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IFE: nº 5.465 -11 de abril de 2022
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gesel@gesel.ie.ufrj.br
lEditor: Prof. Nivalde J. de Castro

Índice

Regulação e Reestruturação do Setor
1
Para especialistas, mudança para bandeira verde não compromete operação

Transição Energética
1 Reino Unido busca energia nuclear para reduzir dependência energética da Rússia

Empresas
1 Cemig e Governo de MG anunciam investimento de R$ 1,8 bi na modernização da rede elétrica rural
2 Cemig Sim compra fatia em SPEs com usinas fotovoltaicas por R$ 37,2 mi
3 Cteep aprova 12ª emissão de debêntures no valor de R$ 700 mi
4 Cteep: Fitch atribui Rating 'AAA(bra)' à proposta de 12ª emissão de debêntures
5 Total Eren é a nova associada da Abraceel

Leilões
1 Leilão de Energia Nova A-4 de 2022: EPE divulga Informações Complementares sobre as Margens de Escoamento

Oferta e Demanda de Energia Elétrica
1 Região Sul tem aumento de 0,4 p.p e conta com 48,7% da capacidade
2 Expansão da geração soma 347 MW em março
3 Com alta de 1,08% em energia, IPCA de março fica em 1,62%

Mobilidade Elétrica
1 ABVE: Vendas crescem 115% no Brasil no 1º trimestre
2 BMW desenvolve projeto de estação de recarga inovadora no Brasil
3 América Latina: Mercado de carros elétricos dobra de tamanho em 2021
4 Noruega: VEs batem novo recorde com 86% de participação

5 Novas tendências da eletrificação da mobilidade
6 Titan Freight System: Dificuldades para a eletrificação de pequenas operadoras de frotas
7 FedEx/Amazon: Compromissos para eletrificação das frotas comerciais
8 Geely/3DOM: Desenvolvimento de VE comercial para serviços

9 CATL: Produção de baterias na Europa

10 Nissan anuncia linha de produção piloto para baterias do estado sólido

Gás e Termelétricas
1 ANP prorroga consulta pública sobre edital que viabiliza construção do Gasig
2 TBG realiza até o dia 28 de abril rodada de oferta de capacidade no curto prazo


 

 

 

Regulação e Reestruturação do Setor

1 Para especialistas, mudança para bandeira verde não compromete operação

Especialistas ouvidos pelo Valor acreditam que a decisão de antecipar para o próximo dia 16 a adoção da bandeira verde na cobrança das contas de luz não vai significar riscos para a operação e ressaltam que há espaço sim para abrir mão do despacho extraordinário das termelétricas devido ao regime de chuvas melhor que o esperado. Mas eles ponderam que a redução de valores nas contas de luz não será da magnitude dita ontem pelo presidente Jair Bolsonaro, de 20%. Maurício Tolmasquim, professor da Coppe/UFRJ e ex-presidente da EPE, ressaltou que os reservatórios do subsistema Sudeste-Centro-Oeste, que representam 70% da capacidade de armazenamento do SINestão no nível mais alto desde julho de 2013. Mas ele ressalta que a decisão sobre a adoção da bandeira verde no lugar da bandeira de escassez hídrica é política, uma vez que a conta das bandeiras ainda está deficitária. Para pagar essa conta com a bandeira verde, o governo fará um empréstimo junto às distribuidoras, que deverá ser pago a partir do ano que vem. “Você poderia manter a bandeira e pagar o que falta pagar ou eliminar a bandeira, mas jogando a conta para o próximo ano. Não tem jeito, ou a gente paga agora ou paga a partir do ano que vem através do reembolso do financiamento”, afirma. Devido à crise hídrica, a Aneel anunciou que a bandeira de escassez hídrica de forma a cobrir o custo de R$ 13,8 bilhões. A bandeira especial acrescentava R$ 14,20 a cada 100 kilowatt-hora (Kwh) de consumo no mês. (Valor Econômico – 08.04.2022)

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Transição Energética

1 Reino Unido busca energia nuclear para reduzir dependência energética da Rússia

O primeiro-ministro do Reino Unido anunciou planos para construir mais usinas nucleares, aumentar a produção de energia renovável e explorar ainda mais as reservas domésticas de petróleo e gás para ajudar o país a reduzir sua dependência da energia russa. Os preços do petróleo e do gás natural dispararam nos últimos meses, primeiro com o aumento da demanda por energia após a pandemia e, mais recentemente, em meio à preocupação de que a guerra possa reduzir o fornecimento da Rússia. Os altos preços estão alimentando uma crise de custo de vida no Reino Unido, onde os preços do gás e da eletricidade aumentaram 54% este mês. O governo respondeu a essas questões com o que chamou de estratégia para impulsionar "independência energética, segurança e prosperidade de longo prazo". "Trata-se de enfrentar os erros do passado e garantir que estamos bem preparados para o futuro", disse Johnson, em Hinkley Point C, uma usina nuclear em construção na Inglaterra. O projeto inclui planos para construir oito novos reatores nucleares até 2050, triplicando a produção de energia nuclear do Reino Unido para 24 gigawatts, ou um quarto da demanda projetada de eletricidade. (BroadCast Energia – 08.04.2022)

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Empresas

1 Cemig e Governo de MG anunciam investimento de R$ 1,8 bi na modernização da rede elétrica rural

A Cemig e o Governo de Minas Gerais lançaram o Programa Minas Trifásico, que visa reforçar a rede de média tensão nas áreas rurais do estado e melhorar a qualidade do fornecimento de energia a produtores rurais, moradores e pequenos comércios dessas regiões. A iniciativa vai demandar investimentos da ordem de R$ 1,8 bilhão ao longo dos próximos cinco anos. Apenas em 2022, a previsão de investimentos é de R$ 335 milhões na construção e conversão de 4,6 mil quilômetros de rede. A meta é entregar, até 2027, a conversão de 25 mil km de redes monofásicas para trifásicas, além da construção de 5 mil quilômetros de interligações entre circuitos trifásicos em todo o estado. A empresa afirma que o programa vai beneficiar praticamente todos os municípios da área de concessão da Cemig D. Inicialmente, o programa deve focar esforços nas áreas com maior número de clientes conectados e que hoje dispõe de redes monofásicas e também em locais com maior demanda de solicitações de aumento de cargas. O projeto Minas Trifásico se soma a outra iniciativa anunciada no ano passado pela Cemig, o Programa Mais Energia, que prevê investimentos de R$ 5 bilhões para a construção de 200 novas subestações em todo o estado, aumentando a capacidade de abastecimento com o aumento de 50% dessas instalações. (BroadCast Energia – 08.04.2022)

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2 Cemig Sim compra fatia em SPEs com usinas fotovoltaicas por R$ 37,2 mi

A Cemig informou que sua subsidiária integral Cemig Soluções Inteligentes em Energia (Cemig SIM), celebrou contrato para aquisição de 49% das participações societárias detidas pela G2 Energia e Empreendimentos Imobiliários (G2) e pela Apolo Empreendimentos e Energia das Sociedades de Propósito Específico (SPE) detentoras de 6 usinas fotovoltaicas na modalidade de minigeração distribuída compartilhada, totalizando 18,5MWp de potência. O desembolso será de R$ 37,2 milhões. Entre as SPEs estão a G2 Olaria 1 Energia, G2 Olaria 2 Energia, G2 Campo Lindo 1 Energia, G2 Campo Lindo 2 Energia, Apolo 1 Spe Empreendimentos e Energia, E Apolo 2 Spe Empreendimentos e Energia. O fechamento da operação e a consumação da compra e venda das ações de cada uma das SPE está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O valor total previsto a ser desembolsado pela Cemig SIM é de R$ 37,2 milhões e estará sujeito aos mecanismos de ajuste de preço estabelecidos no Contrato. Localizadas em Lavras-MG, as usinas encontram-se em plena operação e, em conjunto, atenderão cerca 1.800 clientes do mercado residencial, comercial e industrial de baixa tensão, com redução da emissão de 1.700 toneladas de CO2/ano. (BroadCast Energia – 08.04.2022)

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3 Cteep aprova 12ª emissão de debêntures no valor de R$ 700 mi

O conselho de administração da Cteep aprovou a realização da 12ª emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações, da espécie quirografária, em até duas séries no valor de R$ 700 milhões. Serão emitidas 700.000 debêntures, com valor nominal unitário de R$ 1.000,00. O prazo de vencimento da primeira série é de 7 anos e da segunda, de 10 anos. (BroadCast Energia – 08.04.2022)

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4 Cteep: Fitch atribui Rating 'AAA(bra)' à proposta de 12ª emissão de debêntures

A Fitch Ratings atribuiu Rating Nacional de Longo Prazo 'AAA(bra)' à proposta de 12ª emissão de debêntures da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica (ISA Cteep), no valor de R$ 700 milhões. A companhia tem Rating Nacional de Longo Prazo 'AAA(bra)', perspectiva estável. Segundo a Fitch, os ratings da ISA Cteep refletem sua forte qualidade de crédito, decorrente do baixo risco de negócios do setor de transmissão de energia elétrica no Brasil, no qual atua com crescente base de ativos, previsível e robusta geração operacional de caixa e margens elevadas. A análise considera que a empresa manterá sólido perfil financeiro, com patamares conservadores de alavancagem financeira e liquidez, mesmo incorporando o reperfilamento do componente financeiro das indenizações associadas à Rede Básica Sistema Existente (RBSE) e projeção de fluxos de caixa livre (FCFs) negativos. (BroadCast Energia – 08.04.2022)

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5 Total Eren é a nova associada da Abraceel

A Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia anunciou a adesão ao quadro de associados da Total Eren, que passa a contar com 106 agentes. A empresa é resultante da aliança do grupo francês Eren com a Total Energies, um dos maiores conglomerados de petróleo e gás do mundo. A nova filiada da Abraceel opera no Brasil empreendimentos de geração renovável com 300 MW de capacidade instalada, e tem contratos de comercialização nos ambientes livre e regulado. Além do parque já instalado, há projetos em fase de desenvolvimento com potência somada de 1.200 MW. No mundo, a Total Eren tem mais de 3.500 MW de ativos de energia renovável em operação ou em construção, além de mais de 4.000 MW de projetos em desenvolvimento espalhados pelos cinco continentes. (CanalEnergia – 08.04.2022)

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Leilões

1 Leilão de Energia Nova A-4 de 2022: EPE divulga Informações Complementares sobre as Margens de Escoamento

No dia 28/03/2022 foi emitida a Nota Técnica do NOS (NT-ONS DPL 0035/2022) contendo as margens de escoamento de todos os barramentos da Rede Básica, DIT (Demais Instalações de Transmissão) e ICG (Instalações Compartilhadas de Geração) cadastrados pelos empreendedores de geração no Leilão de Energia Nova A-4/2022. Com base nas conclusões apresentadas, a EPE elaborou um Informe Complementar com alguns dados agregados sobre as margens de escoamento e da distribuição dos pontos de conexão cadastrados. O Informe pode ser acessado a partir da relação dos arquivos neste link. (EPE – 08.04.2022)

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Oferta e Demanda de Energia Elétrica

1 Região Sul tem aumento de 0,4 p.p e conta com 48,7% da capacidade

Os níveis dos reservatórios da região Sul tiveram crescimento de 0,4 ponto percentual, e contam com 48,7% da capacidade de armazenamento na última quinta-feira, 07 de abril, se comparado ao dia anterior, segundo o boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A energia retida é de 9.575 MW mês e ENA aponta 9.828 MW med, valor que corresponde a 132% da MLT. As UHEs G.B Munhoz e Passo Fundo funcionam com 64,42% e 35,52%, respectivamente. Os reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste tiveram crescimento de 0,1 p.p e trabalham com 64,7%. A energia armazenada mostra 132.440 MW mês e a ENA aparece com 43.120 MW med, o mesmo que 82% da MLT. Furnas admite 82,35% e a usina de São Simão marca 56,61%. O submercado do Norte apresentou níveis estáveis e chega a 98,2%. A energia armazenada marca 15.030 MW mês e ENA é de 32.129 MW med, equivalente a 125% da média de longo termo armazenável no mês até o dia. A UHE Tucuruí segue com 98,24%. A Região Nordeste aumentou 0,1 p.p e opera com 97% da sua capacidade. A energia armazenada indica 50.143 MW mês e a energia natural afluente computa 8.542 MW med, correspondendo a 97% da MLT. A hidrelétrica de Sobradinho marca 99,71%. (CanalEnergia – 08.04.2022)

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2 Expansão da geração soma 347 MW em março

Ativos termelétricos e solares responderam juntos por 65% da oferta adicional no mês e quase 100 MW foram acrescidos aos sistemas isolados em Roraima.O Brasil teve um acréscimo de 347 MW na sua matriz energética em março, segundo dados compilados pela Aneel e disponibilizados nessa sexta-feira, 8 de abril. O resultado foi puxado principalmente pelas termelétricas, que responderam por 36% entre 126,3 MW adicionados ao sistema, seguido pela fonte solar, com 29% e 73,4 MW. Completam o quadro as centrais eólicas, com 21% e 47 MW e as pequenas centrais hidrelétricas, perfazendo 14% e 47 MW. No acumulado do primeiro trimestre o incremento na capacidade instalada chegou a 1.367 MW com novos empreendimentos em 11 estados de quatro regiões do país. Os destaques ficaram para a Bahia, com 421,5 MW; Rio Grande do Norte, com 306,6 MW e o Paraná, com 189,4 MW. O estado de Roraima, atendido por sistemas isolados, recebeu um reforço de 97 MW em termelétricas. (CanalEnergia – 08.04.2022)

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3 Com alta de 1,08% em energia, IPCA de março fica em 1,62%

A variação de 1,08% no item energia elétrica contribuiu para a alta de 1,15% no grupo habitação em março deste ano na composição do IPCA . O índice terminou o mês em alta de 1,62%, 0,61 ponto percentual acima da taxa de 1,01% registrada em fevereiro. O valor é o maior para março desde 1994, quando o índice foi de 42,75%, no período que antecedeu a implementação do Plano Real. No ano, o IPCA soma alta de 3,2% e, nos últimos 12 meses, de 11,30%, número acima dos 10,54% observados nos 12 meses anteriores. Em março de 2021, a variação mensal ficou em 0,93%. De acordo com o IBGE, as variações nas áreas foram desde a negativa em 3,18% em Recife (PE), por conta da redução de PIS/COFINS, até alta de 4,66% no Rio de Janeiro, onde foram aplicados reajustes de 15,58% e 17,30% nas duas concessionárias de energia pesquisadas, ambos a partir de 15 de março. A queda de 2,98% na energia na Região Metropolitana de Belém (PA) levou a região a ter o menor aumento regional. (CanalEnergia – 08.04.2022)

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Mobilidade Elétrica

1 ABVE: Vendas crescem 115% no Brasil no 1º trimestre

A Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) divulgou os resultados do 1º semestre de 2022, com crescimento de 115% nas vendas de veículos eletrificados leves no Brasil, chegando a 9.844 unidades, contra 4.582 no mesmo período de 2021. Conforme a entidade, os VEs e híbridos seguem uma tendência inversa à do mercado total de vendas domésticas de automóveis e comerciais leves, que caiu 25% na comparação entre os primeiros trimestres de 2022 e 2021. Os 3.851 emplacamentos de eletrificados do mês passado representam aumento de 106% sobre março do ano anterior e de 12% sobre fevereiro de 2022. Março foi também o terceiro melhor mês da série histórica, só superado por dezembro e agosto de 2021. (Portal Solar – 06.04.2022)

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2 BMW desenvolve projeto de estação de recarga inovadora no Brasil

A BMW anunciou uma nova parceria que envolve a Energy Source, WEG e BMW Group Brasil para o desenvolvimento de uma inovadora estação de recarga para o mercado brasileiro. Após os resultados obtidos no protótipo utilizando baterias usadas conectadas a painéis solares, foi criada uma estação de carregamento rápido que utiliza 18 módulos de painéis solares instalados na cobertura de uma garagem (Solar Carport) e 24 módulos de baterias usadas do BMW i3. O programa chamado “Back to life to take you further and faster” (“De volta à vida para levá-lo além e mais rápido”, em português), conta com um protótipo em testes ainda sem previsão de lançamento comercial e que foi instalado na fábrica do BMW Group Brasil em Araquari, SC. A Energy Source aplicou um algoritmo que otimiza a seleção correta dos módulos das baterias usadas dos VEs. O algoritmo analisa e seleciona os módulos aptos a serem enviados para o processo de reuso “Second Life”, permitindo assim prolongar a vida útil destes em até dez anos. O banco de energia “Power Bank” da Energy Source armazena e monitora o estado dos módulos de baterias e está conectado a um gerenciador de energias WEG, que abastece uma estação de recarga rápida de 60kW, modelo WEMOB Station. Além disso, o gerenciador de energia WEG conecta 18 painéis solares e a rede elétrica ao banco de baterias, possibilitando o abastecimento do Power Bank 24 horas por dia e 7 dias por semana. Quando o banco de baterias está 100% abastecido, o excedente energético dos painéis solares é devolvido à rede elétrica visando, além de compensar, gerar créditos de Carbono (CO2). (Inside EVs – 08.04.2022)

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3 América Latina: Mercado de carros elétricos dobra de tamanho em 2021

A América Latina mais do que dobrou as vendas de veículos elétricos em 2021, com quase 25 mil unidades comercializadas no período, indica relatório da BloombergNEF (BNEF). O segmento representou 0,7% do total das vendas de automóveis na região no ano passado. Os carros híbridos plug-in responderam por dois terços dos elétricos vendidos na América Latina no ano passado, possivelmente refletindo uma ansiedade em relação à autonomia por parte dos consumidores, em razão da estrutura de recarga ainda ser limitada. O Brasil registrou o maior número de unidades emplacadas, com 13 mil, e a Costa Rica liderou em termos de porcentagem, com 2,7% do mercado total do país. Já o México é a única nação latina-americana que fábrica veículos elétricos que também são exportados para os Estados Unidos. A BNEF prevê que os dois maiores mercados do continente, Brasil e México, verão as vendas de VEs crescerem, chegando a 2% a 4% até 2024. (Portal Solar – 06.04.2022)

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4 Noruega: VEs batem novo recorde com 86% de participação

De acordo com dados do Conselho de Informações sobre Tráfego Rodoviário da Noruega (OFV) publicados no final do primeiro trimestre, a Noruega apresenta um importante avanço rumo a eletromobilidade. Os VEs conquistaram até 82,9% do mercado. São 26.800 carros elétricos a bateria de um total de 32.342 emplacamentos de veículos. É um recorde até para o país escandinavo, hoje um modelo de eletrificação no Velho Continente. O resultado faz parte de um contexto de altos e baixos, que vê, por um lado, uma queda nas vendas de 10,9% em relação ao ano passado, mas de outro, leva os carros elétricos a um crescimento de 30 pontos percentuais em relação a 52,8% no primeiro trimestre de 2021 e quase 20 pontos sobre os 64,5% do total acumulado de 2021, que por sua vez tinha sido + 10% de 2020. Com essa tendência, a meta de 100% está muito mais próxima do que o esperado. Analisando os dados de março, os carros movidos a bateria foram 13.982 de um total de 16.238 emplacamentos: na prática, 86,1%, igual a +6% em relação ao mesmo mês do ano passado. (Inside EVs – 10.04.2022)

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5 Novas tendências da eletrificação da mobilidade

A crescente demanda por carros, vans e caminhões elétricos está impulsionando investimentos que estão reformulando o cenário do setor automotivo, à medida que fabricantes e empresas de tecnologia consolidam um mercado fragmentado em um ecossistema conectado. Na verdade, as principais fabricantes esperam investir mais de meio trilhão de dólares em veículos elétricos e baterias até 2030. Os OEMs de veículos comerciais e os operadores de frotas estão procurando maneiras de reduzir suas emissões e tornar a eletrificação do transporte um objetivo sustentável e alcançável para o gerenciamento de frotas. Este novo cenário do setor é marcado por investimentos em serviços digitais e empresas de análise de dados. Além disso, para apoiar e acelerar a adoção de VEs, políticas e regulamentos de eletrificação mais bem definidos são importantes. Por fim, destaca-se a tendência de aceleração nos investimentos das fabricantes na cadeia de produção de baterias. A indústria automotiva foi duramente atingida pela escassez de componentes e gargalos de fornecimento nos últimos 18-24 meses – particularmente a disponibilidade de microchips. À medida que o mercado começa a se normalizar, fabricantes, operadores de frotas e outras partes interessadas desejam fortalecer a cadeia de valor para evitar que esses problemas ocorram novamente. Essas tendências podem estimular processos de fusões e aquisições dentro do setor automotivo. As transações de fusões e aquisições estão criando cadeias de valor conectadas que usam insights e inovação de dados para aumentar a acessibilidade e a infraestrutura em torno dos veículos elétricos, permitindo que os operadores de frotas entendam mais sobre seus veículos e construam a reputação do cliente por meio de tecnologia sustentável. (Fleet Point – 05.04.2022)

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6 Titan Freight System: Dificuldades para a eletrificação de pequenas operadoras de frotas

O presidente e CEO da Titan Freight Systems, Keith Wilson, disse que, embora os veículos comerciais elétricos sejam um modelo operacional de baixo custo com um retorno favorável do investimento, os custos iniciais e os desafios de infraestrutura impedirão que as pequenas operadoras compitam no mercado elétrico por algum tempo. O executivo afirmou que os VEs são três vezes e meia mais caros do que um veículo com motor a diesel, e as estações de carregamento também são caras. Ele disse que, embora a adoção de veículos elétricos não tire nenhum operador do mercado, levará vários anos até que frotas menores ou operadores proprietários possam se dar ao luxo de fazer a troca. Já Alex Voets, gerente de estratégia de vendas e produtos de mobilidade elétrica da Daimler Truck North America (DTNA), disse que os incentivos são um fator-chave para a adoção de veículos elétricos. Em geral, as frotas – não importa o tamanho – precisam desses incentivos para ajudar a mitigar o custo de propriedade, que é sempre mais alto durante os estágios iniciais de adoção, disse ele. (CCJ – 08.04.2022)

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7 FedEx/Amazon: Compromissos para eletrificação das frotas comerciais

Embora 2021 tenha sido um ano difícil para o setor automotivo, os veículos elétricos contrariaram a tendência. Muitos operadores de frotas lançaram novos compromissos com a eletrificação, a FedEx comprou 200 e-Vans e anunciou que substituirá sua frota de coleta e entrega por veículos de zero emissão até 2040. Enquanto isso, a Amazon pretende ter 10.000 vans de elétricas personalizadas na estrada este ano e 100.000 em serviço até 2030. (Fleet Point – 05.04.2022)

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8 Geely/3DOM: Desenvolvimento de VE comercial para serviços

A Geely New Energy Commercial Vehicle (GCV) assinou um memorando de entendimento com a empresa de energia 3DOM para o desenvolvimento de veículos comerciais elétricos movidos a bateria. Ambas as empresas desenvolverão conjuntamente baterias para o E51, o mais recente modelo de van comercial elétrica leve a ser lançado pela GCV. O novo modelo já despertou grande interesse do setor de logística e gestão da cadeia de suprimentos no Japão. A 3DOM planeja lançar o E51 por meio de uma empresa afiliada que será estabelecida em breve. Como o primeiro serviço de frota comercial neutro em carbono do mundo, o 3DOM fornecerá um serviço com E51s completos com eletricidade limpa e créditos de carbono para clientes, incluindo redes de supermercados e empresas de transporte. Espera-se que o projeto seja lançado pela primeira vez no Japão em 2023. Fora do serviço, a GCV também venderá E51s para fornecedores de transporte e logística. (Techwire Asia – 07.04.2022)

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9 CATL: Produção de baterias na Europa

A CATL expande seus negócios na Europa e, após inaugurar a fábrica de tecnologia Contemporary Amperex Technology Thuringia GmbH (CATT) (CATT) na Alemanha em 2019, conseguiu o sinal verde para o início da produção de baterias no Velho Continente. Durante uma cerimônia realizada na fábrica da CATT, a primeira da CATL fora da China, na zona industrial de Erfurter Kreuz, o Ministro do Meio Ambiente e Energia da Turíngia, Anja Siegesmund, e o Ministro da Economia da Turíngia, Wolfgang Tiefensee, entregaram ao presidente da CATL na Europa, Matthias Zentgraf, aprovação para o início da produção de baterias para uma capacidade inicial de 8 GWh por ano. A construção da fábrica está na fase final, e a instalação das máquinas está a todo vapor. A CATL, na verdade, planeja concluir a obra até o início do segundo semestre para que as primeiras células possam sair da linha de produção até o final do ano. a nova fábrica de baterias faz parte de um investimento de 1,8 bilhão de euros com o qual a gigante chinesa planeja atingir uma capacidade de produção de 24 GWh por ano e criar mais de 2.000 empregos na Alemanha. (Inside EVs – 10.04.2022)

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10 Nissan anuncia linha de produção piloto para baterias do estado sólido

A Nissan deu o primeiro passo para atingir seu objetivo de produzir baterias sólidas, com uma planta protótipo para a produção das cobiçadas células construída no Centro de Pesquisa Nissan, na prefeitura de Kanagawa. A fabricante também pretende criar uma linha de produção piloto em sua fábrica de Yokohama, onde, de acordo com os planos, os primeiros protótipos dos novos acumuladores serão produzidos até 2024. Seguindo esta estratégia, o fabricante acredita que o custo das baterias poderia cair para US$ 75 por kWh até 2028 e US$ 65 por kWh nos anos subseqüentes, permitindo que os VEs atinjam a paridade de custo com seus antepassados movidos a gasolina, o grande ponto de virada na transição energética. (Inside EVs – 09.04.2022)

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Gás e Termelétricas

1 ANP prorroga consulta pública sobre edital que viabiliza construção do Gasig

A diretoria da ANP aprovou prorrogar por 15 dias a consulta pública que tem por objetivo receber contribuições para o edital da chamada pública de contratação de capacidade incremental de transporte de gás natural no gasoduto Itaboraí-Guapimirim (Gasig), projeto da Nova Transportadora do Sudeste S.A. (NTS). O Gasig terá extensão de 11 km e capacidade nominal de 18,2 milhões de metros cúbicos por dia (m3/dia), com o objetivo de viabilizar a movimentação do gás natural do gasoduto de escoamento da Rota 3 e processado nas unidades de processamento de gás natural (UPGNs) do Gaslub (ex-Comperj), em Itaboraí, Rio de Janeiro. O Gasig vai ligar o Gaslub à malha de gás nacional. A Rota 3 visa escoar o gás natural do pré-sal e faz parte dos planos do governo de desenvolver o mercado do insumo no Brasil, considerado o combustível da transição energética. O edital que será publicado visa identificar a demanda pelo serviço de transporte pelo gasoduto, e a contratação da capacidade de transporte na modalidade firme no Ponto de Entrada Itaboraí por 15 anos, a partir de 1o de março de 2023. (BroadCast Energia – 08.04.2022)

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2 TBG realiza até o dia 28 de abril rodada de oferta de capacidade no curto prazo

Entre os dias 11 e 28 de abril, a TBG realizará a 5ª Rodada para oferta de capacidade de transporte de gás natural dos Produtos de Curto Prazo, cuja disponibilidade de contratação acontece a partir de maio de 2022. As licitações para aquisição serão realizadas em três etapas subsequentes para disponibilizar contratos de entrada e saída, priorizando a contratação trimestral, mensal e diária. Na primeira fase, entre os dias 11 e 15 de abril, estarão disponíveis os contratos trimestrais, com vigências previstas para o terceiro e quarto trimestres deste ano. O período dessa primeira fase compreende desde a publicação da capacidade disponível até a assinatura do contrato. A modalidade mensal de contrato de curto prazo será ofertada entre os dias 18 e 22 de abril. A aquisição dessa modalidade compreende o período entre maio e dezembro deste ano. Os produtos da modalidade diária, para contratos com período operacional em maio, serão liberados entre os dias 25 e 27 de abril A TBG é a única empresa no Brasil que oferece serviço de transporte dutoviário de gás natural nas modalidades trimestral, mensal e diária. As novas modalidades de contrato e outras iniciativas têm como objetivo contribuir com a abertura do mercado, no sentido em que vão ao encontro das demandas dos carregadores. (CanalEnergia – 08.04.2022)

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Equipe de Pesquisa UFRJ
Editor: Prof. Nivalde J. de Castro (nivalde@ufrj.br)
Subeditores: Fabiano Lacombe e Sérgio Silva
Pesquisador: Rubens Rosental
Assistentes de pesquisa: Allyson Thomas, Cristina Rosa, José Vinícius S. Freitas, Leonardo Gonçalves, Luana Oliveira, Matheus Balmas, Pedro de Campos, Sofia Paoli e Vinícius José

As notícias divulgadas no IFE não refletem necessariamente os pontos da UFRJ. As informações que apresentam como fonte UFRJ são de responsabilidade da equipe de pesquisa sobre o Setor Elétrico do Instituto de Economia da UFRJ.

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