11/01/2023

GESEL na mídia: Nivalde de Castro fala sobre recentes atos de sabotagem ao setor elétrico

O sistema elétrico nacional sofreu ataque nas últimas horas com a derrubada de três linhas de transmissão no Paraná e em Rondônia, sendo duas delas capazes de transportar grandes volumes de eletricidade. O professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel), Nivalde de Castro, avalia que os órgãos do setor elétrico, como o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Ministério de Minas e Energia (MME) e as próprias empresas têm condições de suportar atos de sabotagem e terrorismo por causa da qualificação técnica que apresentam. “Obviamente isso desperta uma preocupação grande sobre a sociedade, já que eventualmente se uma destas linhas de transmissão for interrompida em algum horário de alta demanda pode gerar um efeito em cascata e causar um apagão em cidades, Estados e regiões, criando problemas de ordem múltiplas não só de atividade econômica, mas de hospitais”, diz Castro. (ValorEconômico – 11.01.2023)

Para ler a matéria na íntegra, clique na imagem abaixo: