09/08/2016

GESEL apresenta Projeto de Pesquisa “Aspectos regulatórios relacionados a perdas não técnicas em Áreas com Severas Restrições Operativas”

No último dia 4 de agosto, uma equipe do GESEL – Grupo de Estudos do Setor Elétrico do Instituto de Economia da UFRJ –, liderada pelo Prof. Nivalde de Castro, coordenador do Grupo, esteve na sede da Enel Brasil, em reunião com representantes da empresa e também da concessionária de energia elétrica carioca Light. O encontro faz parte de um Projeto de Pesquisa em processo de assinatura intitulado “Aspectos regulatórios relacionados a perdas não técnicas em Áreas com Severas Restrições Operativas”. O Projeto é desenvolvido pelo GESEL, financiado pela Light e vinculado ao Programa de P&D da Aneel. Na Enel, Roberto Brandão, coordenador da área de Regulação do GESEL, expôs com detalhes o projeto de P&D do Grupo. Também foram apresentadas, pela Enel, as suas iniciativas de P&D na área de perdas não técnicas, realizadas em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). Notou-se que os projetos têm alguns pontos em comum e muitas informações complementares. Como desdobramentos do evento, foram marcadas novas reuniões: uma para apresentação da equipe da UFF e outra com a diretoria da Enel para discutir com o GESEL oportunidades de inovações regulatórias de interesse da empresa. (GESEL-IE-UFRJ – 09.08.2016)