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IFE: nº 56 - 03 de novembro de 2021
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Editor: Prof. Nivalde J. de Castro

Índice

Políticas Públicas e Financiamentos
1
Alemanha: GIZ anuncia € 34 milhões para desenvolver mercado de hidrogênio verde no Brasil
2 Austrália: Governo investe A $ 10 milhões para acelerar a adoção de veículos a hidrogênio
3 Noruega: TECO 2030 e equipe UiT na iniciativa de educação sobre hidrogênio
4 Reino Unido: Mapa da rota do hidrogênio pode desbloquear £ 3,8 bilhões de VAB
5 Reino Unido: Força-Tarefa dá boas-vindas à inclusão do hidrogênio em documentos do governo
6 Reino Unido: Petrofac dá as boas-vindas a membro do parlamento do Reino Unido
7 Singapura: País investe US $40 milhões em tecnologias de baixo carbono

Produção
1 Arábia Saudita: Empresas assinam MoU para desenvolver planta de hidrogênio verde
2 Austrália: GEV vai desenvolver planta de hidrogênio verde de 2,8 GW
3 Brasil: Transhydrogen planeja desenvolver planta de H2V no Porto de Pecém
4 Coréia: BHP pretende investir até US $ 10 milhões em parceria com a Posco
5 Espanha: Helios Aragón vai explorar hidrogênio natural
6 Europa: Plug Power e Lhyfe vão desenvolver plantas de hidrogênio verde
7 França: projeto HyPSTER avança ao adquirir eletrolisador
8 Inglaterra: Woord e Hygen se unem para desenvolver usina de hidrogênio verde

Armazenamento e Transporte
1 Austrália: a crescente cena subterrânea de armazenamento de hidrogênio
2 Europa: Tenaris apresenta sua nova tecnologia na Carbon Capture & Hydrogen Technology Expo Europe
3 EUA: McDermott, Shell, NASA exploram armazenamento de hidrogênio líquido em escala

4 IEA: Provando a viabilidade do armazenamento subterrâneo de hidrogênio

5 Reino Unido: Primeiro gasoduto de distribuição de hidrogênio do país está próximo da realidade

Uso Final
1 Austrália: Hidrogênio verde para descarbonizar a indústria alimentícia australiana
2 Royal Caribbean Group usará trio de fontes de energia na próxima classe de navios
3 Reino Unido: Tecnologia de gerenciamento térmico para aeronaves movidas a hidrogênio
4 Suécia: BMW fornecerá hidrogênio feito de aço pela H2 Green Steel

Tecnologia e Inovação
1 Canadá: Hydrogen Optimized avança em tecnologia de hidrogênio verde
2 Canadá: Tecnologia de craqueamento térmico de metano (TMC) implantada em Alberta
3 China: O novo catalisador de célula a combustível PEM pode oxidar CO, H2 ou uma combinação

Eventos
1 Construindo corredores de hidrogênio no Pacífico Oeste para um futuro carbono neutro
2 European Hydrogen Week
3 Webinar: Hidrogênio na América do Sul
4 Hydrogen For Life

5 COP 26: Painel Hidrogênio Verde - Oportunidades de Investimentos no o Nordeste do Brasil

Artigos e Estudos
1 Artigo: “A nova crise global de energia”
2 Artigo “É o custo nivelado do hidrogênio verde, estúpido”
3 Fuel Cells and Hydrogen Observatory
4 Hidrogênio verde na Argentina: desenvolvimento atual e perspectivas futuras

5 Hydrogen Council: A combinação de baterias e tecnologias de células a combustível é a chave para o sucesso da descarbonização do transporte global
6 Futuro do hidrogênio no Canadá: Riscos e benefícios
7 Melhorando a eficiência do carbono empara um processo avançado de biomass-to-liquid usando hidrogênio e oxigênio produzido por eletrólise
8 Operação do sistema de gerenciamento de energia baseado em hidrogênio com resposta à demanda em power-to-X e planta de amônia

9 Oportunidades para a produção de hidrogênio verde nas indústrias de refino do petróleo e síntese de amônia na Índia

10 Projeto otimizado e avaliação técnico-econômica de vias de abastecimento de hidrogênio de baixo carbono para uma estação localizada em Xangai

11 O desenvolvimento de tecnologias viabilizadoras da energia do hidrogênio a partir do design dominante e paradigmas tecno-econômicos

12 Wood Mackenzie: Como o hidrogênio pode transformar o mercado de energia global


 

 

Políticas Públicas e Financiamentos

1 Alemanha: GIZ anuncia € 34 milhões para desenvolver mercado de hidrogênio verde no Brasil

A Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ) anunciou dia 27 de outubro o investimento de 34 milhões de euros para o desenvolvimento de projetos de produção de hidrogênio verde no Brasil (H2V), durante o evento 3º Dia de Energia Brasil-Alemanha, organizado pela Câmara Brasil-Alemanha (AHK). A iniciativa, chamada H2 Brasil, terá os recursos disponibilizados ao longo dos próximos dois anos para a construção de uma planta piloto de eletrólise com capacidade de 5 MW. Além disso, o governo alemão espera colaborar na instituição com um marco regulatório de H2V no país, dando prosseguimento ao Programa Nacional de Hidrogênio do Ministério de Minas e Energia (MME). O ministro de Economia e Energia da Alemanha, Thomas Bareiss, destacou durante o evento que o Brasil possui enorme potencial de energia renovável para produção de hidrogênio verde e que o vetor energético produzido no país será essencial para abastecer a demanda alemã na transição energética. Segundo Bareiss, o Brasil abriga o maior parque industrial (cluster, em inglês) alemão fora da Alemanha, representando cerca de 12% do PIB brasileiro. O compromisso de reduzir suas emissões de carbono em 55% nos próximos cinco anos e ser neutro até 2045 tem levado o país europeu a investir pesado no desenvolvimento do mercado de H2V, com especial interesse pelo Brasil. O plano prevê destinar € 9 bilhões para desenvolvimento de tecnologias ligadas ao H2V. Desse total, € 2 bi serão para parcerias internacionais. (EPBR – 26.10.2021)

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2 Austrália: Governo investe A $ 10 milhões para acelerar a adoção de veículos a hidrogênio

O Governo da Austrália Ocidental revelou, no dia 22 de outubro, que vai investir um inicial de A $10 milhões ($7,54 milhões) para seu Programa de Transporte Alimentado com Hidrogênio que visa acelerar a aceitação de veículos movidos a hidrogênio. Com isso, o estado está convocando as operadoras de transporte, fabricantes de equipamentos e produtores de hidrogênio a se associarem e apresentarem manifestações de interesse pelo programa. Como parte dessa dedicação em apoiar soluções para mobilidade com hidrogênio, o programa fornecerá suporte financeiro a projetos que incluem a aquisição e operação de transporte movido a hidrogênio ou amônia e a instalação de uma ou mais estações de reabastecimento. O governo McGowan declarou que o transporte é um dos quatro focos estratégicos da Austrália Ocidental na área, com os veículos comerciais sendo identificados como uma oportunidade inicial de mostrar o papel do hidrogênio no setor de mobilidade. (Western Australia Government – 22.10.2021)

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3 Noruega: TECO 2030 e equipe UiT na iniciativa de educação sobre hidrogênio

A fim de apoiar uma economia de energia limpa, a Universidade de Tromsø (UiT The Arctic University of Norway, em inglês) está oferecendo cursos sobre hidrogênio e células a combustível. A TECO 2030 disse no dia 21 de outubro que se associou à Faculdade de Engenharia, Ciência e Tecnologia da UiT para apoiar a iniciativa de educação e aprimorar a pesquisa sobre a tecnologia. A UiT está localizada na mesma cidade onde a TECO 2030 desenvolve a primeira gigafábrica de células a combustível de grande escala da Noruega, a partir da qual dará suporte ao transporte sem emissões e aplicações pesadas. Com base neste acordo, a TECO 2030 e a UiT também identificarão e cooperarão na criação de outros projetos relacionados ao hidrogênio para aplicações marítimas e terrestres para apoiar o setor. (TECO 2030 – 21.10.2021)

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4 Reino Unido: Mapa da rota do hidrogênio pode desbloquear £ 3,8 bilhões de VAB

Com o ecossistema de hidrogênio do Reino Unido ganhando força significativa nas últimas semanas, o Estuário do Tamisa divulgou seu mapa da rota do hidrogênio que pode gerar £ 3,8 bilhões (US $ 5,24 bilhões) de valor agregado bruto (VAB) até 2035. O mapa da rota do hidrogênio identifica várias áreas-chave para a cadeia de valor, incluindo onde existem oportunidades de demanda, fornecimento, distribuição e armazenamento de hidrogênio. Isso pode ser vital para a descarbonização do estuário e, ao mesmo tempo, o crescimento do ecossistema de hidrogênio na região. Além disso, o mapa de rotas também descreve os requisitos para o mercado de investimento, identifica grupos, estabelece um amplo conjunto de relacionamentos com os principais interessados e destaca a vantagem competitiva de localizar um ecossistema de hidrogênio no Estuário. (Thames Estuary – 26.10.2021)

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5 Reino Unido: Força-Tarefa dá boas-vindas à inclusão do hidrogênio em documentos do governo

A Força-Tarefa do Hidrogênio do Reino Unido expressou seu apoio à Estratégia para Zero Emissões, Estratégia de Calor e Edifícios e o “Sequenciamento de cluster para implantação de captura, uso e armazenamento de carbono (CCUS): Fase-1”, os quais incluem o hidrogênio. Juntas, as publicações definem um papel para o hidrogênio no mix de energia de baixo carbono, ao mesmo tempo que apresentam um roteiro para aumentar a produção e implantação de hidrogênio. Clare Jackson, co-líder do Secretariado da Força-Tarefa de Hidrogênio e Chefe de Inovação da Gemserv, disse: “Definir um caminho claro para zero líquido até 2050 é vital e, portanto, estamos satisfeitos em ver a Estratégia para o Zero Líquido do Governo. Para ler os documentos na íntegra, em inglês, clique no nome de cada um deles. (H2 View – 20.10.2021)

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6 Reino Unido: Petrofac dá as boas-vindas a membro do parlamento do Reino Unido

A Petrofac, sediada no Reino Unido, deu as boas-vindas a Jonathan Lord, membro do parlamento, em seu escritório em Woking. O novo membro irá compartilhar a experiência da empresa em hidrogênio cinza e o suporte que está fornecendo para dar suporte a osciloscópios de hidrogênio azul e verde em todo o mundo. Esta visita faz parte da campanha Road to COP26 da UK Hydrogen and Fuel Cell Association, que visa promover a inovação do Reino Unido na indústria de hidrogênio e células a combustível. Jonathan Lord disse que o Reino Unido tem algumas metas bastante ambiciosas em termos de mudança climática e precisa cumprí-las da maneira mais econômica possível. (Petrofac – 21.10.2021)

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7 Singapura: País investe US $40 milhões em tecnologias de baixo carbono

O governo de Singapura planeja importar até 4 gigawatts (GW) de eletricidade de baixo carbono até 2035 ou cerca de 30% de seu fornecimento total, equivalente ao comércio e indústria. Como disse o ministro Gan Kim Yong, o objetivo é diversificar o fornecimento e aumentar a segurança energética. A cidade-estado asiática possui planos de importar 100 megawatts (MW) de eletricidade da Malásia e 100 MW de eletricidade gerada por energia solar na Indonésia. Estão sendo concedidos S $55 milhões (US$ 40,79 milhões) para financiar pesquisas e melhorar a viabilidade técnica e econômica de tecnologias de baixo carbono, como hidrogênio e captura, utilização e armazenamento de carbono, disse Gan. A EMA e a JTC Corporation vão lançar um pedido de US $ 6 milhões para um projeto de energia renovável, sistemas de armazenamento de energia e soluções de baixo carbono na Ilha de Jurong, em Cingapura, disse o ministro da Força de Trabalho, Tan See Leng. A EMA está trabalhando também com a indústria para experimentar o Gás Natural Enriquecido com Hidrogênio no abastecimento de usinas existentes, bem como as importações de hidrogênio com baixo teor de carbono. (Reuters – 25.10.2021)

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Produção

1 Arábia Saudita: Empresas assinam MoU para desenvolver planta de hidrogênio verde

A companhia petrolífera Aramco, o Modern Industrial Investment Holding Group e a InterContinental Energy, assinaram um memorando de entendimento (MoU), para desenvolver um projeto de construção de uma planta de hidrogênio na Arábia Saudita. A planta será alimentada por energias renováveis para produzir hidrogênio verde (H2V). O gás será destinado à produção de amônia verde a partir da síntese de Haber-Bosch. Este projeto faz parte de um novo enfoque da Aramco, que esteve reunida com líderes e investidores globais no Future Investment Forum para discutir o futuro do capital de risco e os principais investimentos em projetos que possam reduzir substancialmente as emissões de gases de efeito estufa, uma vez que a companhia busca atingir emissões líquidas zero até 2050. (Aramco– 27.10.2021)

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2 Austrália: GEV vai desenvolver planta de hidrogênio verde de 2,8 GW

A Global Energy Ventures (GEV) revelou que vai desenvolver uma planta de hidrogênio nas ilhas Tiwi, na Austrália. A planta de hidrogênio verde (H2V) terá uma capacidade eletrolítica de 2,8 gigawatts (GW), produzindo uma quantidade de 100.000 toneladas de H2V por ano. Em termos de uso final, o hidrogênio será exportado para a exportação para a região da Ásia-Pacífico. O Projeto de Hidrogênio Tiwi entregará a produção e exportação de hidrogênio verde totalmente integrada por uma cadeia de abastecimento, começando com uma frota de navios de hidrogênio comprimido de 430 t da GEV. Se a planta for iniciada no ano de 2023, a primeira fase contendo 0,5 GW, estará operacional em 2026. (Global Energy Ventures – 27.10.2021)

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3 Brasil: Transhydrogen planeja desenvolver planta de H2V no Porto de Pecém

A Transhydrogen Alliance, um consórcio formado pela Proton Ventures, Trammo, Global Energy e Varo, assinou um memorando de entendimento (MoU) com o governo do Ceará para desenvolver uma usina de hidrogênio no Porto de Pecém, localizado no Ceará, Brasil. A usina será alimentada por energias renováveis e, por meio do eletrolisador, produzirá hidrogênio verde (H2V). O consórcio prevê um investimento de US$ 2 bilhões para todo o processo de construção da usina e espera produzir 500 mil toneladas de H2V por ano, o equivalente a 2,5 milhões de toneladas de amônia verde. Por fim, em termos de uso final, o gás será destinado para produzir amônia pela síntese de Haber-Bosch que depois será exportada para a Europa. Esse é o décimo primeiro MoU que o governo do Ceará realiza. (Complexo do Pecém – 27.10.2021)

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4 Coréia: BHP pretende investir até US $ 10 milhões em parceria com a Posco

A Posco, principal produtora de aço da Coreia do Sul, e a mineradora e petrolífera BHP firmaram uma parceria para reduzir as emissões de gases de efeito estufa na siderurgia integrada. As partes pretendem realizar testes em planta piloto para reduzir o carbono no processo de fabricação de aço, incluindo a otimização da qualidade do coque e avaliação das opções de captura e utilização de carbono (CCUS) para reduzir a intensidade do carbono no alto-forno. Além disso, pretendem compartilhar pesquisas sobre tecnologia de redução direta à base de hidrogênio, uso de biomassa na produção de aço, bem como alavancar as capacidades de compensação de carbono da BHP no desenvolvimento de produtos de aço neutros em carbono. A BHP pretende investir até US $ 10 milhões nos próximos cinco anos sob o MoU, com a oportunidade de aumentar o investimento. O investimento da BHP será proveniente de seu Programa de Investimento no Clima de US $ 400 milhões, anunciado em 2019 para apoiar projetos, parcerias, pesquisa e desenvolvimento para ajudar a reduzir as emissões. (BHP - 14.10.2021)

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5 Espanha: Helios Aragón vai explorar hidrogênio natural

Helios Aragón, uma empresa que atua no segmento do hidrogênio natural, assinou um acordo com o Governo de Aragão para desenvolver um projeto de hidrogênio. O projeto vai explorar hidrogênio natural em uma região de 60.200 hectares no subsolo de Huesca, Espanha. A região de exploração é um local estrategicamente importante, pois se localiza perto de uma base populacional, que contém uma infraestrutura de transporte desenvolvida, tornando o preço do hidrogênio atrativo, já que ele é notoriamente difícil e caro de transportar. Por fim, vale salientar que o hidrogênio natural possui baixo custo, e, com essa logística de transporte e uso local, o preço final se tornará muito competitivo. (H2 View – 27.10.2021)

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6 Europa: Plug Power e Lhyfe vão desenvolver plantas de hidrogênio verde

A Plug Power, empresa americana que atua no desenvolvimento de células a combustível, e a Lhyfe, empresa que atua no segmento do hidrogênio verde, assinaram um acordo para desenvolver um projeto de construção de plantas de hidrogênio no continente europeu. Em conjunto, as plantas vão conter uma capacidade eletrolítica de 300 MW e todas elas serão alimentadas por fontes de energia renovável, produzindo hidrogênio verde (H2V). Em termos da especificação da tecnologia, os eletrolisadores serão do tipo PEM de última geração. As empresas esperam concluir este projeto ainda em 2025. Por fim, é válido salientar que o acordo já está em ativo e a Plug Power já começou a contribuir com um projeto da Lhyfe ao fornecer um eletrolisador de 1 MW. (Plug Power – 27.10.2021)

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7 França: projeto HyPSTER avança ao adquirir eletrolisador

A Storengy, unidade de negócios do grupo Engie, avançou na sua planta de hidrogênio localizada na França ao contratar um eletrolisador da Elogen do tipo Proton Exchange Membrane (PEM) e capacidade eletrolítica de 1 MW. O eletrolisador contratado será instalado apenas no ano de 2022, e tem previsão para entrar em operação no ano de 2023. Assim que operacional, a unidade produzirá 400kg de hidrogênio verde (H2V) por dia. O HyPSTER é o primeiro projeto demonstrativo de armazenamento subterrâneo de hidrogênio verde em uma cavidade salina, a ser apoiado pela União Europeia. Por fim, o projeto tem como intuito avaliar o melhor local de armazenamento na cadeia de valor do hidrogênio. (Elogen – 26.10.2021)

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8 Inglaterra: Woord e Hygen se unem para desenvolver usina de hidrogênio verde

A Wood, empresa líder em engenharia e consultoria, e a Hygen Energy, empresa de soluções de reabastecimento de veículos, assinaram um memorando de entendimento (MoU) para desenvolver um projeto que pretende construir uma usina de hidrogênio em Herne Bay, na Inglaterra. A usina contará com eletrolisadores que serão alimentados por energia de parques eólicos offshore, produzindo hidrogênio verde (H2V). As empresas esperam que a usina entre em operação no ano de 2023. O combustível será utilizado para o segmento de transportes, para apoiar a descarbonização dos veículos da Inglaterra. (Wood – 28.10.2021)

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Armazenamento e Transporte

1 Austrália: a crescente cena subterrânea de armazenamento de hidrogênio

Um relatório recém-publicado quantificou a "grande oportunidade" da Austrália para armazenamento subterrâneo de hidrogênio. O Future Fuels Cooperative Research Centre (FFCRC) através uma parceria de pesquisa, desenvolvimento e demonstração com foco na indústria, mapeou a capacidade potencial armazenamento subterrâneo de hidrogênio em grande escala da Austrália em 310 milhões de toneladas (38.000 PJ). O número é aproximadamente 60 vezes maior do que o mercado doméstico e de exportação australiano de hidrogênio precisaria, estimado em cerca de cinco milhões de toneladas (600 PJ) pelo FFCRC. A pesquisa mapeou locais com potenciais adequados para armazenamento, como cavernas de sal (criadas pela circulação de água doce), reservatórios de hidrocarbonetos esgotados, aquíferos e cavernas projetadas. As opções mais promissoras para o podem ser apenas campos de gás esgotados, embora não esteja claro se o hidrogênio armazenado e os hidrocarbonetos residuais funcionariam bem juntos. Para ler a pesquisa na íntegra, clique aqui. (PV Magazine - 22.10.2021)

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2 Europa: Tenaris apresenta sua nova tecnologia na Carbon Capture & Hydrogen Technology Expo Europe

A Tenaris, metalúrgica multinacional com sede nos Estados Unidos, revelou sua mais recente inovação para apoiar a economia global do hidrogênio. Batizada de THera ™, a tecnologia pode ser usada em sistemas de armazenamento de hidrogênio para postos de abastecimento projetados para pressões na faixa entre 240 e 1000 bar. Além disso, a inovação pode ser usada em reboques tubulares com dimensões e comprimentos customizados para otimizar projetos de transporte confiável de hidrogênio. A empresa oferece materiais robustos e de alta resistência à fadiga com vida útil verificada e desempenho confiável em ambientes de hidrogênio. A tecnologia permite transportar 100% de gás hidrogênio com segurança em dutos de transmissão de alta pressão onshore e offshore. (Tenaris - 19.10.2021)

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3 EUA: McDermott, Shell, NASA exploram armazenamento de hidrogênio líquido em escala

A CB&I Storage Solutions da McDermott se juntou à Shell International Exploration and Production, ao Kennedy Space Center da NASA, GenH2 e à Universidade de Houston para um consórcio selecionado pelo Departamento de Energia dos EUA. O estudo visa demonstrar a viabilidade do armazenamento de hidrogênio líquido em grande escala. O DOE concedeu US $ 6 milhões para financiar o projeto, enquanto a CB&I e a Shell fornecerão US $ 3 milhões adicionais cada. O projeto tentará demonstrar que um tanque de LH2, com capacidade variando de 20.000 a 100.000 metros cúbicos, é viável e tem custo competitivo em terminais de importação e exportação. Se for bem-sucedido, poderá permitir o armazenamento de LH2 em grande escala para aplicações no comércio internacional. (Power Engineering Internacional - 22.10.2021)

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4 IEA: Provando a viabilidade do armazenamento subterrâneo de hidrogênio

Um projeto de viabilidade técnica, econômica e social do armazenamento subterrâneo de hidrogênio (UHS) está sendo desenvolvido. O projeto apoia a aceleração da implementação segura do UHS por meio da colaboração coordenada e disseminação de conhecimento, reunindo organizações de pesquisa e da indústria em todo o mundo. Atualmente, o UHS é testado em três projetos específicos: o HyStock (Holanda), Sun Storage, RAG (Áustria) e Hychico (Argentina). Em futuros sistemas de energia renovável, o hidrogênio pode desempenhar um papel fundamental no transporte e armazenamento de energia. O armazenamento de energia se tornará mais importante porque as fontes de energia renováveis, como a eólica e a solar, nem sempre estão disponíveis quando necessárias. O projeto oferece flexibilidade no sistema energético para suportar a produção e o consumo de energias variáveis, contribuindo para a segurança no abastecimento de energia. (IEA – 22.10.2021)

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5 Reino Unido: Primeiro gasoduto de distribuição de hidrogênio do país está próximo da realidade

A empresa global de consultoria e engenharia Wood anunciou que recebeu o contrato de consentimento e avaliação ambiental e design de engenharia de ponta (FEED) para o projeto HyNet North West da Cadent. Esse foi um passo significativo para a realização do primeiro gasoduto de distribuição de hidrogênio do Reino Unido. A partir de 2025, a HyNet North West começará a converter gás natural em hidrogênio de baixo carbono na Refinaria de Stanlow, com dióxido de carbono capturado e armazenado em alto mar, nos campos de gás da Baía de Liverpool. Até então, a HyNet North West sozinha já estará entregando 80% da nova meta do governo em todo o Reino Unido de 5 GW de hidrogênio de baixo carbono para energia, transporte, indústria e residências. Uma rede de gasodutos transportará o hidrogênio limpo para a indústria de energia, abastecimento de ônibus, trens e veículos pesados de carga, geração de eletricidade e aquecimento de residências em todo o noroeste da Inglaterra e norte do País de Gales. Uma equipe da Wood irá liderar um projeto e consultoria de um novo duto de hidrogênio de 85 km e instalações terrestres. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui. (H2 View - 26.10.2021)

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Uso Final

1 Austrália: Hidrogênio verde para descarbonizar a indústria alimentícia australiana

A Star Scientific Limited e a Central Coast Industry Connect Limited (Ccic) concordaram em estabelecer um novo cluster de hidrogênio liderado pela indústria na região de New South Wales Hunter e Central Coast, na Austrália. Ambos os parceiros assinaram um MoU para ser pioneiros na tecnologia Star Scientific Hero que fornece uma fonte de calor sem carbono para a fabricação de alimentos. O empreendimento será conhecido como Central Coast Hydrogen Food Cluster. Os parceiros já começaram o trabalho de fornecimento de calor para fins de limpeza em escala industrial no polo alimentar. O cluster será projetado para ser o mais inclusivo possível e envolver e compartilhar conhecimento com empreendimentos semelhantes emergentes na Austrália e na Nova Zelândia. (Star Scientific - 20.10.2021)

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2 Royal Caribbean Group usará trio de fontes de energia na próxima classe de navios

A nova classe de navios do Royal Caribbean Group, conhecida como 'Project Evolution', com estreia prevista para o verão de 2023, operará usando um trio de fontes de energia, incluindo um sistema de célula a combustível, bateria e motores à biocombustíveis usando gás natural liquefeito (GNL) como o combustível principal. Esta solução de tecnologia tripla com o sistema de hidrogênio permite que o navio fique livre de emissões enquanto estiver no porto. A nova tecnologia permite que o Project Evolution alcance uma redução geral de 40% em suas emissões de gases de efeito estufa por ocupação dupla, quando comparado com a classe anterior de navios da marca. A classe do navio também deve atingir uma classificação do Índice de Projeto de Eficiência Energética (EEDI) cerca de 25% melhor do que os requisitos aplicáveis da Organização Marítima Internacional (IMO). (Royal Caribbean Group - 22.10.2021)

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3 Reino Unido: Tecnologia de gerenciamento térmico para aeronaves movidas a hidrogênio

A Reaction Engines juntou-se ao consórcio Project Fresson liderado pela Cranfield Aerospace (CAeS). O Projeto Fresson visa acelerar a adoção de aeronaves de transporte de passageiros com emissões zero através do uso de célula a combustível e motores de reação, que foram selecionados para fornecer tecnologia de gerenciamento térmico para resfriamento da célula. Os motores de reação trazem para a Fresson a liderança mundial em tecnologia de gerenciamento térmico, que é crítica para o desenvolvimento de propulsão a hidrogênio. Em troca, a Cranfield Aerospace Solutions e o Projeto Fresson fornecem uma rota confiável e rápida para demonstração de voo e certificação desta tecnologia empolgante. O Projeto Fresson financiado pelo Reino Unido através do Aerospace Technology Institute para integrar a tecnologia de célula a combustível hidrogênio em um Britten Norman Islander de 9 lugares. (Reaction Engines - 20.10.2021)

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4 Suécia: BMW fornecerá hidrogênio feito de aço pela H2 Green Steel

O BMW Group fechou um acordo com a startup sueca H2 Green Steel para fornecimento de aço verde a partir de 2025. A BMW e a H2 Green Steel também concordaram em criar um ciclo fechado do material, onde a H2 Green Steel recuperará sobras de chapa, ou seja, sucata de aço virgem, produzida nas prensas das fábricas da BMW, para reciclagem. A siderurgia secundária, que usa sucata de aço, também requer menos energia em comparação com a rota do alto-forno que usa minério de ferro. De 2025 em diante, o BMW Group realinhará sua linha de produtos com base em três aspectos principais: uma arquitetura de TI e software completamente redefinida, uma nova geração de trens e baterias de acionamento elétrico de alto desempenho e um nível radicalmente novo de sustentabilidade em toda a vida útil do veículo. Para saber mais sobre a H2 Green Steel, clique aqui. (H2 Bulletin - 20.10.2021)

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Tecnologia e Inovação

1 Canadá: Hydrogen Optimized avança em tecnologia de hidrogênio verde

A Hydrogen Optimized anunciou, no dia 26/10, ter concluído uma demonstração do eletrolisador unipolar RuggedCell™ de 50k amperes, o que representa um avanço na tecnologia de produção de hidrogênio verde em grande escala e um caminho direto para a comercialização de módulos de eletrólise até 100 MW, classificados como simples. A demonstração ocorreu no Centro de Demonstração de Alta Corrente da Hydrogen Optimized em Owen Sound, Ontário, no Canadá. A empresa agora se concentra na otimização do design do RuggedCell™ e na ampliação da corrente de sua tecnologia - uma duplicação da classificação do RuggedCell™ para 100.000 amperes. Isso habilitará módulos de eletrolisadores únicos de até 200 MW. (Hydrogen Optimized - 26.10.2021)

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2 Canadá: Tecnologia de craqueamento térmico de metano (TMC) implantada em Alberta

A nova tecnologia de produção de hidrogênio desenvolvida pelos pesquisadores da Universidade de British Columbia (UBC) - craqueamento térmico do metano (TMC) - pode produzir até 200 quilos de hidrogênio por dia usando gás natural, sem usar água, enquanto reduz ou elimina as emissões de gases de efeito estufa. A equipe testará seu sistema em um projeto de US $ 7 milhões em uma instalação em Fort Saskatchewan, Alberta, administrada pela ATCO, a maior distribuidora de gás natural de Alberta. O projeto visa eventualmente reduzir esse valor para menos de US $ 2 por quilograma - em linha com as metas estabelecidas pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos para apoiar a adoção do hidrogênio. (UBC - 21.10.2021)

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3 China: O novo catalisador de célula a combustível PEM pode oxidar CO, H2 ou uma combinação

Pesquisadores na China desenvolveram uma classe de catalisadores IrRu-NC, com átomos únicos Ir e Ru uniformemente distribuídos em compostos de nitrogênio-carbono, que exibem excelente comportamento na reação de eletrooxidação de CO (COOR), bem como alta eficiência na reação catalítica de eletro-oxidação do H2. A presença de traços de CO pode envenenar o catalisador no anodo diminuindo a performance da reação. Com esse novo cataliador, o processo de eletrooxidação de CO, tradicionalmente difícil, ocorre facilmente, com o COOR iniciando em quase 0 mV com eletrodo de hidrogênio reversível à temperatura ambiente. Isso confere ao catalisador excelentes propriedades antienvenenamento por CO em PEMFCs com quantidades ultrabaixas de metal nobre. Essas descobertas abrem um caminho para vencer o formidável problema de envenenamento das PEMFCs. Para ler o artigo na íntegra, clique aqui. (Green Car Congress - 20.10.2021)

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Eventos

1 Construindo corredores de hidrogênio no Pacífico Oeste para um futuro carbono neutro

A Organização para o Desenvolvimento de Nova Energia e Tecnologia Industrial (NEDO) do Japão e a Organização do Comércio Externo do Japão (JETRO) estão realizando um briefing gratuito em duas partes nos dias 2 e 6 de dezembro. O evento pretende examinar como os estados e províncias da costa oeste da América do Norte estão se aproximando do hidrogênio em suas políticas de energia limpa. O briefing também analisará como a indústria japonesa está fazendo parceria com as partes interessadas locais para construir a infraestrutura de transporte e energia para uma economia de hidrogênio. (Evenbrite – outubro de 2021)

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2 European Hydrogen Week

A European Hydrogen Week apresentará, entre outros, o European Hydrogen Forum, com dias de revisão do FCH JU Programme e o FCH JU Awards. Os eventos reunirão políticos tomadores de decisão, representantes da indústria, organizações da sociedade civil e a comunidade científica, para discutir os últimos desenvolvimentos a nível da UE no setor do hidrogénio. O evento vai contar com o lançamento público da Clean Hydrogen Partnership, como sucessora da Fuel Cells and Hydrogen Undertaking. A Clean Hydrogen Partnership será um instrumento-chave na implementação da Estratégia Europeia para o Hidrogênio e para alcançar os ambiciosos objetivos do Acordo Verde. O evento acontecerá entre os dias 29 de novembro e 3 de dezembro de 2021. (FCHJU – outubro de 2021)

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3 Webinar: Hidrogênio na América do Sul

O Oxford Institute for Energy Studies (OIES) e a Fundacão Universidade Torcuato di Tella estão organizando um webinar para discutir o papel do hidrogênio na descarbonização da América do Sul. O evento acontecerá no dia 5 de novembro às 11h (horário de Brasília) e contará com a participação de autoridades do setor de energia da Argentina, Brasil, Chile, Organização Latino-americana de Energia (OLADE) e da Siemens Energy. O webinar visa discutir como a América do Sul pode desempenhar um papel crucial na produção de hidrogênio verde para que o mundo alcance as metas de redução de emissões. (OIES – outubro de 2021)

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4 Hydrogen For Life

No dia 4 de novembro, o Museu da Ciência de Londres sediará a "Hydrogen for Life", uma exposição liderada pela indústria de tecnologia de hidrogênio sustentável para partes interessadas em todo o governo e indústria. O evento é uma vitrine única de algumas das melhores inovações e tecnologias do Reino Unido. Ele vai sublinhar a força da inovação em uma variedade de setores e na cadeia de valor do hidrogênio, mostrando os demonstradores operacionais da tecnologia do hidrogênio, prontos para dar o pontapé inicial na transição energética do mundo. O evento também gerará debates sobre o futuro da vida descarbonizada, com palestras de personalidades da indústria, um discurso ministerial (TBC) e uma série de painéis de discussão sobre o assunto que pode ser visto no canal Leaders LIVE no YouTube. De acordo com o museu, será a primeira vez que uma reunião de organizações focadas no hidrogênio se reunirá dessa forma. Hydrogen for Life acontecerá entre 06h30 e 13h30 no Museu da Ciência de Londres. (Página do Linkedin da Leaders LIVE – outubro de 2021)

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5 COP 26: Painel Hidrogênio Verde - Oportunidades de Investimentos no o Nordeste do Brasil

No dia 3 de novembro, o presidente da FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará), Ricardo Cavalcante, será representado pelo Coordenador do Núcleo de Energia, Joaquim Rolim, na COP 26, em Glasgow. O painel chamado de “Hidrogênio Verde Oportunidades de Investimentos no o Nordeste do Brasil” acontecerá às 12h e será transmitido no canal do YouTube do Sistema Fiec. (Canal do Youtube do Sistema Fiec– outubro de 2021)

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Artigos e Estudos

1 Artigo: “A nova crise global de energia”

Em artigo publicado no Estadão, Fareed Zakaria, escritor e jornalista norte-americano, trata do caminho que está sendo trilhado rumo a uma nova crise global de energia e os pontos que cooperam para a mesma. Segundo o autor, “o preço da gasolina nos EUA aumentou mais de 50% nos últimos 12 meses. O preço do gás natural na Europa aumentou espantosamente, quase 500%, ao longo do mesmo período. Na Ásia, a Bloomberg News informa que empresas de energia estão comprando gás natural líquido a preços recordes na tentativa de garantir o estoque”. O mesmo acrescenta que a motivação se encontra em uma explicação simples, “é que a demanda por energia está no momento excedendo a oferta, o que faz com que os preços subam. As razões para tal descompasso são muitas, incluindo o clima extremo e imprevisível, bem como decisões equivocadas do governo a respeito do armazenamento, reservas e linhas de transmissão [...] Boa parte do mundo deixou de investir em combustíveis fósseis (por bons motivos), o que reduziu a oferta destes”. Ele conclui que “ainda precisamos reduzir as emissões hoje e manter a energia disponível. Caso contrário, teremos mais choques de energia, que podem facilmente se voltar contra as políticas de sustentabilidade”. Para ler o texto na íntegra, clique aqui. (GESEL-IE-UFRJ – 27.10.2021)

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2 Artigo “É o custo nivelado do hidrogênio verde, estúpido”

Em artigo publicado no Negócios.pro.BR, Carlo Peixoto, Diretor Executivo da H2Helium Projetos de Energia, analisou o cenário atual para o hidrogênio verde (H2V). O autor destaca que no relatório Global Hydrogen Review 2021, publicado pela Agência Internacional de Energia, fica claro que mesmo que os projetos anunciados mundialmente sejam de fato concluídos, cálculos demonstram que em 2030 deveremos estar bem longe de alcançar alguns intermediários. Um fator relevante é o alto custo do H2V (USD 3,00 - USD 8,00 por kg) comparado ao H2 cinza (USD 0,50 - USD 1,70 por kg) e ao H2 azul (USD 1,00 - USD 2,00 por kg). A aposta que se tem feito para alcançar os objetivos NetZero2050 é que o custo nivelado de produção do H2V seja igualado ao do H2 azul mais rapidamente, para isso torna-se necessário o aumento de escala na produção. Diferentes iniciativas têm sido realizadas: os fabricantes têm investido no aumento da capacidade instalada para produzir eletrolisadores, um aumento nos investimentos em P&D para dar escala à tecnologia PEM que se adapta melhor às características de intermitência das energias renováveis, e por fim, um evidente aumento de oferta na geração solar e eólica, com forte redução no custo do MWh. (Negócios.pro.BR – 28.10.2021)

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3 Fuel Cells and Hydrogen Observatory

A Fuel Cells and Hydrogen Joint Undertaking (FCHJU) publicou um conjunto de relatórios, intitulado ‘Fuel Cells and Hydrogen Observatory’ (FCHO), que fornece dados atualizados sobre todo o setor de hidrogênio. Os documentos enfatizam as estatísticas do mercado e da tecnologia, indicadores socioeconômicos, políticas e regulação, bem como suporte financeiro. O interesse crescente nas tecnologias de hidrogênio exigiu preencher as lacunas de conhecimento e fornecer uma análise cobrindo toda a cadeia de valor. Dessa forma, o conjunto de estudos resume os desenvolvimentos durante o ano passado (2020), nas áreas de tecnologia e mercado, oferta e demanda, política, padrões, patentes e educação e treinamento. Segundo o estudo, a capacidade total de produção de hidrogênio estimada no final de 2019 foi de 28.854 t/dia, o equivalente a 10,5 Mt/ano. Além disso, o consumo correspondente de hidrogênio foi estimado em 8,4Mt, uma utilização média da capacidade instalada de 80%. O mercado atual ainda é dominado pela produção de amônia (49%) e indústria de refino (31%), enquanto aplicações emergentes representam uma pequena porção do mercado. Para acessar o conjunto de relatório, clique aqui. (FCHJU – 28.10.2021)

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4 Hidrogênio verde na Argentina: desenvolvimento atual e perspectivas

Em artigo publicado na revista Energía y Desarrollo Sustentable, María Florencia Zabaloy, Carina Guzowski, Dras em Economia pela Universidad Nacional del Sur (UNS) e Lis Didriksen, graduanda de Direito pela UNS, analisam a indústria do hidrogênio verde na Argentina com o objetivo de inferir qual é o seu grau de desenvolvimento no ano de 2020 e qual poderia ser o seu potencial impacto na matriz energética argentina, no marco das políticas de energias renováveis do país. As autoras exploram o conceito de hidrogênio, com ênfase no desenvolvimento mundial de hidrogênio verde e apresentam um panorama das energias renováveis no país, tanto a nível de políticas públicas como para a matriz energética. O artigo também descreve a estrutura regulatória e os principais participantes locais no mercado de hidrogênio da Argentina. (Energia e Desenvolvimento Sustentável – 2021)

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5 Hydrogen Council: A combinação de baterias e tecnologias de células a combustível é a chave para o sucesso da descarbonização do transporte global

O Hydrogen Council publicou um novo relatório, intitulado “Roadmap towards zero emissions: the complementary role of BEVs and FCEVs”, com objetivo de fornecer uma perspectiva abrangente de como resolver o desafio global da descarbonização. Segundo o estudo, tanto os veículos elétricos a células a combustível (FCEV) quanto veículos elétricos a baterias (BEVs) são necessários para atingir uma redução significativa das emissões de carbono do setor de transporte. Embora os BEVs sejam vitais para uma descarbonização rápida e seja uma solução dominante em muitos casos, FCEVs também têm seus pontos fortes de aplicações específicas, da mesma forma que a gasolina e o diesel desempenham papéis complementares hoje. Os FCEVs fornecerão a melhor opção para regiões com energias renováveis restritas ou capacidade de rede limitada no médio e longo prazo. O “mundo combinado” fornecerá eficiência superior do sistema, intensidade do carbono no ciclo de vida e redução na demanda de recursos. Além disso, o relatório aponta que construir a rede de abastecimento de hidrogênio ao lado da infraestrutura de carregamento da bateria será mais econômico do que construir uma infraestrutura de carregamento poderosa o suficiente para cobrir todos os casos de uso, incluindo aqueles com alta demanda de energia e pouca capacidade de carregamento. Para acessar o relatório na íntegra, clique aqui. (Hydrogen Council – 27.10.2021)

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6 Futuro do hidrogênio no Canadá: Riscos e benefícios

A mudança climática está se tornando uma crescente ameaça global e o hidrogênio (H2) pode ter um papel fundamental na redução das emissões de carbono. Nesse contexto, a EY, líder global em auditoria, impostos, transações e consultoria, publicou um novo relatório, intitulado “Canada’s hydrogen future - risks and rewards”. O relatório fornece uma perspectiva instigante sobre o papel do hidrogênio no futuro para o Canadá. O objetivo é fomentar uma discussão construtiva em torno dos riscos e benefícios do hidrogênio. Segundo o documento, cerca de 3 milhões de toneladas de H2 são produzidas no Canadá, tornando-o um dos dez maiores produtores mundiais. Espera-se que a produção aumente significativamente à medida que o hidrogênio expande sua aplicabilidade em vários setores e mercados. O Canadá está bem posicionado para ser líder em campos relacionados ao hidrogênio, beneficiando uma ampla gama de partes interessadas e criando o potencial para uma oportunidade nacional no espaço. Para acessar o relatório na íntegra, clique aqui. (EY –25.10. 2021)

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7 Melhorando a eficiência do carbono empara um processo avançado de biomass-to-liquid usando hidrogênio e oxigênio produzido por eletrólise

O artigo, publicado na revista Renewable and Sustainable Energy Reviews, apresenta uma nova abordagem que combina a eletrólise e gaseificação de fluxo de oxigênio que garante alta eficiência de carbono para a produção de combustíveis sustentáveis pela rota Fischer-Tropsch. O processo de power-to-biomass-to-liquid combina os conceitos de uso de biomassa como fonte de carbono e energia (biomass-to-liquid) e hidrogênio como um transportador de energia fornecido a partir de energias renováveis neutras em carbono (power-to-liquid). Sendo assim, o artigo teve como objetivo modelar um processo altamente integrado de biomass-to-liquid usando o Aspen Plus®. Para melhorar o desempenho do processo, a integração do hidrogênio verde e do oxigênio da eletrólise da água é modelada e o uso de membranas poliméricas utilizadas como eletrólito e de óxido sólido em temperatura elevada é comparado. A eficiência energética de um processo convencional de biomass-to-liquid com calor e integração de materiais é de cerca de 46%, enquanto a eficiência geral de carbono é de cerca de 41%. Adicionando hidrogênio produzido a partir da eletrólise, o rendimento do produto é aumentado por um fator de 1,7–2,4. Os modelos de processo detalhados no artigo mostram o alto potencial para aumentar a eficiência do carbono em até 67%-97%, integrando energia renovável em um processo de biomass-to-liquid. (Renewable and Sustainable Energy Reviews – 2021)

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8 Operação do sistema de gerenciamento de energia baseado em hidrogênio com resposta à demanda em power-to-X e planta de amônia

A produção de hidrogênio é a chave na utilização de energia renovável em excesso. Muitos estudos e projetos olharam para os sistemas de gestão de energia (EMSs) que permitem acoplar a produção de hidrogênio com a geração de energia renovável. Na maioria desses estudos, entretanto, a demanda de hidrogênio é produzida para alimentar células a combustível ou vendida para o mercado externo de hidrogênio. A demanda de hidrogênio de plantas industriais reais raramente é considerada. Neste contexto, o artigo, publicado na Applied Energy propôs um EMS que pode minimizar o custo operacional do sistema ou maximizar a produção de hidrogênio verde. O EMS utiliza uma resposta de demanda convencional e para Power-to-X (P2X), flexibilidade da planta de eletrólise, tanque de armazenamento de hidrogênio, bateria e plantas que consomem hidrogênio para projetar o cronograma ideal com benefícios maximizados. O sistema é baseado no cluster industrial GreenLab Skive (GLS) – a planta de amônia é modelada para identificar seu potencial P2X e avaliar a viabilidade econômica de sua construção. Os resultados mostram uma redução potencial de 51,5-61,6% do custo operacional total do sistema e um aumento da participação do hidrogênio verde em 10,4-37,6% devido à operação do EMS. (Applied Energy – 2021)

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9 Oportunidades para a produção de hidrogênio verde nas indústrias de refino do petróleo e síntese de amônia na Índia

A crescente inserção de eletricidade renovável no setor energético associado com a redução de custos tem resultado no crescente aumento do interesse mundial no hidrogênio verde. A indústria tem usado combustível fóssil baseado em hidrogênio como insumo por várias décadas. Nesse contexto, este artigo, publicado no International Journal of Hydrogen Energy, teve como objetivo fazer uma avaliação das capacidades existentes de produção de hidrogênio em refinarias de petróleo e unidades de síntese de amônia na Índia, juntamente com a estimativa do potencial para instalação de eletrolisadores alcalinos movidos a energia solar fotovoltaica para produção de hidrogênio verde e a capacidade de solar fotovoltaica necessária para esta finalidade. O custo nivelado da produção de hidrogênio nessas indústrias na Índia foi analisado e considerado competitivo. O documento também discute sobre a necessidade de água, necessidade de terra para usinas de energia SPV, emissões de CO2 evitadas e provável investimento a ser feito para estabelecer infraestrutura para a produção de hidrogênio verde. Com o lançamento da missão nacional de hidrogênio na Índia, uma transição para o hidrogênio verde pela indústria parece ser uma possibilidade a curto prazo. (International Journal of Hydrogen Energy – 2021)

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10 Projeto otimizado e avaliação técnico-econômica de vias de abastecimento de hidrogênio de baixo carbono para uma estação localizada em Xangai

O artigo, publicado na revista Energy, tem como objetivo avaliar a viabilidade da utilização de hidrogênio (H2) renovável como combustível do setor de transporte, para veículos com células a combustível. Os autores analisaram quatro possíveis rotas de abastecimento de H2 de baixo carbono para uma estação de abastecimento de hidrogênio localizada em Xangai. As rotas I e II são rotas de suprimento do combustível no local alimentadas por um sistema de geração eólica-fotovoltaica independente ou conectada à rede separadamente. As rotas III e IV são rotas externas de fornecimento de H2, nas quais o combustível é produzido por um sistema de geração eólico-fotovoltaico autônomo ou conectado à rede, respectivamente, localizado na província de Qinghai e entregue por um caminhão de H2 líquido para Xangai. O sistema de microrredes para produção de hidrogênio foi projetado e otimizado com o auxílio do software HOMER Pro®. De acordo com o estudo, na etapa de produção a rota IV apresenta melhor desempenho econômico, tanto no custo presente líquido total quanto no custo nivelado de energia. Essa rota também apresentou melhores resultados quando considerada toda a cadeia de abastecimento. O estudo concluiu que produzir hidrogênio a partir de um sistema de energia híbrido eólico-fotovoltaico conectado à rede e entregá-lo via caminhão de hidrogênio líquido a uma estação de reabastecimento na área da costa leste (Xangai) da China pode ser uma solução viável. (Energy – 2021)

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11 O desenvolvimento de tecnologias viabilizadoras da energia do hidrogênio a partir do design dominante e paradigmas tecno-econômicos

Em dissertação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marina Domingues Fernandes, buscou compreender como a dinâmica dos paradigmas tecno-econômicos influenciou o design de tecnologias de hidrogênio e pilhas a combustível entre os anos 2000 e 2020.A autora explora as diferenças nas atividades de design tecnológico durante a transição entre os paradigmas tecno-econômicos referentes a Era do Automóvel e Produção em Massa e a Era da Informação e Comunicação. Além disso, para analisar as especificidades dos países periféricos, apoiou-se também nas abordagens teóricas estruturalistas e em uma vertente crítica à literatura de cadeias globais de valor. O estudo indicou que a mudança de paradigma tecno-econômico redefiniu os propósitos das atividades de design das tecnologias do hidrogênio e pilhas a combustível, alterando o problema percebido nessas atividades e o conjunto de tecnologias disponíveis e concorrentes para solucioná-lo, resultando em preferências diferentes no que diz respeito às tecnologias desenvolvidas ao longo do tempo e uma trajetória tecnológica com características distintas da anterior. O estudo também indicou um aumento da influência dos países do centro na periferia no que diz respeito à expansão tecnológica, essa especialmente impulsionada pelas atuações das subsidiárias de empresas multinacionais e organizações multilaterais que subsidiam governos locais. (Repositório Institucional da UFMG – 2021)

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12 Wood Mackenzie: Como o hidrogênio pode transformar o mercado de energia global

A Wood Mackenzie publicou um novo relatório, intitulado “The blue-green planet: How hydrogen can transform the global energy trade”, com o objetivo de analisar as perspectivas futuras para o mercado de energia com o processo de descarbonização e como o hidrogênio se insere nesse processo. À medida que as principais nações importadoras de energia lideram a cobrança de redução de emissões carbono, o mercado de energia se reestrutura para se adaptar à nova realidade. A eletrificação está no centro da mudança no mix de energia, entretanto ela só pode levar o mundo até certo ponto. Isso porque há setores como o de transporte pesado, transporte marítimo, aviação e produtos químicos que precisarão de outras alternativas. O hidrogênio de baixo carbono tem grande potencial para capturar uma parcela considerável do mercado. Ao mudar a ordem mundial do comércio de energia, o processo de descarbonização oferece simultaneamente aos exportadores de energia uma oportunidade de garantir receitas futuras por meio do desenvolvimento do suprimento de hidrogênio de baixo carbono. Isso incluirá o hidrogênio azul daqueles com acesso a recursos de gás natural e potencial de captura de carbono e o hidrogênio verde daqueles com vastos recursos renováveis. (Wood Mackenzie – Outubro de 2021)

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Equipe de Pesquisa UFRJ
Editor: Prof. Nivalde J. de Castro (nivalde@ufrj.br)
Subeditores: Fabiano Lacombe, Luiza Masseno e Sayonara Andrade Elizário
Pesquisadores: Allyson Thomas,
José Vinícius S. Freitas, Kalyne Silva Brito e Luana Oliveira 
Assistente de pesquisa: Sérgio Silva

As notícias divulgadas no IFE não refletem necessariamente os pontos da UFRJ. As informações que apresentam como fonte UFRJ são de responsabilidade da equipe de pesquisa sobre o Setor Elétrico do Instituto de Economia da UFRJ.

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