03/10/2016

Turma da disciplina de pós-graduação ministrada pelo Prof. Nivalde de Castro fez visita ao ONS

A turma da disciplina “Economia do Setor Elétrico Brasileiro I” (oferecida no âmbito do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento – PPED e ministrada pelo Prof. Nivalde de Castro, coordenador do GESEL) fez, na última sexta-feira (30/09), uma visita acadêmica ao Centro Regional de Operação Sudeste (COSR-SE) do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Na visita acadêmica, o Dr. Mário Daher, gerente executivo de planejamento da operação, apresentou aos alunos o papel da instituição na manutenção do equilíbrio instantâneo entre a oferta e demanda e no planejamento da operação, além de diversos aspectos técnicos envolvidos na geração de energia. Foram apontados os principais desafios enfrentados pelo ONS, com destaque para aqueles provindos da expansão de fontes intermitentes de geração que, embora possuam diversas vantagens, tornam a operação mais complexa devido à sua maior volatilidade. Atualmente, a instituição tem realizado esforços para que o planejamento da expansão considere os benefícios sistêmicos que cada fonte de geração pode garantir para manutenção do equilíbrio dinâmico entre a oferta e a demanda de eletricidade. Neste sentido, fontes de menor inércia, como a hídrica e o gás natural (em usinas de ciclo aberto), podem contribuir para permitir a expansão sustentável das novas renováveis na matriz elétrica nacional sem prejuízo para a operação futura do sistema. O papel das tecnologias de estocagem de eletricidade também foi destacado como um fator que pode contribuir futuramente para manutenção do equilíbrio do sistema elétrico. Posteriormente, guiados pelo Dr. Jayme Macedo, gerente executivo do COSR-SE, os estudantes puderam observar de perto o funcionamento da operação diária. Foram apresentadas algumas modernas ferramentas computacionais utilizadas pelo ONS para o acompanhamento da operação, assim como as diversas medidas adotadas pelo operador para garantir o equilíbrio do Sistema Integrado Nacional (SIN). (GESEL-IE-UFRJ – 03.10.2016)