Manual de UHR – State Grid

Logo Logo
Início
Equipe
Produtos

Proposição

O Projeto tem como objetivo a elaboração de um Manual de Referência para implantação de Usinas Hidrelétricas Reversíveis (UHR), destacando os procedimentos e os critérios técnicos, econômicos e socioambientais que vão nortear o desenvolvimento desses projetos, e dessa forma, contribuir para a difusão de projetos de UHR no Brasil.

Ao definir os critérios básicos e as metodologias para implantação de UHR, o Manual a ser elaborado constitui um importante instrumento para a incorporação das UHR no processo regulatório nacional e no planejamento da expansão da geração de energia elétrica no país.

O Projeto se desenvolve em duas etapas:

1.  A construção de uma metodologia para seleção de uma região ou local para instalação de UHR;
2.  A aplicação dos critérios e metodologias do Manual de UHR numa determinada região.

Metodologia:

A metodologia para seleção de locais para implantação de projetos de UHR envolve a identificação de grande número de variáveis e o desenvolvimento de um modelo computacional que considera as características topográficas e hidrológicas do terreno para uma avaliação preliminar dos custos de implantação dos projetos e das linhas de transmissão associadas.

Essa metodologia é baseada em modelo desenvolvido pelo GESEL que usa dados de topografia e hidrologia para selecionar potenciais locais para implantação de UHRs considerando oportunidades para construção de diferentes arranjos para usinas reversíveis, utilizando ou não reservatórios existentes. Nesse Projeto, esse modelo será aprimorado no sentido de trabalhar com maior resolução e incluir outros critérios de seleção, tais como as restrições socioambientais.

A metodologia para a elaboração do Manual se desenvolve a partir de 8 etapas principais como demonstrado na figura abaixo.

Linhas de ação:

A elaboração do Manual de UHR se desenvolve a partir das seguintes linhas de ação:

  • Levantamento e análise da experiência nacional e internacional em estudos de inventário similares;
  • Definição dos critérios técnicos, econômicos e socioambientais específicos para UHR;
  • Definição dos requerimentos, critérios básicos (cartográficos, hidrológicos, geológico-geotécnicos e socioambientais) para cada fase dos estudos de inventário;
  • Avaliação da legislação socioambiental e dos requisitos regulatórios no sentido de propor mecanismos para inserção dos projetos de UHR nos procedimentos das agências regulatórias setoriais (MME, ANEEL) e no processo de licenciamento ambiental (IBAMA, IPHHAN, INCRA, FUNAI, Fundação Palmares, ANA)

 

 

Nivalde J. de Castro

Coordenador geral do Grupo de Estudos do Setor Elétrico – GESEL. Professor Doutor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ desde 1975. Leciona disciplinas na graduação e pós-graduação sobre o setor elétrico. O GESEL desenvolve pesquisas e estudos sobre inúmeros aspectos relacionados direta e indiretamente com o setor elétrico: análise do modelo de estruturação, matriz de energia elétrica, padrão de financiamento, processo de concentração, regulação, modelagem dos leilões de energia e de linhas de transmissão, equilíbrio econômico – financeiro das empresas do setor, linha de estudos sobre governança corporativa pública. Autor de inúmeros artigos sobre o setor, publicados em revistas e portais especializados, periódicos mais acadêmicos e no IFE, publicação do próprio GESEL. Desde 1998 publica o livro anuário Séries das empresas do setor elétrico. Em 2008 publicou em co-autoria livro sobre Bioeletricidade. Mantém intercâmbio acadêmico com Universidade do Porto, Corunha, e ISEG- Portugal. É orientador de monografias relacionadas com o setor e é orientador de professores e pesquisadores em Pós Doutorado.

Currículo Lattes

Roberto Brandão

Coordenador da área de Geração e Mercados do GESEL. Formado em Filosofia pela PUC – Rio e Economia pela UFRJ, é mestre em Filosofia pela PUC e de Economia pela Unicamp-SP e MBA em Finanças pelo Ibmec. Tem realizado pesquisas na área de financiamento da expansão do setor elétrico, estratégias empresariais, Project Finance no Brasil e na Europa e avaliação de investimentos de geração e transmissão de energia elétrica. É consultor na área de finanças de empresas do setor elétrico como: Eletrobrás, Furnas, Chesf, Alusa, entre outras. Pesquisador Sênior em Finanças do Gesel.

Currículo Lattes

Mauricio Moszkowicz

Coordenador executivo do GESEL. Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com Master of Business Administration (MBA) no Setor Elétrico na IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio. Ocupou diversos cargos na estrutura organizacional do CEPEL entre1973 e 1998. Foi Coordenador do Programa Xingó pelo CNPq entre 1998 e 1999. Atuou como Diretor de Projeto da FBDS – Fundação Brasileira Desenvolvimento Sustentável, entre 1998 e 1999. Foi Gerente Executivo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) entre 1999 e 2008. Entre 2009 e 2014 atuou como Gerente de Novos Negócios em Tecnologia Renováveis. Participou da implantação da primeira usina solar do Brasil em Tauá; do desenvolvimento de projetos eólicos para participação em leilões de energia.

Currículo Lattes

Fabio Amendola Diuana

Doutorado em andamento no Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ. Mestre em Planejamento energético e ambiental pela mesma instituição, avaliou os impactos da penetração da energia eólica no Brasil em sua dissertação de mestrado. Formado em engenharia ambiental na UFRJ, Fabio trabalhou por 6 meses no IIASA, participou do EnerTracks Study Tour sobre transição energética e colaborou em diversos projetos de pesquisa no Cenergia.

Currículo Lattes

Afonso Henriques Moreira Santos

Possui graduação e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), doutorado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (1987), pós-doutorado pelo Centro International de la Recherche sur l Environnement et le Développement-CIRED, da Ecole de Hautes Etudes en Sciences Sociales-EHESS, Paris, França (1991) e Livre Docência pela Universidade de São Paulo (2013). Sempre atuou na área de energia, recursos naturais e sustentabilidade, combinando os aspectos técnicos com os econômicos e institucionais. Se aposentou como professor titular da Universidade Federal de Itajubá (1980 a 2016, licenciado no período de 2007 a 2014), foi Diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (1997 a 2000), Secretário Nacional de Energia (2001 a 2002), Diretor Geral e Diretor Técnico da DME Energética (2007 a 2009), Engenheiro Consultor da Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria – FUPAI (1983-atual), além da participação. Na área de representação científica, foi Presidente da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (2004 a 2006), Conselheiro do Instituto Brasileiro de Estudos do Direito da Energia e Diretor (2004 a 2010), Diretor da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (2003 a 2005). No setor privado foi Diretor Geral e Diretor Técnico da DME Energética (2007 a 2009), Sócio e Coordenador Técnico da Ecopart Investimentos S/A (2007 a 2010), Diretor Geral da MS Consultoria (2002-2019) e da iX Estudos e Projetos (2006-2019), Sócio e Consultor Técnico da Brasil GTW Ltda. (2015-atual).

Currículo Lattes

Geraldo Lúcio Tiago Filho

Possui Graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Itajubá (1979), Mestrado em Engenharia Mecânica, na Área de Máquinas de Fluxo, pela Universidade Federal de Itajubá (1987) e Doutorado em Engenharia Civil, na área de Hidráulica, pela Universidade de São Paulo (1994). Especialização em Estudos e Projetos de PCH-Eletrobrás-Unifei, 1985- Especialização em Planejamento e Economia em Energia e Meio Ambiente- Fundação Bariloche, Universidade de Comaue – Argentina (1997). Foi Professor Titular da Universidade Federal de Itajubá, Diretor do Instituto de Recursos Naturais – IRN (2004-2008) e (2012) e Secretário Executivo do Centro Nacional de Referências em PCH (1997). Editor da revista PCH Notícias&SHP News. Membro do Comitê Científico do International Association Hydraulic Research- Hydraulic Machine and System. Membro do Internacional Energy Agency – Anexe II Small Hydro. Tem experiência na área de Recursos Hídricos, Geração e Planejamento de energia, atuando principalmente nos seguintes temas: Recursos Hídricos, hidráulica, Transitórios Hidraulicos, Centrais Hidrelétricas, Pequena, Mini e Micro centrais Hidrelétricas, Turbinas hidráulicas e estudos Hidromecânicos. Membro do Instituto Nacional de Ciência Tecnologia de Energias Oceânicas e Fluviais-INEOF.

Currículo Lattes

Rodolfo Mendes de Lima

Engenheiro Ambiental e Mestre em Engenharia da Energia pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Possui nove anos de experiência no setor de energia e recursos naturais, com atuação nos temas geração hidrelétrica (prospecção de potencial, projeto básico e licenciamento ambiental), energias renováveis, eficiência energética, transmissão de energia elétrica, planejamento, regulação setor elétrico e vulnerabilidade de sistemas energéticos às mudanças climáticas. Atualmente, é engenheiro e coordenador técnico no setor de energia e recursos naturais na iX Estudos e Projetos.

Currículo Lattes

Marlene Ribeiro

Engenheira Hídrica pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP). Possui mais dez anos de experiência no setor de energia e de recursos hídricos, atuando principalmente na prospecção, elaboração de projetos e em due diligence de empreendimentos de geração de energia (usinas hidrelétricas, eólicas, fotovoltaicas e a biomassa), em projetos de pesquisa de desenvolvimento (P&D) do setor elétrico nas áreas de transmissão de energia elétrica e aproveitamento energético de resíduos sólidos urbanos, e também em consultorias e assessorias envolvendo exploração dos recursos hídricos, eficiência energética, regulação do setor elétrico e planejamento energético. Atualmente é engenheira sênior e coordenadora técnica no setor de energia, regulação e recursos hídricos na iX Estudos e Projetos.

Currículo Lattes

André Luiz Mustafá

Engenheiro Agrônomo graduado (1989) pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira da Universidade Estadual Paulista – FEIS/UNESP, pós-graduado (2007) em Energia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – POLI/USP Especialista em planejamento e gestão socioambiental de infraestrutura, acumula experiência de 29 anos em Companhia de grande porte do Setor Elétrico Brasileiro sendo 22 anos em cargos executivos, exercendo funções gerenciais e liderança na gestão de estudos, projetos, monitoramento, manejo de reservatórios, normatização e licenciamento ambiental; Consultor Independente. Atuando junto a empresas nacionais e internacionais no desenvolvimento de atividades de planejamento estratégico. Secretário Executivo do Comitê de Meio Ambiente da Associação Brasileira de Companhias de Energia Elétrica – ABCE, sendo Membro Efetivo do Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico – FMASE desde sua criação no ano de 2005, tendo exercido mandato de Conselheiro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos – CNRH e atualmente Coordenando os Grupos de Trabalho de Custos Socioambientais e de Segurança Energética como representante da ABCE; Membro Regular do CIGRÉ/Brasil desde 2005.

Currículo Lattes

Paulo Sérgio Franco Barbosa

Engenheiro Civil, Mestre e Doutor em Engenharia Civil-Hidráulica (USP), professor aposentado da Unicamp – área de Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais (Fac. Eng. Civil), Planejamento Energético (Fac. Eng. Mecânica) e Comercialização de Energia Elétrica e Gestão de Riscos (Fac. Eng. Elétrica e de Computação). Pesquisador visitante na Univ. Princeton (1999-2001), Univ. Harvard (2009-2010) e Pontifícia Univ. Comillas/Energy Systems Modeling – Madrid (2018). Pesquisador Sênior na área de energia elétrica, com larga experiência em pesquisa e coordenação de projetos de P&D para empresas concessionárias ( CEMIG GT, Duke Energy, Engie, CESP, AES-Tietê, CPFL, Eletropaulo, State Grid Brazil, etc.), entidades governamentais (MME, ANEEL, ONS e DAEE-SP), incluindo também experiência em projetos com colaboração internacional (UCLA- Los Angeles, Princeton University, Columbia Univ., Michigan State University, ETH-Zurich). Teve atuação no primeiro projeto sobre Usinas Hidrelétricas Reversíveis executado no Brasil (para a CESP, 2013-2014), é membro do Grupo Brasileiro de Usinas Hidrelétricas Reversíveis, sediado na Eletronorte. Teve premiações de dois trabalhos técnico-científicos apresentados no SNPTE (Curitiba, 2015), dois prêmios de produtividade em pesquisa pela Unicamp (1997 e 2011) e um premio de reconhecimento acadêmico pela dedicação ao ensino de graduação pela Unicamp (2015).

Currículo Lattes

Sérgio Valdir Bajay

Engenheiro mecânico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1973. Mestre em engenharia mecânica (modalidade “térmica e fluídos”) pela Unicamp em 1976. PhD em engenharia pela University of Newcastle upon Tyne, Inglaterra, em 1981. Professor do curso de engenharia mecânica da Unicamp de 1974 a 2009. Fundador (1987) e professor do curso de pós-graduação em planejamento de sistemas energéticos da Unicamp. Criador (1993) e pesquisador sênior do NIPE – Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético da Unicamp. Diretor do Departamento Nacional de Políticas Energéticas do Ministério de Minas e Energia durante o período 2001 – 2002. Pesquisador e consultor nas áreas de formulação de políticas energéticas, planejamento energético e regulação de mercados de energia, junto a órgãos governamentais e empresas, estatais e privadas, desde 1982. Membro do Conselho Consultivo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), uma empresa estatal que realiza estudos de planejamento energético para o Ministério de Minas e Energia, de 2008 a 2010. Presidente da Sociedade Brasileira de Planejamento Energético (SBPE) de agosto de 2012 a agosto de 2014. Membro do Conselho Estadual de Política Energética (CEPE) do Estado de São Paulo de 2011 a 2018. Membro do Comitê Gestor de Indicadores de Eficiência Energética (CGIEE) de 2013 a 2018.

Currículo Lattes

Ana Lacorte

Geógrafa formada pela UFRJ, com Mestrado em Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ). Desenvolve atividades e estudos relacionados à avaliação de impactos ambientais, planejamento ambiental e estratégico, participando do desenvolvimento de metodologias de avaliação de impactos ambientais e na coordenação de atividades no âmbito do processo de licenciamento ambiental de projetos de Usinas Hidrelétricas e Linhas de Transmissão. No CEPEL participou, como Geógrafa da área de Sistema, da elaboração da metodologia dos estudos socioambientais do Inventário Hidrelétrico de Bacias Hidrográficas. Como Assessora da Superintendência de Meio Ambiente, da EPE, coordenou os estudos socioambientais de Inventário Hidrelétrico de Bacias Hidrográficas e dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental de Usinas Hidrelétricas, além de coordenar as análises socioambientais de projetos cadastrados nos leilões de energia.

Currículo Lattes

Murilo de Miranda

Mestre em Planejamento Energético e Ambiental pela COPPE/UFRJ, possui formação em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, pela Universidade Federal Fluminense, e especialização no exterior em Energias Renováveis, pela Universidad de Jaén, na Espanha. Possui formação técnica em Administração, pelo CEFET-RJ. Autor de artigos publicados em congressos da área de Energia e Meio Ambiente. Ao longo da carreira, atuou em diversos projetos de extensão e grupos de pesquisa científica, sempre com o foco nos temas de planejamento energético, sustentabilidade ambiental, fontes alternativas e eficiência energética.

Currículo Lattes