Proposição
O foco do trabalho esta centrado em quatro vetores analíticos:
1) tratamento regulatório para ARSOs (compromissos com redução de perdas, qualidade do suprimento, universalidade, limitação do fornecimento, etc.), onde o poder público tem pouca ou nenhuma presença, sobretudo quando a concessionária é empresa privada;
2) papel de estruturas tarifárias diferenciadas nas experiências de combates, mitigação e redução a perdas em ARSOs;
3) distribuição de riscos e resultados associados às perdas não técnicas;
4) limites de riscos econômicos para as perdas e para os indicadores de qualidade da Distribuidora considerando as ARSOs.
Contratante: Light/P&D da Aneel
Workshop para apresentação dos resultados do Projeto de P&D “Aspectos regulatórios relacionados a perdas não técnicas em áreas de risco”
A Light, em parceria com o GESEL, promoveu em 05/02/19 um Workshop para apresentação dos resultados do Projeto de P&D Aneel “Aspectos regulatórios relacionados a perdas não técnicas em Áreas com Severas Restrições Operativas”.
O Projeto foi desenvolvido com o objetivo de desenvolver uma metodologia regulatória inovadora voltada para o aprimoramento do processo de revisão tarifária para as distribuidoras com altos níveis de perdas.
GESEL promove workshop na ANEEL
O GESEL promoveu, no último dia 17 de maio de 2018, um workshop no qual foram debatidos os andamentos do Projeto de P&D, elaborado pelo Grupo em parceria com a Light, “Aspectos regulatórios relacionados a perdas não técnicas em Áreas com Severas Restrições Operativas”. O encontro aconteceu na sede da ANEEL, em Brasília. Além da apresentação dos resultados obtidos até o momento pela equipe do GESEL, o evento contou com a participação do Professor Carlos Rufin, da Sullffok University e do instituto Igarapé, especializado no tema da segurança pública.
Workshop da ANEEL
Defesa de dissertação GESEL
“Medidas propositivas ao combate a perdas elétricas não técnicas em áreas com severas restrições à operação do sistema de distribuição da Light”
Aconteceu em 28 de fevereiro de 2018, no Centro de Tecnologia da COPPE/UFRJ, a defesa da dissertação de mestrado da pesquisadora do GESEL, Vanessa Huback.
A pesquisa foi realizada no âmbito do Projeto de P&D da Aneel “Aspectos regulatórios relacionados a perdas não técnicas em Áreas com Severas Restrições Operativas”, realizado pelo GESEL em parceria coma distribuidora Light.
O objetivo da dissertação, intitulada “Medidas propositivas ao combate a perdas elétricas não técnicas em áreas com severas restrições à operação do sistema de distribuição da Light”, foi propor medidas de combate a essas perdas elétricas utilizando como referência as experiências internacionais das distribuidoras EPM, Codensa e Electricaribe (Colômbia); Luz del Sur e Enel Perú (Peru); JPS (Jamaica) e Meralco (Filipinas).
As distribuidoras foram escolhidas devido à semelhança com a área de concessão da Light, em relação aos indicadores de governança, desenvolvimento econômico, quantidade de aglomerados subnormais e nível de violência.
Workshop “Aspectos Regulatórios em Áreas com Severas Restrições Operativas”, na CPFL
Na terça-feira, dia 31 de outubro de 2017, o GESEL participou do Workshop “Aspectos Regulatórios em Áreas com Severas Restrições Operativas”.
O evento tinha como objetivo apresentar a metodologia e os resultados preliminares do projeto de P&D da ANEEL que o GESEL está desenvolvendo junto com a Light, intitulado “Aspectos regulatórios relacionados a perdas não técnicas em Áreas com Severas Restrições Operativas”.
A pesquisa busca analisar os impactos econômicos e financeiros relacionados às Perdas Não Técnicas no segmento de distribuição de energia elétrica em áreas com severas restrições operativas (ASROs).
O workshop foi realizado no período das 13h às 17h na sede da CPFL, em Campinas.
Defesa da dissertação de mestrado do pesquisador do GESEL Lucas Merenfeld
Nesta quinta-feira, 17/08/17, aconteceu a defesa da dissertação de mestrado do pesquisador do GESEL Lucas Merenfeld, intitulada “O impacto do controle de território sobre o furto de energia elétrica: o caso do Rio de Janeiro”.
O trabalho, realizado no âmbito do Projeto de P&D da Aneel “Aspectos regulatórios relacionados a perdas não técnicas em Áreas com Severas Restrições Operativas” – desenvolvido pelo GESEL em parceria com a concessionária carioca Light –, realiza um estudo econométrico para avaliar o impacto dos grupos criminosos (facções e milícias) e das UPPs sobre o furto de energia elétrica da empresa Light no município do Rio de Janeiro.
Estima-se também o efeito das diferentes trocas de poder para entender melhor a dinâmica do problema em questão. A defesa foi realizada na sala 227 do Instituto de Economia da UFRJ – Campus da Praia Vermelha.
Workshop “Aspectos Regulatórios em áreas com Severas restrições Operativas”
No dia 24 de novembro de 2016, o GESEL promoveu, em conjunto com a distribuidora Light, o workshop “Aspectos Regulatórios em áreas com Severas restrições Operativas”. O evento, que foi realizado na sede da concessionária, aconteceu no âmbito do Projeto de P&D “Aspectos regulatórios relacionados a perdas não técnicas em áreas de risco”, vinculado ao Programa de P&D da Aneel e executado pelo GESEL em parceria com a empresa carioca.
Para ver a programação, clique aqui.
Para ter acesso às apresentações, clique abaixo:
– Alecio Almeida Leite – Energisa
– Carlos Rufín – GESEL
– Felipe Pereira – ANEEL
– Hamilton Amadeo – AEGEA
– José Alves de Melo Franco – ENEL
– Roberto Brandão – GESEL
Audiência pública para debater proposta de Quarta Revisão Tarifária Periódica da Light
Na última quinta-feira, dia 19 de janeiro de 2017, a equipe do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL) do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) esteve presente na audiência pública para debater a Quarta Revisão Tarifária Periódica da Light Serviços de Eletricidade S/A, realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), no centro do Rio de Janeiro.
A participação do GESEL se deu no âmbito do Projeto de P&D Aneel “Aspectos regulatórios relacionados a perdas não técnicas em Áreas com Severas Restrições Operativas” realizado em parceria com a concessionária carioca. A audiência, presidida pelo Diretor da Aneel, José Jurhosa Júnior, contou também com a presença de consumidores, associações de moradores, representantes da Federação Municipal das Associações de Favelas do Rio de Janeiro, representantes da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, representantes da indústria, representantes da concessionária e outros.
Na reunião a Light argumentou que o aumento tarifário seria para reequilibrar a situação econômico-financeira da companhia. Os representantes indústria alegaram que a maior parte das perdas não técnicas da Light (57%) são nas classes A, B e C, não havendo, assim, necessidade de aumento e sim melhora da gestão. A companhia alegou que implementa programas de combate as perdas não técnicas nessas classes e está sendo bem sucedida. No mês de novembro a empresa arrecadou mais de 250 milhões em ICMS para o estado com o combate ao furto.
Os representantes da Federação Municipal das Associações de Favelas do Rio de Janeiro pediram maior presença da concessionária em suas comunidades. Eles relataram que, quando há queda no fornecimento de energia, há demora no atendimento da concessionária. A companhia argumentou que certas comunidades são extremamente difíceis de trabalhar, mas há algumas que são mais abertas a presença da empresa. Além disso, a Light mostrou-se muito disposta a atuar nas comunidades que são abertas a presença da empresa.
Professor da Suffolk University vem ao Brasil para pesquisa relativa ao P&D “Aspectos regulatórios relacionados a perdas não técnicas em Áreas com Severas Restrições Operativas”
Carlos Rufín, professor da Suffolk University, em Boston (EUA), e pesquisador associado do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL), esteve no Brasil para participar de atividades associadas ao projeto de pesquisa “Aspectos regulatórios relacionados a perdas não técnicas em Áreas com Severas Restrições Operativas”, vinculado ao Programa de P&D da Aneel e executado pelo GESEL em parceria com a Light.
O Projeto tem como objetivo central a elaboração de um amplo estudo analítico visando elaborar propostas de inovação regulatórias para Áreas com Severas Restrições Operativas (ARSOs) com altas perdas não técnicas.
Rufín pode participar, em conjunto com os membros do projeto do GESEL e da Light, de atividades de levantamento de informações e experiências em entidades no Brasil, na Colômbia e no Peru.
Foram contatadas as seguintes instituições: Light e CEDAE, no Rio de Janeiro; Enel Distribuição Rio (ex-Ampla), em Niterói; EDP Escelsa, na cidade de Serra, no Espírito Santo; Aneel, em Brasília; SSPD (Superservicios da Superintendência de Serviços Públicos Domiciliares), CODENSA (Grupo ENEL), CREG (Comisión de Regulación de Energía y Gas), Universidad de Bogotá Jorge Tadeo Lozano, todos os quatro em Bogotá; EPM (Empresa de servicios públicos de Colombia), em Medelín; além de, em Lima, Luz del Sur, Edelnor (Grupo ENEL), OSINERGMIN (Organismo Supervisor de la Inverson in Energía y Minería) e Universidad di Lima.
Apresentação de Carlos Rufín na ANEEL
Reunião na Luz Del Sur, em Lima
Reunião na EDP Escelsa