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IFE Hidrogênio 109
Políticas Públicas e Financiamentos
Brasil: Governo de SP amplia benefícios do ICMS para bioenergia e solar
O Governador de São Paulo Rodrigo Garcia anunciou a alteração do regulamento do ICMS de serviços relacionados à bioenergia. O objetivo é fomentar o uso de combustíveis renováveis e aumentar a competitividade no mercado paulista. A medida integra o Plano Paulista de Energia (PPE 2050), que visa a neutralidade das emissões de gases de efeito estufa em diferentes setores. A ação também vai ao encontro dos compromissos internacionais como Race to Zero e Race to Resilience, que o estado assinou com a Organização das Nações Unidas (ONU), e do Plano de Ação Climática (PAC-2050), lançado na última semana durante a COP27, no Egito. Na ocasião, o Governo de SP também assinou o acordo de cooperação com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), visando o aproveitamento de energia solar fotovoltaica, aquisição de energia do mercado livre e implementação de UFVs para a geração e compensação de créditos de energia nos prédios públicos. Segundo a Associação, o acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA/SP) prevê a criação de programa estadual de desenvolvimento da fonte solar e tecnologias sinérgicas, como armazenamento e hidrogênio verde. (Governo de São Paulo - 21.11.2022)
Link ExternoCoreia - Economia do hidrogênio receberá um grande impulso do governo
Até 2030, 30 mil veículos comerciais a hidrogênio estarão nas estradas da Coreia, contra os atuais 211, de acordo com um projeto do governo divulgado. O plano prevê 80 estações de carregamento de hidrogênio liquefeito e o hidrogênio limpo representando 7,1% da energia de hidrogênio do país até 2036. De acordo com o plano, a Coréia terá 600 empresas de hidrogênio até 2030 e será a primeira classificada em categorias relacionadas ao hidrogênio, incluindo eletrólise da água e células a combustível. Han Duck-soo , o primeiro-ministro disse na quarta-feira, disse que o objetivo do novo governo é estabelecer uma rede de abastecimento de hidrogênio limpo e, assim, tornar-se o número 1 do mundo em hidrogênio. O governo disse que está tomando medidas mais agressivas do que o governo Moon Jae-in em termos de economia do hidrogênio em seu apoio à produção e distribuição de hidrogênio limpo. (Hydrogen Central - 22.11.2022)
Link ExternoEspanha-Portugal: Governo espanhol financia projetos de hidrogênio verde de empresa portuguesa
A Fusion Fuel, uma empresa portuguesa que desenvolve tecnologia solar para hidrogênio, anunciou que quatro de seus projetos foram pré-selecionados para financiamento de até € 12,9 milhões (US$ 13,2 milhões). Se forem bem-sucedidas, as doações fornecidas pelo Programa H2 Pioneros do governo espanhol destinam-se a incentivar empreendimentos comerciais ao longo da cadeia de valor do hidrogênio renovável. A empresa estima que os quatro projetos trarão € 31,7 milhões (US$ 32,4 milhões) em receita, dos quais € 16,4 milhões (US$ 16,7 milhões) devem vir da venda da tecnologia Fusion Fuel. Espera-se que todos os quatro projetos tenham terrenos adquiridos para desenvolvimento e, uma vez acordadas as condições de aceitação das concessões, as empresas deverão iniciar o processo de licenciamento. Três das iniciativas centram-se no abastecimento de hidrogénio, o que parece estar em linha com o objetivo estratégico da Fusion Fuel de criar uma infraestrutura de mobilidade ibérica. O projeto final gerará hidrogênio verde para uso na indústria regional. (Energy News - 21.11.2022)
Link ExternoEspanha: Presidente da Estremadura destaca que a região está avançando no caminho do hidrogênio verde
O presidente da Junta de Extremadura, Guillermo Fernández Vara, destaca que o governo está trabalhando de forma "muito discreta" para garantir que no próximo ano, quando as conexões de hidrogênio verde na Espanha estiverem claras, a Extremadura esteja pronta tanto no eixo norte-sul e leste-oeste. Estas declarações foram feitas na inauguração da Expoenergea em Badajoz no Hospital de Badajoz, destacando que é uma das regiões mais bem tratadas no planejamento energético na Espanha, grande notícia que vem graças a “mais um esforço, o fato de que nas novas tubulações de hidrogênio a região está presente. (Junta de Estremadura - 24.11.2022)
Link ExternoHolanda: Gabinete aumenta investimento em postos de abastecimento de hidrogênio
O gabinete holandês pretende acelerar o tráfego pesado e os caminhões movidos a hidrogênio. Isso foi enviado à Câmara dos Deputados em uma carta do Secretário de Estado Heijnen (Infraestrutura e Gestão de Água). Para isso, está estabelecendo um programa de subsídios para mais postos de abastecimento de hidrogênio e os caminhões correspondentes. Inicialmente, destinará 22 milhões de euros para isso. Heijnen espera aumentar o uso de hidrogênio como combustível de transporte com o programa de subsídios. Ela pretende adotar uma série de estratégias de condução de zero emissão para ajudar o clima. Alimentado por uma bateria ou hidrogênio, respectivamente. Isso também está em conformidade com as regras europeias pelas quais a Holanda se esforçou. Isso determina que em toda a União Europeia, postos de abastecimento de hidrogênio devem ser estabelecidos ao longo das rodovias a cada 100 a 150 quilômetros e em centros metropolitanos significativos, e que mais hidrogênio deve ser usado na indústria e no setor de transporte (UE). (Energy News - 23.11.2022)
Link ExternoHolanda – Governo fornece subsídio de € 22 milhões para postos de abastecimento de hidrogênio
O governo holandês fornece um subsídio de € 22 milhões para postos de abastecimento de hidrogênio. Para acelerar o uso de veículos movidos a hidrogênio, o governo holandês está introduzindo um esquema de subsídios para mais postos de abastecimento de hidrogênio. Inicialmente, destinará 22 milhões de euros para esse fim. Para atingir as metas climáticas, a Holanda precisa fornecer infraestrutura para diferentes meios de transporte de zero emissão, incluindo veículos elétricos a bateria e elétricos a célula a combustível. Isso está de acordo com os regulamentos europeus que exigem mais hidrogênio a ser usado no setor de transporte e em postos de abastecimento de hidrogênio instalados nas rodovias a cada 100-150 quilômetros em toda a União Europeia. (Hydrogen Central - 24.11.2022)
Link ExternoReino Unido-África do Sul: Declaração conjunta sobre parceria em minerais para futuras tecnologias de energia limpa
O Reino Unido e a África do Sul concordaram em fazer parceria em minerais para futuras tecnologias de energia limpa. Ambos os países pretendem aprofundar suas colaborações de mineração e energia, inclusive por meio de diálogos técnicos e ministeriais regulares entre o Departamento de Recursos Minerais e Energia da República da África do Sul e o Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial do Reino Unido. Esta declaração conjunta foi acordada em 21 de novembro de 2022 às 09:11 GMT entre os 2 departamentos. A África do Sul é um dos principais produtores de minerais, incluindo platina, paládio e irídio para produção de hidrogênio e vanádio e manganês para armazenamento de baterias. A cooperação ajudará a apoiar o investimento em atividades de exploração, produção e beneficiamento, garantindo e expandindo o acesso a minerais que são essenciais para o desenvolvimento industrial e econômico limpo e a transição global de energia limpa. (Governo do Reino Unido - 23.11.2022)
Link ExternoProdução
Alemanha: TES e EWE assinam contrato para desenvolver planta de H2V de 500 MW
A Tree Energy Solutions (TES), uma empresa que atua na economia do hidrogênio renovável, e a EWE, uma fornecedora de serviços públicos alemã, assinaram um contrato para desenvolver uma unidade de produção de hidrogênio verde (H2V) no Green Energy Hub da TES, que se localiza em Wilhelmshaven, Alemanha. A unidade contará com a tecnologia de eletrólise que inicialmente vai possuir uma capacidade de produção de 500 MW e será alimentada a partir de energias renováveis. Posteriormente, a planta visa escalonar para uma capacidade de 2 GW. Espera-se que a planta esteja operacional a partir do ano de 2028. Esse é um importante projeto para o país, devido ao fato de desenvolver a sua autossuficiência energética renovável. (Tree Energy Solutions - 25.11.2022)
Link ExternoEgito: Globeleq e autoridades do Egito assinam acordo para desenvolver planta de H2V de 10,8 GW
A Globeleq, uma empresa independente de produção de energia na África, assinou um acordo com diversas autoridades importantes do Egito, bem como a Autoridade Geral da Zona Econômica do Canal de Suez (SCZONE) para desenvolver um projeto que tem por finalidade construir uma planta de hidrogênio verde (H2V) na Zona Econômica do Canal de Suez, Egito. A planta está a ser desenvolvida nos próximos 12 anos e contará com o desenvolvimento em partes: a cada quatro anos será desenvolvida 3,6 GW de capacidade de eletrólise, até chegar em 10,8 GW. Por fim, em termos de uso final, a primeira fase utilizará o hidrogênio para produzir 100.000 toneladas por ano de amônia verde, visando principalmente as exportações para a Europa e a Ásia para uso em fertilizantes. (Globeleq - 21.11.2022)
Link ExternoEUA: Fusion Fuel e Electus se unem para desenvolver planta de H2V de 75 MW
A Fusion Fuel, uma empresa que atua na economia e tecnologia do hidrogênio verde (H2V), fechou um acordo de joint venture com a Electus Energy, uma empresa que atua na transição energética, para em conjunto desenvolverem um projeto que tem por finalidade construir uma planta de H2V na Califórnia, Estados Unidos (EUA). A unidade de produção contará com a tecnologia HEVO da Fusion para a produção do hidrogênio, e contará com uma capacidade de 75 MW. Com tamanha capacidade, é esperado pelas empresas que a unidade seja capaz de produzir cerca de 9.300 toneladas do gás renovável por ano. Uma decisão final de investimento é esperada no início de 2024, com o comissionamento planejado para ocorrer no primeiro semestre de 2025. (Fusion Fuel - 28.11.2022)
Link ExternoFrança: TotalEnergies e Air Liquide se unem para desenvolver projeto de hidrogênio limpo
A multinacional francesa de petróleo, TotalEnergies, e a principal empresa de gás industrial, Air Liquide, se uniram para desenvolver um projeto que possui finalidade em construir uma planta de produção de hidrogênio limpo na França. A planta está sendo projetada para ser desenvolvida ao lado de uma biorrefinaria e visa reciclar o seu biogás residual, além de utilizar gás natural e captura de carbono para produzir o hidrogênio limpo. A unidade de produção será capaz de produzir mais de 20 mil toneladas de hidrogênio por ano. Por fim, em termos de uso final, o hidrogênio será utilizado na biorrefinaria para produção de combustível de aviação, e vai ser utilizado diretamente no setor de mobilidade. (Total Energies - 22.11.2022)
Link ExternoHolanda: Battolyser Systems revela planos para planta de H2V de 1 GW
A Battolyser Systems, uma empresa de tecnologia que atua no desenvolvimento de eletrolisadores Battolyser, revelou que está planejando estabelecer um projeto que tem intuito em construir uma planta de hidrogênio verde (H2V) no porto de Rotterdam, Holanda. A planta contará com a tecnologia Battolyser com capacidade de 1 GW e será alimentada a partir de energia eólica. O sistema será utilizado com o intuito de produzir H2V quando os preços da energia estiverem baixos e fornecer eletricidade à rede quando os preços estiverem altos, assim trazendo retorno financeiro ao projeto e regulando a oferta e demanda de energia. O local de produção de 14.000 m2 está estimado em aproximadamente € 100 milhões e espera-se que ofereça 700 empregos diretos quando estiver operacional. (Battolyser Systems - 28.11.2022)
Link ExternoArmazenamento e Transporte
Alemanha: Hexagon Purus fornecerá sistemas de distribuição de hidrogênio para a Hypion
A Hexagon Purus, fornecedora líder de sistemas de hidrogênio, recebeu seu primeiro pedido de sistemas de distribuição de hidrogênio da Hypion, um fornecedor de serviços completos de projetos de hidrogênio verde. Os sistemas de distribuição de hidrogênio da Hexagon Purus, incluindo seus cilindros de hidrogênio tipo 4, serão usados para transportar hidrogênio e como armazenamento móvel para a rede planejada de estações de reabastecimento de hidrogênio verde na Alemanha. O valor do pedido é de aproximadamente EUR 2,2 milhões (aproximadamente NOK 22 milhões) e representa o primeiro pedido de sistemas de distribuição de hidrogênio com entrega em 2024. (Hexagon Purus - 22.11.2022)
Link ExternoEspanha-Portugal: Investimentos de €200M para projetos de energias renováveis, hidrogênio e armazenamento
A plataforma de energia renovável Dos Grados pretende investir 200 milhões de euros em ativos sustentáveis ao longo de dois anos, com foco em iniciativas de produção de hidrogênio, armazenamento de eletricidade e outros projetos que apoiem a transformação energética. A construção da central solar fotovoltaica de 126,5 MW em Portugal, que foi um dos projetos incluídos nos concursos de 2019, terá início no início de 2023. Os restantes projetos em carteira serão concluídos entre 2023 e 2024. (Energy News - 24.11.2022)
Link ExternoEuropa: Airbus desenvolve tanques criogênicos para trabalhar em -253ºC
Para apoiar a próxima aeronave movida a hidrogênio líquido, a Airbus está construindo tanques de armazenamento de hidrogênio criogênico. Existem dois casos para utilização de hidrogênio em aeronaves, mas em ambos os casos há um requisito a ser cumprido: o hidrogênio líquido deve ser mantido a uma temperatura de -253°C e deve ser mantido nesse nível durante toda a viagem, mesmo quando os tanques estiverem vazios. Portanto, os tanques de armazenamento são um componente crucial de uma aeronave movida a hidrogênio. O primeiro tanque protótipo é criado e testado usando nitrogênio em vez de hidrogênio. Os resultados do teste e as observações são compilados e todo esse conhecimento é usado para construir um segundo protótipo que conterá hidrogênio. Em particular, a Airbus está se concentrando em aumentar o espaço, melhorar o desempenho e simplificar o processo de fabricação. A construção e testes do segundo tanque, que já está em andamento, levará cerca de mais um ano. Até 2026–2028, o tanque deve estar preparado para instalação na demonstração do A380. (Energy News - 24.11.2022)
Link ExternoReino Unido: Ukpia incentiva o governo a acelerar o transporte e o armazenamento de hidrogênio
O governo foi incentivado pela Associação da Indústria de Petróleo do Reino Unido (UKPIA) a acelerar a entrega de seu modelo comercial projetado para iniciativas de transporte e armazenamento de hidrogênio de baixo carbono. Os planos de publicar o modelo de negócios em meados de 2023 levantaram preocupações da UKPIA, pois pode atrasar importantes decisões de investimento. A Associação afirmou que é necessária uma estratégia para garantir que a demanda de produção de hidrogênio possa ser atendida. Além disso, a UKPIA concordou com o governo do Reino Unido que os modelos econômicos para hidrogênio e gás natural precisavam ser compatíveis, argumentando que, à medida que o Reino Unido se aproxima do Net Zero, pode haver vantagens em alavancar a infraestrutura de gás natural para o hidrogênio. (Ukpia - 22.11.2022)
Link ExternoUso Final
Alemanha: Siemens Energy fecha acordo para troca de carvão para gás pronta para hidrogênio
A EnBW fará um piloto de mudança de uma usina de incineração de resíduos a carvão de 114 anos e usina de aquecimento distrital em Stuttgart-Münster, Alemanha, para tecnologia a gás, garantindo que a usina regionalmente significativa esteja pronta para queimar hidrogênio “tão rapidamente quanto e completamente” possível. Em 17 de novembro, a Siemens Energy selou um acordo com a concessionária para um pacote geral que garantirá que todos os sistemas na conversão no estado de Baden-Württemberg, no sudoeste da Alemanha, sejam projetados "desde o início" para permitir o projeto de gás natural, que poderia estar operacional até 2026, para ser abastecido com hidrogênio. (Siemens Energy - 18.11.2022)
Link ExternoAlemanha: País construirá seu primeiro terminal verde de importação de amônia
A Alemanha escolheu a cidade de Hamburgo para ser o primeiro local de importação de amônia verde do país. O início operacional está previsto para 2026. A instalação será um marco para os esforços da Alemanha para descarbonizar a indústria, usando hidrogênio. As empresas privadas Air Products e Mabanaft participam do projeto. A amônia verde recebida da Arábia Saudita será convertida em hidrogênio e entregue aos clientes finais. A empresa Oiltanking Deutschland administrará o terminal. (PV Magazine - 18.11.2022)
Link ExternoArgélia-Espanha: Gasoduto Medgaz estudará sua adaptação para uso com hidrogênio e gás
A Medgaz comprometeu-se a realizar os estudos pertinentes para a adaptação das instalações existentes ao transporte combinado de gás natural e hidrogênio. Um mercado promissor que, de acordo com várias previsões, oferece interessantes perspectivas de desenvolvimento, especialmente na Europa. Por este motivo, a Medgaz irá realizar em 2023 os estudos necessários para analisar a compatibilidade das suas infraestruturas de transporte de hidrogênio e as proporções de misturas com gás natural (o que se designa por blending). Nesse sentido, a entidade vai criar um grupo de trabalho para estudar e desenvolver oportunidades de negócios nessa área. A Medgaz tem a firme intenção de se alinhar e se adequar aos padrões que estão sendo desenvolvidos na Argélia, Espanha e Europa, relacionados ao transporte de hidrogênio por gasodutos, oferecendo assim uma infraestrutura de fornecimento de energia de baixo carbono e confiável para a Europa. (El Economista ES - 18.11.2022)
Link ExternoCoréia: Kohaigen/Emerson fazem parceria para estações de reabastecimento de hidrogênio
A Emerson iniciou um projeto para construir infraestrutura de hidrogênio depois de ser escolhida como parceira de automação pela Kohaigen, uma empresa destinada a projetos de estações de carregamento de hidrogênio para veículos comerciais. Com uma capacidade de carga de 300kg/h, a Estação de Reabastecimento de Hidrogênio Jeonju Pyunghwa é a primeira estação de reabastecimento de hidrogênio em Kohaizen. Essa capacidade é projetada para carregar veículos comerciais movidos a hidrogênio, incluindo ônibus e caminhões, e tem uma taxa de carregamento de até 15 veículos comerciais por hora e mais de 100 veículos por dia. Até 2025, Kohaizen pretende desenvolver 35 postos de abastecimento de hidrogênio liquefeito e gás de grande capacidade em todo o país. (Energy News - 24.11.2022)
Link ExternoEstados Unidos: Planos de hidrogênio avançam em concessionárias de gás à medida que a indústria recebe sinais de política
Iniciativas federais relacionadas a hidrogênio estão dando confiança renovada aos executivos de serviços públicos de gás natural para implantar o combustível de baixo carbono em sistemas de distribuição. Em agosto, os legisladores dos EUA incluíram um crédito tributário para a produção de hidrogênio com baixo teor de carbono na Lei de Redução da Inflação, o maior investimento do país em energia limpa. Além disso, o Departamento de Energia dos EUA apresentou um plano para investir US$ 8 bilhões para desenvolver vários centros regionais de hidrogênio. Os incentivos ao combustível renovável da Lei de Redução da Inflação têm "o potencial de ajudar a acelerar nossos esforços existentes para descarbonizar" a rede de gás, disse o presidente e CEO da New Jersey Resources Corp. Steve Westhoven. A empresa lançou o primeiro projeto piloto de mistura de hidrogênio da Costa Leste há cerca de um ano. (S&P Global - 22.11.2022)
Link ExternoEstados Unidos: Hyperion Motors lança estações de reabastecimento de hidrogênio móveis
A Hyperion Motors lançou seu Hyper:Fuel Mobile Stations™, capaz de reabastecer veículos elétricos com célula a combustível de hidrogênio (FCEVs) e veículos elétricos a bateria (BEVs). A estação de reabastecimento mobilizada estará disponível nos Estados Unidos a partir de 2023 e será fabricada na sede de fabricação da empresa em Columbus, Ohio. Utilizando a tecnologia de armazenamento de íons de hidrogênio em relação aos íons de lítio, as Hyper:Fuel Mobile Stations™ adereça os principais desafios relacionados à infraestrutura de reabastecimento e recarga enfrentada por caminhões comerciais de hidrogênio e carros a bateria na estrada hoje. Muitos especialistas acreditam que a falta de reabastecimento e infraestrutura de recarga é a maior barreira para a adoção de FCEV e BEV. (Hyperion Motors - 24.11.2022)
Link ExternoNoruega: Células a combustível Ballard colocadas a bordo de navio para primeiro teste
Dois módulos de célula a combustível de 200 kW da Ballard Power Systems foram colocados a bordo da balsa Hydra, que é operada pela empresa norueguesa Norled. As células a combustível de membrana de troca de prótons (PEM) foram instaladas antes do primeiro teste marítimo do navio, planejado para dezembro deste ano. Um tanque de armazenamento de hidrogênio medindo 80 cbm está instalado no barco. A Linde, empresa de gás industrial e energia, foi escolhida pela Norled para fornecer hidrogênio líquido à embarcação. O novo eletrolisador de 24MW do complexo químico alemão Leuna, que usará a tecnologia PEM para fabricar hidrogênio verde, fornecerá hidrogênio líquido. De acordo com Norled, o barco movido a célula de combustível reduzirá suas emissões anuais de carbono em até 95%. (Ballard - 21.11.2022)
Link ExternoReino Unido: Air Products investe £ 6,5M em estação de reabastecimento de hidrogênio
A Air Products, fornecedora líder mundial de hidrogênio, reforçará sua presença no mercado de hidrogênio do Reino Unido - e seu apoio às ambições de hidrogênio do governo do Reino Unido - com um investimento de £ 6,5 milhões em uma estação de abastecimento de reboque e cilindro em sua instalação de hidrogênio em Llanwern, no sul do País de Gales. O posto de abastecimento de hidrogênio, que deve entrar em operação na primavera de 2023, disponibilizará diariamente 1,5 tonelada adicional de hidrogênio de célula a combustível para atender ao mercado de transporte e transição energética, com capacidade para atender uma frota de 100 ônibus ou 50 caminhões. (Air Products - 22.11.2022)
Link ExternoTecnologia e Inovação
França: A partir de 2025, a Nestlé Waters France usará o primeiro trem de carga movido a hidrogênio
A partir de 2025, a Nestlé Waters France usará o primeiro trem de carga movido a hidrogênio por meio de uma solução inovadora desenvolvida pela Alstom e ENGIE. Em linha com seu roteiro de descarbonização da cadeia de suprimentos, a Nestlé Waters será a primeira empresa na Europa a se beneficiar da solução de célula a combustível de hidrogênio para transporte ferroviário massificado, incluindo o fornecimento de hidrogênio renovável, desenvolvido pela Alstom e ENGIE. Estima-se que este projeto reduza as emissões em 10 mil toneladas de CO2 equivalente por ano, a longo prazo, ou seja, a redução de 90% das suas emissões atuais. Isso equivale às emissões anuais de mais de 30 mil viagens de ida e volta de Paris. Como uma inovação significativa, a nova solução de hidrogênio será desenvolvida a partir de um sistema de célula a combustível de alta potência que pode alimentar locomotivas elétricas em áreas não eletrificadas. Esta solução poderá transportar mercadorias a longas distâncias, à escala nacional e europeia. (Alston - 22.11.2022)
Link ExternoFrança: Empresas inovam para produzir hidrogênio renovável com baixo teor de carbono
A TotalEnergies e a Air Liquide estão inovando para produzir e valorizar hidrogênio renovável e com baixo teor de carbono na plataforma de petróleo bruto zero de Grandpuits. Sob um contrato de longo prazo comprometendo a TotalEnergies a comprar o hidrogênio produzido para as necessidades de sua plataforma, a Air Liquide investirá mais de 130 milhões de euros na construção e operação de uma nova unidade de produção de hidrogênio. Esta unidade usará parcialmente o biogás da biorrefinaria construída pela TotalEnergies e será entregue com a tecnologia de captura de carbono CryocapTM da Air Liquide. Essas inovações evitarão a emissão de 150 mil toneladas de CO2 por ano em relação aos processos atuais. A biorrefinaria da TotalEnergies usará o hidrogênio da unidade para produzir combustível de aviação sustentável. Algumas das inovações são a produção de hidrogênio parcialmente renovável e a tecnologia de CCUS na unidade, bem como a utilização dos produtos para produzir combustível de aviação sustentável. (Total Energies - 22.11.2022)
Link ExternoReino Unido: Siemens Energy desenvolve protótipo revolucionário para craqueamento de amônia
Um consórcio liderado pela Siemens Energy começou a trabalhar em Newcastle, Reino Unido, em um novo protótipo de craqueador de amônia de £ 3,5 milhões, projetado para produzir hidrogênio verde em escala industrial e ajudar a combater as mudanças climáticas e reduzir as emissões de carbono. O sistema de craqueamento de amônia fornecerá o potencial para produzir hidrogênio verde em escala, onde e quando for necessário. O sistema será projetado para fornecer hidrogênio de alta pureza, adequado para uso em células a combustível PEM, usando o processo de purificação da tecnologia de membrana metálica (MMT) da FFI. O processo MMT é fundamental para a produção de hidrogênio de alta pureza a partir do processo de craqueamento de amônia. Ele filtra seletivamente o hidrogênio enquanto bloqueia outros gases, permitindo que ele seja usado como combustível e seja convertido conforme necessário, no momento do reabastecimento. (The EIC - 18.11.2022)
Link ExternoEventos
Hydrogen for Steelmaking Webinar
Para o dia 07 de Dezembro de 2022, a Kallanish Commodities organizou um evento online para discutir mais sobre o papel do hidrogênio na descarbonização da indústria siderúrgica. O webinar terá duração de 60 minutos e incluirá uma mistura de apresentações e debates entre os estimados palestrantes e perguntas geradas pelo público. O aço é amplamente considerado uma das indústrias mais difíceis de reduzir. Empresas de todo o mundo estão progredindo em direção a um futuro líquido zero usando o hidrogênio como um agente de redução limpo e verde. O hidrogênio apresenta um novo mundo de oportunidades - e desafios. ( Kallanish Commodities - Dezembro de 2022)
Link ExternoHydrogen Engineering Challenges I : Storage Infrastructure
A Darcy Partners organizou um eventou online, para o dia 06 de Dezembro de 2022, a fim de falar sobre a infraestrutura de armazenamento do hidrogênio. À medida que os projetos de hidrogênio avançam no desenvolvimento, são necessárias soluções tecnológicas para enfrentar os desafios únicos de engenharia que essa molécula indisciplinada traz - em toda a cadeia de valor. Este evento será o primeiro de uma série que destaca soluções neste espaço. Neste evento, abordaremos o tema dos desafios de engenharia com infraestrutura de armazenamento físico e como eles são resolvidos para uma variedade de aplicações de hidrogênio. (Darcy Partners - Dezembro de 2022)
Link ExternoWebinar de Lançamento da Certificação de Hidrogênio
No dia 7 de dezembro, a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) lançará a versão inicial do Certificado de Hidrogênio, que atesterá a origem de produção do combustível a partir de baixa emissão de carbono. O lançamento será feito através de um evento online às 10 horas. (CCEE - 30.11.2022)
Link ExternoArtigos
A review of water electrolysis–based systems for hydrogen production using hybrid/solar/wind energy systems
O objetivo deste trabalho é fornecer uma revisão tecnológica dos sistemas de produção de hidrogênio a partir de energia solar e eólica utilizando diversos tipos de eletrolisadores. O artigo começa com um breve resumo sobre as diferentes técnicas de produção. Uma comparação detalhada entre os tipos de eletrolisadores e uma ilustração completa das técnicas de produção de hidrogênio usando energia solar e eólica são apresentadas com exemplos, após o que uma avaliação econômica da produção de hidrogênio verde comparando os custos das fontes renováveis discutidas com outros métodos de produção. Finalmente, os desafios enfrentados pelos métodos de produção mencionados são iluminados na revisão atual. (Springer - 2022)
Link ExternoGreenhouse gas reduction potential and cost-effectiveness of economy-wide hydrogen-natural gas blending for energy end uses
Este artigo avalia o potencial de redução de gases de efeito estufa e o custo-benefício do reaproveitamento da infraestrutura de gás natural. A análise usa um modelo ascendente de sistemas de energia em toda a economia de uma jurisdição de emissão intensiva, Alberta, Canadá, para avaliar 576 cenários de longo prazo de 2026 a 2050. O uso de misturas de hidrogênio e gás natural para aplicações de energia de uso final elimina de 1 a 2% das emissões de GEE em toda a economia e os custos marginais de redução de GEE tornam-se negativos a preços de carbono acima de US$ 300/tonelada. As descobertas são úteis para as partes interessadas que estão expandindo a economia internacional de hidrogênio de baixo carbono e os governos envolvidos na formulação de políticas de descarbonização e que estão considerando o hidrogênio como uma opção. (Renewable and Sustainable Energy Reviews - 2022)
Link ExternoThe clean hydrogen opportunity for hydrocarbonrich countries
O relatório revela que os países ricos em hidrocarbonetos (HRCs) podem alavancar sua experiência em grandes projetos de energia, acesso à energia renovável abundante e sua infraestrutura de exportação extensa e altamente desenvolvida para facilitar a expansão da tecnologia azul e hidrogênio verde. Os HRCs formam um grupo diversificado em uma variedade de climas e geografias, incluindo países como Canadá, Estados Unidos e Arábia Saudita. Esses países não apenas possuem os hidrocarbonetos necessários para produzir hidrogênio azul com baixo teor de carbono, mas também têm experiência no desenvolvimento e operação de projetos industriais complexos e tendem a ter recursos renováveis para produzir hidrogênio verde em escala. (McKinsey & Company - 2022)
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