Curso EAD de Pós-Graduação Lato Sensu 2025 – Especialização: “Regulação do Setor Elétrico”

Logo
Início

INSCREVA-SE AQUI

Início previsto para setembro de 2025

  • Duração de um ano;
  • Totalmente à distância;
  • Aulas duas vezes por semana;
  • Encontros síncronos, das 19h às 21h, segundas-feiras e quartas-feiras;
  • Início das aulas em agosto;
  • Certificado oficial da UFRJ

A coordenação geral será do Professor Nivalde de Castro, coordenador do GESEL.

Investimento: R$ 16.000,00 (Dezesseis mil reais)

OBETIVO DO CURSO

O curso tem como objetivo analisar as principais áreas de conhecimento necessárias para uma visão integrada do setor – regulação, finanças, operações, estratégia, meio ambiente, e ainda conhecimentos específicos dos segmentos de: geração, transmissão, comercialização e distribuição de energia elétrica e atendimento a consumidores.

ESTRUTURA CURRICULAR

  1. Marco Institucional do Setor Elétrico Brasileiro (SEB)

Esta disciplina tem como objetivo apresentar as características estruturais e operacionais do sistema elétrico brasileiro, agentes institucionais, atribuições e competências (CCEE, ONS, ANEEL, CMSE, CNPE, MME e EPE).

  1. Visão Geral do Setor Elétrico Brasileiro

Esta disciplina tem como objetivo apresentar as principais etapas da evolução histórica do setor elétrico brasileiro, destacando-se os segmentos que formatam o mercado de energia elétrica assim como a evolução e perspectivas da matriz elétrica do Brasil e do resto do mundo. Além disso, será apresentado as principais características e funções do planejamento do Sistema Elétrica Brasileira.

  1. Regulação de Mercados e Monopólios

Esta disciplina tem como objetivo fornecer elementos para o estudo da teoria da regulação, seus princípios básicos e suas motivações bem como a apresentação das estruturas de mercado e modelos de concorrência. Por fim, o curso busca uma aplicação da teoria da regulação ao caso do setor elétrico brasileiro.

  1. Operação do Sistema e Comercialização de Energia

Esta disciplina tem como objetivo apresentar como é realizada a operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), destacando o despacho centralizado do SIN.

Serão apresentados os principais conceitos utilizados tanto para a operação quanto para a comercialização de energia no setor elétrico nacional. Além disto, a disciplina busca analisar como o modelo de comercialização adotado pelo Brasil busca representar de forma financeira o que acontece no despacho do sistema.

  1. Finanças Para o Setor Elétrico

Esta disciplina tem como objetivo fornecer elementos teóricos para a análise de investimentos no setor elétrico e entendimento da remuneração dos monopólios naturais da transmissão e distribuição. Para isto, serão apresentados os principais conceitos de matemática financeira e finanças aplicados ao setor elétrico. Além disso, serão apresentadas as modalidades de financiamento corporate finance e project finance.

  1. Tarifas de Energia Elétrica e Revisões Tarifárias

Esta disciplina visa apresentar os componentes de custos da tarifa de energia elétrica, assim como as diretrizes que pautam os processos de ajuste e reposicionamento das tarifas. O tratamento regulatório das perdas de energia, assim como o impacto das perdas sobre as tarifas também é abordado no curso.

Finalmente, propõe-se a análise da estrutura tarifária aplicada a cada um dos segmentos de consumo.

  1. Tecnologia da Energia

O objetivo central da disciplina é apresentar os elementos básicos que caracterizam as principais tecnologias de geração de energia a partir de fontes convencionais e não-convencionais. Nesse sentido, as características de usinas de geração nuclear e de usinas hidrelétricas, por exemplo, serão apresentadas no decorrer da disciplina, no sentido de fornecer ao aluno elementos básicos que permitam a compreensão do setor elétrico sob o ponto de vista técnico.

  1. Inovação no Setor Elétrico

A disciplina visa apresentar a importância da inovação no setor elétrico, e a relevância da regulação, e dos instrumentos regulatórios e políticas públicas no incentivo à inovação. Temas como Recursos Energéticos Distribuídos (REDs) e sua difusão, políticas de incentivo ao roll out de smart meters e redes inteligentes estão entre as temáticas centrais abordadas neste curso.

  1. Energia e Meio Ambiente

O objetivo da disciplina é apresentar os diversos elementos que caracterizam a relação, muitas vezes conflituosa, entre energia, desenvolvimento e meio ambiente. Adicionalmente propõe-se a análise das políticas, instrumentos e metas ambientais voltados a mitigação dos impactos ambientais associados ao setor elétrico.