12/01/2022

Webinar Gesel

GESEL: Webinar Internacional “Tecnologia e Centros de Excelência de Hidrogênio em Portugal e Brasil”

Evento

No dia 12 de janeiro, o GESEL, em parceria com o Instituto ICT RESEL, realizou, às 11h30, horário de Brasília (14h30 no horário de Lisboa), o Webinar Internacional “Tecnologia e Centros de Excelência de Hidrogênio em Portugal e Brasil”. 

O hidrogênio (H2) é um vetor energético fundamental e estratégico para viabilizar o processo de transição energética. Com ênfase no seu potencial de descarbonização de setores de difícil redução de emissões (hard-to-abate), o hidrogênio verde (H2V) tem sido destacado, no contexto internacional, como elemento estruturante das estratégias, roadmaps e planos nacionais no nexo clima-energia. No entanto, tendo em vista o estágio de desenvolvimento das tecnologias de hidrogênio e sua integração aos sistemas energéticos, enfatiza-se a necessidade de promoção de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Projetos Pilotos e de demonstração, a fim de conferir maior viabilidade econômica e ampliar os níveis de eficiência do H2V. 

Nesse sentido, o objetivo do webinar foi apresentar a estratégia dos centros de excelência nas cadeias de valor do hidrogênio, onde a tecnologia ainda carece de desenvolvimento ao nível de materiais, da eficiência operacional e das condições operacionais. O papel dessas entidades é de coordenar as pesquisas e difundir o conhecimento e colaboração entre os centros, a indústria e o governo. Os palestrantes foram: Miguel Patena (Centro de Competências de Engenharia da EDP – Portugal), Nuno de Souza e Silva (Diretor R&D Nester – Portugal) e Jose Luis Gonçalves Almeida (CIMATEC/SENAI – Brasil). O evento foi coordenado por Nivalde de Castro (Coordenador do GESEL e professor do Instituto de Economia – UFRJ) e moderado por Thereza Aquino (Pesquisadora GESEL e professora da Escola Politécnica – UFRJ).

Acesse os slides das apresentações do webinar:

Engineering Center of Compentences for Green Hydrogen
Miguel Patena (Centro de Competências de Engenharia da EDP – Portugal)

Tecnologia e Centros de Excelência de Hidrogênio em Portugal e Brasil
Nuno de Souza e Silva (Diretor R&D Nester – Portugal)

Tecnologia e Centros de Excelência de Hidrogênio em Portugal e Brasil
José Luis Gonçalves Almeida (CIMATEC/SENAI – Brasil)

Para acessar a íntegra do evento, clique aqui ou na imagem abaixo: