Ver índice
IFE ME nº 122 de 9 de setembro de 2022
Políticas Públicas e Regulatórias
Brasil: Propostas dos principais candidatos à presidência para o setor de ME
A campanha eleitoral em muitos lugares do mundo, inclusive nos Estados Unidos, teve o carro elétrico e suas diretrizes como um dos principais assuntos. Entretanto, dos quatro principais candidatos à presidência do Brasil, Ciro Gomes, Jair Bolsonaro, Lula e Simone Tebet, nem todos citam os VEs nos planos de governo. Em seu plano de governo, o candidato Lula, que está em primeiro lugar nas mais recentes pesquisas, afirma que irá atuar “nos segmentos que se conectam à transição ecológica e energética, como gás, fertilizantes, biocombustíveis e energias renováveis”. Além de destacar “cuidar de nossas riquezas naturais, produzir e consumir de forma sustentável e mudar o padrão de produção e consumo de energia no país, participando do esforço mundial para combater a crise climática”. O atual presidente, Jair Bolsonaro, é um dos únicos a citar diretamente o setor dos carros elétricos em seu plano de governo, em que destaca que “deverão ser contempladas tecnologias que gerem combustíveis limpos, como é o caso do hidrogênio verde e veículos elétricos e híbridos”. O presidenciável também destacou a mineração de metais importantes para o setor, como o manganês e o nióbio. Já Ciro Gomes afirma a necessidade de “desenvolver várias formas de energia limpa, como a eólica (on-shore e off-shore), a solar e a baseada na produção de hidrogênio verde”. Por fim, a candidata pelo MDB, Simone Tebet, também aponta questões direcionadas para a questão energética sustentável. Tendo em seu plano de governo a previsão de aceleração para a “transição para uma matriz ainda mais limpa, renovável, segura, barata e eficiente de energia de baixo carbono, por meio da competição entre as diferentes fontes energéticas”. (Garagem 360 - 29.08.2022)
Link ExternoBrasil: Cidade de Salvador recebe novos ônibus elétricos
A BYD anunciou a entrega de mais um lote de ônibus elétricos urbanos. São 20 veículos que irão circular na região metropolitana de Salvador (BA), tornando a capital baiana a cidade com a maior frota de ônibus elétricos do país, superando São Paulo (18) e São José dos Campos (12). De acordo com o comunicado da BYD, a previsão é de que os primeiros veículos elétricos comecem a circular a partir de setembro. Trata-se do primeiro lote de ônibus elétricos da Bahia, que está entre as cinco iniciativas brasileiras que mais avançam na implementação de veículos de energia limpa no transporte público. Além de desfrutar das vantagens comuns a veículos elétricos, como a economia operacional, além do silêncio à bordo, um ônibus elétrico reduz a emissão em mais de 184 toneladas de gás carbônico na atmosfera, o equivalente ao plantio 1.311 árvores por ano. Para efeito de comparação, um ônibus a diesel comum consome 90 litros de diesel em um dia de operação. (Inside EVs - 01.09.2022)
Link ExternoLituânia: Governo irá financiar instalação de estações de carregamento
O governo da Lituânia pretende construir 6.000 novas estações de carregamento para veículos elétricos até 2030. Segundo o Ministério dos Transportes do país, o projeto custará cerca de 90 milhões de euros e 1.200 estações de carregamento serão construídas até 2025. Por outro lado, o governo lituano determinou o fim do programa de carregamento gratuito do país. Atualmente, o carregamento público nas rodovias da Lituânia é gratuito, graças ao financiamento da UE. No entanto, o carregamento gratuito terminará em 2023, após cinco anos programados. O Ministério dos Transportes disse que considera cinco anos tempo suficiente para promover os veículos elétricos e que tomou a decisão em conjunto com as partes interessadas. Aiste Gasiuniene, porta-voz do Ministério dos Transportes, disse: “Após consultas com as empresas, foi decidido que não há necessidade de manter esse incentivo financiado pelo Estado para carros elétricos porque representa grandes e desagradáveis questões de concorrência para empresas privadas”. A expectativa do governo é que a iniciativa privada financie a construção de cerca de 54.000 estações de carregamento até 2030. (Electrive - 30.08.2022)
Link ExternoFrança: Programa de subsídios para aluguel de VEs
O governo francês está planejando subsidiar a locação de VEs. Graças ao apoio do governo, os veículos totalmente elétricos poderão ficar disponíveis por apenas 100 euros por mês. O arrendamento dos VEs também seguiria uma promessa eleitoral do presidente Emmanuel Macron de oferecer um programa subsidiado pelo governo para famílias de baixa renda. Com esse preço, alugar um VE custaria menos do que a maioria dos motoristas gastam em um mês com gasolina. O governo está atualmente trabalhando nas questões sobre a rapidez com que a medida pode ser introduzida e a disponibilidade de VEs. Macron prometeu o programa de subsídios para combater as críticas de que os carros elétricos continuam inacessíveis para muitos, apesar dos subsídios. Anteriormente, a França oferecia subsídios de até 6.000 euros para a compra de VEs que custassem menos de 47.000 euros. (Electrive - 30.08.2022)
Link ExternoInovação e Tecnologia
Toyota: Investimento na produção de baterias para VEs
A Toyota anunciou recentemente que irá investir aproximadamente US$ 5,6 bilhões na produção de baterias para veículos elétricos a bateria no Japão e nos EUA. Com esses investimentos, a Toyota pretende aumentar sua capacidade de produção de baterias em até 40 GWh no total. Segundo a empresa, serão investidos cerca de US$ 2,8 bilhões na planta da Prime Planet Energy & Solutions (joint venture de baterias da Toyota e Panasonic), em Himeji, bem como em outras plantas e propriedades da Toyota no Japão. Outros US$ 2,5 bilhões serão investidos em uma fábrica de baterias no estado da Carolina do Norte, nos EUA. A expectativa é que a produção tenha início entre 2024 e 2026. Esta iniciativa dá continuidade à estratégia de eletrificação da Toyota que, mais recentemente, divulgou planos para lançar 30 modelos de VEs a bateria até 2030. (Electrive - 31.08.2022)
Link ExternoAlemanha: Consórcio busca estabelecer padrões para carregamento autônomo
Um consórcio de carregamento robótico com players poderosos como Ionity, Porsche, BMW, Ford, Mercedes-Benz, TÜV Süd foi estruturado recentemente na Alemanha. Sob o nome ROCIN-ECO, as empresas querem conduzir padrões para carregamento automatizado e entregar demonstradores em locais de teste. De acordo com o parceiro do projeto Rocsys, fornecedor de soluções de carregamento autônomo, a visão do consórcio é equipar os locais de carregamento rápido ao longo das auto estradas europeias com uma ou mais pistas de carregamento robótico que permitem o carregamento totalmente automatizado de carros elétricos em 15 a 30 minutos. (Electrive - 01.09.2022)
Link ExternoACS: Pesquisadores apresentam novos métodos de carregamento rápido
Pesquisadores dos Estados Unidos apresentaram à American Chemical Society (ACS) métodos de carregamento super rápidos adaptados para alimentar diferentes tipos de baterias de VEs em 10 minutos ou menos sem causar danos. Ou seja: o carregamento de um carro elétrico pode ser mais rápido do que o de um iPhone. O avanço pode beneficiar a meta do governo de Joe Biden de, até 2030, ter metade de todos os veículos vendidos no país elétricos ou híbridos. “O carregamento rápido é a chave para aumentar a confiança do consumidor e a adoção geral de veículos elétricos”, afirmou Erick Dufek, pesquisador à frente do projeto. Um dos desafios do setor é justamente a possibilidade de carregar de forma rápida os VEs sem causar danos à bateria a longo prazo, já que, de acordo com estudos, a recarga rápida pode reduzir a vida útil e o desempenho das baterias. (Automotive Business - 31.08.2022)
Link ExternoCATL: Nova bateria será fornecida a duas montadoras
A CATL anunciou que a sua nova bateria, que promete autonomia de até 1.000 km e recarga ultrarrápida, já tem vários clientes interessados, incluindo duas montadoras chinesas. A terceira geração do sistema de baterias (CTP) da CATL será usada pela primeira vez pela marca Zeekr, especificamente no próximo modelo Zeekr 009 no primeiro trimestre de 2023 e no modelo Zeekr 001 no 2º trimestre de 2023. No entanto, no mesmo dia, a CATL também anunciou um acordo de cooperação estratégica de longo prazo de cinco anos com a Seres, uma fabricante chinesa de carros elétricos, que pretende usar o sistema de baterias Qilin em sua nova submarca de carros elétricos premium Aito, apoiada pela Huawei. (Inside EVs - 04.09.2022)
Link ExternoEspanha: Circontrol lança hub de carregadores rápidos em Madri
O fabricante espanhol de estações de carregamento Circontrol lançou seus primeiros carregadores de 400 kW e os instalou no centro de carregamento urbano mais poderoso da Espanha. A Circontrol equipou o novo hub com quatro carregadores ultrarrápidos de 400 kW, quatro carregadores de 200 kW e outras quatro estações de carregamento de 50 kW, totalizando doze estações de carregamento rápido. A operadora de transporte público municipal - Empresa Municipal de Transportes de Madrid (EMT) - está gerindo o centro de carregamento Canalejas 360, assim denominado devido à sua localização num parque de estacionamento na Plaza de Canalejas, em Madrid. A EMT diz que este será um dos maiores hubs de carregamento interno da Europa. (Electrive - 05.09.2022)
Link ExternoIndústria Automobilística
Marcopolo: Produção de ônibus elétricos para cidade de São Paulo
A Marcopolo, fabricante brasileira de ônibus, anunciou recentemente que pretende fornecer unidades do seu primeiro ônibus elétrico com chassi próprio para a cidade de São Paulo e outros municípios. De acordo com a empresa, o veículo poderá compor frotas-piloto em inúmeras localidades espalhadas pelo país. Segundo Renato Machado Florence, gerente de engenharia, desenvolvimento e planejamento da Marcopolo, os gestores públicos se mostraram “bastante interessados” no novo produto da empresa. “Conversamos, por exemplo, com a SPTrans, e o nosso carro entrará em testes em São Paulo. Já estamos construindo veículos com a especificação SPTrans”, disse o porta-voz da companhia. Segundo o executivo da Marcopolo, os municípios demandam, num primeiro momento, uma frota piloto de 10 a 15 veículos para "uma fase de testes" – algo natural no segmento. ”Esperamos que, no primeiro trimestre do próximo ano, já tenhamos as primeiras unidades para entregar aos clientes para estes projetos-piloto”, antecipou o porta-voz. (Automotive Business - 02.09.2022)
Link ExternoLG e Honda: Investimento na produção de baterias para VEs
A fabricante de baterias sul-coreana LG e a montadora japonesa Honda estão investindo US$ 4,4 bilhões em uma joint venture nos Estados Unidos. O acordo produzirá baterias para veículos elétricos Honda no mercado norte-americano, informaram as duas empresas nesta segunda-feira. O local da fábrica ainda está indefinido, mas a construção começará no início de 2023, com a produção de células de bateria de íons e de lítio avançadas a partir do final de 2025. É provável que seja perto de Marysville, Ohio, ou Greensburg, Indiana, onde a Honda tem grandes fábricas que produzem seus modelos mais populares, como o Accord, o CR-V e o Civic. A joint venture deve ser formada este ano, com o fechamento do negócio sujeito à aprovação das entidades regulatórias. A fábrica produzirá baterias exclusivamente para veículos Honda montados na América do Norte, incluindo a marca de luxo Acura, de acordo com um comunicado conjunto. (BroadCast Energia – 29.08.2022)
Link ExternoBCG: Aceitação dos VEs cresce acima das previsões de especialistas
Atualmente, o mercado para veículos elétricos novos e usados é limitado pela oferta, não pela demanda, mesmo para modelos que não recebem incentivos. Os VEs usados continuam se valorizando mês após mês, e existem listas de espera de anos para caminhões elétricos. O Boston Consulting Group (BCG) publicou as projeções de mercado específicas dos EUA em suas projeções globais para veículos elétricos. A projeção mostra que ao longo de quatro anos - de 2018 a 2022 - as projeções de vendas de veículos elétricos nos EUA para 2030 mais do que dobraram, crescendo de uma estimativa de 21% para 53%. (Inside EVs - 29.08.2022)
Link ExternoVolkswagen: Estratégia de eletrificação prevê ultrapassar Tesla em 2025
Oliver Blume, diretor executivo da Porsche e agora também o novo CEO da Volkswagen, declarou recentemente que a fabricante alemã de veículos está ajustando sua estratégia de eletrificação a fim de impulsionar as vendas de veículos elétricos e manter-se competitiva em relação às outras montadoras. Previsões dos especialistas da indústria automobilística, por exemplo, sugeriam que a Volkswagen ultrapassaria a Tesla nas vendas de veículos elétricos nos próximos 18 meses. No entanto, a materialização deste cenário parece pouco provável. Com as vendas esperadas de VEs em 2022 de cerca de 800.000 unidades, depois 1,3 milhão em 2023, a VW definitivamente reduzirá a diferença para a Tesla, que por sua vez prevê um crescimento anual de 50% para o número de veículos entregues em 2022. O CEO da Volkswagen, Oliver Blume, porém, mantém a esperança de ultrapassar a Tesla até 2025: "Sou fã de e-mobility e mantenho esse caminho... Vamos manter o ritmo atual e, sempre que possível, aumentá-lo". (Inside EVs - 01.09.2022)
Link ExternoTesla: Produção de VEs na China retoma patamar pré-pandemia
A Tesla, fabricante norte-americana de veículos elétricos, anunciou recentemente que a sua produção de veículos na China recuperou o patamar observado no período anterior às restrições impostas pela pandemia de COVID-19. A fabricante, que vem atravessando um ano difícil no país asiático em função dos lockdowns promovidos pelo governo, escassez de componentes e matérias-primas e restrições no uso de energia devido à problemas na matriz elétrica chinesa, anunciou um investimento para elevar a produção de uma fábrica de Xangai e, assim, poder elevar a sua produção total de veículos para mais de 1 milhão de VEs por ano. Segundo a Associação Chinesa de Carros de Passageiros (CPCA, na sigla em inglês), a Tesla comercializou cerca de 77 mil VEs no mês de agoosto, um aumento de 173% em relação ao mês anterior e de 74% em relação a agosto de 2021. Os números incluem tanto os VEs comercializados na China quanto os modelos produzidos no país, porém, exportados para outros mercados. (Electrek - 01.09.2022)
Link ExternoGoodyear: Expansão do portfólio de pneus para VEs
A Goodyear, fabricante norte-americana de pneus para automóveis, caminhões, máquinas agrícolas e etc, anunciou recentemente que lançou um novo modelo de pneu para VEs, o Goodyear ElectricDrive, e atualizou, com dois novos tamanhos, um modelo de pneu antigo. Com a adição de quatro novos tamanhos à sua linha de pneus para veículos elétricos, a Goodyear ElectricDrive agora é compatível com quase a metade de VEs a bateria que circulam nos EUA. O novo Goodyear ElectricDrive vem com uma garantia limitada de vida útil de 60.000 milhas, classificação de velocidade V e está disponível nos tamanhos 215/50R17 95V XL e 215/55R17 94V SL. Este pneu para todas as estações é construído para sedãs de turismo e crossovers. Os pneus ElectricDrive da Goodyear são projetados com um índice de carga para levar em conta a capacidade de carga mais pesada dos VEs e apresentam a tecnologia SoundComfort projetada para ajudar a reduzir o nível de ruído interno do veículo. (Green Car Congress - 02.09.2022)
Link ExternoABB: Projeção de crescimento da infraestrutura de recarga no Brasil
A fabricante de carregadores elétricos ABB prevê o crescimento da infraestrutura relacionada aos carros elétricos, principalmente o número de postos de recarga em todo o território nacional. Para a empresa, que já comercializa mais de mil carregadores de corrente alternada (CA) e mais de 100 de corrente contínua (CC) no país, a agenda ESG das empresas e a oferta de modelos cada vez maior para o consumidor irá impulsionar cada vez mais esse mercado no país. A chegada de novos modelos de VEs e a agenda ESG das empresas devem contribuir para dar um novo impulso à expansão de pontos para carregamento de carros no Brasil. Para a ABB, líder global em infraestrutura para VEs, a eletromobilidade já é realidade no país e possui um mercado em pleno crescimento. Atualmente, a empresa apenas executa a montagem e customização dos carregadores na fábrica de Sorocaba (SP), mas há um pré-estudo para que os produtos sejam produzidos no país, caso a demanda justifique o investimento. Aponta-se, também, que os avanços tecnológicos também farão a adoção de veículos elétricos ser cada vez mais rápida, já que aos poucos vão surgindo novas tecnologias que permitem carregamento simultâneo mais rápidos, ideal para frotistas, ou instalação em locais movimentados, além de aplicativos para encontrar carregadores. (IG - 02.09.2022)
Link ExternoFord: Vendas de VEs crescem em agosto
A Ford vem dedicando um esforço significativo na eletrificação de sua frota de veículos. A montadora mais vendida dos EUA continua vendo forte demanda por seus modelos de VEs, já que as vendas cresceram mais de 307% em agosto. A Ford está tendo sucesso até agora na conversão de seus modelos mais populares para VEs. Tudo começou com o Mustang Mach-e em dezembro de 2020. Depois disso, a Ford lançou uma versão elétrica de sua van comercial, a E-Transit, uma das favoritas da indústria. A montadora pretende atingir a capacidade de 600.000 unidades de VEs até o final do próximo ano, aumentando para 2 milhões até 2026. Dito isto, a Ford está fechando acordos para minerais de bateria críticos com fornecedores como CATL para garantir que possa atingir suas metas. (Electrek - 02.09.2022)
Link ExternoVolvo Cars: VEs ampliam participação nas vendas em agosto
A Volvo Cars registrou vendas de 43.666 carros em agosto, queda de 4,6% em comparação com o mesmo mês do ano passado. A linha de modelos eletrificados da empresa - Recharge - representou 21,9% das vendas no mês passado, com os veículos elétricos a bateria respondendo por 5,7% das vendas. Na Europa, as vendas de agosto chegaram a 10.995, uma queda de 15,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. As vendas de carros Recharge representaram 48% do total de vendas da região no mês. As vendas da Volvo Cars nos EUA no mês atingiram 8.136 carros, uma queda de 23,9% em comparação com agosto do ano passado, com os modelos Recharge representando 17% das vendas totais – um pouco abaixo de agosto de 2021 (18,5%). Os modelos totalmente elétricos representaram 2,5% das vendas nos EUA em agosto de 2021, abaixo dos 6,6% em agosto de 2021. (Green Car Congress - 04.09.2022)
Link Externo