13/10/2022
Nivalde de Castro

GESEL na mídia: “menos de 5% dos projetos do leilão A-5 devem ser contratados”, diz Nivalde de Castro

Trecho da notícia do Valor Econômico de 13/10/2022: “O leilão de energia que será realizado nesta sexta-feira (14) pela Câmara de CCEE e pela Aneel deve resultar em baixa contratação. A persistente crise econômica, o crescimento da geração própria de energia e a migração de consumidores para o mercado livre são o tripé da expectativa do mercado sobre o leilão A-5, cujas novas usinas que firmarem contratos com distribuidoras devem estar em operação comercial a partir de 2027. O professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador do GESEL, Nivalde de Castro, acredita que dos 83 GW de projetos cadastrados, menos de 5% devem ser contratados. Segundo ele, o volume de projetos não expressa necessariamente uma intenção de agentes de vender no mercado regulado, mas o interesse de qualificarem suas usinas para negociar energia no mercado livre. ‘Ao cadastrar os projetos, eles são analisados pela EPE e recebem uma avaliação de consistência do governo. A partir disso, o empreendedor vai buscar vender esta energia no mercado livre por meio de contratos bilaterais (…). Isso induz uma tendência de crescimento do mercado livre e reduz o mercado cativo’, explica Castro”.

Leia a notícia na íntegra clicando aqui ou na imagem abaixo.

Matéria Valor