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IFE: n� 81 - 03 de novembro de 2021
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gesel@gesel.ie.ufrj.br
Editor: Prof. Nivalde J. de Castro
Índice
Políticas Públicas e Regulatórias
1 Goi�s: Comiss�o da assembleia legislativa debate a mobilidade el�trica
2 EUA: Projeto de Biden mant�m cr�dito aos ve�culos el�tricos
3 EUA: Financiamento para pesquisas ligadas a mobilidade el�trica
4 Espanha/Portugal: Cluster ib�rico de VEs
5 Fran�a: Adiamento da redu��o do subs�dio aos ve�culos el�tricos
6 Pa�s de Gales: Plano de a��o de carregamento de ve�culos el�tricos
7 �frica do Sul: Ve�culos el�tricos ser�o prioridade nos planos de a��o clim�tica
8 Austr�lia: Especialistas defendem a obrigatoriedade de pontos de recarga de VEs em resid�ncias e locais de trabalho
9 China: Lan�amento de programa de troca de baterias
10 �ndia: Incertezas e desafios na difus�o da mobilidade el�trica
Inovação e Tecnologia
1
CBMM adquire 20% de startup norte-americana de baterias
2 SK Innovation/Solid Power: Parceria para o desenvolvimento de baterias do estado s�lido
3 Hyundai/Kia: Parceria para a fabrica��o de bateria 50% mais potente
4 Xpeng: Carregador super r�pido
5 BPEI/Wolfspeed: Estudo para desenvolvimento de chips mais eficientes para VEs
Indústria Automobilística
1
Artigo: O carro do futuro: �smartcar� � a extens�o de onde moramos, trabalhamos e nos divertimos
2 Great Wall Motors: Presen�a de h�bridos e el�tricos em sua estreia no Brasil
3 Volkswagen: Novos caminh�es 100% el�tricos t�m condi��es de compra facilitadas
4 Stellantis: Meta de produ��o mundial e posicionamento estrat�gico
5 Stellantis: Expans�o da eletrifica��o de ve�culos comerciais
6 Stellantis/TheF Charging: Rede europeia de 15 mil carregadores r�pidos at� 2025
7 GM: Instala��o de carregadores em locais carentes de infraestrutura nos EUA
8 Tesla abre primeiro centro de P&D fora dos EUA em Xangai
9 Grandes montadoras chinesas olham com otimismo para mercado europeu de VEs
10 Nidec concentrar� investimentos em motores de VEs
11
Toyota revela seu primeiro carro 100% el�trico
Meio Ambiente
1
Os desafios da COP26 no setor automotivo
2 Iniciativa global cria padr�o para avaliar e precificar baterias usadas de VEs
3 Energy Source aposta em economia circular para reciclar baterias de VEs
4 Alemanha: Rotas e metas para descarboniza��o do setor de transportes
Outros Artigos e Estudos
1
Tupinamb�: Novo aplicativo interliga pontos de recarga no pa�s
2 Locadora Hertz: Estrat�gia de eletrifica��o e mega compra de VEs da Tesla
3 EUA: Uber faz parceria com Hertz para aluguel de VEs da Tesla
4 Dois ter�os das frotas comerciais esperam usar VEs dentro de 5 anos
5 EIA: El�tricos ser�o 30% da frota mundial de ve�culos em 2050
6 BYD: Pre�os das baterias aumentar�o em 20% devido aos custos de mat�ria-prima
7 Copel/Renault lan�am novo programa de compartilhamento de VEs
Políticas Públicas e Regulatórias
1 Goi�s: Comiss�o da assembleia legislativa debate a mobilidade el�trica
Em debate que marcou a 35� reuni�o da Comiss�o de Minas e Energia do Poder Legislativo estadual de Goi�s, no dia 28 de outubro de 2021, especialistas discutiram a import�ncia e urg�ncia de apoio governamental para o incentivo da eletrifica��o na mobilidade e transportes no estado. Conduzido pelo deputado estadual Virmondes Cruvinel (Cidadania) de forma virtual, o evento reuniu dois representantes do Mova-se F�rum de Mobilidade, movimento permanente que re�ne um grupo de especialistas, professores e t�cnicos do Estado. Os especialistas eram Miguel �ngelo Pricinote e Adriano Parana�ba. O primeiro � ge�grafo e mestre em Transportes pela Universidade de Bras�lia (Unb) e coordenador do Mova-se. J� o segundo, economista e professor do Instituto Federal de Goi�s (IFG). Al�m deles, estavam tamb�m Adalberto Maluf, presidente da Associa��o Brasileira de Ve�culos El�tricos (ABVE), membro dos conselhos da Associa��o Brasileira da Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e da Associa��o Brasileira da Gera��o Distribu�da (ABGD), e Eloir Pagnan, gerente do Departamento de Esta��es de Recarga para Ve�culos El�tricos da WEG. Dentre as v�rias abordagens, Pricinote apontou para duas excelentes oportunidades para se iniciar o processo de eletrifica��o do transporte, citando os BRT do Eixo-Anhanguera e do Corredor Norte-Sul, cujo primeiro trecho deve ser inaugurado nos pr�ximos dias. Para Miguel Pricinote, o exemplo est� na evolu��o dos casos chileno e colombiano, que caminham rapidamente para a totaliza��o de 100% para ve�culos el�tricos de emiss�o zero. Tais ve�culos comp�em os BRT TransSantigo (Santiago-Chile) e TransMilenio (Bogot�-Col�mbia). (Di�rio do Transporte � 29.10.2021)
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2 EUA: Projeto de Biden mant�m cr�dito aos ve�culos el�tricos
O presidente Biden anunciou a �ltima vers�o do enorme projeto de lei de gastos sociais, o chamado Build Back Better, em 28 de outubro, que inclui investimentos em iniciativas de energia limpa, totalizando 555 bilh�es de d�lares. A grande not�cia para os entusiastas dos VEs � que o projeto inclui o cr�dito fiscal de 12.500 d�lares para os ve�culos. Agora, ainda h� muitos detalhes a serem resolvidos, j� que esta � uma estrutura que precisa ser aprovada pelas duas casas do Congresso antes que Joe Biden possa convert�-la em lei. Se a conta for aprovada, o importante a saber para os compradores de VEs � que eles podem se qualificar para um cr�dito fiscal de 5.000 d�lares a mais, em compara��o aos 7.500 d�lares atuais. Uma das principais medidas do plano � "oferecer descontos substanciais ao consumidor e garantir que as fam�lias da classe m�dia economizem dinheiro � medida que mudam para energia limpa e eletrifica��o". Mais especificamente, a administra��o Biden afirma que os descontos e cr�ditos ao consumidor inclu�dos na estrutura Build Back Better "economizar�o para a fam�lia americana m�dia centenas de d�lares por ano em custos de energia". (Inside EVs – 29.10.2021)
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3 EUA: Financiamento para pesquisas ligadas a mobilidade el�trica
O Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE) est� concedendo US $ 209 milh�es em financiamento para 26 novos projetos de laborat�rios nacionais com foco em ve�culos el�tricos, baterias avan�adas e ve�culos conectados. Os EUA atualmente dependem fortemente da importa��o de componentes avan�ados de bateria do exterior, o que exp�e o pa�s a vulnerabilidades da cadeia de suprimentos que amea�am interromper a disponibilidade e o custo dessas tecnologias. (Green Car Congress � 28.10.2021)
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4 Espanha/Portugal: Cluster ib�rico de VEs
Um cluster ib�rico de autom�veis el�tricos e um programa de baterias sustent�veis que inclui toda a cadeia de valor industrial. Estas s�o duas das iniciativas energ�ticas que os dois governos anunciaram no quadro da trig�sima segunda Cimeira Hispano-Lusa, que aconteceu em Trujillo (C�ceres). Nesse f�rum, abordaram tamb�m a implanta��o de instala��es de produ��o de energias renov�veis "em �reas transfronteiri�as e em �guas continentais", e iniciativas no dom�nio do "armazenamento de energia e sua ind�stria associada". Desse modo, em Trujillo, a mobilidade el�trica teve um papel de destaque �e o estabelecimento de instrumentos de apoio para promov�-la, junto com o desenvolvimento da infraestrutura de recarga de ve�culos el�tricos e de toda a cadeia de valor industrial�. Assim, foi acordada uma plataforma de trabalho para o desenvolvimento de um cluster ib�rico de autom�veis el�tricos, que contar� com instrumentos de apoio � promo��o de �projetos industriais integrados, com base em produtos e servi�os inovadores�. Ambos os pa�ses tamb�m concordaram em cooperar na promo��o de uma rede de carregamento de ve�culos el�tricos e sua interoperabilidade, garantindo sua implanta��o em corredores rodovi�rios em ambos os lados da fronteira. Adicionalmente, ser� criado um �programa ib�rico de baterias sustent�veis� que inclui medidas de promo��o (1) a minera��o sustent�vel; (2) do refino de mat�rias-primas e seus produtos; (3) de projeto, produ��o e montagem de baterias de nova gera��o, (4) de reciclagem e (5) de treinamento profissional. (Energ�as Renovables � 29.10.2021)
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5 Fran�a: Adiamento da redu��o do subs�dio aos ve�culos el�tricos
O governo franc�s est� estendendo seus subs�dios para ve�culos el�tricos e h�bridos plug-in no n�vel atual at� 1� de julho de 2022. O plano original era reduzir ainda mais os subs�dios atualmente concedidos a partir de 1� de janeiro de 2022. � semelhan�a da Alemanha, a Fran�a decidiu aumentar as taxas de subs�dio em maio de 2020 como parte de um plano de reestrutura��o da ind�stria automotiva. O principal motivo foi a queda nas vendas devido � pandemia da COVID-19. O governo franc�s adotou uma abordagem mais moderada do que seus hom�logos alem�es: na Fran�a, a taxa m�xima de subs�dio s� aumentou de 6.000 para 7.000 euros. Ao mesmo tempo, a demanda foi impulsionada por um esquema de sucateamento para compradores privados. J� naquela �poca, o governo manifestou a inten��o de reduzir aos poucos as taxas de subs�dio novamente. Em meados de 2021, a taxa m�xima foi reduzida de 7.000 para 6.000 euros. No entanto, o governo franc�s est� suspendendo a redu��o adicional originalmente planejada em 1.000 euros na virada do ano. Os compradores podem, portanto, contar com as taxas de subs�dio atualmente aplic�veis at� meados de 2022 - segundo nota do ministro da Economia, Bruno Le Maire. De acordo com o comunicado, os compradores privados continuar�o a receber 6.000 euros de apoio � compra de um VE � bateria ou c�lula de combust�vel com um pre�o m�ximo de compra de 45.000 euros e 2.000 euros para VEs com um pre�o entre 45.000 e 60.000 euros. Para ve�culos comerciais, aplicam-se taxas de subs�dio an�logas de 4.000 e 2.000 euros. (Electrive � 26.10.2021)
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6 Pa�s de Gales: Plano de a��o de carregamento de ve�culos el�tricos
O governo gal�s lan�ou uma nova estrat�gia de mobilidade el�trica e apresentou o EV Charging Action Plan (Plano de A��o de Carregamento de VEs). Ele prev� investimentos em infraestrutura, incluindo o setor privado, para instalar pontos de recarga a cada 20 milhas que cruzam o Pa�s de Gales at� 2025. A nova estrat�gia se baseia nos an�ncios de dezembro de 2020, quando o governo gal�s afirmou que garantiria que, at� 2025, todos os usu�rios de carros e vans el�tricas no Pa�s de Gales estivessem confiantes de que poderiam acessar a infraestrutura de carregamento de VEs quando e onde precisassem. Na atualiza��o de hoje, o Pa�s de Gales confirmou ter mais de 1.000 pontos de carregamento p�blicos e contando um para cada seis VEs a bateria. Os planos agora estabelecem uma abordagem para garantir que os pontos de recarga continuem a crescer para atender � crescente demanda, � medida que os ve�culos movidos a combust�veis f�sseis s�o eliminados. No entanto, o governo n�o informou quantos pontos de carregamento ser�o necess�rios, nem com quais parceiros privados ele pode trabalhar. No entanto, o Pa�s de Gales, em comunica��es anteriores, identificou a necessidade de entre 30.000 e 50.000 carregadores r�pidos e 2.000 a 3.500 carregadores r�pidos/ultrarr�pidos a serem instalados na pr�xima d�cada. (Electrive – 30.10.2021)
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7 �frica do Sul: Ve�culos el�tricos ser�o prioridade nos planos de a��o clim�tica
O presidente da �frica do Sul, Cyril Ramaphosa, disse que o pa�s identificou tr�s prioridades principais no combate �s mudan�as clim�ticas, incluindo o aumento da produ��o de VEs como um deles. O pa�s tamb�m se concentrar� na redu��o das emiss�es de carbono da concession�ria de energia Eskom e nos planos acelerados para uma economia verde, disse o presidente na ter�a-feira (26) em uma cerim�nia para marcar o in�cio da produ��o de carros h�bridos em uma f�brica da Toyota. O governo publicou um documento preliminar sobre um roteiro para o aumento da produ��o de ve�culos totalmente el�tricos que ser� apresentado a potenciais investidores, disse ele. �Apelamos aos l�deres internacionais para apoiar os esfor�os da �frica do Sul para tornar nossa economia mais ecol�gica e atender �s nossas ambiciosas metas de mudan�a clim�tica por meio de doa��es e apoio financeiro�, disse Ramaphosa. (Bloomberg � 26.10.2021)
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8 Austr�lia: Especialistas defendem a obrigatoriedade de pontos de recarga de VEs em resid�ncias e locais de trabalho
Na Austr�lia, todos os novos pr�dios residenciais e de escrit�rios com estacionamento privado devem ser for�ados a incluir cabeamento el�trico para carregamento de ve�culos no futuro, dizem os especialistas do setor. A demanda por VEs a bateria est� prestes a aumentar rapidamente na pr�xima d�cada, � medida que os governos oferecem milhares de d�lares em incentivos e subs�dios e os pa�ses mais populosos pretendem que os VEs representem 50 por cento de todas as vendas de carros novos at� 2030 como parte dos seus esfor�os para reduzir as emiss�es de carbono no setor de transporte. No entanto, os defensores dos VEs argumentam que o maior fator que desencoraja suas compras continua sendo a incerteza do motorista sobre o acesso a esta��es de recarga e a falta de investimento em infraestrutura de recarga devido � lenta aceita��o da Austr�lia. Os VEs representaram apenas 0,7 por cento das vendas na Austr�lia no ano passado, em compara��o com 2 por cento nos Estados Unidos, 3 por cento na Nova Zel�ndia, 11 por cento na Gr�-Bretanha e 75 por cento na Noruega. O governo federal lan�ar� sua Estrat�gia de Combust�vel do Futuro, voltada para a elimina��o progressiva de ve�culos a gasolina e diesel, nas pr�ximas semanas, como parte de seus esfor�os de redu��o de emiss�es para cumprir suas obriga��es internacionais. A maioria das viagens de carro na Austr�lia permanece curta, com 99 por cento do deslocamento di�rio das pessoas dentro do alcance de uma bateria t�pica de VE. Isso significa que a maioria dos motoristas de ve�culos el�tricos a bateria pode carregar seu carro em casa, ou possivelmente no trabalho, se um espa�o para recarga for fornecido, em vez de depender de esta��es de recarga p�blicas generalizadas. Mas os propriet�rios em potencial que moram em apartamentos, que alugam ou n�o t�m estacionamento privado t�m dificuldade para carregar um ve�culo el�trico a bateria em casa. As previs�es de grupos de motoristas sugerem que, a menos que esses problemas de acesso sejam resolvidos, os VEs podem ter dificuldade para crescer al�m de cerca de 60 por cento da frota. (The Sydney Morning Herald � 16.10.2021)
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9 China: Lan�amento de programa de troca de baterias
O Minist�rio da Ind�stria e Tecnologia da Informa��o da China (MIIT) anunciou o lan�amento de um programa piloto governamental de substitui��o de baterias para VEs. Isso envolve n�o apenas carros el�tricos, mas tamb�m caminh�es. As primeiras onze cidades a serem inclu�das no piloto s�o Pequim, Nanjing, Wuhan, Sanya, Chongqing, Changchun, Hefei, Jinan, Yibin, Tangshan e Baotou, com as tr�s �ltimas se concentrando em aplica��es em caminh�es. O projeto piloto visa construir mais de 1.000 esta��es de troca de bateria e colocar nas estradas mais de 100.000 VEs compat�veis com a troca de bateria adicional, de acordo com o an�ncio do minist�rio. Espera-se que a rede de troca de bateria ajude a economizar mais de 700.000 toneladas de combust�vel e mais de dois milh�es de toneladas de CO2 por ano. De acordo com o documento, um �mecanismo de trabalho coordenado� ser� estabelecido para implementar o projeto. Como o an�ncio atualmente permanece em tais declara��es gerais, nenhum dado t�cnico importante sobre o sistema de troca planejado � conhecido ainda. Em abril, o MIIT e a Administra��o Nacional de Energia anunciaram que testariam a troca de bateria para Ve�culos de Nova Energia como parte de um projeto piloto. Posteriormente, v�rias cidades e prov�ncias manifestaram interesse, algumas das quais est�o agora a ser selecionadas. (Electrive � 29.10.2021)
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10 �ndia: Incertezas e desafios na difus�o da mobilidade el�trica
A �ndia vendeu mais ve�culos el�tricos em setembro do que em qualquer m�s anterior. As vendas v�m subindo desde abril, e j� se aproximam do total do ano anterior. Contudo, as vendas de ve�culos el�tricos - 121.900 neste ano financeiro - representam apenas 1,66% das vendas de 20 milh�es de autom�veis na �ndia, de acordo com o Conselho de Energia, Meio Ambiente e �gua (CEEW). Os desafios nesse processo variam de poucas esta��es de recarga (a �ndia tem menos de 2.000 em compara��o com cerca de 900.000 na China) at� o descarte de baterias e o valor de revenda (a �ndia tem um enorme mercado de carros usados). Al�m disso, o pre�o m�dio de um carro na �ndia � de cerca de 700.000 r�pias - o carro el�trico mais barato dispon�vel come�a em 1,2 milh�o de r�pias. Em 2017, o Ministro dos Transportes da �ndia, Nitin Gadkari, disse que queria apenas ve�culos el�tricos nas estradas indianas at� o final de 2030 - uma meta imposs�vel que ele revisou desde ent�o. Agora, o plano � que 30% dos carros particulares, 70% dos comerciais, 40% dos �nibus e 80% dos ve�culos de duas e tr�s rodas sejam el�tricos at� 2030. Algumas empresas de ve�culos el�tricos, especialmente fabricantes de ve�culos de duas rodas, est�o apostando alto, mas a demanda � morna por carros e ve�culos comerciais, como caminh�es. O governo do primeiro-ministro Narendra Modi est� tentando mudar isso com um esquema de US $ 3,5 bilh�es (� 2,5 bilh�es) em investimentos para impulsionar a manufatura. Cabe ressaltar que a �ndia ainda depende de baterias importadas, principalmente da China. (BBC � 25.10.2021)
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Inovação e Tecnologia
1 CBMM adquire 20% de startup norte-americana de baterias
A Companhia Brasileira de Metalurgia e Minera��o (CBMM), l�der mundial na produ��o e comercializa��o de produtos de ni�bio, anunciou na segunda-feira (25) a aquisi��o de 20% da startup norte-americana Battery Streak. Com o investimento, a companhia tem a expectativa de impulsionar o desenvolvimento em materiais para baterias em aplica��es de mobilidade, equipamentos eletr�nicos e drones. Desde 2019, a companhia investe estrategicamente em startups relacionadas � inova��o de materiais e conectadas com a tend�ncia global de eletrifica��o. Todas as startups investidas utilizam ni�bio em suas tecnologias. A Battery Streak, tamb�m conhecida como BSI, � uma startup ligada � Universidade da Calif�rnia em Los Angeles (UCLA), nos Estados Unidos. A tecnologia patenteada da BSI usa �xido de ni�bio nanoestruturado como �nodo das baterias de �ons de l�tio. A startup foi fundada em 2017 para comercializar tecnologias que permitem que as baterias de �ons de l�tio sejam carregadas rapidamente, em aproximadamente 10 minutos. As baterias que utilizam materiais patenteados da Battery Streak tamb�m contam com ciclo de vida mais longo e superam desafios t�rmicos em compara��o com as baterias convencionais. Com a parceria, CBMM e BSI pretendem oferecer os primeiros produtos ao mercado em 2023. Os valores que envolvem o acordo n�o foram divulgados pelas empresas. (Revista Minera��o � 25.10.2021)
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2 SK Innovation/Solid Power: Parceria para o desenvolvimento de baterias do estado s�lido
Em um recente comunicado � imprensa da Solid Power, a empresa anunciou um memorando de entendimento com a SK Innovation para desenvolver conjuntamente baterias de estado s�lido usando o eletr�lito s�lido � base de sulfeto patenteado. A Solid Power substituiu o eletr�lito l�quido inflam�vel em uma bateria de �on de l�tio convencional com seu pr�prio eletr�lito propriet�rio. A empresa de baterias com sede no Colorado diz que o resultado s�o c�lulas de bateria totalmente em estado s�lido que s�o mais est�veis em uma faixa de temperatura mais ampla e fornecem melhor densidade de energia em compara��o com as melhores c�lulas de bateria recarreg�veis dispon�veis. Ambas as partes pretendem trabalhar juntas no desenvolvimento, valida��o e produ��o de c�lulas de estado s�lido, com o objetivo de fornecer baterias de estado s�lido pr�-comerciais para clientes da montadora de ve�culos el�tricos Solid Power para testes de qualifica��o. (Electrek � 28.10.2021)
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3 Hyundai/Kia: Parceria para a fabrica��o de bateria 50% mais potente
A dupla sul-coreana de montadoras de carros, Hyundai e Kia, anunciou uma parceria com a Factorial Energy, uma empresa de Woburn, Massachussets, para o desenvolvimento conjunto de uma bateria de estado s�lido a ser implementada em seus ve�culos el�tricos. O produto, de acordo com a fornecedora norte-americana, � uma descoberta que promete �lidar com problemas-chave que impedem a ado��o dos VEs em larga escala pelos consumidores: autonomia e seguran�a�. As vantagens, informa a Hyundai no release, s�o baseadas no padr�o FEST (Factorial Eletrolyte System Technology) da empresa, que constitui um material eletrol�tico s�lido de maior estabilidade. Esta condi��o faz com que eletrodos de maior voltagem e capacidade processem a energia em c�lulas de 40 Ah em temperatura ambiente. �[O padr�o] FEST � mais seguro que a tecnologia convencional de �on-l�tio, estende o alcance de dire��o de 20 at� 50%, e � imediatamente compat�vel para f�cil integra��o entre as infraestruturas de fabrica��o de baterias ion-l�tio j� existentes�, afirma a empresa. No entanto, as empresas sul-coreanas n�o informaram uma prazo para implementa��o desta nova bateria, nem uma estimativa das novas autonomias das frotas de el�tricos atuais. Tamb�m n�o h� men��o se o produto ser� utilizado em um novo prot�tipo, ou em uma adapta��o das linhas de carros atuais � como os Ioniq, da Hyundai. (Olhar Digital � 28.10.2021)
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4 Xpeng: Carregador super r�pido
A XPeng, uma das startups chinesas que invadiu o mercado de ve�culos el�tricos, realizou recentemente seu "1024 Tech Day" anual, anunciando v�rias novas tecnologias e ramos de neg�cios, como condu��o aut�noma, 'carros voadores' e rob�tica. Os dois destaques s�o a pr�xima plataforma com arquitetura de 800 volts e o carregamento de alta pot�ncia. A XPeng Motors anunciou a introdu��o da primeira plataforma dedicada de produ��o em massa de alta tens�o de 800 volts da China, que aumenta ainda mais a efici�ncia e o carregamento r�pido. Os novos carros el�tricos da XPeng ser�o capazes de recuperar at� 200 km de alcance em apenas 5 minutos. Simultaneamente, a empresa lan�ar� novos carregadores de alta tens�o de 480 kW que ser�o capazes de fornecer at� 670 A. Os carregadores desenvolvidos internamente tamb�m ser�o equipados com o sistema pr�prio de armazenamento de energia de bateria da Xpeng para diminuir o pico de demanda. O carregador promete ser capaz de carregar 30 carros. "O ecossistema de mobilidade inteligente em evolu��o depende de uma infraestrutura de energia altamente eficiente e de cobertura completa. Para cumprir esse objetivo, a XPeng apresentar� a primeira plataforma SiC de produ��o em massa de alta tens�o de 800V da China, com supercarregadores "X-Power" de nova gera��o capazes de carregar por um alcance de at� 200 km em apenas 5 minutos. (Inside EVs � 29.10.2021)
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5 BPEI/Wolfspeed: Estudo para desenvolvimento de chips mais eficientes para VEs
O Biophysical Economics Institute (BPEI), uma organiza��o sem fins lucrativos dedicada a trazer as ci�ncias naturais para a an�lise econ�mica e tomada de decis�o, fez uma parceria com a Hedgerow Analysis para avaliar a implementa��o de chips SiC no uso de ve�culos el�tricos em nome do l�der em tecnologia de carboneto de sil�cio, a Wolfspeed Inc. O estudo usa a m�trica de energia economizada na energia investida (ESOI) da BPEI. Ao quantificar o �retorno de energia do ciclo de vida sobre a energia investida�, o ESOI fornece uma an�lise comparativa de tecnologias alternativas de economia de energia. O estudo estimou que, ao longo de uma vida �til estimada de 200.000 milhas de uso pessoal de um VE, a substitui��o de transistores bipolares de porta isolada de sil�cio (IGBTs) por transistores de efeito de campo semicondutores de �xido met�lico de carboneto de sil�cio (MOSFETs) produz economia de energia muitas vezes maior do que a energia incremental necess�ria para produzir os dispositivos de carboneto de sil�cio. O ganho de ESOI � ainda maior para ve�culos da frota, como t�xis e vans de entrega, com ciclos de trabalho mais elevados e 500.000 milhas vital�cias estimadas. �Os resultados deste estudo refor�am a superioridade do carboneto de sil�cio e o impacto direto de uma tecnologia mais eficiente em termos energ�ticos na redu��o das emiss�es de carbono, o que tem um impacto positivo no meio ambiente. � medida que o mundo muda para um futuro mais sustent�vel, ele precisar� de materiais eficientes para aliment�-lo�, afirmou John Palmour, diretor de tecnologia da Wolfspeed. (Green Car Congress � 26.10.2021)
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Indústria Automobilística
1 Artigo: O carro do futuro: �smartcar� � a extens�o de onde moramos, trabalhamos e nos divertimos
Em artigo publicado pelo jornal Valor Econ�mico, os jornalistas Marli Olmos e Jo�o Luiz Rosa, analisaram os cen�rios internacional e nacional diante da revolu��o tecnol�gica derivada dos �smart-cars�. Segundos os autores, �� medida que evolui, o autom�vel assume fun��es que o tornam muito mais que um meio de transporte. A bordo, j� � poss�vel agendar compromissos, ouvir audiolivros, pedir comida, reservar restaurante - e as transforma��es s� come�aram. � uma rota irrevers�vel: o �smart-car� ser� uma extens�o de onde moramos, trabalhamos e nos divertimos�. Por fim, ressaltam que essa transforma��o demandar� uma profunda capacidade de adapta��o das companhias hegem�nicas do segmento, e concluem, �os criadores do autom�vel sabem que precisam das alian�as com as �big techs�, mas n�o querem perder o dom�nio da sua criatura [...] � a diferen�a vital entre oportunidade e amea�a�. Para ler o artigo na �ntegra acesse aqui.
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2 Great Wall Motors: Presen�a de h�bridos e el�tricos em sua estreia no Brasil
Dentro do planejamento que vai definir quais ve�culos ser�o vendidos no Brasil, a chinesa Great Wall Motors j� decidiu que dentro da sua futura linha de produtos haver� modelos eletrificados logo na sua estreia. �Teremos h�bridos e el�tricos j� no come�o da nossa opera��o no Brasil�, confirmou Pedro Betancourt, diretor de rela��es externas e governamentais da GWM, em entrevista a Automotive Business. Embora ainda n�o possa revelar quais ser�o os modelos e em que segmento eles atuar�o, Betancourt diz que a oferta de ve�culos eletrificados ser� tanto no portf�lio de importados quanto entre os ve�culos que ser�o produzidos na sua f�brica em Iracem�polis (SP), dentro do investimento anunciado de R$ 4 bilh�es. Segundo Betancourt, o lan�amento de modelos da GWM come�ar� no primeiro semestre de 2022, possivelmente no segundo trimestre, apenas com modelos importados. J� os primeiros ve�culos fabricados localmente chegar�o no in�cio de 2023, se tudo correr como o planejado, j� que os tr�mites burocr�ticos t�m sido at� agora o maior desafio para a estreia da marca chinesa no Brasil. (Automotive Business � 26.10.2021)
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3 Volkswagen: Novos caminh�es 100% el�tricos t�m condi��es de compra facilitadas
Uma forma de comprar os novos caminh�es 100% el�tricos � pelo cons�rcio a partir de condi��es de compra facilitadas. A administradora Maggi, parceira da Volkswagen Caminh�es e �nibus, oferece para aquisi��o dos modelos e-Delivery planos de 80 meses e parcelas a partir de R$ 9.814,35. O valor dessa presta��o � v�lido para a vers�o de 11 toneladas com tr�s pacotes de baterias, mas tamb�m � poss�vel parcelar as outras tr�s op��es. "O cons�rcio responde atualmente por cerca de 5% das vendas de caminh�es, mas essa participa��o tende a subir por causa dos aumentos nas taxas de financiamento por outras modalidades", afirma S�rgio Pugliese, diretor de Vendas da montadora. O executivo conta que a op��o est� atraindo o interesse de pequenas, m�dias e grandes empresas, que se mostram desde j� empenhadas em implementar a��es concretas para reduzir a pegada de carbono. E uma forma eficiente para atingir metas como essa � substituir ve�culos a combust�o por el�tricos. A aquisi��o por cons�rcio tem crescido no Pa�s por causa das vantagens que a modalidade oferece. De acordo com a Associa��o Brasileira das Administradoras de Cons�rcios (Abac), a venda de novas cotas para ve�culos pesados aumentou quase 80% no acumulado do ano (dados de janeiro a agosto) na compara��o com igual per�odo de 2020. Outra forma de adquirir os caminh�es 100% el�tricos � a linha de cr�dito Finame de Baixo Carbono do BNDES. (O Estado de S�o Paulo � 25.10.2021)
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4 Stellantis: Meta de produ��o mundial e posicionamento estrat�gico
A Stellantis declarou que suas quatro novas plataformas el�tricas ter�o capacidade para suportar uma produ��o de at� 2 milh�es de unidades por ano em cada uma, totalizando assim 8 milh�es de carros el�tricos anualmente. Trata-se de um volume bem elevado de produ��o para a Stellantis, que assim ter� capacidade para enfrentar a transi��o para a eletricidade com efici�ncia e redu��o de custos. Santo Ficili, CEO da empresa na It�lia, revelou que o grupo pretende investir � 30 bilh�es em eletrifica��o de seus carros at� 2025. Ficili explicou: �As quatro plataformas s�o projetadas com um alto n�vel de flexibilidade e compartilhamento de pe�as, para criar economias de escala�. Nesse caso, o executivo fala em uma economia de escala de � 5 bilh�es por ano com o compartilhamento de pe�as e componentes. Ainda que essas plataformas (STLA Small, Medium, Large e Frame) possam carregar motores a combust�o, a ideia � que ap�s 2030, a Stellantis tenha 70% de seus carros vendidos com 100% de energia na Europa. Ele tamb�m falou que existe uma necessidade maior de prover financiamento para os consumidores aderirem ao carro el�trico e uma extensa rede de recarga para dar suporte � demanda. A Stellantis ainda ter� uma parte de sua gama global movida por combust�veis. Esse � o caso da Am�rica do Sul, onde a hibridiza��o � o caminho que boa parte dos fabricantes est�o apostando, dada a oferta de etanol, ainda que os carros el�tricos vir�o de uma forma ou de outra, j� que nem todos ter�o produtos seguindo essa linha por muito tempo, como � o caso da GM, por exemplo. (Not�cias Automotivas � 27.10.2021)
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5 Stellantis: Expans�o da eletrifica��o de ve�culos comerciais
A Stellantis planeja expandir a eletrifica��o de seus ve�culos comerciais para todos os produtos e regi�es nos pr�ximos tr�s anos (ou seja, at� 2024), diz o grupo em seu comunicado � imprensa. Tamb�m est�o nos planos ve�culos comerciais com c�lulas de combust�vel de hidrog�nio como o Peugeot Expert ou o Opel Vivaro correspondente. At� 2030, a Stellantis espera que os ve�culos com baixas emiss�es respondam por mais de 70% de suas vendas na Europa e mais de 40% nos EUA. A Fiat anunciou que produzir� exclusivamente carros el�tricos a partir de 2030. (Inside EVs � 28.10.2021)
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6 Stellantis/TheF Charging: Rede europeia de 15 mil carregadores r�pidos at� 2025
Criar uma rede europeia de carregamento el�trico. Este � o objetivo da parceria entre a Stellantis e a TheF Charging, que se comprometem a desenvolver uma infraestrutura de carregamento at� 2025. As duas empresas acordaram que v�o criar uma rede de 15 mil postos de carregamento � localizados nos centros das cidades, em institui��es p�blicas como hospitais ou escolas, em aeroportos, esta��es de comboios ou portos e em recintos desportivos, hot�is ou restaurantes, sem esquecer centros comerciais. Stellantis e TheF Charging dizem que os clientes, os detentores e os operadores dos postos de carregamento selecionados v�o estar ativamente envolvidos com vista a proporcionarem solu��es espec�ficas para cada tipo de local e cliente. A Stellantis diz que embora a rede esteja dispon�vel para todos os utilizadores de ve�culos el�tricos, haver� condi��es exclusivas para os clientes Stellantis. (Fleet Magazine � 27.10.2021)
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7 GM: Instala��o de carregadores em locais carentes de infraestrutura nos EUA
A GM anunciou nesta ter�a-feira (26) uma nova e ampla iniciativa para ampliar a infraestrutura de recarga e instalar at� 40.000 carregadores para ve�culos el�tricos n�vel 2 distribu�dos pelos Estados Unidos e Canad�. De acordo com o ambicioso plano chamado "Dealer Community Charging Program", a GM e seus revendedores trabalhar�o juntos para expandir o acesso ao carregamento em comunidades locais, incluindo �reas carentes, rurais e urbanas, onde o acesso de infraestrutura para ve�culos el�tricos � muitas vezes limitado. Envolver os revendedores neste programa � uma abordagem l�gica, visto que quase 90% da popula��o dos Estados Unidos vive a no m�ximo 16 km de uma concession�ria da GM, de acordo com os dados fornecidos pela montadora. A GM dar� a cada um de seus revendedores de carros el�tricos at� 10 esta��es de carregamento Ultium N�vel 2 e trabalhar� junto com a rede para definir os pontos-chave para instala��o dos mesmos nas comunidades locais. Isso inclui locais de trabalho, conjuntos habitacionais, locais de esportes e entretenimento e faculdades e universidades, entre outros. Vale destacar que essas esta��es de carregamento estar�o dispon�veis para todos os clientes de VEs, n�o apenas para os donos de carros el�tricos da GM. Al�m disso, a GM auxiliar� os revendedores a solicitar incentivos e outros financiamentos e acesso a programas para acelerar a implanta��o de uma infraestrutura de carregamento local para ve�culos el�tricos. Prevista para come�ar em 2022, a iniciativa faz parte do rec�m-anunciado compromisso da GM de investir cerca de US$ 750 milh�es na expans�o da infraestrutura dom�stica, em locais de trabalho e carregamento p�blico por meio de seu ecossistema Ultium Charge 360. (Inside EVs � 26.10.2021)
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8 Tesla abre primeiro centro de P&D fora dos EUA em Xangai
A Tesla concluiu seu novo centro de pesquisa e desenvolvimento na Gigafactory em Xangai. A instala��o � o primeiro centro de P&D da montadora el�trica fora dos Estados Unidos. Paralelamente, a Tesla levantou um data center em Xangai e abriu um grande centro de entrega. As novas instala��es significam uma localiza��o adicional das atividades da Tesla na China. Relat�rios da m�dia indicam que o centro de P&D e o data center separado foram conclu�dos esta semana e devem estar operacionais �em um futuro pr�ximo�. O centro de P&D emprega equipes de engenheiros em software, hardware, eletr�nica, materiais e engenharia de energia. Entre outras coisas, eles devem desenvolver produtos e servi�os fortemente adaptados �s necessidades dos consumidores chineses. No total, o centro ter� 28 laborat�rios, incluindo um laborat�rio de eletr�nica de baixa tens�o, um laborat�rio de firmware e um laborat�rio de materiais. O novo data center, por sua vez, tem a tarefa de armazenar os dados operacionais da Tesla no local. A instala��o � a resposta da empresa norte-americana aos requisitos do Minist�rio da Ind�stria da China, que exige que as empresas armazenem dados importantes relacionados ao setor localmente. (Electrive � 26.10.2021)
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9 Grandes montadoras chinesas olham com otimismo para mercado europeu de VEs
A Europa � um mercado notoriamente dif�cil para as montadoras estrangeiras. As tentativas anteriores das montadoras chinesas de entrar na Europa fracassaram. Em 2013, a Qoros, uma marca chinesa start-up, anunciou planos para uma rede de concession�rias na Europa, mas abriu apenas uma. O momento pode ser melhor desta vez. Cerca de 9% dos carros novos vendidos na Europa Ocidental at� agosto, ou 644.000 ve�culos, eram movidos a bateria. A MG j� possui 350 concession�rias em 16 pa�ses europeus e ainda est� em expans�o. Duas outras montadoras chinesas, Nio e BYD, est�o se mudando para a Europa por meio da Noruega, o mercado de carros de grande porte mais eletrificado do mundo. A Polestar, que tem sede na Su�cia, mas pertence � Geely Holding da China, vende um modelo movido a bateria de fabrica��o chinesa na Europa e nos Estados Unidos desde 2020. E muitos dos Teslas nas estradas europeias foram importados da f�brica da empresa em Xangai. Embora a China seja o maior mercado automotivo do mundo, suas marcas t�m apenas uma fatia do mercado internacional. Ainda assim, o aparecimento de autom�veis chineses na Europa � outro sinal sinistro para as montadoras estabelecidas que est�o tendo problemas suficientes para fazer a transi��o de motores de combust�o interna para baterias. As montadoras chinesas tamb�m t�m os Estados Unidos na mira, embora seu impacto at� agora tenha sido m�nimo. (New York Times � 31.10.2021)
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10 Nidec concentrar� investimentos em motores de VEs
A fabricante japonesa de motores el�tricos Nidec se concentrar� nas vendas de motores para ve�culos el�tricos menores, j� que a intensifica��o da competi��o de pre�os for�a mais montadoras a adquirir componentes vitais de fornecedores externos, disse o fundador e presidente da Nidec, Shigenobu Nagamori, na ter�a-feira. O ano de 2025 ser� um "ponto de virada", no qual a demanda por motores de carros el�tricos come�ar� a aumentar, acrescentou ele, com algumas montadoras come�ando a adquirir motores de outras empresas em vez de construir seus pr�prios devido � press�o para cortar custos. A Nidec fabrica motores de carros el�tricos desde 2018. Seu objetivo � abocanhar 40% a 45% do mercado global para esses motores at� 2030, investindo pesadamente na China, um mercado grande e em r�pido crescimento para ve�culos el�tricos. A Nidec pretende produzir motores para 3,5 milh�es de ve�culos el�tricos at� o ano fiscal de 2025 e pretende aumentar para 10 milh�es de unidades at� o ano fiscal de 2030, disse ele. A Nidec � o maior fornecedor mundial de motores para eletrodom�sticos, discos r�gidos de computador, rob�s e pe�as automotivas, como bancos e dire��o hidr�ulica. (Valor Econ�mico � 27.10.2021)
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11 Toyota revela seu primeiro carro 100% el�trico
A Toyota revelou hoje seu primeiro carro 100% el�trico, o bZ4X (o bz significa �beyond zero"). O modelo j� havia sido anunciado em abril durante o evento Shanghai Motor Show, mas suas caracter�sticas t�cnicas permaneciam segredo. Ainda sem pre�o divulgado, o carro deve chegar ao mercado na metade de 2022. O SUV vai ter uma vers�o japonesa e uma americana e, por enquanto, apenas os detalhes da japonesa foram revelados. A Toyota tamb�m est� prestando aten��o a novas tend�ncias do mercado. O bZ4X � um carro V2G (vehicle-to-grid), capaz de fornecer a energia de sua bateria para um domic�lio por meio de uma conex�o com cabo, o que � uma op��o interessante para lugares sujeitos a redes oscilantes. Al�m disso, tamb�m � poss�vel pedir o opcional de teto solar, que gera energia adicional para a bateria (1.800 km por ano, segundo a montadora). Esse � o primeiro de 15 modelos el�tricos que a Toyota promete lan�ar at� 2025. (Automotive Business � 29.10.2021)
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Meio Ambiente
1 Os desafios da COP26 no setor automotivo
Tornar os transportes verdes exigir� grandes mudan�as na sociedade e nos neg�cios. O transporte rodovi�rio � respons�vel por mais de 10% das emiss�es globais de gases de efeito estufa, com as emiss�es aumentando mais rapidamente do que em muitos setores. Na corrida para a confer�ncia clim�tica COP26 de novembro, o primeiro-ministro do Reino Unido Boris Johnson fez dos carros uma das quatro �reas de foco da Presid�ncia do Reino Unido, conclamando os governos a abandonar o uso do motor de combust�o interna e incentivar a transi��o para VEs. O Comit� de Mudan�as Clim�ticas do Reino Unido, um �rg�o consultivo do governo, argumenta que as emiss�es globais do transporte rodovi�rio devem cair a zero at� 2050 para atender �s metas do Acordo de Paris e a transi��o para uma frota de VEs completa em todo o mundo � necess�ria at� ent�o, juntamente com outras a��es, incluindo o aumento do uso do transporte p�blico, caminhada e ciclismo. A ambi��o da Presid�ncia do Reino Unido para a COP26 no que diz respeito ao setor automotivo �: para que os governos garantam que todas as vendas de carros e vans novos sejam de ve�culos de emiss�o zero at� 2035 em mercados avan�ados ou 2040 em todos os outros mercados; para que os fabricantes se comprometerem a vender apenas ve�culos de emiss�o zero at� 2035; para que as empresas propriet�rias de frotas se comprometam a alcan�ar frotas com emiss�o zero at� 2030 e se juntem � iniciativa EV100; e para que a sociedade civil crie apoio para as medidas acima. Para evitar um choque agressivo quando a proibi��o de ve�culos come�ar, os pa�ses precisam adotar pol�ticas complementares que promovam as vendas da ve�culos de emiss�o zero antes das datas de elimina��o. As pol�ticas incluem a implanta��o de infraestrutura de carregamento de VEs, adotando zonas de baixa emiss�o em �reas urbanas e exigindo que os desenvolvedores de novos edif�cios instalem pontos de carregamento de VEs. (Lexology � 21.10.2021)
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2 Iniciativa global cria padr�o para avaliar e precificar baterias usadas de VEs
Mais de 100 empresas e grupos de neg�cios, incluindo Ford, BMW e a fabricante de pe�as japonesa Denso, concordaram com padr�es comuns para avaliar e precificar baterias de VEs usadas. A mudan�a pode ser um marco na dire��o de criar um mercado efetivo de segunda m�o para baterias de VEs e, por extens�o, VEs usados. Isso, por sua vez, poderia encorajar a ado��o de VEs em escala maior. Os padr�es foram desenvolvidos pela Mobility Open Blockchain Initiative (Mobi) e est�o programados para estar dispon�veis para uso comercial em 2022. At� agora, n�o havia padr�es amplamente aceitos para avaliar baterias de VEs usadas. Os membros do Mobi tamb�m incluem a Honda e a trading japonesa Itochu, bem como a Comiss�o Europeia, levantando a possibilidade de que as regras da iniciativa se tornem padr�es globais. As op��es atuais para baterias de VEs usadas incluem deix�-las no carro quando forem revendidas, us�-las em outros ve�culos ou reaproveit�-las para armazenamento de energia em casa. (Valor Econ�mico � 26.10.2021)
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3 Energy Source aposta em economia circular para reciclar baterias de VEs
Os ve�culos el�tricos ganham for�a ao redor do mundo como solu��o para a reduzir a pegada de carbono dos transportes. No entanto, ainda existem alguns desafios para que, de fato, a tecnologia cumpra essa promessa zero emiss�o desde a cadeia produtiva at� a recarga � incluindo a gera��o da energia el�trica. A reciclagem das baterias de �ons de l�tio � parte importante desse desafio. O componente tem vida �til entre 10 a 15 anos nos ve�culos, depois disso, fica o impasse sobre o que fazer com ele. Atualmente, os processos mais utilizados, de incinera��o ou descarte em aterros e lix�es, s�o pouco sustent�veis. Durante o 10� Simp�sio da SAE Brasil, a Energy Source apresentou suas apostas para promover a economia circular das baterias na ind�stria automobil�stica, com foco em garantir uma segunda vida e a reciclagem do componente. Atualmente, as solu��es da empresa s�o utilizadas pela Audi, BMW e Renault. O cofundador e CEO da Energy Source, David Noronha, conta que a empresa trabalha com o processo de reciclagem de baterias por hidrometalurgia, ou seja, sem queima. �� um problema global. N�o � mais aceit�vel que todos os envolvidos da cadeia produtiva n�o pensem na economia circular das baterias. Toda a cadeia produtiva, desde a manufatura, distribui��o, consumo e o p�s-consumo, precisa pensar na log�stica reversa para o processo de reuso e reciclagem�, refor�a Noronha. E a quest�o n�o � apenas ambiental, mas tamb�m econ�mica, por causa da escassez da mat�ria-prima. (Automotive Business � 26.10.2021)
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4 Alemanha: Rotas e metas para descarboniza��o do setor de transportes
A Prognos, em pesquisa encomendada pela Transport & Environment Deutschland, mostra que a �nica maneira de descarbonizar o transporte rodovi�rio de maneira justa e a tempo de cumprir a ambiciosa meta clim�tica da Alemanha para 2030 � implementar uma combina��o de pol�ticas progressivas, que garanta uma maioria de carros novos 100% el�tricos at� 2025. Para atingir a meta clim�tica da Alemanha de redu��o de 65% do CO2 at� 2030, o setor de transporte ter� que cortar suas emiss�es pela metade em menos de nove anos. Mais de 60% dos novos registros precisar�o ser el�tricos at� 2025 e 92% at� 2030, de acordo com o estudo. Para chegar a isso de forma justa, os ve�culos el�tricos (VEs) precisam ser acess�veis. O estudo aponta para duas formas principais de o conseguir. Em primeiro lugar, padr�es de emiss�es ambiciosos para carros novos a n�vel europeu ser�o cruciais para garantir que os fabricantes de autom�veis produzam ve�culos el�tricos em grande escala hoje. Em segundo lugar, a Alemanha deve priorizar a eletrifica��o de ve�culos comerciais, que representam 63% dos novos registros no pa�s. O estudo mostra que, � medida que os carros da empresa s�o trocados com mais regularidade, eletrific�-los acelera a aceita��o de VEs ao colocar milh�es de VEs baratos usados no mercado. Mas VEs acess�veis por si s� n�o ser�o suficientes para descarbonizar o transporte rodovi�rio da Alemanha a tempo. O novo governo tamb�m precisar� introduzir outras medidas, como uma taxa de registro de ve�culos para ve�culos movidos a combust�veis f�sseis, zonas de emiss�o zero em �reas urbanas e investir significativamente em transporte ferrovi�rio e p�blico para reduzir a demanda por carros a gasolina e diesel. (Transport & Environment � 28.10.2021)
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Outros Artigos e Estudos
1 Tupinamb�: Novo aplicativo interliga pontos de recarga no pa�s
A startup Tupinamb� foi pioneira ao lan�ar o primeiro aplicativo brasileiro de interliga��o de pontos de recarga do Pa�s. Pela plataforma, os donos de carros el�tricos podem buscar por carregadores ao longo de sua rota, em um mapa de simples visualiza��o que mostra quais carregadores est�o em uso e quais est�o dispon�veis. Al�m de consultar a disponibilidade de mais de 750 pontos de recarga em tempo real, com o App Tupinamb� voc� pode reservar sua vaga com anteced�ncia. Com isso � s� dirigir at� o local sabendo que o carregador esperar� por voc�. O app Tupinamb� se conecta aos postos de carregamento para liberar o uso, e atrav�s dele � poss�vel acompanhar quanto tempo ainda resta para finalizar a carga. O aplicativo ainda mostra o hist�rico de recargas e permite o cadastro de cart�es para pagamentos via app. Em um futuro pr�ximo o app vai oferecer benef�cios exclusivos para seus usu�rios, como descontos e ofertas especiais de empresas que querem promover a sustentabilidade e incentivar a mobilidade el�trica no Brasil. Os usu�rios tamb�m podem sugerir novos pontos e enviar opini�es sobre sua experi�ncia. (Ve�culo El�tricos � 28.10.2021)
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2 Locadora Hertz: Estrat�gia de eletrifica��o e mega compra de VEs da Tesla
A Hertz encomendou 100 mil ve�culos da Tesla, na primeira etapa de um plano ambicioso para eletrificar sua frota de carros de aluguel, de acordo com pessoas com conhecimento do assunto. � a maior compra individual para ve�culos el�tricos e representa cerca de US$ 4,2 bilh�es de receita para Tesla Inc., de acordo com as fontes. Embora as locadoras de autom�veis normalmente exijam grandes descontos das montadoras, o tamanho do pedido implica que a Hertz est� pagando algo pr�ximo aos pre�os de tabela. Os carros ser�o entregues nos pr�ximos 14 meses, enquanto os sed�s Modelo 3 da Tesla estar�o dispon�veis para aluguel nas lojas da Hertz -- nos principais mercados dos EUA e partes da Europa -- a partir do in�cio de novembro, disseram as fontes. Os clientes ter�o acesso � rede de carregamento de baterias da Tesla, e a Hertz tamb�m est� construindo sua pr�pria infraestrutura de carregamento, disseram eles. O plano de eletrifica��o, que ir� abranger quase todos os meio milh�o de carros e caminh�es da Hertz em todo o mundo, � a primeira grande iniciativa da empresa desde que saiu da fal�ncia em junho. Ao travar grande parte da produ��o da Tesla -- a encomenda � equivalente a cerca de 1/10 do que a montadora pode produzir atualmente em um ano --, a Hertz pode impedir que rivais imitem a estrat�gia. A Hertz tamb�m est� quebrando a tradi��o ao pagar o pre�o total por carros bem equipados, em vez do modelo b�sico. A ideia � que a Tesla, com zero emiss�es de escapamento, atraia clientes de loca��o que desejam uma op��o verde ou aqueles que desejam experimentar um ve�culo movido a bateria. Al�m disso, a estrat�gia da Hertz em eletrificar a frota se d� porque os ve�culos el�tricos s�o menos caros para manter e reabastecer, sem falar que normalmente n�o perdem tanto valor de mercado de revenda quanto os ve�culos com motores de combust�o interna. (Valor Econ�mico � 25.10.2021)
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3 EUA: Uber faz parceria com Hertz para aluguel de VEs da Tesla
A Uber anunciou nesta quarta-feira (27) uma parceria com a locadora de autom�veis Hertz para oferecer 50 mil ve�culos Tesla como op��o de aluguel para seus motoristas at� 2023. Os motoristas poder�o alugar um carro el�trico Tesla atrav�s da Hertz a partir de 1� de novembro em Los Angeles, S�o Francisco, San Diego e Washington DC. O programa ser� expandido ainda este ano para cidades em todo o pa�s, disse a empresa. O aluguel do Tesla, que consiste principalmente no sed� Model 3, custar� a partir de US$ 334 por semana, incluindo seguro e manuten��o. O Uber disse que o custo do aluguel cair� para US$ 299 por semana ou menos conforme o programa se expandir no ano que vem. O an�ncio do Uber veio poucos dias ap�s a Hertz na segunda-feira dizer que encomendar� 100 mil ve�culos Tesla at� o fim de 2022. A not�cia do maior pedido da Tesla de todos os tempos levou a uma alta do pre�o das a��es, fazendo o valor de mercado da empresa ultrapassar US$ 1 trilh�o. O an�ncio desta quarta-feira � o passo mais significativo da Uber at� agora na expans�o do uso de carros el�tricos. A empresa prometeu operar apenas ve�culos el�tricos em sua plataforma nos EUA, Canad� e Europa at� 2030 e, em todo o mundo, at� 2040. Mas apenas alguns motoristas de aplicativos podem pagar os pre�os mais altos dos carros el�tricos. Em 2019, apenas 0,15% de todas as milhas Uber nos EUA e Canad� foram dirigidas em ve�culos el�tricos, mostraram dados da empresa. (CNN Brasil � 27.10.2021)
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4 Dois ter�os das frotas comerciais esperam usar VEs dentro de 5 anos
Dois ter�os (67%) dos operadores de frotas esperam adicionar ve�culos el�tricos (VEs) �s suas frotas dentro de cinco anos, de acordo com um estudo da The AA e da Rivus Fleet Solutions. O quinto Relat�rio de Insight Operacional da Frota, encomendado pelas duas organiza��es, destaca que apenas um quarto (26%) das frotas atualmente usam VEs. No entanto, os VEs parecem estar cada vez mais nos radares di�rios dos gerentes de frota. A pesquisa, envolvendo mais de 500 gerentes de frota, descobriu que 82% sentem que a qualidade dos VEs em oferta melhorou desde o ano passado e 84% acreditam que a gama de fabricantes melhorou. A positividade em torno dos VEs tamb�m se estendeu aos benef�cios de custo de longo prazo, com quase dois ter�os (65%) acreditando que os VEs t�m custos de vida melhores do que os ve�culos a diesel ou gasolina. Por�m, ainda existem barreiras quando se trata dos elementos pr�ticos da ado��o de VEs. Um ter�o dos entrevistados (32%) identificou a falta de pontos de carregamento em todo o pa�s e no local de trabalho como as principais barreiras. (FleetNews � 09.09.2021)
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5 EIA: El�tricos ser�o 30% da frota mundial de ve�culos em 2050
Um novo estudo da EIA (Energy Information Administration), a ag�ncia de planejamento energ�tico dos EUA, aponta que a frota de ve�culos leves el�tricos vai saltar de 0,7% em 2020 para 30% em 2050. A quantidade de carros nas ruas, tanto el�tricos quanto a combust�o, tamb�m deve subir bastante, saltando de 1,31 bilh�o em 2020 para 2,21 bilh�es em 2050. A frota dos ve�culos a combust�o deve atingir seu �pice em 2038 e depois come�ar a declinar por causa dos el�tricos. A EIA divide seu estudo em dois grupos de pa�ses: os dentro da OCDE e os fora. �N�s projetamos que a popula��o dos pa�ses n�o-OCDE vai crescer mais de tr�s vezes em rela��o � taxa de crescimento dos pa�ses OCDE, e tamb�m que a motoriza��o dos pa�ses n�o-OCDE ir� saltar de 92 ve�culos por mil pessoas em 2020 para 173 ve�culos por mil pessoas em 2050�, diz o texto. Com isso, em 2050, os pa�ses OCDE ter�o 34% da frota de leves composta por el�tricos, ao passo que os demais ter�o apenas 28%, incluindo o Brasil e a China. Esse estudo, vale dizer, � feito em cima das atuais condi��es tecnol�gicas e pol�ticas. A proje��o n�o leva em conta novos incentivos para a ado��o de el�tricos, sejam eles tecnol�gicos ou por meio de a��es governamentais. (Automotive Business � 26.10.2021)
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6 BYD: Pre�os das baterias aumentar�o em 20% devido aos custos de mat�ria-prima
Um relat�rio recente da China cita que uma das principais fornecedoras de baterias do pa�s, a BYD, pretende aumentar os pre�os de suas c�lulas de bateria de l�tio em pelo menos 20% a partir de 1� de novembro. Com as cadeias de suprimentos globais sufocadas, a BYD precisar� aumentar o pre�o de suas c�lulas de bateria para compensar seus pr�prios aumentos de pre�os abrangentes. A BYD Co. LTD, abrevia��o de Build Your Dreams, � uma empresa de manufatura chinesa fundada em 1995. Al�m de produzir eletr�nicos, a empresa fundou a BYD Auto em 2003. Desde ent�o, a empresa se tornou uma das maiores fabricantes de VEs plug-in no mundo. Al�m disso, a BYD fabrica tecnologias de c�lulas de bateria e atualmente se posiciona como o segundo maior fornecedor de baterias na China, atr�s da CATL. A BYD atualmente desenvolve tecnologias de bateria para uso em todo o mundo, possuindo o layout completo da cadeia de abastecimento, desde mineral a c�lulas de bateria e pacotes de bateria para armazenamento de energia. Isso inclui suas novas baterias de L�mina de Fosfato de Ferro de L�tio (LFP), que a Tesla recentemente esteve interessada em comprar para seus VEs. Com retrocessos no fornecimento global na esteira de uma pandemia global, a BYD est� aumentando os pre�os das baterias para compensar os custos adicionais de mat�ria-prima que enfrenta como resultado. De acordo com o relat�rio, o pre�o dos materiais do c�todo da bateria de l�tio aumentar� mais de 200%, enquanto o pre�o do eletr�lito e dos materiais do �nodo aumentar� mais de 150%. (Electrek � 26.10.2021)
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7 Copel/Renault lan�am novo programa de compartilhamento de VEs
A Companhia Paranaense de Energia lan�ou na tarde desta segunda-feira (25) o programa Carsharing Copel, de compartilhamento de carros el�tricos e loca��o de curta dura��o, em parceria com a Renault do Brasil. O presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, entregou para o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero, as chaves de dois ve�culos Zoe 100% el�tricos que est�o � disposi��o para uso pessoal ou profissional dos copelianos no polo Km3 da Copel, no bairro Mossungu�, em Curitiba � se dar� mediante pagamento de aluguel por hora ou di�ria. Para a Copel, o programa � mais um passo rumo � consolida��o da mobilidade el�trica na empresa, iniciativa que come�ou em 2018 na implanta��o da maior eletrovia do Pa�s, com 12 postos de recarga ao longo de 730 quil�metros da rodovia BR-277, ligando o extremo leste ao extremo oeste do Estado. A Renault do Brasil j� implantou o servi�o de carsharing na Federa��o das Ind�strias do Estado do Paran� (Fiep), para uso pessoal dos colaboradores do Lactec, um dos maiores centros de ci�ncia e tecnologia do Brasil. O agendamento � realizado por meio do aplicativo Mobilize Share (ex-Renault Mobility), que adota a nova nomenclatura global da Mobilize, uma das quatro unidades de neg�cio do Renault Group, que tem como foco os clientes que desejam adotar formas de mobilidade mais sustent�veis e compartilhadas. (Governo do Estado do Paran� � 25.10.2021)
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Equipe
de Pesquisa UFRJ
Editor: Prof. Nivalde J. de Castro (nivalde@ufrj.br)
Subeditores: Fabiano Lacombe e Luiza Masseno
Pesquisadores: João Pedro Gomes, Leonardo Gonçalves e Vinicius José da Costa
Assistente de pesquisa:
S�rgio Silva
As notícias divulgadas no IFE não refletem
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