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IFE
03/08/2022

Assinatura:
Equipe de Pesquisa UFRJ

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03/08/2022

IFE nº 117

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Políticas Públicas e Regulatórias

Alemanha: Redução de subsídios para compra de VEs a partir de 2023

A Alemanha vai acabar com o subsídio para a compra de carros híbridos-plug in e reduzir o incentivo para carros elétricos puros em 2023. Na última terça-feira (26/7) o ministro da economia alemã, Robert Habeck, disse que o mercado tem crescido rápido e não precisa mais dos incentivos estatais. Com o novo plano, os generosos subsídios para carros elétricos puros que custam até € 40 mil serão reduzidos de € 6 mil para € 4.500 no início de 2023 e para € 3 mil ao longo do ano. Para carros elétricos com preços acima de € 40 mil o subsídio será reduzido de € 5 mil para € 3 mil. A partir de 2024, não serão concedidos incentivos para a compra de carros com valores entre € 45 mil e € 65 mil. “Os veículos elétricos estão cada vez mais populares e não serão mais necessários os subsídios estatais no futuro próximo", disse o ministro da economia alemão, Robert Habeck. As vendas de carros elétricos puros na Alemanha quase dobraram para 328 mil em 2021 no comparativo com o ano anterior, em parte pelos incentivos. A frota do país ultrapassa os 600 mil elétricos puros. Contando os híbridos, o número passa de um milhão de veículos elétricos. E deve chegar a dois milhões neste ano. (Automotive Business – 27.07.2022)
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EUA: Senado avança em proposta de subsídio para VEs

Os democratas no Senado dos EUA apresentaram um novo projeto de lei sobre o crédito fiscal para VEs. A lei ainda não foi aprovada, mas, nesta fase, parece ser uma mera formalidade. Depois de vários cortes, restam apenas 670 bilhões de dólares dos quase dois trilhões de dólares inicialmente, que o pacote de infraestrutura e proteção climática ainda inclui. Sobre o subsídio dos VEs, os democratas abandonaram os planos anteriores de aumentar o crédito para 12.500 dólares em junho, o novo projeto prevê que o crédito fiscal federal de 7.500 dólares por VE será mantido. No entanto, existem algumas mudanças importantes: por exemplo, o crédito não se aplica mais geralmente a todos os VEs, que agora estão sujeitos a certas condições para se qualificar para o crédito. Essencialmente, o carro deve ter sido montado na América do Norte. Outras restrições ao subsídio dizem respeito ao preço dos veículos elegíveis. (Electrive – 29.07.2022)
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Rússia: Moscou vai ampliar rede de estações de carregamento ultrarrápido para ônibus elétricos

Moscou agora está desenvolvendo ativamente sua infraestrutura de carregamento para ônibus elétricos. Atualmente existem 202 estruturas de carregamento na cidade, que planejam instalar mais 115 estações de carregamento ultrarrápido para os ônibus. Os ônibus elétricos podem ser totalmente carregados em 6 a 10 minutos – o suficiente para percorrer 40 a 50 km. Moscou está se concentrando cada vez mais no transporte ecológico. Em 2021, o governo da cidade se recusou a comprar ônibus a diesel. Hoje a cidade já possui a maior frota de ônibus elétricos da Europa em termos de número de ônibus elétricos produzidos na Rússia, especialmente na eco-planta SVARZ. Dois novos ônibus articulados estão sendo testados na cidade. (Green Car Congress – 31.07.2022) 
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Inovação e Tecnologia

GM: Novo programa interativo conecta o consumidor com informações sobre os VEs

A GM promete oferecer uma grande leva de novos veículos elétricos nos próximos anos, muitos dos quais com preços mais acessíveis (em comparação aos valores atuais). Desse modo, a montadora resolveu lançar um novo programa de educação EV gratuito chamado "EV Live". O novo programa EV Live é apenas um dos três principais componentes que a GM está divulgando relacionados à sua "abordagem holística aos VEs". A marca está lançando novos modelos elétricos montados em sua plataforma ultium de última geração, oferecendo carregamento acessível através da rede Ultium Charge 360, e adicionando uma plataforma educacional para promover e acelerar a adoção de VEs. De acordo com a GM, o EV Live permite que qualquer pessoa se conecte com um especialista em veículo elétrico gratuitamente. Eles simplesmente precisam ter acesso a um smartphone, tablet ou computador conectado à internet. Os especialistas em VEs responderão perguntas em tempo real e/ou promoverão test-drives virtuais com um veículo específico, infraestrutura de carregamento e muito mais. (Inside EVs – 25.07.2022)
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GM e Ford: Estratégia conjunta para o desenvolvimento de veículos autônomos

A General Motors (GM) e a Ford já começam a preparar o terreno para a chegada dos seus primeiros veículos autônomos. Ainda que essa realidade esteja no horizonte para o consumidor final, a dupla de gigantes do mercado automotivo enviou uma solicitação à NHTSA, a Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos EUA, para começar a produzir carros sem volante e pedais. No documento, ambas revelam que confiam nos seus sistemas de direção autônoma. O plano é testá-los o quanto antes nas ruas antes das concorrentes. A GM pediu a liberação para produzir 2,5 mil unidades do Origin, seu veículo autônomo sem nenhum controle manual. Já a Ford, não especificou no relatório qual modelo pretende utilizar no seu programa de testes. A montadora, no entanto, declarou que a autorização “é um passo importante para ajudar a criar um caminho regulatório que permita que tecnologias autônomas amadureçam, eliminando controles e telas que são úteis apenas para motoristas humanos”. (Olhar Digital – 01.08.2022)
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Iberdrola e BP: Parceria visa investimento na infraestrutura de recarga de VEs

A Iberdrola e a BP anunciaram um alinhamento estratégico para avançar na infraestrutura de carregamento de veículos elétricos. Os parceiros destinaram € 1 bilhão para implantar até 11.000 pontos de carregamento rápido na Espanha e em Portugal. O plano inclui a instalação e operação de 5.000 pontos de carregamento rápido até 2025 e até 11.000 até 2030, porém, contando com a rede existente da Iberdrola. As empresas também estão procurando atender em conjunto os clientes de veículos elétricos no Reino Unido, provavelmente por meio das redes da BP. O presidente da Iberdrola, Ignacio Galán, disse: “pretendemos ajudar a avançar na descarbonização e na autossuficiência energética por meio da eletrificação de dois setores-chave de nossa economia, transporte e indústria. A dimensão desse desafio exige alianças entre empresas como a Iberdrola e a BP, que possuem a tecnologia e o conhecimento necessários para ajudar a acelerar o desenvolvimento industrial da Europa”. (Electrive – 28.07.2022)
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Lightning eMotors: Estação de carregamento móvel

Nos EUA, a Lightning eMotors lançou sua próxima geração de carregadores móveis para veículos comerciais e de passageiros, Lightning Mobile. Esta estação de carregamento móvel abrange casos de uso de longo e curto prazo. As carteiras de pedidos estão abertas com entregas a partir do final de 2022. O novo carregador foi projetado para atender a uma variedade de casos de uso, permitindo o carregamento em locais onde as estações de carregamento estático não são possíveis ou que tenham apenas energia de Nível 2 disponível. A empresa diz que a nova estação de carregamento móvel foi o resultado do desenvolvimento de design e engenharia informado por um período de 12 meses de operação do protótipo de primeira geração. A empresa afirma que a unidade móvel é a solução ideal para carregar caminhões comerciais, vans, ônibus e carros em locais remotos, eventos e depósitos. (Electrive - 26.07.2022)
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Lyten: Nova geração de baterias de lítio-enxofre

A tecnologia por trás das baterias modernas está em constante evolução. Há muito tempo se fala dos acumuladores estado sólido, mas o aumento dos custos com matérias-primas está levando à busca contínua de novas soluções. Uma delas vem da californiana Lyten, que justamente para compensar o custo cada vez mais alto de níquel, está trabalhando em uma bateria de lítio-enxofre, outra tecnologia observada com grande interesse por empresas e profissionais. Para coordenar o projeto eles chamaram Celina Mikolajczak, que depois de trabalhar na Tesla e QuantumScape, agora lança um projeto totalmente novo com ambição de mudar o futuro do carro elétrico. A tecnologia baseada em enxofre desenvolvida pela Lyten quer esculpir um novo espaço, com foco em uma dupla vantagem: por um lado, a redução de custos, já que o enxofre é um subproduto industrial que pode ser facilmente encontrado, por outro, um relaxamento da dependência de países como a China. (Inside EVs – 30.07.2022)
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Mercedes: Inaugurada nova estação de recarga para caminhões elétricos na Alemanha

Depois de lançar sua linha de caminhões elétricos, a Mercedes agora está focada na infraestrutura de carregamento dedicada aos seus veículos pesados movidos a bateria. Em Wörth am Rhein, Alemanha, foi inaugurada a primeira estação de carregamento Mercedes-Benz Trucks. Chama-se eTruck Charging Park e representa um verdadeiro hub experimental, no qual os operadores podem não apenas recarregar seu veículo, mas também verificar junto com os técnicos da Mercedes e da Netze BW novas soluções de carregamento e consultoria sobre o uso de baterias pesadas. O eTruck Charging Park possui seis estações de carregamento de diferentes fabricantes, com potências entre 40 e 300 kW, mas como a tecnologia de carregamento evolui rapidamente, a Mercedes optou por focar em uma estrutura modular. Desta forma, você pode adicionar ou substituir estações de carregamento conforme necessário. Em breve, na verdade, o eTruck Charging Park também abrigará uma estação de carregamento MCS (sistema de carregamento megawatt). Além disso, o local também é, em parte, autossuficiente do ponto de vista energético, graças à presença de um sistema fotovoltaico instalado no teto que também inclui um sistema de armazenamento. (Inside EVs - 31.07.2022)
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Nio: Lançamento de baterias de estado sólido está previsto para esse ano

A montadora elétrica chinesa Nio confirmou os seus cronogramas anteriores, segundo os quais os primeiros veículos com bateria de estado sólido de 150 kWh serão entregues este ano. Segundo a empresa, o conjunto de baterias de 150 kWh usa as chamadas células de bateria de estado semi-sólido, que a Nio obtém do fabricante chinês WeLion. As células de estado semi-sólido têm um eletrólito sólido, um material de ânodo feito de um composto de grafite de silício e um cátodo com um teor de níquel “ultra-elevado”. Segundo a WeLion, a bateria possui uma densidade de energia de 360 Wh/kg. Originalmente, as baterias de 150 kWh foram anunciadas para o sedã elétrico ET7, para o qual também foi declarado que a entrega começaria no quarto trimestre de 2022. Segundo a Nio, com as novas baterias de estado sólido o ET7 poderá alcançar uma autonomia de mais de mil quilômetros.(Electrive – 28.07.2022)
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Svolt: Avanço na tecnologia de baterias de estado sólido

A NIO anunciou que está pronta para comercializar suas baterias de estado sólido para carros elétricos ainda este ano. Mas na China a corrida para esta tecnologia é muito acirrada e até mesmo a Svolt, uma empresa nascida com o apoio da Great Wall, afirma ter alcançado progressos importantes neste campo. Especificamente, Svolt relatou ter desenvolvido e testado com sucesso células de 20 amperes com um eletrólito sólido à base de sulfeto. As novas células de estado sólido de Svolt teriam uma densidade energética entre 350 e 400 Wh/kg. Esse valor sugere que as baterias automotivas feitas com essa tecnologia, que atualmente é protegida por 109 patentes, podem atingir alcances de até 1.000 km. Antes de vê-las no mercado, no entanto, as células Svolt terão que passar por outros testes e refinar o seu desenvolvimento. Por enquanto, eles passaram com sucesso nos testes de penetração e aqueles de resistência de temperaturas de até 200 graus. (Inside EVs – 25.07.2022)
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Steck: Lançamento de carregador portátil para VEs

A Steck, especializada em materiais elétricos, está lançando no mercado um carregador veicular portátil, que carrega o veículo na tomada industrial 32A. O produto também oferece a possibilidade de regulagem da potência de carregamento para 2,4kW, 3,8kW, 6,0kW e 7,7kW, o que proporciona maior autonomia e segurança aos proprietários de veículos elétricos (VEs). O acessório está sendo vendido por R$ 4.900 na loja virtual da Steck. Com o acessório, a recarga pode ser feita em garagens, postos de gasolina ou em shoppings habilitados com uma tomada industrial – o que facilita e amplia as possibilidades de uso do veículo pelo proprietário. O produto é habilitado com três seletores de potência, em que os usuários podem decidir se preferem cargas mais rápidas ou mais lentas. Também existe a possibilidade de programar uma recarga de acordo com o trajeto planejado, necessidade e tempo gasto. O recurso é plug and play – ou seja, é habilitado assim que o acessório é conectado à rede elétrica. (Garagem 360 – 28.07.2022)
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Volkswagen: Unidade de armazenamento de energia utiliza baterias usadas

A Volkswagen anunciou este mês uma unidade piloto de armazenamento de energia de bateria criada com módulos reutilizados de unidades de pré-produção dos modelos VW ID.3 e VW ID.4. O chamado power storage container (PSC) foi instalado na fábrica de Zwickau. O principal objetivo do projeto de segunda vida da bateria piloto é desenvolver uma solução sustentável para baterias mais antigas com alguma perda de capacidade, mas que ainda pode ser usada por algum tempo como um sistema de armazenamento de energia, antes de entrar na reciclagem. O PSC da fábrica de Zwickau suporta a estação local de carregamento rápido com quatro carregadores de 150 kW, diminuindo as ondas de energia, além de permitir um melhor uso da instalação fotovoltaica adjacente. A Volkswagen observa que os contêineres de armazenamento de energia podem desempenhar um papel vital para promover o acúmulo de infraestrutura de carregamento rápido em áreas residenciais ou de um modo geral em locais com energia restrita. (Inside EVs - 30.07.2022)
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Indústria Automobilística

ABVE: Panorama de vendas para o primeiro semestre de 2022

Após novos recordes no primeiro semestre de 2022, as vendas de VEs e híbridos atingiram o total de 100.000 unidades comercializadas ao longo da série histórica iniciada em 2012 e compilada pela ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico). O importante anúncio ocorreu durante uma palestra no Instituto de Engenharia, em São Paulo, durante o 1º Debate IE/ABVE Sobre Eletromobilidade, que termina nesta sexta. O marco foi atingido no dia 26 de julho, quando a frota circulante de eletrificados chegou a 100.292 veículos leves, segundo o acompanhamento diário de emplacamentos feito pela ABVE, com apoio de empresas associadas. No acumulado de 2022, as vendas de veículos eletrificados foram de 23.033 unidades, um crescimento de 31% na comparação com os 17.524 dos sete primeiros meses de 2021. (Inside EVs - 29.07.2022)
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Audi: Ampliação de programa de assinatura de VEs em todo o Brasil

A mobilidade vem passando por grandes transformações em todo o mundo com os novos modelos elétricos e híbridos. No Brasil, a Audi possui atualmente a maior gama de veículos sustentáveis do mercado e anuncia a expansão do Audi Luxury Signature, o seu programa de assinatura de veículos, que passa a estar disponível na rede completa de 48 concessionárias da marca espalhadas por todas as regiões do Brasil. O programa lançado como piloto em 2020 foi pioneiro no nicho de veículos premium no país e oferece a oportunidade de dirigir o seu modelo preferido da montadora. Há opções esportivas e elétricas, com planos de 18 e 24 meses e franquia de 1.500 km mensais. Entre as vantagens, o cliente não precisa se preocupar com revisões ou documentação em geral (IPVA, seguro, licenciamento) e ainda conta com a assistência 24 horas do Audi Class Service. O programa oferece uma ampla gama de dez modelos disponíveis para assinatura. (Forbes - 29.07.2022)
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Bright Consulting: Apesar de aumento na participação de VEs, veículos a combustão serão maioria por mais alguns anos

As vendas de veículos BEV (puramente elétricos) e PHEV (híbridos plugáveis), que prometem sustentabilidade e baixa emissão no ciclo do tanque à roda, estão estimadas em 8,3 milhões de veículos em 2022. Esse volume representará 10,2% das 81,5 milhões de veículos emplacados no ano em todo o mundo. Em termos de frota mundial, são 24,8 milhões de eletrificados com estas tecnologias, em um mar de 1,47 bilhão de veículos rodando pelo planeta, o que resulta numa participação de 1,7%. Ou seja, de cada 58 veículos em circulação, um é BEV ou PHEV. A expectativa de participação de rotas tecnológicas sustentáveis BEV+PHEV é da Bright Consulting. Foram utilizados índices de descarte de 3% para a frota global. Com estes números, a frota de veículos que necessita de estações de carregamento chegará com participação de 10,6% no parque circulante global em 2030. No caso do Brasil, se as vendas de veículos híbridos plug in se mantiverem crescentes e a de veículos elétricos dobrarem até 2025 e crescerem 50% até 2030, a frota destes modelos atingirá 950 mil unidades em 2030 com participação de 1,8% na frota total de veículos leves prevista de 58 milhões de unidades. Esses veículos eletrificados e carentes de carregamento dependerão de uma rede de abastecimento ao redor de 160 mil carregadores e um investimento da ordem de US$ 3,4 bilhões. Na verdade, precisamos encontrar soluções para os 57 milhões de veículos não eletrificados de uma frota antiga e malcuidada que roda todos os dias no Brasil. (Automotive Business – 29.07.2022)
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GM/Shilpan Amin: “Estamos avançando com nosso projeto de um futuro totalmente elétrico e com zero emissão”

As necessidades dos consumidores e de toda sociedade ao redor do mundo estão moldando os investimentos que a General Motors (GM) está fazendo para liderar a transformação da mobilidade e enfrentar os principais desafios das mudanças climáticas, dos engarrafamentos e da segurança viária. De acordo com Shilpan Amin, presidente da GM International, a GM está empenhada em implantar suas tecnologias de zero emissão e tecnologias autônomas globalmente para ajudar a construir um futuro mais sustentável para o planeta. “Estamos avançando com nosso projeto de um futuro totalmente elétrico e com zero emissão. A GM está se movendo mais rápido do que nunca e estamos totalmente focados em levar nossas tecnologias inovadoras para os consumidores globalmente”. Em relação à excelente aceitação do consumidor pela nova linha de VEs - "Acabamos de apresentar em detalhes o design do Chevrolet Blazer EV; mais de 73 mil pessoas já reservaram o GMC Hummer; ampliamos a produção do Chevrolet Bolt EV e do Bolt EUV e estamos prevendo um recorde de vendas do modelo neste ano e no próximo ano.” O presidente global da GM International diz ainda que a GM está trabalhando com governos, parceiros e até mesmo com indústrias de outros setores em todo o mundo para acelerar o processo de eletrificação em aspectos fundamentais, como a infraestrutura para recarga dos VEs, regulamentações e políticas públicas apropriadas. A GM vem mudando o seu escopo de negócio, passando de fabricante de automóveis para uma plataforma de inovações em mobilidade, com o fornecimento também de hardware, software e serviços conectados. (Media GM – 28.07.2022)
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GM e LG: Empréstimo garante construção de gigafábrica nos EUA

Uma joint venture entre a General Motors e a empresa sul-coreana de baterias LG Energy Solution deve receber um empréstimo de US$ 2,5 bilhões do Departamento de Energia dos EUA para construir fábricas de células de bateria para veículos elétricos em três estados. O Departamento de Energia disse que fez um compromisso condicional de emprestar o dinheiro para a Ultium Cells, uma joint venture entre GM e LG. O empréstimo pode ajudar a Ultium a financiar três fábricas de baterias de íons de lítio planejadas em Michigan, Ohio e Tennessee, reforçando os esforços do governo Biden para promover veículos elétricos e reduzir a dependência da China para componentes críticos. As plantas ajudarão a fortalecer a independência energética dos EUA e apoiarão a meta de Biden de que os veículos elétricos representem metade de todas as vendas de veículos nos Estados Unidos até 2030, disse a secretária de Energia Jennifer Granholm. A joint venture também planeja construir fábricas de baterias em Lansing, Michigan, e Spring Hill, Tennessee. A GM planeja anunciar o local de uma quarta fábrica este ano, disse a CEO Mary Barra. (Transport Topic News – 26.07.2022)
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GM: Acordo para o fornecimento de material para baterias

A fabricante norte-americana General Motors assinou acordos com a LG Chem e a Livent para o fornecimento de materiais para baterias. A empresa vê isso como um fortalecimento de sua meta de atingir um milhão de unidades de veículos elétricos na América do Norte até o final de 2025. O acordo vinculativo com a LG Chem prevê o fornecimento de material catódico ativo (CAM). Sob ele, a LG Chem fornecerá à GM mais de 950.000 toneladas de CAM do segundo semestre de 2022 até 2030. O material catódico garantido pelo contrato será usado pela Ultium Cells, uma joint venture entre a GM e a LG Energy Solutions, em suas fábricas de células de bateria em Warren, Ohio; Spring Hill, Tennessee; e Lansing, Michigan, de acordo com um comunicado. Espera-se que seja suficiente para a produção de cerca de cinco milhões de veículos elétricos. Ao mesmo tempo, as duas empresas planejam explorar a construção de uma unidade de produção de CAM na América do Norte até o final de 2025. No entanto, detalhes sobre isso não são fornecidos no anúncio. (Electrive – 27.07.2022)
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Ford: Acordo com mineradora argentina visa o fornecimento de lítio para baterias

A Ford avançou em termos de acordos com mineradoras argentinas para extrair o lítio necessário para a fabricação das baterias de seus carros. Em abril passado, a Ford já havia assinado um primeiro acordo de entendimento com a mineradora Lake Resources, que opera no norte da Argentina, perto da fronteira com o Chile. O chamado Projeto Kachi exigirá um investimento de 540 milhões de dólares e começará a operar em 2024. Agora, a Ford divulgou uma nova declaração explicando sua estratégia para fornecer as matérias-primas necessárias para atender à demanda por veículos elétricos globalmente. Lá, o país vizinho foi mencionado mais uma vez. Neste caso, trata-se de um acordo com a mineradora Rio Tinto, para extrair lítio no chamado Projeto Rincón, localizado em Salta. Para este segundo acordo, ainda não foram mencionados o montante do investimento e o ano de implementação das operações conjuntas. (Inside EVs – 28.07.2022)
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Mercedes: Novo caminhão elétrico será utilizado para coleta de lixo

O Mercedes eEconic é um caminhão elétrico "para uso municipal". Dito de forma menos elegante, isto significa que o veículo é um caminhão de lixo. A produção em série teve início na maior fábrica de caminhões da Mercedes-Benz Trucks em Wörth, na Alemanha. Após testes internos, o eEconic vem passando por testes práticos com clientes desde maio de 2022. O primeiro eEconic produzido em série irá para a empresa dinamarquesa de gerenciamento de resíduos Urbaser A/S; outros veículos deverão ser entregues no decorrer do ano. O veículo é o segundo caminhão elétrico a bateria da Mercedes a sair da linha de produção em Wörth - o início da produção dos eActros em outubro de 2021 está a apenas alguns meses de distância. O eEconic é baseado na mesma arquitetura que os eActros. (Inside EVs - 30.07.2022)
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Stellantis: Panorama de venda globais para o primeiro semestre

A Stellantis viu as vendas globais de veículos BEV aumentarem quase 50% em relação ao ano anterior, para 136.000 unidades no primeiro semestre de 2022. Isso está de acordo com os números publicados recentemente pela empresa. De acordo com os próprios números da empresa, isso a coloca em segundo lugar no mercado da UE30 para vendas de BEV e LEV. Veículos elétricos leves incluem bateria elétrica (BEV), híbrido plug-in (PHEV) e veículos elétricos de célula de combustível (FCEV), embora Stellantis não ofereça o último. A diferença com o líder sem nome é inferior a 1.000 veículos. No mercado norte-americano de vendas de LEV, a empresa chega ao terceiro lugar, de acordo com um comunicado. Em seu anúncio, o grupo também confirmou cinco gigafábricas de baterias – três na Europa e duas na América do Norte. (Electrive – 29.07.2022)
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Tesla: Novos planos de investimento

A Tesla mudou seu plano de investimento, de acordo com um registro na Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA. A Tesla deseja investir entre seis a oito bilhões de dólares por ano até 2024. Além disso, os Superchargers nos EUA devem ser abertos a outras marcas. A empresa espera investir um bilhão de dólares a mais do que antes neste ano e nos próximos dois anos – em vez de cinco a sete bilhões de dólares, seis a oito bilhões de dólares foram orçados. O dinheiro adicional deve fluir para as duas novas fábricas em Austin e Grünheide para escalar a produção. (Electrive - 26.07.2022)
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Toyota: Planos para fabricação de VEs na Indonésia

De acordo com um comunicado do Ministério da Economia da Indonésia, a montadora japonesa Toyota planeja investir bilhões de dólares na produção de veículos elétricos a bateria ao longo da década. Segundo o ministro da economia da Indonésia, Airlangga Hartarto, a Toyota investiu mais de 1 bilhão de dólares no país desde 2019. A Toyota também confirmou os planos de investimento logo após o anúncio das autoridades indonésias: "esperamos que com este investimento adicional, o governo indonésio entenda nossa seriedade em investir em veículos elétricos”, disse o vice-presidente da Toyota, Hayakawa. A Indonésia pretende permitir apenas carros e motos movidos a eletricidade até 2050. “Acredito que a demanda por veículos elétricos, sejam de quatro ou duas rodas, continuará a crescer na Indonésia e no Sudeste Asiático”, disse o ministro Airlangga. Nesta linha, a Indonésia quer construir sua própria indústria de baterias com seus grandes depósitos de níquel e se tornar um centro global de produção e exportação de veículos elétricos. (Electrive – 28.07.2022)
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Meio Ambiente

ESG: BV abre linha de financiamento para VEs

O BV anunciou recentemente que recebeu uma linha de US$ 50 milhões da International Finance Corporation (IFC), braço do Banco Mundial no setor privado, para financiar a compra de veículos flex, híbridos e elétricos no Brasil. A operação, com prazo de cinco anos, reforça a aposta do BV, maior financiador de carros seminovos do país, nos chamados “negócios verdes”. Controlado pelo grupo Votorantim e pelo Banco do Brasil, o BV tem um braço de financiamento de paineis residenciais de energia solar. Em maio, o BV também fez uma parceira com o iFood para financiamento de mil motocicletas elétricas para entregadores do aplicativo de entrega de comida. O foco nos “veículos verdes” também deve ajudar o BV na sua meta de neutralizar emissões de toda a frota de veículos que ele financia até 2023, via compra de créditos de carbono. O grupo afirma já ter compensado quase um milhão de toneladas de CO2 desde o início do programa, em 2021. (Forbes Brasil – 26.07.2022)
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ESG: Correios adota bicicletas elétricas em entregas no litoral de SP

Os correios estão usando bicicletas elétricas para carga no litoral de São Paulo. Ao todo, são 33 bikes em Praia Grande. As bikes elétricas long-tail estão no serviço de entregas na cidade. A intenção é ampliar o projeto para 5 mil bicicletas para carga em todo o país. De acordo com os Correios, as bicicletas elétricas para carga já estão em operação. A ação surgiu de um projeto-piloto da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike). Na época, em 2019, a Aliança Bike se uniu com o Labmob/UFRJ para fazer o projeto inicial. Agora, três anos depois, o trabalho começou a dar frutos de forma mais efetiva. De acordo com os Correios, o uso das bikes elétricas para carga tem diversas vantagens. Entre elas, a economia e o fato de ser um veículo sustentável. Afinal, um carro ou moto consome combustível para fazer as entregas. (Estadão Mobilidade – 01.08.2022)
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ESG: CSN lança plano de eletrificação de frotas para mina em MG

Na corrida para reduzir as emissões de carbono, a CSN Mineração lançou um plano de eletrificação de sua frota de veículos ligada às operações de transporte na mina Casa de Pedra, em Congonhas (MG). Por ora, está começando com dois protótipos de veículos elétricos, fabricados na China pela montadora gigante de equipamentos pesados Sany. Atualmente, a CSN Mineração - filhote do grupo CSN que abriu o capital no início do ano passado - conta com uma frota de 64 veículos de grande porte - que faz trabalhos pesados de transporte dentro da área da mina - e mais de 200 veículos menores, os quais fazem carregamentos de subprodutos e rejeitos (frota de apoio). Todos estes veículos são movidos a combustíveis fósseis. Os dois veículos elétricos, que estão previstos para chegar até agosto, já testados em minas na China, vão ser alocados para movimentação de rejeitos. A iniciativa faz parte de um acordo de longo prazo entre a CSN Mineração e a Sany, visando a renovação da frota de veículos da mineradora. Trata-se de um grande pacote, que será entregue em lotes ao longo dos próximos anos, informou Ricardo Grossi, diretor de operações da mineradora. (Valor Econômico – 26.07.2022)
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ESG: DHL incorpora novos caminhões elétricos para frota comercial

A DHL, empresa global de armazenagem e distribuição, anunciou a compra de 40 novos caminhões elétricos. Com isso, sua frota elétrica chega aos 70 veículos (veículos utilitários e caminhões), além de contar com ciclistas para entregas de menor distância e peso e aproximadamente 40 motoristas mulheres já em atuação. O objetivo é aumentar a sustentabilidade reduzindo a pegada de carbono, expandir serviços logísticos sustentáveis e trazer mais diversidade ao perfil do motorista. A DHL Supply Chain irá utilizar os veículos para coletas e entregas em diversas regiões do Brasil, principalmente para os mercados de varejo e e-commerce. “Com os novos caminhões, haverá um impacto grande, pois a capacidade de carga deles é muito superior aos veículos utilitários, possibilitando que utilizemos este perfil de veículo em uma gama maior de projetos logísticos. Conseguimos também chegar a mais mercados e regiões do país com um impacto ambiental quase zero", disse Fábio Miquelin, Vice-presidente de Transportes da empresa. (Frota Cia – 26.07.2022)
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ESG: Neoenergia investe em projeto de eletromobilidade em Fernando de Noronha (PE)

A Neoenergia irá levar 18 veículos elétricos para a Ilha de Fernando de Noronha (PE) por meio do Projeto Trilha Verde, que tem como finalidade promover um estudo para identificar, avaliar e contribuir com o desenvolvimento de soluções e modelos de negócio voltados à mobilidade elétrica para o arquipélago. Esses carros ficarão à disposição de pousadas, locadoras, instituições que atuam na ilha, administração, equipes técnicas da concessionária e outros negócios ligados ao turismo. A intenção é analisar a utilização dos veículos em cada setor da economia local. O Trilha Verde prevê ainda a instalação de 12 estações de carregamento veiculares. O abastecimento desses postos será realizado totalmente com energia limpa, fornecida pela geração fotovoltaica das duas novas usinas solares. A potência instalada total das plantas será de 100 kWp e a primeira delas já foi concluída. Vale destacar que para permitir o uso de energia limpa mesmo nos momentos em que não houver geração solar suficiente, será implantado também um sistema de armazenamento de energia com potência de 100 kW/200 kWh. O projeto de mobilidade com carros elétricos integra o P&D da Neoenergia, regulado pela Aneel, com a parceria do Governo de Pernambuco, da Renault, WEG, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), IATI, do CPqD, eiON e Incharge. (CanalEnergia – 26.07.2022)
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ESG: E-Wolf cria modelo de negócio para que postos possam rentabilizar a recarga de VEs

A recarga de veículos elétricos começa a ganhar espaço como uma nova possibilidade de negócios para esses estabelecimentos. O tema foi debatido na 15ª edição da ExpoPostos & Conveniência, evento oficial do mercado na América Latina ocorrido nesta semana em São Paulo. Expositora da ExpoPostos, a startup E-Wolf mostrou exemplos de suas soluções para recarga normal e rápida para veículos leves e pesados. É considerado rápido um carregamento que leva aproximadamente 20 minutos para ser concluído. No Brasil, a empresa possui 1.500 estações públicas de recarga e vem registrando um crescimento de 5% a 6% mensalmente. Para cumprir a meta de ter 10 carregadores para cada VE, o cofundador Thiago Castilha mira nos postos de combustíveis para a ampliação dos serviços. Castilha conta que a E-Wolf montou um modelo de negócio em que os postos de combustíveis podem rentabilizar a recarga de VEs, assim como já acontece com estacionamentos e shoppings. Apesar da oferta de energia elétrica para a recarga de veículos ainda não ter um modelo de monetização no Brasil, há outros ganhos potenciais envolvidos. (Automotive Business – 29.07.2022)
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Eventos

Bright Consulting: Panorama da eletromobilidade no Brasil

Em artigo publicado no boletim da Bright Consulting, Paulo Cardamone, CEO da empresa de consultoria, estima que o Brasil terá cerca de 950 mil carros elétricos e híbridos plug-in em circulação em 2030, o que representará apenas 1,8% de uma frota prevista de 58 milhões de veículos. “Esses veículos eletrificados e carentes de carregamento dependerão de uma rede de abastecimento ao redor de 160 mil carregadores e um investimento da ordem de US$ 3,4 bilhões”, diz Cardamone. “Na verdade, precisamos encontrar soluções para os 57 milhões de veículos não eletrificados de uma frota antiga e mal cuidada que roda todos os dias no Brasil". Dessa forma, na visão da Bright Consulting os veículos a combustão continuarão sendo dominantes no mundo inteiro por muitos anos. (Terra – 29.07.2022)
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C-MOVE: Congresso de Mobilidade Elétrica discutirá soluções para cidades inteligentes

O C-MOVE – Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos, marcado para 1 a 2 de setembro no Expo Center Norte, terá um módulo com quatro painéis dedicados a cidades inteligentes. O congresso é realizado de forma simultânea ao salão VE – Veículo Elétrico Latino-Americano, que acontece entre os dias 1 a 3 de setembro, no mesmo local. Os eventos reúnem especialistas de diversas partes do mundo e abordam políticas públicas, tecnologias e tendências sobre a mobilidade híbrida e elétrica no Brasil e no mundo. “A mobilidade elétrica é um ponto central de uma cidade inteligente. Por isso, acredito ser importante promover uma discussão aprofundada sobre como os veículos elétricos podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população”, explica Ricardo Guggisberg, presidente da MES Eventos, organizadora do VE e do C-Move. De acordo com o executivo, o C-MOVE traz debates sobre a infraestrutura, incluindo serviços e componentes, necessária para que esse sistema funcione de forma fluida. (Portal Radar – 29.07.2022)
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Polestar: Compra de VEs não está ligada a questões ambientais

A Polestar, marca sueca de carros elétricos, realizou uma pesquisa com mais de cinco mil motoristas nos Estados Unidos, e descobriu que 55% dos entrevistados compram carros elétricos por outros motivos que não os benefícios ambientais. Os dados foram obtidos no início deste ano, onde motoristas de carros a combustão e de VEs foram questionados sobre o estado de aceitação de um modelo eletrificado, infraestrutura de carregamento e a percepção das marcas de carros elétricos ao comprar um veículo. Porém, para surpresa de alguns, a tecnologia no veículo, a conectividade e as ofertas de sistemas de info-entretenimento foram apontadas como as decisões mais importantes para os consumidores que mudam para um carro elétrico a partir de um veículo de combustão interna. Os dados revelam que a imagem da marca também faz a diferença para os consumidores. 57% dos millennials (25 a 40 anos) confiam nas novas marcas de carros elétricos em comparação com apenas 28% dos Baby Boomers (57 a 75 anos). Quase metade (46%) de todos os entrevistados estão mais abertos a novas marcas e start-ups, quando se trata de comprar um carro elétrico. (Garagem 360 – 28.07.2022)
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