23/09/2022

GESEL: Minicurso de Modelagem do Sistema Elétrico com o software Plexos

O Minicurso de “Modelagem do Sistema Elétrico Brasileiro utilizando o Plexos” oferecido pelo Programa de Engenharia Elétrica da COPPE/UFRJ, em parceria o GESEL/IE-UFRJ, está sendo ministrado nos dias 21, 23 e 28 de setembro em modalidade presencial, no Centro de Tecnologia I. O software Plexos, da Energy Exemplar, é uma das ferramentas mais avançadas para realização de estudos de planejamento e operação. Capaz de considerar cenários prospectivos de elevada participação de geração de energia renovável variável e as características dos sistemas de armazenamento se provou uma ferramenta computacional robusta para o planejamento eletroenergético. O evento com o objetivo de introduzir ao uso e às potencialidades do software, apresentar as metodologias e ferramentas utilizadas em projetos de pesquisa já conduzidos, bem como ampliar o leque de interessados em desenvolver pesquisas correlatas, conta com diversos profissionais, alunos de mestrado e da graduação. (GESEL-IE-UFRJ – 23.09.2022)