções, no Brasil, seria “fortalecer a governança das agência reguladoras, um enorme gargalo para o investimento. Presidentes e diretores de agências reguladoras ainda são cargos preenchidos via indicação política quando deveriam ser ocupados por pessoas com notório saber na área, com diretorias de mandato fixo, não coincidentes, e com salários de mercado.” Segundo Candido, “a grande contribuição do paper de Zingales é mostrar que existem diversos incentivos para que as empresas desviem recursos produtivos em busca de influência política. (…) Porém, instituições regulatórias saudáveis e independentes, um governo transparente e cidadãos bem informados são condições necessárias para manter uma sociedade capitalista operando de forma saudável”. (GESEL-IE-UFRJ – 16.08.2017)

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