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IFE: n� 106 - 17 de maio de 2022
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Editor: Prof. Nivalde J. de Castro

Índice

Políticas Públicas e Regulatórias
1
Brasil: Alagoas ganha seu primeiro eletroposto
2 Brasil: Maric� (RJ) pretende eletrificar 100% da frota municipal de �nibus
3 ABVE/Adalberto Maluf: N�meros do mercado de VEs refor�am necessidade de investimento p�blico
4 UE: Comiss�o aprova proibi��o de motores a combust�o a partir de 2035
5 Austr�lia: Novo pacote de investimento p�blico em eletromobilidade
6 Espanha/Madrid: Novos �nibus el�tricos para frota municipal

Inovação e Tecnologia
1 Brasil: Produ��o de folhas de alum�nio para baterias de VEs
2 China: Desenvolvimento de bateria de carregamento ultrarr�pido
3 STMicroelectronics e Semikron: Acordo para fornecimento de componentes para m�dulos de energia
4 Altris, Sandviken, Natron Energy e Clarios: Avan�o no desenvolvimento de baterias de �on-s�dio
5 FreeWire: Novo carregador r�pido Boost Charger 200

Indústria Automobilística
1 Brasil: Panorama de vendas de eletrificados no Brasil
2 Volvo: Investimento em infraestrutura de recarga no Brasil
3 Arrow Mobility: Desenvolvimento de vans el�tricas no Rio Grande do Sul

4 Financial Times: Infla��o e falta de pe�as freiam expans�o dos VEs

5 Volkswagen: Picapes e SUVs el�tricos ser�o produzidos por marca independente

6 Volkswagen/Herbert Diess: VEs ser�o t�o lucrativos como os modelos a combust�o em breve

7 Stellantis/Carlos Tavares: Escassez de baterias para VEs pode acontecer nos pr�ximos anos

8 Renault: Nova empresa de mobilidade contar� com VEs em sua frota
9 Xiaomi: Previs�o para a constru��o de uma segunda f�brica de VEs
10 Toyota: Investimento na produ��o de pe�as para VEs na �ndia
11 BMW: Desenvolvimento de nova gera��o de baterias
12 General Motors: Mercado europeu contar� apenas com VEs
13 Honda: Nova linha de VEs mais acess�veis na China

14 Blue Bird: Plataforma de ve�culos comerciais el�tricos Classe 5-6

15 e.Go Mobile: Primeiro VE produzido � modelo popular

16 E-TUK Factory: Produ��o de Tuk-tuks el�tricos em Portugal

Meio Ambiente
1 ESG: NFI Industries encomenda caminh�es el�tricos para operar na Calif�rnia
2 ESG: QCD encomenda caminh�es el�tricos para operar na Calif�rnia
3 ESG: Deutsche Post DHL encomenda caminh�es el�tricos para operar na Europa
4 ESG: Shell vai expandir infraestrutura de carregamento no Reino Unido

5 ESG: Cabify pretende implementar frota de VEs na Espanha

Eventos e Estudos
1 Start Stop: O VE mais barato do Brasil e a estrat�gia da Renault para o segmento no pa�s
2 EUA/Calif�rnia: N�meros do Programa de Incentivo a Ve�culos Limpos
3 Grand View Research: Panorama do mercado global de recarga de VEs


 

 

Políticas Públicas e Regulatórias

1 Brasil: Alagoas ganha seu primeiro eletroposto

Ser� inaugurado o primeiro eletroposto do estado de Alagoas. Ele fica no Corredor Vera Arruda, em Macei�, e oferece dois pontos para recarga de autom�veis el�tricos e mais quatro pontos para recarga de motos, bicicletas e patinetes. O servi�o � oferecido gratuitamente, funciona 24 horas por dia e n�o exige cadastro. Basta chegar e plugar o carro. Sob o custo de R$ 265 mil, o eletroposto � resultado de parceria entre a Prefeitura de Macei� e a empresa Equatorial Energia, que j� havia feito instala��es desse tipo no Piau� e no Maranh�o. A energia oferecida ser� gerada por meio de placas solares durante o dia e complementada pela rede el�trica quando o Sol estiver encoberto. No eletroposto tamb�m ser�o disponibilizadas gratuitamente dez bicicletas el�tricas para passeio. (Automotive Business � 10.05.2022)

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2 Brasil: Maric� (RJ) pretende eletrificar 100% da frota municipal de �nibus

O Acordo de Paris, assinado em 2015 por 196 pa�ses, possui como uma de suas metas, a transi��o total do consumo de combust�veis f�sseis para abastecimento de ve�culos para um modelo sustent�vel de n�o emiss�o. Apesar de ser um grande desafio, alguns projetos que podem ajudar a atingir a meta est�o sendo testados mundo afora. No Estado do Rio de Janeiro, a capital e as cidades de Niter�i e Maric� j� realizam testes com �nibus � base de energia limpa. Munic�pio que mais arrecadou com royalties do petr�leo no pa�s em 2021, segundo dados da ANP, Maric�, na Regi�o Metropolitana do Rio, aposta em uma parceria com a Coppe/UFRJ para investir em �nibus n�o poluentes. O objetivo � testar tr�s prot�tipos de VEs e, a partir desses modelos, renovar toda a frota de coletivos, hoje com 125 ve�culos, ao longo dos pr�ximos anos. A prefeitura ainda pretende implantar uma f�brica para produ��o pr�pria na cidade. O objetivo � montar tr�s prot�tipos, que ser�o lan�ados em dezembro deste ano: um 100% el�trico; um h�brido movido a eletricidade e a hidrog�nio; e um h�brido movido a eletricidade e a etanol. Ap�s a entrega, eles ficar�o em opera��o por cerca de dois anos. (Jornal Extra � 15.05.2022)

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3 ABVE/Adalberto Maluf: N�meros do mercado de VEs refor�am necessidade de investimento p�blico

A ABVE divulgou o balan�o com as vendas de carros el�tricos e h�bridos no Brasil durante o primeiro quadrimestre de 2022, com o resultado bastante positivo de 78% de crescimento. O r�pido crescimento deveria servir de alerta �s autoridades, de acordo com o presidente da ABVE, Adalberto Maluf. Segundo Maluf, a prefer�ncia cada vez maior dos brasileiros pelos ve�culos eletrificados deveria servir de alerta �s autoridades p�blicas, em todos os n�veis, especialmente no Governo Federal. De acordo com o presidente da ABVE, "os n�meros refor�am a necessidade de o governo ter uma clara estrat�gia de transi��o rumo � eletromobilidade, pois o mercado brasileiro j� fez a sua op��o preferencial pelo transporte limpo e sustent�vel�. Ainda que o segmento de el�tricos e h�bridos no Brasil seja pequeno em compara��o aos principais mercados em termos de eletrifica��o, essa tend�ncia de forte crescimento deve ser vista com aten��o, ainda mais pelo fato de o mercado como um todo ter amargado uma queda de 23%. (Inside EVs � 13.05.2022)

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4 UE: Comiss�o aprova proibi��o de motores a combust�o a partir de 2035

A Comiss�o do Meio Ambiente do Parlamento Europeu votou a favor da proposta da Comiss�o Europeia que pro�be motores de combust�o interna a partir de 2035 para carros novos de passageiros e ve�culos comerciais leves na Uni�o Europeia como parte do pacote clim�tico �Fit for 55�. O comit� votou a favor de exigir que os fabricantes de autom�veis reduzam suas emiss�es m�dias em 20% at� 2025 em compara��o com 2021, em 55% at� 2030 e em 100% at� 2035. Segundo a Comiss�o do Meio Ambiente, n�o haver� brecha para os combust�veis sint�ticos. O plen�rio do Parlamento da UE deve votar o projeto de lei da Comiss�o do Meio Ambiente em 7 ou 8 de junho. Os eurodeputados v�o ent�o iniciar negocia��es com os governos da UE sobre a lei final. Apesar da aprova��o, a Comiss�o de Meio Ambiente ainda v� necessidade de a��o. Entre outras coisas, a comunica��o pede que a Comiss�o apresente um relat�rio at� o final de 2023 detalhando a necessidade de financiamento direcionado para garantir uma transi��o justa no setor automotivo, para mitigar o desemprego e outros impactos econ�micos. (Electrive � 12.05.2022)

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5 Austr�lia: Novo pacote de investimento p�blico em eletromobilidade

O governo da Austr�lia Ocidental lan�ou um pacote chamado "Clean Energy Car Fund" dotado de quase US$ 60 milh�es. Isso inclui descontos para a compra de ve�culos el�tricos a bateria e c�lulas de combust�vel de hidrog�nio e infraestrutura de carregamento. O condado de Gowen, na regi�o de Nova Gales do Sul, por exemplo, fornecer� at� 10.000 descontos no valor de US$ 3.500 para os residentes que comprarem um novo ve�culo el�trico ou ve�culo de c�lula de combust�vel de hidrog�nio at� um valor de US$ 70.000. Outras �reas que est�o sendo financiadas com o valor total s�o para �pesquisa e planejamento de a��o clim�tica�, que tem um or�amento de US$ 31 milh�es. Uma parte disso inclui �nibus el�tricos e esquemas de transporte p�blico, contudo, o governo n�o deu mais detalhes sobre os valores ou metas, apenas revelando que estar� �introduzindo �nibus el�tricos na malha rodovi�ria do pa�s", segundo a ministra dos Transportes, Rita Saffioti. Mais de US$ 22,6 milh�es est�o comprometidos com o aumento da infraestrutura de carregamento de VEs em todo o estado de Nova Gales do Sul. (Electrive � 10.05.2022)

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6 Espanha/Madrid: Novos �nibus el�tricos para frota municipal

A operadora de transporte p�blico EMT Madrid encomendou mais 150 �nibus el�tricos das fabricantes Solaris e Irizar. Os 150 �nibus el�tricos t�m um valor total superior a 81 milh�es de euros. Os novos �nibus el�tricos ser�o adicionados � frota da EMT Madrid este ano e no pr�ximo. Com o novo pedido, 190 �nibus el�tricos devem estar na frota at� o final de 2022 e 329 ve�culos at� o final de 2023. A EMT Madrid pretende operar uma frota de �nibus totalmente isenta de emiss�es a partir de 2033. A empresa definiu que a partir de janeiro de 2023, n�o poder�o circular mais �nibus movidos a diesel, e as rotas operadas pela empresa passar�o a ser servidas apenas por �nibus el�tricos e a g�s natural. (Electrive � 15.05.2022)

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Inovação e Tecnologia

1 Brasil: Produ��o de folhas de alum�nio para baterias de VEs

O Senai Paran� e a Companhia Brasileira de Alum�nio (CBA) firmaram uma parceria para come�ar a produzir no Brasil folhas de alum�nio para baterias de �on-l�tio, principal componente dos carros el�tricos. O projeto vai estudar uma aplica��o inovadora para a folha de alum�nio e visa inserir o pa�s no mercado global do segmento. Componente fundamental para o pleno desenvolvimento das baterias, a folha de alum�nio ser� aplicada de uma forma inovadora no projeto brasileiro: como coletor de corrente no eletrodo positivo da bateria. "Essa aplica��o influencia muito na capacidade e estabilidade a longo prazo�, diz o pesquisador-chefe do Instituto Senai de Inova��o em Eletroqu�mica, Marcos Berton, em nota divulgada pela empresa. Parte de uma plataforma de inova��o do Senai Nacional, o projeto ter� aporte de mais de R$ 1,2 milh�o, custo compartilhando entre a plataforma e as empresas. As empresas apostam que o projeto tecnol�gico, que j� est� em andamento, ser� um importante passo para o desenvolvimento da cadeia de fornecimento local do segmento de baterias de �ons-l�tio e colocar� o Brasil no mercado global. (Automotive Business � 12.05.2022)

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2 China: Desenvolvimento de bateria de carregamento ultrarr�pido

Assim como a falta de infraestrutura e o alto custo de aquisi��o, o tempo para a recarga das baterias � um dos entraves para que os carros el�tricos se tornem mais populares. Mas isso pode estar com os dias contados. O primeiro passo para reduzir o tempo de recarga foi dado por pesquisadores chineses. De acordo com a tese, elaborada pela equipe de cientistas da Universidade de Ci�ncia e Tecnologia da China (em Hefei), a nova bateria leva entre cinco e seis minutos para recarregar 60%. Dessa forma, para chegar aos 80%, precisa-se de pouco mais de 11 minutos. Atualmente, mesmo os carregamentos mais r�pidos giram em torno de 20 a 30 minutos para obter 80% de recarga. Para o feito, o pessoal liderado pelo professor Yao Hongbin reordenou as part�culas de �ons de l�tio da bateria distribuindo-as de maneira mais uniforme. A configura��o das part�culas - por ordem de tamanho e com redu��o de lacunas - n�o afetou o armazenamento de energia. Em rela��o aos resultados, os testes laboratoriais comprovaram a melhoria. Afinal, por meio da otimiza��o, o novo sistema se livra do tempo de reorganiza��o no interior da bateria. (O Estado de S�o Paulo � 15.05.2022)

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3 STMicroelectronics e Semikron: Acordo para fornecimento de componentes para m�dulos de energia

A STMicroelectronics est� fornecendo tecnologia de carboneto de sil�cio (SiC) para m�dulos de energia eMPack de ve�culos el�tricos da Semikron, fabricante l�der de m�dulos e sistemas de energia. Este � o resultado de uma colabora��o t�cnica de quatro anos entre as duas empresas para projetar semicondutores de pot�ncia SiC avan�ados da ST para efici�ncia superior e desempenho de refer�ncia da ind�stria em sistemas mais compactos. O SiC est� se tornando a tecnologia de energia preferida da ind�stria automotiva para acionamentos de tra��o dos VEs, contribuindo para maior autonomia e confiabilidade. A Semikron anunciou recentemente que garantiu um contrato de bilh�es de euros para fornecer seus inovadores m�dulos de energia eMPack para uma grande montadora alem�, a partir de 2025. A tecnologia SiC de terceira gera��o da ST oferece estabilidade e desempenho de processo l�deres. (Green Car Congress � 11.05.2022)

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4 Altris, Sandviken, Natron Energy e Clarios: Avan�o no desenvolvimento de baterias de �on-s�dio

As baterias de �ons de s�dio est�o avan�ando. Na Su�cia, a Altris anunciou a sua primeira instala��o de produ��o de materiais cat�dicos em escala industrial. Nos EUA, um projeto para a produ��o de baterias de �ons de s�dio tamb�m est� se concretizando com a colabora��o da Natron Energy e da Clarios. No primeiro caso, a Altris, desenvolvedora de material cat�dico para baterias de �ons de s�dio, quer implantar sua fabrica��o na cidade de Sandviken, quase 200 quil�metros ao norte de Estocolmo, em coopera��o com a Sandvik Materials Technology, desenvolvedora e fabricante de a�o inoxid�vel, ligas e carbonetos. A f�brica da Altris dever� produzir anualmente 2.000 toneladas de material cat�dico Fennac, o que � suficiente para produzir 1 GWh de baterias de �ons de s�dio por ano. Nos EUA, a fabricante de baterias de �ons de s�dio Natron Energy e a Clarios, produtora de tecnologias de baterias de baixa tens�o, est�o colaborando na produ��o das baterias de �ons de s�dio. A instala��o da Clarios em Meadowbrook, Michigan, dever� se tornar a maior instala��o de fabrica��o de baterias de �ons de s�dio do mundo quando a produ��o em volume come�ar em 2023. (Electrive � 10.05.2022)

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5 FreeWire: Novo carregador r�pido Boost Charger 200

A FreeWire Technnologies revela durante a feira Advanced Clean Transportation (ACT), voltada para mobilidade el�trica, em Long Beach (EUA), um novo carregador de alta capacidade, o Boost Charger 200. O novo carregador oferece um pico de pot�ncia de 200 kW, o que n�o faz dele o mais potente do mundo, mas � um avan�o em rela��o � maioria dos carregadores r�pidos que possuem no m�ximo 150kW. Mas a maior novidade do modelo � de vir com um pacote de baterias, o que segundo a fabricante permite flexibilidade na instala��o e opera��o. Fabricadas pela Envision, as baterias s�o similares a do Nissan Leaf, e permitem que a energia de corrente alternada vinda da rede el�trica seja armazenada. (IG � 13.05.2022)

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Indústria Automobilística

1 Brasil: Panorama de vendas de eletrificados no Brasil

A venda de carros el�tricos e h�bridos no Brasil cresceu 78% nos quatro primeiros meses de 2022 em compara��o com o mesmo per�odo do ano anterior. Os puramente el�tricos tiveram crescimento de 308%, enquanto os h�bridos cresceram 63%. Entre janeiro e abril de 2022, o Brasil vendeu 1.752 carros el�tricos puros, uma alta significativa antes os 429 vendidos no mesmo per�odo de 2021. A participa��o no total de vendas dos modelos zero combust�o, que n�o passou de 0,1% no primeiro quadrimestre do ano passado, se manteve em 0,3% em 2022 at� o momento, depois de atingir o pico de 0,4% em mar�o. Entre os h�bridos, foram 11.239 unidades vendidas nos quatro primeiros meses de 2022 contra 6.861 no mesmo per�odo em 2021. As participa��es no total de vendas no ano pasado foram de 0,7% (jan), 0,8% (fev), 1% (mar) e 1,6% (abr). Em 2022, esses n�meros saltaram para 1,9% (jan), 2,5% (fev e mar) e 1,9% (abr). (Automotive Business � 10.05.2022)

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2 Volvo: Investimento em infraestrutura de recarga no Brasil

Quem acompanha a evolu��o da eletromobilidade sabe que a Volvo � uma das grandes incentivadoras do carro el�trico no Brasil. A empresa, que hoje vende apenas modelos eletrificados no pa�s, j� financiou a constru��o de 1.000 pontos de recarga por aqui. No fim do ano passado, a montadora anunciou um novo plano de constru��o de eletropostos em rodovias. A fase inicial contempla 13 esta��es espalhadas em estradas da regi�o Sudeste e no Paran�, sendo que o primeiro deles acaba de ser inaugurado na rodovia Regis Bittencourt. A esta��o com duas vagas fica dentro de um posto de combust�vel em Cajati (SP), entre as capitais de S�o Paulo e Paran�. Luis Rezende, presidente da Volvo Cars Am�rica Latina, disse que �as outras fabricantes procuraram empresas parceiras para viabilizar as esta��es, mas n�s cuidamos de tudo por conta pr�pria. E todo esse conhecimento que estamos ganhando j� compensa o investimento. Enquanto nossos concorrentes est�o debatendo qual tipo de propuls�o escolher, n�s estamos pensando qual tipo de carregador � o melhor". (Automotive Business � 09.05.2022)

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3 Arrow Mobility: Desenvolvimento de vans el�tricas no Rio Grande do Sul

A startup Arrow Mobility tem programado para o segundo semestre do ano o in�cio da entrega de suas primeiras 100 unidades da van el�trica, que ser� produzida em Caxias do Sul. O pedido � da Unidas, l�der no mercado de terceiriza��o de frotas e a segunda maior locadora de autom�veis do Brasil. De acordo com os gestores, o foco da startup � o desenvolvimento de ve�culos el�tricos para o e-commerce, segmento que j� representa 12,5% do varejo total no Brasil e apresenta potencial sustent�vel de expans�o. Batizado de Arrow One, o ve�culo possui um sistema patenteado, o One Shot Loader, que permite o carregamento das mercadorias com apenas um movimento, agilizando as entregas, bem como a transforma��o da van para transporte de passageiros. Segundo os representantes, o sistema reduz em 60% o tempo do processo. Segundo os representantes, os ve�culos el�tricos t�m custo operacional 75% inferior aos de combust�o e baix�ssima emiss�o de poluentes. (Prefeitura de Caxias do Sul � 09.05.2022)

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4 Financial Times: Infla��o e falta de pe�as freiam expans�o dos VEs

As maiores montadoras do mundo alertaram que os problemas nas cadeias de abastecimento e os pre�os maiores das mat�rias-primas amea�am o lan�amento de ve�culos el�tricos, mesmo com a demanda por modelos movidos a bateria superando a atual capacidade de produ��o dos fabricantes. No semin�rio Future of the Car, promovido pelo �Financial Times�, o presidente da Tesla, Elon Musk, lan�ou d�vidas sobre a capacidade de sua companhia de alcan�ar sua meta � definida h� apenas alguns meses �, de produzir 20 milh�es de carros el�tricos por ano at� o fim da d�cada, chamando isso de �uma aspira��o, e n�o uma promessa�. Durante o encontro, nenhum �nico grande executivo anunciou metas maiores para as vendas de VEs, ou produ��o de baterias. Os gargalos persistentes no fornecimento de mat�rias-primas cruciais para baterias moderaram as expectativas dos analistas para a ind�stria de carros el�tricos como um todo. (Valor Econ�mico � 14.05.2022)

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5 Volkswagen: Picapes e SUVs el�tricos ser�o produzidos por marca independente

A ofensiva el�trica da Volkswagen vai se expandir de forma �independente�. A montadora alem� acaba de confirmar a produ��o de dois modelos in�ditos e zero combust�o nos Estados Unidos, uma picape e um SUV �robusto�, que far�o parte da Scout, empresa que ainda ser� fundada. A decis�o de criar uma nova companhia partiu do Conselho de Administra��o do grupo alem�o e foi confirmada pelo Conselho Fiscal. A picape e o SUV el�tricos ser�o projetados e fabricados nos EUA para abastecer o mercado norte-americano. Os dois modelos miram em duas das categorias que mais crescem nos EUA, e que representam maiores margens. Com a picape e o jipe zero combust�o, a Volks almeja alcan�ar 10% de participa��o no mercado estadunidense. Pelo planejamento do Grupo Volkswagen, a Scout ser� estabelecida no pa�s ainda este ano. J� os primeiros prot�tipos da picape e do SUV el�tricos devem ser revelados em 2023, mas a produ��o vai come�ar apenas em 2026. (Automotive Business � 12.05.2022)

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6 Volkswagen/Herbert Diess: VEs ser�o t�o lucrativos como os modelos a combust�o em breve

A Volkswagen espera que seu neg�cio de ve�culos el�tricos seja t�o lucrativo quanto o de seus carros movidos a combust�vel f�ssil antes do planejado, disse seu presidente-executivo, Herbert Diess. Antes, a Volkswagen esperava igualar suas margens de lucro de ve�culos com motor de combust�o com vendas de ve�culos el�tricos em dois a tr�s anos, mas a montadora est� numa posi��o robusta para faz�-lo mais cedo, disse Diess. A Volkswagen entregou cerca de 452 mil VEs globalmente no ano passado e pretende que metade de sua produ��o global seja totalmente el�trica at� 2030. A empresa planeja fabricar 800 mil carros totalmente el�tricos em todo o mundo neste ano e 1,3 milh�o em 2023, informou na quinta-feira. Diess tamb�m disse entender que o momento � ideal para uma oferta inicial de a��es (IPO) da montadora de carros esportivos Porsche, planejada para o quarto trimestre deste ano. A decis�o final sobre se a Porsche entrar� na F�rmula 1 ainda est� pendente, disse o chefe da montadora, Oliver Blume. (Automotive Business � 09.05.2022)

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7 Stellantis/Carlos Tavares: Escassez de baterias para VEs pode acontecer nos pr�ximos anos

Carlos Tavares, diretor executivo do grupo autom�vel Stellantis, mostrou-se preocupado que o aumento da produ��o de VEs continue a n�o ser suficiente para a procura dos consumidores. Tavares afirmou, em confer�ncia do Financial Times, que o setor pode come�ar j� a ser afetado em 2025 com a escassez de baterias. O CEO da Stellantis afirmou que, apesar de existir forte investimento nas grandes f�bricas de baterias da Europa e nos fornecedores da China, Coreia do Sul e Jap�o, ainda assim, considera que este esfor�o n�o ser� suficiente para as fabricantes de autom�veis e que ter� de existir uma depend�ncia externa. �Posso antecipar que teremos por volta de 2025, 2026, falta de baterias e, se n�o houver falta de baterias, haver� uma depend�ncia significativa do mundo ocidental em rela��o � �sia�. (CM Jornal � 10.05.2022)

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8 Renault: Nova empresa de mobilidade contar� com VEs em sua frota

A Renault informa que estabeleceu como meta para a Mobilize, sua nova empresa de mobilidade lan�ada no ano passado, dois d�gitos de margem at� 2027. Ainda de acordo com os planos da empresa, o objetivo � que a nova divis�o represente, at� 2030, 20% do faturamento do Grupo Renault. Desta forma, a Mobilize mostra-se estrat�gica para a montadora equilibrar as finan�as. Em fevereiro, a Renault registrou lucro anual pela primeira vez depois de tr�s anos, contudo as vendas seguem em queda pelo terceiro ano consecutivo. A Mobilize investir� em servi�os de compartilhamento de ve�culos, carros por assinatura e leasing, e promete, para breve, o an�ncio de contratos com grandes empresas destes segmentos. A companhia j� prometeu ve�culos el�tricos para tais opera��es, que ser�o produzidos em mercados de baixo custo. Um deles ser� o sed� Limo, produzido na China para servi�os de t�xi e aluguel, e que ser� lan�ado ainda esse ano. Em 2023 ser� a vez do Duo - esp�cie de vers�o atualizada do quadriciclo Twizzy -, que ganhar� uma variante para carga. Para 2026, � aguardado o Hippo, furg�o 100% el�trico para entregas. Entra na conta da Mobilize tamb�m o Dacia Spring, subcompacto zero combust�o baseado no Kwid que j� opera na Europa. (Automotive Business � 10.05.2022)

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9 Xiaomi: Previs�o para a constru��o de uma segunda f�brica de VEs

A Xiaomi deve acelerar o seu cronograma de produ��o para que o seu primeiro carro el�trico seja apresentado ainda neste ano. Segundo fontes que trabalham na empresa, a marca tamb�m est� finalizando o processo para construir uma segunda f�brica de autom�veis em Xangai. A companhia quer fazer parceria com empresas especializadas na administra��o de linha de montagem de carros, na produ��o de equipamentos de solda e de baterias para autom�veis. Al�m disso, a Xiaomi tamb�m quer m�quinas de prensa, equipamentos de avalia��o de seguran�a e servi�o para simula��o de dire��o aut�noma. Atualmente, a Xiaomi Auto Technology tem apenas uma f�brica operando na capital chinesa Pequim. Essa instala��o est� sendo usada para desenvolver o primeiro carro el�trico da marca e para efetuar testes de montagem. Contudo, a marca sabe que a demanda por ve�culos � grande e que a capacidade atual de montagem � baixa. Por isso, a constru��o de uma segunda f�brica em Xangai pode resolver o problema. (Tudo Celular � 09.05.2022)

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10 Toyota: Investimento na produ��o de pe�as para VEs na �ndia

A Toyota est� ajustando suas pr�prias metas ecol�gicas com as ambi��es da �ndia de se tornar um centro de fabrica��o. O Grupo Toyota planeja investir 48 bilh�es de r�pias indianas (US $ 624 milh�es) para produzir componentes de VEs na �ndia, visto que a montadora trabalha em dire��o � neutralidade de carbono at� 2050. A Toyota Kirloskar Motor e a Toyota Kirloskar Autor Parts assinaram um memorando de entendimento com o estado de Karnataka, no sul do pa�s, para investir 41 bilh�es de r�pias indianas, disse o grupo em uma declara��o. O restante vir� da Toyota Industries Engine India. (Portal Mie - 09.05.2022)

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11 BMW: Desenvolvimento de nova gera��o de baterias

Depois de revelar que a futura plataforma Neue Klasse (Nova Classe) ser� lan�ada em 2025, a BMW guarda mais uma carta na manga: uma nova gera��o de baterias de baixo custo. Segundo apurado pelo Automotive News Europe, a BMW pretende colocar no mercado uma nova gera��o de baterias junto com a chegada da Neue Klasse. O objetivo � enfrentar o aumento de pre�os das mat�rias-primas como l�tio e n�quel, por exemplo, e ao mesmo tempo reduzir consideravelmente o pre�o final do carro el�trico. Estamos falando de baterias compostas por c�lulas cil�ndricas, um formato mais recente que a Tesla come�a a usar e promete melhores resultados em termos de efici�ncia, pot�ncia e densidade energ�tica. De acordo com fontes ligadas ao projeto da BMW, as novas c�lulas cil�ndricas proporcionar�o uma queda de 30% no custo final da bateria. (Inside EVs � 11.05.2022)

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12 General Motors: Mercado europeu contar� apenas com VEs

A General Motors planeja retornar ao mercado europeu cinco anos ap�s a venda da Opel e Vauxhall para o Grupo PSA. Mas, dessa vez, vai oferecer apenas modelos el�tricos. O mercado de ve�culos el�tricos na Europa est� aquecido. Atualmente � o segundo maior do mundo, ficando atr�s apenas da China. De olho nesse panorama, a CEO da fabricante, Mary Barra, revelou os planos da GM. Segundo Barra, �identificamos uma oportunidade de crescimento, e podemos retornar � Europa como uma marca exclusivamente el�trica.� Em novembro do ano passado foi anunciada a cria��o de uma startup de mobilidade da GM na Europa, que iria contar com os ve�culos el�tricos da fabricante, al�m de tecnologias de software aut�nomo para servi�os de frotas e log�stica. (IG � 13.05.2022)

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13 Honda: Nova linha de VEs mais acess�veis na China

A Honda est� colocando o p� no acelerador na China ao lan�ar a linha e:N de ve�culos el�tricos, como parte de sua estrat�gia de pre�os acess�veis no maior mercado de VEs do mundo. A s�rie estreou em abril, e mais modelos ser�o introduzidos gradualmente � medida que as vendas e a produ��o forem refor�adas. Os novos ve�culos da Honda come�ar�o com o equivalente a cerca de US$ 26 mil, tornando-os mais baratos que os Tesla, j� que visa a classe m�dia na China no que a montadora v� como uma estrat�gia vencedora. A Honda uniu for�as com o Sony Group e a General Motors na �rea de VEs em uma tentativa de alcan�ar a neutralidade de carbono at� 2050. O e:N � visto como um passo nessa dire��o ambiental. Eles ser�o os primeiros a ostentar o logotipo da Honda no mercado chin�s. (Valor Econ�mico � 16.05.2022)

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14 Blue Bird: Plataforma de ve�culos comerciais el�tricos Classe 5-6

A fabricante de �nibus escolares Blue Bird Corporation apresentou uma plataforma de ve�culos el�tricos Classe 5-6 na �Expo Transporte Limpo Avan�ado� de 2022. A empresa est� aproveitando sua experi�ncia de quase um s�culo na fabrica��o de �nibus escolares para expandir suas solu��es de transporte de emiss�o zero para o mercado de ve�culos comerciais. O chassi flex�vel Classe 5-6 da Blue Bird permitir� uma ampla gama de ve�culos totalmente el�tricos, incluindo vans de �ltima milha, motorhomes e outros ve�culos especiais. Devido ao seu design modular, o chassi do VE da Blue Bird permite v�rias configura��es de bateria de 70 kWh a 225 kWh, suportando uma autonomia de at� 175 milhas com uma �nica carga. As baterias demoram entre uma e doze horas para recarregar totalmente, dependendo da infraestrutura de carregamento. A Blue Bird juntou-se � Lightning eMotors, fabricante de motores el�tricos e solu��es completas de ve�culos de emiss�o zero com sede no Colorado, para construir o prot�tipo do chassi personalizado Classe 5-6. (Green Car Congress � 11.05.2022)

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15 e.Go Mobile: Primeiro VE produzido � modelo popular

O atacante do PSG e da sele��o brasileira, Neymar Jr., esteve em Berlim para o evento que mostrou ao mundo o e.wave X, um novo hatch subcompacto el�trico da sturtup alem� e.Go. O atleta � embaixador da fabricante alem�. Com 240 km de autonomia no ciclo WLTP, o e.wave X possui motor com 109 cv (80 kW) e � voltado � mobilidade urbana, ou seja, trajetos curtos entre a resid�ncia e o trabalho das pessoas. Acomoda quatro passageiros e tem tra��o traseira, rodas aro 18, far�is em LED e tr�s modos de condu��o: ECO, Comfort e Sport. Com 3,35 m de comprimento e 2,20 m de dist�ncia entre-eixos, � um pouco menor que um Fiat 500e. Previsto para chegar ao mercado alem�o no quarto trimestre, o compacto tem pre�o sugerido de � 24.990 (cerca de R$ 135 mil). O plano da montadora � fabricar 30 mil unidades por ano, com a produ��o sendo feita na Gr�cia. Uma vers�o limitada a 31 unidades, batizada de e.wave NJR, tamb�m foi anunciada pela marca, que promete doar os recursos da venda de 30 desses exemplares especiais para construir um projeto sustent�vel de �gua no Brasil. (Automotive Business � 11.05.2022)

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16 E-TUK Factory: Produ��o de Tuk-tuks el�tricos em Portugal

A E-TUK Factory vai investir mais de um milh�o de euros na produ��o de tuk-tuks el�tricos em Portugal. A empresa europeia escolheu Santo Tirso para instalar a sua f�brica de tuk-tuks el�tricos. Com o deslocamento da sua produ��o da Tail�ndia para a cidade nortenha, a empresa prev� a cria��o de 60 postos de trabalho diretos at� 2023. A f�brica, com uma �rea de seis mil metros quadrados, vai permitir � E-TUK Factory assegurar que 80% dos componentes dos seus ve�culos s�o europeus. Na f�brica de Santo Tirso ser�o produzidos os tuk-tuks el�tricos, incluindo partes da carro�aria, a montagem das baterias e a integra��o com o seu sistema de telem�tica. At� final de 2022, a E-TUK Factory espera produzir at� 500 unidades na f�brica de Santo Tirso. Em 2023, o volume de produ��o ser� de 1.200 unidades e, em 2024, esse n�mero ser� de duas mil unidades. (Fleet Magazine � 11.05.2022)

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Meio Ambiente

1 ESG: NFI Industries encomenda caminh�es el�tricos para operar na Calif�rnia

A NFI Industries � fornecedora l�der de solu��es de cadeia de suprimentos terceirizada � est� aumentando seu investimento em solu��es de eletromobilidade com seu �ltimo pedido de 60 caminh�es Volvo VNR Electric. Os caminh�es de carga el�tricos movidos a bateria ser�o implantados na frota da NFI na Calif�rnia, ao longo de 2022 e 2023, em apoio � sua meta de operar a primeira frota de log�stica de frete com 100% de emiss�o zero no pa�s. Os 60 caminh�es encomendados pela NFI s�o o modelo Volvo VNR Electric aprimorado de pr�xima gera��o com uma configura��o de seis baterias, que oferece um alcance operacional de at� 275 milhas. Vinte dos caminh�es ser�o implantados como parte da Joint Electric Truck Scaling Initiative, ou projeto JETSI. Trinta dos caminh�es ser�o implantados com o apoio financeiro do Projeto de Incentivo de Voucher de �nibus e Caminh�o H�brido e Zero Emiss�o da Calif�rnia (HVIP). Dez dos caminh�es fazem parte do projeto SWITCH-ON, uma doa��o � Volvo Trucks para implantar caminh�es el�tricos a bateria no sul da Calif�rnia para distribui��o e transporte regional de cargas. (Green Car Congress � 12.05.2022)

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2 ESG: QCD encomenda caminh�es el�tricos para operar na Calif�rnia

A Quality Custom Distribution (QCD) - uma empresa da Golden State Foods (GSF) - est� aumentando seu compromisso com o transporte de carga com zero emiss�o de escapamento com seu �ltimo pedido de 30 Volvo VNR Electrics. No in�cio de 2023, os caminh�es Classe 8 el�tricos a bateria ser�o implantados nas opera��es de frota da QCD no sul da Calif�rnia, entregando produtos a restaurantes e cafeterias nos condados de Riverside e San Bernardino. Com a implanta��o dos 30 Volvo VNR Electrics adicionais, a QCD est� expandindo sua frota de emiss�o zero de escapamento para operar a partir de um segundo centro de distribui��o em La Puente, Calif�rnia. A QCD recebeu financiamento para os 30 Volvo VNR Electrics por meio do Programa Last Mile Freight da Southern California Association of Governments (SCAG), estabelecido em parceria com o MSRC. Para refor�ar ainda mais os benef�cios ambientais e econ�micos do projeto, bem como aumentar a resili�ncia, a QCD fez parceria com a Scale Microgrid Solutions para construir uma microrrede de energia limpa para alimentar a frota el�trica a bateria e o centro de distribui��o de La Puente. (Green Car Congress � 10.05.2022)

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3 ESG: Deutsche Post DHL encomenda caminh�es el�tricos para operar na Europa

A Volvo Trucks e o Deutsche Post DHL Group assinaram um acordo de coopera��o para acelerar a mudan�a para ve�culos com emiss�o zero de gases de escape. A DHL pretende intensificar sua transi��o para caminh�es el�tricos pesados, implantando um total de 44 novos caminh�es el�tricos Volvo em rotas na Europa. A encomenda pretendida inclui 40 caminh�es el�tricos do modelo Volvo FE e Volvo FL, para serem utilizados para entregas de encomendas em transportes urbanos. A coopera��o envolve a ado��o de novas tecnologias Volvo e atividades de desenvolvimento conjunto no campo da eletrifica��o. O acordo tamb�m inclui a an�lise da Volvo Trucks das opera��es de transporte da DHL, com o objetivo de garantir a implanta��o bem-sucedida de solu��es de transporte el�trico sob medida. (Green Car Congress � 13.05.2022)

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4 ESG: Shell vai expandir infraestrutura de carregamento no Reino Unido

A Shell anunciou que instalar� um total de 100.000 pontos de carregamento p�blicos para VEs no Reino Unido at� 2030, dos quais 11.000 ser�o de carregamento r�pido. A Shell UK calcula que, com a expans�o prevista at� 2030, 90% dos motoristas brit�nicos poder�o chegar a um ponto de carregamento r�pido da Shell em dez minutos de carro. No entanto, isso tamb�m significa que 89.000 pontos de carregamento convencionais dever�o ser instalados. Mais da metade dos carregadores convencionais j� devem estar instalados at� 2025. Os outros 39.000 carregadores a serem constru�dos entre 2026 e 2030 tamb�m ser�o implantados na infraestrutura rodovi�ria, como os postes de ilumina��o. Al�m dos pontos de carregamento p�blicos, a Shell tamb�m planeja continuar instalando infraestrutura de carregamento em locais como resid�ncias e locais de trabalho. A Shell estima que meio milh�o desses carregadores possam ser instalados at� o final de 2030. (Electrive � 12.05.2022)

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5 ESG: Cabify pretende implementar frota de VEs na Espanha

A empresa espanhola de caronas Cabify est� recebendo um empr�stimo de 40 milh�es de euros do Banco Europeu de Investimento (BEI) para seu projeto de descarboniza��o da frota. Este financiamento visa implantar 1.400 VEs na Espanha nos pr�ximos anos, bem como a infraestrutura necess�ria para oper�-los. Para al�m do impacto positivo na Cabify, o BEI salienta em uma breve declara��o que o empr�stimo tamb�m contribui para �refor�ar o investimento na ind�stria automotiva e na necess�ria infraestrutura de carregamento� e tamb�m melhorar a oferta de mobilidade urbana com emiss�es zero nas cidades onde a Cabify opera na Espanha. A Cabify estabeleceu como meta que todas as viagens em sua plataforma sejam feitas em ve�culos com emiss�o zero at� 2025 na Espanha e at� 2030 em todo o mundo. De acordo com seus pr�prios n�meros, a plataforma tem 42 milh�es de usu�rios cadastrados e 1,2 milh�o de motoristas. (Electrive � 11.05.2022)

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Eventos e Estudos

1 Start Stop: O VE mais barato do Brasil e a estrat�gia da Renault para o segmento no pa�s

O terceiro epis�dio da webs�rie "Start Stop", da Automotive Business, fala sobre o carro el�trico mais barato do pa�s e detalha a linha de ve�culos el�tricos da Renault. O Renault Kwid E-Tech � o carro el�trico mais barato do Brasil. Por R$ 142.990, o modelo trazido da China desponta como a op��o mais acess�vel da marca francesa para quem quer se livrar da gasolina. A novidade faz parte do plano de eletrifica��o da Renault, que h� anos � uma das marcas que mais apostam na eletrifica��o no pa�s. Al�m do Kwid E-Tech, a montadora comercializa outros modelos movidos a eletricidade - inclusive para frotistas. Para conferir o epis�dio na �ntegra, clique aqui. (Automotive Business � 11.05.2022)

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2 EUA/Calif�rnia: N�meros do Programa de Incentivo a Ve�culos Limpos

O programa California Clean Fuel Reward do California Air Resources Board (CARB) oferece uma redu��o instant�nea de pre�o de at� US$ 750 no ponto de venda ou loca��o para novos ve�culos el�tricos plug-in eleg�veis nos varejistas participantes. Desde o lan�amento do programa em novembro de 2020, mais de US$ 319 milh�es em recompensas foram recebidos pelos compradores de ve�culos el�tricos. Do total de recompensas, 21,2% dos incentivos foram para clientes de comunidades carentes, 10% para clientes de comunidades de baixa renda e outros 10% para clientes de comunidades carentes. O Programa de Recompensa de Combust�vel Limpo da Calif�rnia � administrado pela Southern California Edison em colabora��o com concession�rias de energia el�trica em todo o estado, dando a todos os californianos a capacidade de receber a recompensa, independentemente de seu fornecedor de eletricidade. (Green Car Congress � 10.05.2022)

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3 Grand View Research: Panorama do mercado global de recarga de VEs

O mercado global de recarga de carros el�tricos poder� atingir US$ 217,06 bilh�es em investimentos at� 2030, com uma taxa de crescimento anual composto de 30,6% de 2022 para 2030, aponta estudo da consultoria Grand View Research. A pesquisa destaca que v�rios fabricantes automotivos como Volvo, Kia Motors, Mercedes-Benz e Ford est�o colaborando com empresas de infraestrutura de recarga para tornar ampliar a disponibilidade das esta��es e terminais. A consultoria assinala que o crescimento de mercado decorre principalmente do aumento de iniciativas conduzidas pelas esferas p�blica e privada para encorajar a popula��o a adotar carros el�tricos. Essas iniciativas promovem as vendas e informa��es sobre os benef�cios do uso deste tipo de ve�culo. Como resultado, a demanda por infraestrutura de carregamento dever� aumentar significativamente. Para acessar o estudo na �ntegra, clique aqui. (Portal Solar � 10.05.2022)

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Equipe de Pesquisa UFRJ
Editor: Prof. Nivalde J. de Castro (nivalde@ufrj.br)
Subeditores: Fabiano Lacombe e Luiza Masseno
Pesquisadores: João Pedro Gomes, Leonardo Gonçalves e Vinicius José da Costa
Assistente de pesquisa: S�rgio Silva

As notícias divulgadas no IFE não refletem necessariamente os pontos da UFRJ. As informações que apresentam como fonte UFRJ são de responsabilidade da equipe de pesquisa sobre o Setor Elétrico do Instituto de Economia da UFRJ.

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