07/11/2023

GESEL: Redes subterrâneas são solução para reduzir impactos de eventos climáticos, avalia Nivalde de Castro

No dia 3 de novembro de 2023, um evento climático deixou mais de 2,1 milhões de consumidores da Região Metropolitana de São Paulo sem energia. Segundo o professor do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Nivalde de Castro, a solução tecnológica para reduzir os impactos dos eventos climáticos são redes subterrâneas, dado que boa parte dos problemas se deve à queda de árvores. “Em redes subterrâneas, árvores não caem, mas para fazer isso é preciso ter investimentos”, afirma o professor do Gesel. Entretanto, esse investimento impactaria as tarifas, já que nestes casos a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) não autoriza as distribuidoras a fazerem melhorias ou aportes em sistemas que custam mais caro. “Ela não investe em rede subterrânea dado o custo elevado e que a Aneel não autoriza em função da modicidade tarifária”, diz Castro. (Valor Econômico – 05.11.2023)

Para ler a matéria na íntegra, clique na imagem abaixo: