12/09/2019

GESEL: Projetos de P&D de Mobilidade Elétrica são aprovados pela Aneel

O GESEL obteve, nesta terça-feira, dia 10/09, aprovação da Aneel para todos os quatro projetos apresentados no âmbito do Projeto Estratégico de P&D nº 22: “Desenvolvimento de Soluções em Mobilidade Elétrica Eficiente”. Destaca-se que em três destes projetos o GESEL terá atuação como coordenador executivo. O caráter inovador destes projetos advém da Rede de Inovação (RISE) formada entre as empresas proponentes (EDP, CPFL, Light e Neoenergia) e as entidades executoras (GESEL, Siemens, Grupo Volkswagen, MAN, Efacec, ABB, Movida, Universidade de Coimbra, CIMATEC e PET/COPPE). Os projetos, que terão duração de três anos, abrangem diferentes áreas da mobilidade elétrica, como transporte de passageiros, de carga, frotas de veículos elétricos e a concepção de eletrovias. Outro aspecto relevante desta chamada estratégica é a preocupação de que os projetos possuam condições de inserir novos produtos e sistemas no mercado brasileiro, reforçando seu caráter de aplicabilidade. Ao todo foram apresentados 38 projetos à Aneel (sendo 30 aprovados), com expectativa de investimentos da ordem de R$ 600 milhões. (GESEL-IE-UFRJ – 12.09.2019)