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08/08/2022

IFE ME Nº 118 de 8 de agosto de 2022

Assinatura:
Equipe de Pesquisa UFRJ

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08/08/2022

IFE nº 118

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Equipe de Pesquisa UFRJ

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IFE ME Nº 118 de 8 de agosto de 2022

Políticas Públicas e Regulatórias

EUA: Senado aprova reforma nos créditos fiscais para VEs

O Senado dos EUA aprovou a Lei de Redução da Inflação por uma estreita maioria, que também inclui a reforma do crédito fiscal para carros elétricos. Após a votação no Senado, o pacote legislativo irá para a Câmara dos Deputados, onde os democratas têm uma pequena maioria. O pacote que agora foi aprovado por 51 a 50 votos inclui um total de 369 bilhões de dólares. Portanto, a Lei de Redução da Inflação também é considerada uma versão renomeada do plano “Reconstruir Melhor” do presidente dos EUA, Joe Biden. A lei inclui inúmeros gastos com proteção climática. Referente a eletromobilidade, a lei garante o crédito fiscal para a compra de um carro elétrico, porém de forma modificada. As mudanças mais importantes são breves: Permanecerá o valor máximo de 7.500 dólares por veículo; o aumento para 12.500 dólares, entretanto discutido, foi rejeitado. O limite superior fixado anteriormente de 200.000 veículos por fabricante será abolido, mas o valor exato do financiamento será no futuro vinculado a uma série de condições – como a origem dos materiais, incluindo as baterias. (Electrive – 08.08.2022)
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EUA: Expansão da infraestrutura de carregamento em Nova York

O Connected Curb foi selecionado para fornecer pontos de carregamento na rua em toda a cidade de Nova York no que a empresa chama de “projeto emblemático inovador”. Fornecido para o Departamento de Transportes da Cidade de Nova York (NYC DOT, na sigla em inglês) e Newlab, o piloto pode levar a 10.000 carregadores de calçada em Nova York até 2030. Por enquanto, no entanto, o NYC DOT quer que o Connected Curb demonstre que o acesso público a pontos de carregamento pode aumentar a propriedade de VEs entre os 50% dos moradores que estacionam seus carros nas ruas de Nova York. É o primeiro projeto da empresa nos Estados Unidos, e eles competem ou trabalham ao lado de Char.gy e Voltpost no projeto. O planejamento e o projeto piloto estão em andamento agora, para serem lançados no outono de 2022. (Electrive – 07.08.2022)
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China: Isenção de impostos para VEs tem prazo estendido

A China estenderá um incentivo fiscal para compras de veículos elétricos além da data de expiração do benefício, em dezembro, uma vez que o governo tenta expandir esse mercado no qual seus fabricantes nacionais têm vantagem. O Conselho de Estado, gabinete de governo da China, decidiu continuar a isenção de imposto de aquisição para veículos de energia nova, um termo abrangente para vários tipos de carros eletrificados. O Conselho de Estado não especificou a duração da extensão, mas "pode ser por mais um ano", disse um executivo do grupo industrial. O incentivo fiscal se aplica a veículos elétricos, híbridos plug-in e veículos movidos a célula de combustível. Híbridos que não são plug-in não recebem o benefício fiscal. (Valor Econômico – 02.08.2022)
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Indonésia: Metas para a mobilidade elétrica

O ministro da Economia da Indonésia, Airlangga Hartarto, está convencido de que nos próximos anos a demanda por veículos elétricos de duas e quatro rodas crescerá consideravelmente em todo o Sudeste Asiático. A meta da Indonésia, que tem uma população de 270 milhões de habitantes, é vender exclusivamente veículos movidos a bateria até 2050. O primeiro "ponto de verificação" desse processo de descarbonização está marcado para 2030, ano em que o governo espera poder contar com uma frota circulante composta por 2,2 milhões de carros elétricos e 13 milhões de motocicletas elétricas. (Inside EVs - 01.08.2022)
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Inovação e Tecnologia

Eletra: Lançamento de ônibus elétrico com tecnologia 100% nacional

Líder nacional em tecnologia de transporte sustentável, a Eletra apresentará na LatBus 2022 seus novos ônibus elétricos com tecnologia 100% nacional, inclusive as baterias. Os destaques são o e-Bus 12,5m e o e-Bus 15m, totalmente elétricos, com autonomia de 250 km, que estarão em exposição no estande da Eletra, ao lado do auditório principal. Ainda este ano, a empresa também lançará o e-Bus 12,8m, o e-Bus 21,5m articulado e o e-Bus 10m, com opção de recargas de oportunidade. “Nosso objetivo é ser a maior montadora brasileira de ônibus elétricos, com tecnologia inteiramente nacional. Há 20 anos, produzimos os mais inovadores ônibus elétricos em circulação no país e os ônibus elétricos da Eletra caracterizam-se pela versatilidade e confiabilidade. Foram concebidos para rodar em qualquer ambiente urbano, desde linhas troncais e corredores centrais até alimentadoras, com perfil e topografia voltados para regiões periféricas de nossas cidades", disse Milena Romano, CEO da Eletra. (Folha do ABC - 07.08.2022)
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PUC-RS: Laboratório E-mobility será lançado em 2022

O primeiro laboratório para ensaios em componentes ligados a veículos elétricos será inaugurado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), até o fim do ano. Com investimento inicial de R$ 20 milhões, o E-mobility contará com equipamentos rastreados e calibrados, que vão propiciar mais segurança e melhor desempenho às baterias e estações de recarga. A iniciativa é resultado da cooperação entre a PUC-RS – por meio dos Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios (Labelo) –, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e o grupo de certificação de produtos PCN, da Coreia do Sul. O acordo permite a troca de conhecimento e metodologias e o acesso das equipes ao que há de mais moderno em mobilidade elétrica. Seminários preliminares expuseram os riscos associados à utilização de bateria em veículos, os padrões de qualidade necessários para a garantia de segurança e as melhores práticas de reciclagem e descarte do componente. (O Estado de São Paulo - 03.08.2022)
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USP-IEEE/Marcos Simplício: “VEs exigem mecanismos de cibersegurança”

Os automóveis movidos a bateria precisarão de atualizações periódicas nos sistemas a fim de evitar interferências, principalmente quando se tornarem autônomos. “As fabricantes deverão estar atentas a tentativas de ataque de hackers”, adverte Marcos Antônio Simplício Junior, professor de computação da Universidade de São Paulo e membro do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), organização dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade e que atua em 160 países. Segundo ele, quanto mais eletrônica embarcada, mais difícil é garantir que não haja nenhuma falha a ser explorada por um ataque cibernético. Uma das principais preocupações dos especialistas com os carros elétricos e autônomos é saber se o usuário estará totalmente seguro, sem riscos de sofrer um acidente por falha mecânica, desviando da rota pretendida. Para lidar com a segurança de dados, os veículos se valerão de mecanismos de cibersegurança, como assinatura digital das mensagens. “Na Europa e nos Estados Unidos, já existem padrões desenvolvidos pelo IEEE para alcançar essa proteção”, ressalta Simplício Junior. (O Estado de São Paulo - 03.08.2022)
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BP: Investimento em laboratório de baterias no Reino Unido

A BP anunciou recentemente que investirá até £ 50 milhões na construção de um laboratório/centro de testes de baterias para VEs. O laboratório será localizado em Pangbourne, Berkshire, na sede global existente da sua subsidiária Castrol. As novas instalações de pesquisa de baterias estão planejadas para “ajudar a avançar no desenvolvimento de tecnologias e engenharia de fluidos para veículos híbridos e totalmente elétricos a bateria”. A ideia é desenvolver fluidos eletrônicos avançados que sejam capazes de gerenciar as temperaturas dentro da bateria, permitindo carregamento ultrarrápido e eficiência aprimorada, o que ajudaria os VEs a obter uma autonomia maior uma única carga e prolongar a vida útil do sistema de transmissão. A expectativa da BP é inaugurar a instalação até o final de 2024. (Electrive - 01.08.2022)
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Orange EV: Financiamento para produção de caminhões elétricos

A Orange EV, uma fabricante norte-americana de caminhões elétricos, fechou uma rodada de financiamento de US$ 35 milhões liderada pela S2G Ventures e CCI, uma afiliada da Henry Crown and Company, para apoiar e acelerar o crescimento da empresa. Fundada em 2012 em Riverside, no estado do Missouri, a Orange EV foi a primeira fabricante do país a implantar comercialmente veículos Classe 8 100% elétricos em 2015. O investimento permitirá que a Orange EV dimensione sua fabricação para atender a crescente demanda por caminhões elétricos e desenvolva novas tecnologias que consolidem a liderança da empresa no segmento de veículos comerciais pesados Classe 8. Em sua segunda década em atividade, a Orange EV é uma das líderes do setor de caminhões elétricos, contando com mais de 450 caminhões elétricos de serviço pesado operando em 130 frotas em 28 estados nos EUA, Canadá e Caribe. (Green Car Congress – 05.08.2022)
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SK On: Novos recursos financeiros estão voltados para construção de gigafábrica na Europa

A SK On garantiu um total de US$ 2 bilhões como recurso de investimento para seu negócio de baterias na Europa com a ajuda da Euler Hermes, uma instituição de seguro de crédito comercial da Alemanha, Korea Trade Insurance Corporation e o Export-Import Bank of Korea. As três agências financiarão a SK On fornecendo garantias de crédito e seguros à medida que a empresa solicita empréstimos em bancos comerciais no exterior. A SK On planeja usar os recursos garantidos para investir na Fábrica No.3 na Europa atualmente em construção em Iváncsa, Hungria. Com um investimento total de KRW 3,31 trilhões (US$ 2,5 bilhões), a planta em Iváncsa produzirá anualmente uma escala de 30 gigawatts-hora (GWh) de baterias a partir de 2024. O valor é suficiente para alimentar 430.000 VEs por ano. A Euler Hermes e a Korea Trade Insurance Corporation fornecerão seguros no valor de US$ 800 milhões e US$ 700 milhões, respectivamente, e o Export-Import Bank of Korea garantirá um empréstimo de US$ 200 milhões. Ao mesmo tempo, o Export-Import Bank of Korea emprestará US$ 300 milhões diretamente à SK. O SK On está definido para retirar o recurso sequencialmente de sete bancos comerciais no exterior a partir do próximo mês. (Green Car Congress – 04.08.2022)
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UFODrive/ Aidan McClean: “Tecnologia V2G auxiliará expansão da geração de energia renovável”

Uma rede de energia renovável precisa de uma fonte de energia de backup para quando o sol não está brilhando ou o vento sopra. Tradicionalmente, isso pode ter sido gás, mas agora é menos viável devido a uma redução no fornecimento de gás russo. Os VEs podem ajudar a alcançar essa rede de energia sob demanda flexível, barata e independente. Aidan McClean, CEO da UFODrive, disse: “As respostas para este problema sempre foram numerosas e óbvias, embora difíceis de implementar em geral; armazenamento de bateria, gerenciamento eficiente da rede, controle do lado da oferta, resposta do lado da demanda e armazenamento hidrelétrico bombeado são essenciais. Precisaremos usar tudo isso em massa para tornar nossa rede de energia à prova de futuro e verde. No entanto, uma solução óbvia está nos encarando: se todas as baterias de veículos elétricos até 2030 pudessem se conectar e alimentar a rede ou a casa de alguém, a Europa teria mais capacidade de armazenamento de bateria do que poderia precisar.” De acordo com a Virta Global, haverá 140-240 milhões de veículos elétricos globalmente até 2030, o que significa que haverá pelo menos 140 milhões de baterias com capacidade de armazenamento agregado de 7TWh, ou 7.000GWh. (Smart Transport – 05.08.2022)
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Tesla: Acordo de compra de minerais críticos visa a produção de baterias

A Tesla assinou recentemente novos contratos com dois de seus fornecedores chineses de materiais para baterias. Os novos acordos da Tesla foram fechados com a Zhejiang Huayou Cobalt Co. e a CNGR Advanced Material Co. A Huayou Cobalt fornecerá cobalto processado para baterias à Tesla de 1º de julho de 2022 até o final de 2025. A CNGR, por sua vez, será a responsável por oferecer o material de cátodo de lítio para Tesla entre 2023 e 2025, de acordo com o novo contrato. Os produtos estarão sujeitos aos preços de mercado de níquel, cobalto e manganês, bem como taxas de refino. A atitude da Tesla é uma aposta pensando no futuro da empresa. Afinal, com o crescimento do segmento dos modelos movidos a bateria, o material estará cada vez mais escasso e a prioridade será daquelas marcas que já possuem um fornecedor próprio. (Electrive - 02.08.2022)
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Toyota e Panasonic: Acordo de compra de lítio visa a produção de baterias

A Prime Planet Energy & Solutions (PPES), consórcio formado pela Toyota e a Panasonic, fechou uma parceria com uma mineradora da empresa australiana Ioneer. O acordo prevê a compra de lítio, por parte da joint-venture entre as duas japonesas, para produção de baterias de carros elétricos nos Estados Unidos. A Ioneer deverá fornecer 4 mil toneladas de carbonato de lítio por ano durante cinco anos na tentativa de competir com a líder de mercado de baterias CATL. Essa quantidade de lítio é suficiente para a fabricação por ano de cerca de 150 mil carros elétricos. No Congresso dos Estados Unidos, uma proposta de expansão do crédito fiscal para veículos elétricos exige que o lítio e outros minerais de EVs sejam adquiridos pelas montadoras a partir de 2023. (Automotive Business - 02.08.2022)
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Xpeng e Alibaba: Parceria visa o desenvolvimento de veículos autônomos

O Alibaba informou, na manhã do dia 2 de agosto, que fechou uma parceria com a Xpeng, para desenvolver novas tecnologias no ramo de carros autônomos. De acordo com as informações divulgadas pela CNBC, as empresas estão abrindo um centro de computação para construir softwares para os veículos. A startup Xpeng usará a tecnologia da nuvem do Alibaba para suas necessidades de computação. Com isso, ela afirma que o novo centro de computação reduzirá o tempo de treinamento para seu principal modelo de direção autônoma de sete dias para aproximadamente uma hora. A busca por agilidade reforça a ambição da marca de avançar no disputado mercado de veículos elétricos da China. Para o Alibaba, a movimentação busca reforçar a divisão de tecnologia em meio a uma desaceleração em seu serviço de ecommerce. (Forbes – 02.08.2022)
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Indústria Automobilística

ABVE: Panorama do mercado de VEs no Brasil

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) anunciou que o país superou, no último mês de julho, a marca histórica de 100 mil veículos eletrificados em circulação. A ABVE põe na conta veículos elétricos a bateria, híbridos plug-in (PHEV) e híbridos (HEV). Este último não pode ser ligado à tomada, tem eletricidade gerada pelo motor a combustão. E ainda tem a categoria híbrido-leve, onde um motor elétrico faz as vezes de gerador para auxiliar a unidade a combustão, mas não traciona as rodas. A própria ABVE reconhece que, embora algo respeitável, o resultado está muito aquém do potencial do mercado brasileiro de veículos de baixa emissão. “Esses 100 mil [veículos] são um grande destaque e mostram que o Brasil está no rumo certo, mas ainda falta muita coisa para a eletrificação avançar”, diz Adalberto Maluf, presidente da associação. Vale destacar que, no primeiro semestre, 20.427 eletrificados foram licenciados no país. Tal representa market share abaixo de 2,5%. Se levarmos em consideração apenas os BEVs, a fatia cai para 0,4%. Destes, a maioria dos elétricos puros foram abocanhados por locadoras e frotistas. (Automotive Business – 05.08.2022)
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Arcadis/Karin Formigoni: Entraves para a difusão dos VEs

Líder mundial no fornecimento de soluções sustentáveis de design, engenharia e consultoria para ativos naturais e construídos, a Arcadis marca presença em 70 países e gera 3,5 bilhões de euros em receita. A companhia oferece soluções de mobilidade que facilitam a adaptação climática e a transição energética rumo à neutralidade de carbono. Em entrevista para a Exame, Karin Formigoni, country manager da empresa no Brasil e resilience business director na região, apontou os desafios que impedem o adeus aos veículos a combustão nortearam a conversa. De acordo com a executiva: “De forma geral, os entraves estão relacionados à atuação e aos incentivos dos governos, que deveriam ser mais assertivos em relação ao tema; à imaturidade do mercado e à velocidade de adaptação.” (Exame - 05.08.2022)
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BYD: Início das vendas de VEs na Alemanha e Suécia

A montadora chinesa BYD continua sua expansão agressiva nos mercados internacionais com o anúncio de que começará a vender seus carros elétricos e híbridos plug-in na Alemanha e na Suécia a partir do quarto trimestre deste ano. Após o lançamento na Austrália em fevereiro, a estreia no Japão no mês passado e a anunciada entrada nos Países Baixos em setembro, a BYD nomeou o grupo europeu de revendedores Hedin Mobility Group para distribuir e vender seus carros de passeio na Suécia e Alemanha. (Inside EVs - 02.08.2022)
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BYD e Shlomo: Parceria visa a comercialização de VEs em Israel

A BYD continua sua série de entradas no mercado com modelos de carros de passeio fora da China. Em Israel, a fabricante chinesa está cooperando com a Shlomo Motors para a distribuição de seus carros elétricos e aceitará encomendas a partir de agosto. Os dois primeiros showrooms da BYD em Israel devem abrir em Petach Tikva e Haifa em setembro, de acordo com a empresa. Os dois primeiros locais serão complementados por um showroom em Jerusalém em outubro e uma operação em Be’er Sheva em dezembro. (Electrive - 04.08.2022)
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Stellantis: Panorama de vendas de VEs na Europa

A Stellantis está em alta na Europa quando se trata de vendas de carros elétricos, com o grupo franco-ítalo-americano ultrapassando a Tesla no primeiro semestre do ano e se aproximando do Grupo Volkswagen. O grupo automotivo nascido da fusão do Grupo PSA e da Fiat-Chrysler Automobiles pretende se tornar o mais vendido da Europa em VEs a bateria, à frente da Volkswagen e da Tesla. No primeiro semestre de 2022, a Stellantis vendeu 105.413 carros totalmente elétricos na Europa, em comparação com os 78.277 emplacamentos da Tesla, e ficou logo atrás do Grupo Volkswagen (116.307), segundo dados do Dataforce citados pela Automotive News Europe. (Inside EVs - 03.08.2022)
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Tesla: Planejamento inclui a construção de nova fábrica nos EUA

Elon Musk anunciou que a Tesla pode anunciar a localização de outra fábrica na América do Norte antes do final do ano. Musk explicou que a empresa atingiu a marca de três milhões de carros elétricos produzidos na semana passada e reiterou a meta de entregar cerca de 1,5 milhão de veículos este ano. A capacidade de bateria necessária para os 1,5 milhão de veículos foi garantida. A Tesla também manteve sua meta de produzir 20 milhões de carros anualmente em 2030. Isso exigirá dez a doze fábricas, A ofensiva da fábrica pode começar nos EUA. Há algum tempo especula-se sobre uma fábrica na Costa Leste dos EUA, que permitiria à Tesla atender o Ocidente, o Centro e o Oriente com uma fábrica cada. (Electrek - 05.08.2022)
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Tesla: Metas e estratégias para a eletromobilidade

A Tesla, fabricante norte-americana de veículos elétricos (VEs) anunciou recentemente que já produziu 3 milhões de carros elétricos desde o início das operações da empresa em 2008. Durante a reunião anual de acionistas da Tesla, o CEO da empresa, Elon Musk, também anunciou que até o final deste ano, 2022, a Tesla pretende atingir uma taxa anual de produção de 2 milhões de veículos. Em perspectiva com o passado recente, a Tesla produziu mais de 900.000 veículos elétricos em 2021. A fabricante ainda planeja atingir um crescimento de 50% para 2022, produzindo cerca de 1,5 milhão de carros elétricos. Rumo a 2023, a montadora terá capacidade para produzir 2 milhões de veículos por ano, e esse número crescerá à medida que o ano avança. "Graças ao trabalho árduo da equipe Tesla, já conseguimos alcançar uma taxa de execução anualizada de 1,5 milhão de unidades. Pretendemos alcançar uma taxa de 2 milhões de veículos até o final do ano", disse Elon Musk, CEO da Tesla. (Inside EVs - 05.08.2022)
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Toyota: Construção de fábrica de VEs na Indonésia

A Toyota está preparando um mega investimento na Indonésia: 1,8 bilhão de dólares para construir uma fábrica dedicada a VEs. O governo de Jacarta, segundo a Reuters, deu a notícia. A escolha de se concentrar em uma nação como a Indonésia não é por acaso. A principal razão pela qual a Toyota decidiu investir no país é representada pela grande disponibilidade de níquel presente no seu subsolo. Uma das matérias-primas fundamentais para a produção de modernas baterias de íons de lítio. (Inside EVs - 01.08.2022)
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Volvo: Fábrica na Suécia focará em baterias para VEs comerciais

Para atender à crescente demanda por veículos pesados a bateria, o Grupo Volvo iniciou o processo para estabelecer uma planta de produção em larga escala para células de bateria na Suécia. O Grupo Volvo planeja aumentar gradualmente a capacidade e atingir a produção em série em larga escala até 2030. As células da bateria serão projetadas especificamente para aplicações em veículos comerciais, apoiando a implantação global de caminhões elétricos, ônibus, equipamentos de construção e transmissões elétricas para diferentes aplicações. O estabelecimento do local de produção está sujeito a aprovações das autoridades competentes. A localização final será determinada após a realização da consulta pública e as operações sujeitas a aprovação de licenças ambientais. (Green Car Congress - 04.08.2022)
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Meio Ambiente

ESG: Certel inaugura segunda estação de recarga veicular no RS

A Cooperativa Certel inaugurou na última quinta-feira, 4 de agosto, a sua segunda estação de recarga para veículos elétricos, localizada em Lajeado, no Rio Grande do Sul. A empresa destacou que o eletroposto vem para ampliar um benefício que a Cooperativa já oferece desde o ano passado em Teutônia, onde está instalado o seu primeiro eletroposto e ressaltou que, apesar do VE ainda ser uma novidade, a frota da região já conta com alguns exemplares, como a própria Certel, que possui um carro 100% elétrico. Além de ser uma vantagem econômica, se comparada com a utilização de combustíveis fósseis, o projeto também engloba um futuro sustentável, por envolver o uso de energia oriunda de fontes renováveis. De acordo com a Certel, os eletropostos da Cooperativa são muito positivos considerando-se a estimativa de que, até 2033, aproximadamente 50% da frota seja de veículos elétricos. (CanalEnergia – 05.08.2022)
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ESG: BP inaugura estação de recarga voltada para caminhões elétricos

A BP abriu sua primeira estação de carregamento rápido voltada para caminhões elétricos médios e pesados, como parte da preparação para a eletrificação em massa. A estação está localizada no posto de combustível da marca Aral da BP em Rheinland-Pfalz, Alemanha. A empresa estima que durante uma pausa obrigatória de 45 minutos, um caminhão elétrico típico pode reabastecer cerca de 150-200 km de alcance de condução. Enquanto isso, o motorista tem acesso a serviços adicionais, como comida e bebida para suas viagens, além de banheiros. Este é apenas o primeiro passo. No caso da primeira estação da BP, a empresa fez parceria com a Daimler Truck, que já fabrica os caminhões elétricos Mercedes-Benz eActros e eEconic. As duas empresas pretendem "entender os requisitos para um hub de carregamento de caminhões". (Inside EVs - 06.08.2022)
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ESG: UFODrive planeja expandir serviço de locação de VEs para os EUA

A UFODrive, startup de alugel de carros elétricos na Europa, anunciou que está abrindo uma nova unidade nos Estados Unidos, mais especificamente em São Francisco. E são planejadas novas instalações em Nova York e Austin. A empresa já atua em em 16 cidades da Europa, incluindo Londres, Paris, Berlim, Amsterdã e Dublin, desde sua fundação em 2018, e desembarcou nos EUA em um momento crucial, onde o valor da gasolina está alto. A ideia da UFODrive é facilitar o aluguel de carros elétricos, sem que o cliente precise falar pessoalmente com qualquer funcionário. Com planos diários, semanais e mensais, a empresa realiza a reserva dos veículos por meio de um aplicativo. No app, o cliente é orientado sobre todo o processo de verificação de identidade, localização do carro, verificação de possíveis danos, assinatura do contrato e até condução do automóvel. A companhia abriu duas baias de veículos no centro de São Francisco e trabalhou junto com a Inspiration para abastecer os locais com alguns carros da Tesla. (Olhar Digital – 05.08.2022)
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ESG: Royal Mail atinge meta de VEs em frota comercial

O Royal Mail, serviço postal nacional do Reino Unido, anunciou que cumpriu sua meta estabelecida em junho de 2021 de incorporar 3 mil vans elétricas para as agências de entrega em todo o Reino Unido. Até agora, 70 agências de entrega fizeram a transição para operações postais com emissão zero total ou parcial. A primeira delas entrou em operação com uma frota totalmente elétrica na cidade de Bristol, em meados do ano passado. O 3.000º veículo elétrico, por sua vez, foi entregue no início deste mês ao Peterborough Delivery Office. A empresa de serviços postais também anunciou recentemente um acordo de compra com a Peugeot visando a incorporação de mais 2 mil VEs à sua frota. A expectativa é que os modelos ofertados sejam as vans Peugeot e-Partner e Peugeot e-Expert, que possuem uma autonomia de até 130 milhas com uma única carga. Dentro de sua estratégia de promoção da sustentabilidade, o Royal Mail pretende converter todos os carros da empresa em veículos elétricos até 2030. (Electrive - 01.08.2022)
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Eventos

Latam Mobility: Webinar discute a descarbonização e futuro dos VEs

Nomes de peso do setor de mobilidade, como Silvani Pereira (presidente do Metrô de São Paulo) e do mercado de carros elétricos no Brasil, como Adalberto Maluf (diretor da BYD e presidente da ABVE), fizeram parte do Latam Mobility Day Brasil, evento online realizado no último dia 04/08. A ideia foi discutir, principalmente, a mobilidade sustentável como aliada da descarbonização no Brasil e, também, quais são as perspectivas para o mercado de veículos elétricos no Brasil, que vem crescendo, mas ainda está engatinhando quando comparado a outros países, como a China. A falta de incentivo governamental no Brasil foi um ponto levantado por Adalberto Maluf, diretor da BYD e presidente da ABVE, que sublinhou que um esforço de integração e coordenação dos agentes econômicos por parte do governo federal é necessário para dar uma visão de futuro ao setor da eletromobilidade. Da mesma forma, faz-se necessária a elaboração de uma política pública nacional de eletromobilidade. (CanalTech - 05.08.2022)
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Salão do VE Latino-Americano: Evento acontece em setembro, na cidade de São Paulo

O Salão VE – Veículo Elétrico Latino-Americano está confirmado para os dias 1 a 3 de setembro de 2022. O evento promete reunir mais de 60 expositores de veículos leves e pesados, componentes, infraestrutura e serviços no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento é considerado estratégico para empresas e executivos fazerem contato direto com varejistas, atacadistas, distribuidores e lojistas. A expectativa de público é de 8 mil pessoas, segundo os organizadores. O evento será no formato das edições anteriores, com uma área de exposição com novidades de produtos e serviços, além de espaço para test-drive e ride. Também está previsto o Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos C-MOVE (nos dias 1 e 2 de setembro). Serão mais de 30 palestras online e presenciais no C-MOVE para debater políticas públicas e tendências de mobilidade elétrica e híbrida no Brasil e no mundo. (Automotive Business – 08.08.2022)
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ICCT: Metas e padrões de eficiência energética para veículos de emissão zero no Chile

Pesquisadores do International Council on Clean Transportation publicaram recentemente um documento no qual analisam a nova lei de eficiência energética promulgada no Chile e suas respectivas metas de disseminação de veículos de emissão zero. O estudo leva em conta a liderança chilena no âmbito das políticas públicas de transporte limpo e foca nas implicações que essas duas novas políticas têm para a descarbonização das frotas no contexto regional e internacional. O relatório destaca que a nova lei energética trata não apenas da eficiência de veículos leves, médios e pesados, como também versa sobre a questão dos incentivos de adoção e da interoperabilidade para sistemas de recarga de veículos elétricos. Os pesquisadores sublinham que o pilar da infraestrutura de recarga, em especial, necessitará de políticas de apoio que promovam a igualdade de acesso a todos os segmentos da sociedade visando a uma disseminação sistêmica dos veículos de emissão zero. (ICCT - 03.08.2022)
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What Car: Autonomia dos VEs é ainda maior do que o esperado

Um estudo realizado recentemente pela empresa britânica "What Car?" sugere que os VEs possuem uma autonomia ainda maior do que o esperado. Os testes de alcance sugerem que os VEs analisados no estudo podem viajar até 19 milhas, em média, depois que suas leituras de alcance atingirem zero. Os testes foram realizados em um campo de provas fechado, com uma rota de 15 milhas consistindo em 2,6 milhas de tráfego urbano simulado de parada e partida, quatro milhas de condução constante de 50 mph e oito milhas de condução a uma velocidade constante de 70 mph. O resultado observado foi que os VEs são capazes de circular por várias milhas após a sinalização de descarregamento ser acionada, sugerindo que as leituras de alcance são deliberadamente programadas para serem conservadoras (de forma que os condutores possuam sempre um "banco de energia de emergência"). O diretor da empresa Steve Huntingford disse: “O medo do que acontecerá se você ficar sem carga em um carro elétrico continua a desencorajar muitas pessoas a fazer a troca, mas nosso teste mostrou que você não apenas recebe muitos avisos, mas que mesmo quando o a leitura de alcance chega a zero, você ainda tem tempo de sobra para chegar a uma área de refúgio ou encontrar outro lugar seguro para recarregar". (Smart Transport - 04.08.2022)
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