X
Dilek Uz, professora assistente da University of Nevada, nos Estados Unidos, concedeu entrevista ao GESEL para falar sobre a experiência da difusão da geração distribuída em Nevada. Segundo ela, “o efeito [em Nevada] foi limitado devido à cota de 3% para os sistemas net energy metering. No entanto, no prazo mais longo, devido às taxas de net metering, que foram recentemente ressuscitadas, eu esperaria um aumento nos custos”.
Dilek Uz esteve no Brasil no último mês de outubro, a convite do GESEL. Como parte das comemorações dos 20 anos do grupo, pesquisadores de diversos países foram chamados para o Workshop Internacional “Geração Distribuída: Experiências Internacionais e Análises Comparativas”, realizado em parceria com o EKLA-KAS (Programa Regional Segurança Energética e Mudança Climática na América Latina da Fundação Konrad Adenauer). Aproveitando o ensejo, o GESEL também organizou com os visitantes uma série de eventos (palestras, workshops, aulas, reuniões), em diferentes instituições do Setor Elétrico Brasileiro. Leia abaixo a entrevista na íntegra:
GESEL: Quais foram os impactos da difusão da geração distribuída para as empresas de distribuição de Nevada?
DILEK UZ: Até este momento, com base em minhas conversas pessoais com a empresa de serviços públicos, o efeito foi limitado devido à cota de 3% para os sistemas net energy metering. No entanto, no prazo mais longo, devido às taxas de net metering que foram recentemente ressuscitadas, eu esperaria um aumento nos custos. Outro desenvolvimento importante é a desregulamentação do lado da geração por atacado do negócio. Até agora, Nevada vem seguindo o modelo de monopólio regulado verticalmente, mas isso é sobre a mudança no futuro próximo.
Nas eleições de 2018, esta questão será votada novamente no estado e espero que ela passe. Não está exatamente claro, neste momento, o que isso significará para a geração distribuída.
GESEL: Quais alterações regulatórias foram propostas e por que provocaram tal controvérsia?
DILEK UZ: Com o motivo de diversificar a economia de Nevada em mente, o governo estadual ofereceu uma variedade de incentivos para que a indústria solar funcione dentro do estado. As taxas de net metering muito favoráveis ??e os descontos significativos oferecidos aos clientes complementaram esse ambiente residencial-solar amigável.
Com isto, milhares de clientes residenciais se inscreveram para o programa de net metering e a cota mencionada acima começou a ser preenchida muito rapidamente, em questão de meses. A necessidade de afrouxar a cota para acomodar o excesso de demanda despertou a questão da viabilidade econômica de todo o negócio de net metering. A Comissão de Serviços Públicos de Nevada (PUCN, na sigla em inglês), que tem autoridade para fazer isso, pediu um estudo econômico independente. O estudo indicou claramente que a net metering aumenta os custos e a carga pode cair desproporcionalmente para os clientes de net metering. Pouco depois do estudo e das audiências, a PUCN descartou as taxas de net metering e uma classe de clientes separada foi criada. As novas taxas não compensaram as exportações da rede na taxa de varejo, mas a uma taxa muito menor. Mas talvez o aspecto mais importante e controvertido da nova decisão tenha sido que os clientes de net metering existentes não foram abrangidos, então eles também tiveram que operar sob as novas taxas. Isso atraiu muita publicidade e tornou essa questão realmente carregada politicamente. Estava quase emoldurado como se a PUCN e a empresa de distribuição local fossem contra o solar, o que realmente despertou a opinião pública.
GESEL: Como foi uma recepção à palestra “Medição líquida de energia: política e controvérsia em Nevada” aqui no Brasil?
DILEK UZ: Gostei realmente de apresentar lá. Eu acho que houve uma boa mistura de tópicos altamente relevantes abordados.
GESEL: Quais são as expectativas para os próximos passos na cooperação entre sua instituição e o GESEL?
DILEK UZ: Neste ponto, estamos nos preparando para ter um dos pesquisadores do GESEL como estudioso visitante em uma das instituições de ensino superior de Nevada, UNLV. Ele estará trabalhando com o Prof. Justin Zhan e eu mesmo em um grande projeto relacionado a dados. Eu também estou esperando trabalhar com pesquisadores do GESEL sobre algumas questões de regulamentação elétrica realmente interessantes e suas implicações econômicas.
Dilek Uz palestrando no ONS, em 16 de outubro de 2017.