13/03/2017

GESEL na mídia: bandeiras tarifárias são importantes porque dão um sinal de preço para os consumidores

Em entrevista para a Agência Radioweb, Nivalde de Castro, coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL) do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE-UFRJ), analisou a possível utilização das bandeiras tarifárias nos próximos meses. O aumento na conta de luz pode ocorrer, pois há previsão de falta de chuvas, o que obriga as geradoras a reativar as usinas termelétricas, conforme divulgado após reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico. Segundo Nivalde, esse mecanismo “é importante porque dá um sinal de preço para os consumidores.” Com a tarifa mais alta, o consumidor passa a economizar energia e, como consequência, reduz a necessidade de uso de termelétricas. Ouça a matéria na íntegra aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 13.03.2017)