segunda, 16 de julho de 2018

Visão 2013

Publicações

  • Slides de Apresentação José Eduardo Cassiolato Sistema Nacional de Inovação: a importância de uma visão sistêmica

    Slides da apresentação do pesquisador José Eduardo Cassiolato no workshop “Rede de Inovação do Setor Elétrico - Mobilidade Elétrica”, realizado no dia 15 de junho de 2018, no campus da Praia Vermelha da UFRJ. O objetivo central do encontro objetivou apresentar as fundamentações e experiências internacionais sobre Redes de Inovação do Setor Elétrico – RISE –, na medida que as evidências, já acumuladas, corroboradas pelas reuniões e visitas técnicas realizadas em Portugal, indicam que esta metodologia de Rede de Inovação está se configurando como muito importante e eficiente para desenvolvimento de P&D. Nesta direção, foi também discutido como implementar esta metodologia para a chamada do P&D Estratégico sobre Mobilidade Elétrico. O evento aconteceu no âmbito do projeto de P&D da Aneel “Avaliação do Programa de P&D da Aneel de 2008-2015: Formulação de Propostas de Aprimoramento”, desenvolvido pelo GESEL em parceria com o Grupo EDP.

  • Slides de Apresentação Fernando Campagnoli Rede de Inovação no Setor Elétrico – RISE aplicada à Mobilidade Elétrica

    Slides da apresentação do pesquisador Fernando Campagnoli no workshop “Rede de Inovação do Setor Elétrico - Mobilidade Elétrica”, realizado no dia 15 de junho de 2018, no campus da Praia Vermelha da UFRJ. O objetivo central do encontro objetivou apresentar as fundamentações e experiências internacionais sobre Redes de Inovação do Setor Elétrico – RISE –, na medida que as evidências, já acumuladas, corroboradas pelas reuniões e visitas técnicas realizadas em Portugal, indicam que esta metodologia de Rede de Inovação está se configurando como muito importante e eficiente para desenvolvimento de P&D. Nesta direção, foi também discutido como implementar esta metodologia para a chamada do P&D Estratégico sobre Mobilidade Elétrico. O evento aconteceu no âmbito do projeto de P&D da Aneel “Avaliação do Programa de P&D da Aneel de 2008-2015: Formulação de Propostas de Aprimoramento”, desenvolvido pelo GESEL em parceria com o Grupo EDP.

  • Slides de Apresentação Renata Lèbre La Rovere e Antonio Pedro Lima Redes de Inovação e Dinâmica de Coordenação

    Slides da apresentação dos pesquisadores Renata Lèbre La Rovere e Antonio Pedro Lima no workshop “Rede de Inovação do Setor Elétrico - Mobilidade Elétrica”, realizado no dia 15 de junho de 2018, no campus da Praia Vermelha da UFRJ. O objetivo central do encontro objetivou apresentar as fundamentações e experiências internacionais sobre Redes de Inovação do Setor Elétrico – RISE –, na medida que as evidências, já acumuladas, corroboradas pelas reuniões e visitas técnicas realizadas em Portugal, indicam que esta metodologia de Rede de Inovação está se configurando como muito importante e eficiente para desenvolvimento de P&D. Nesta direção, foi também discutido como implementar esta metodologia para a chamada do P&D Estratégico sobre Mobilidade Elétrico. O evento aconteceu no âmbito do projeto de P&D da Aneel “Avaliação do Programa de P&D da Aneel de 2008-2015: Formulação de Propostas de Aprimoramento”, desenvolvido pelo GESEL em parceria com o Grupo EDP.

  • Slides de Apresentação Nivalde de Castro Avaliação do Programa de P&D da ANEEL (2008-2015) e Formulação de Propostas de Aprimoramento

    Slides da apresentação do pesquisador Nivalde de Castro no workshop “Rede de Inovação do Setor Elétrico - Mobilidade Elétrica”, realizado no dia 15 de junho de 2018, no campus da Praia Vermelha da UFRJ. O objetivo central do encontro objetivou apresentar as fundamentações e experiências internacionais sobre Redes de Inovação do Setor Elétrico – RISE –, na medida que as evidências, já acumuladas, corroboradas pelas reuniões e visitas técnicas realizadas em Portugal, indicam que esta metodologia de Rede de Inovação está se configurando como muito importante e eficiente para desenvolvimento de P&D. Nesta direção, foi também discutido como implementar esta metodologia para a chamada do P&D Estratégico sobre Mobilidade Elétrico. O evento aconteceu no âmbito do projeto de P&D da Aneel “Avaliação do Programa de P&D da Aneel de 2008-2015: Formulação de Propostas de Aprimoramento”, desenvolvido pelo GESEL em parceria com o Grupo EDP.

     

  • Slides de Apresentação Guilherme Dantas Como RISE-ME pode contribuir para Difusão de VE no Brasil? anos 2030

    Slides da apresentação do pesquisador Guilherme Dantas no workshop “Rede de Inovação do Setor Elétrico - Mobilidade Elétrica”, realizado no dia 15 de junho de 2018, no campus da Praia Vermelha da UFRJ. O objetivo central do encontro objetivou apresentar as fundamentações e experiências internacionais sobre Redes de Inovação do Setor Elétrico – RISE –, na medida que as evidências, já acumuladas, corroboradas pelas reuniões e visitas técnicas realizadas em Portugal, indicam que esta metodologia de Rede de Inovação está se configurando como muito importante e eficiente para desenvolvimento de P&D. Nesta direção, foi também discutido como implementar esta metodologia para a chamada do P&D Estratégico sobre Mobilidade Elétrico. O evento aconteceu no âmbito do projeto de P&D da Aneel “Avaliação do Programa de P&D da Aneel de 2008-2015: Formulação de Propostas de Aprimoramento”, desenvolvido pelo GESEL em parceria com o Grupo EDP.

  • Slides de Apresentação Renata Lèbre La Rovere Avaliação do Programa de P&D da ANEEL (2008-2015) e Formulação de Propostas de Aprimoramento – Apresentação da pesquisa

    Slides da apresentação da pesquisadora Renata Lèbre La Rovere no workshop “Inovação na Energia”. O evento foi promovido pelo GESEL em parceria com a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos de Portugal – ERSE. A apresentação aconteceu no dia 11 de maio de 2018 em Lisboa, Portugal, e faz parte do Projeto de P&D da Aneel "Avaliação do Programa de P&D da Aneel de 2008-2015: Formulação de Propostas de Aprimoramento", realizado pelo GESEL em parceria com a EDP. A proposta do workshop foi pensar a temática da inovação de forma aberta integrando diferentes interesses e partilhando experiências internacionais de modo a garantir uma adequada preparação do setor para os grandes desafios decorrentes das forças de pressão – descarbonização, digitalização, descentralização – que impactarão profundamente o setor elétrico nos próximos anos, incluindo as políticas e regras regulatórias. O evento faz parte do acordo de cooperação científica entre o GESEL e a ERSE. O workshop foi o primeiro evento da iniciativa ConvErse. A iniciativa ConvErse, que agora se lança, pretende trazer regularmente à reflexão diferentes visões, experiências e projetos, atualizar conhecimentos, antecipar mudanças e, assim, contribuir para uma melhor cultura da energia e da regulação em Portugal.

  • Slides de Apresentação Carlos Oliveira Projeto de P&D Instrumentalização e Sistematização da Capacitação para Conselhos de Consumidores

    Slides da apresentação do pesquisador Carlos Oliveira no seminário para apresentar as diretrizes do projeto de P&D Instrumentalização e Sistematização da Capacitação para Conselhos de Consumidores [realizado pelo GESEL em parceria com a EDP]. A apresentação aconteceu no dia 12 de abril de 2018 na sede da Aneel, em Brasília. O evento reuniu 60 conselheiros de todo o país. A iniciativa visa ampliar a representatividade dos Conselhos, capacitando-os para uma atuação mais ágil e proativa, e para a melhoria do relacionamento com seus públicos: consumidores, agentes de distribuição e a Aneel. Entre as ações previstas pelo projeto, de autoria do GESEL/UFRJ, estão: construção de uma rede virtual entre os conselhos por meio de portal na internet, qualificação dos conselhos sobre o marco regulatório, desenvolvimento de metodologia e métricas de avaliação da atuação dos conselhos, com aplicação em piloto nas distribuidoras EDP São Paulo e EDP Espírito Santo. O projeto prevê ainda a elaboração de propostas de inovação regulatória que possam ampliar o valor agregado pelos conselhos na relação entre consumidores e distribuidoras. Também serão promovidos vínculos estratégicos com instituições acadêmicas para apoio e suporte na formação dos conselhos, a fim de aperfeiçoar sua atuação na regulação do setor elétrico, com destaque para o processo tarifário das concessionárias.

  • Slides de Apresentação Nivalde de Castro Projeto de P&D Instrumentalização e Sistematização da Capacitação para Conselhos de Consumidores

    Slides da apresentação do pesquisador Nivalde de Castro no seminário para apresentar as diretrizes do projeto de P&D Instrumentalização e Sistematização da Capacitação para Conselhos de Consumidores [realizado pelo GESEL em parceria com a EDP]. A apresentação aconteceu no dia 12 de abril de 2018 na sede da Aneel, em Brasília. O evento reuniu 60 conselheiros de todo o país. A iniciativa visa ampliar a representatividade dos Conselhos, capacitando-os para uma atuação mais ágil e proativa, e para a melhoria do relacionamento com seus públicos: consumidores, agentes de distribuição e a Aneel. Entre as ações previstas pelo projeto, de autoria do GESEL/UFRJ, estão: construção de uma rede virtual entre os conselhos por meio de portal na internet, qualificação dos conselhos sobre o marco regulatório, desenvolvimento de metodologia e métricas de avaliação da atuação dos conselhos, com aplicação em piloto nas distribuidoras EDP São Paulo e EDP Espírito Santo. O projeto prevê ainda a elaboração de propostas de inovação regulatória que possam ampliar o valor agregado pelos conselhos na relação entre consumidores e distribuidoras. Também serão promovidos vínculos estratégicos com instituições acadêmicas para apoio e suporte na formação dos conselhos, a fim de aperfeiçoar sua atuação na regulação do setor elétrico, com destaque para o processo tarifário das concessionárias.

  • Slides de Apresentação Luiz Oliveira Projeto de P&D Instrumentalização e Sistematização da Capacitação para Conselhos de Consumidores

    Slides da apresentação do pesquisador Luiz Oliveira no seminário para apresentar as diretrizes do projeto de P&D Instrumentalização e Sistematização da Capacitação para Conselhos de Consumidores [realizado pelo GESEL em parceria com a EDP]. A apresentação aconteceu no dia 12 de abril de 2018 na sede da Aneel, em Brasília. O evento reuniu 60 conselheiros de todo o país. A iniciativa visa ampliar a representatividade dos Conselhos, capacitando-os para uma atuação mais ágil e proativa, e para a melhoria do relacionamento com seus públicos: consumidores, agentes de distribuição e a Aneel. Entre as ações previstas pelo projeto, de autoria do GESEL/UFRJ, estão: construção de uma rede virtual entre os conselhos por meio de portal na internet, qualificação dos conselhos sobre o marco regulatório, desenvolvimento de metodologia e métricas de avaliação da atuação dos conselhos, com aplicação em piloto nas distribuidoras EDP São Paulo e EDP Espírito Santo. O projeto prevê ainda a elaboração de propostas de inovação regulatória que possam ampliar o valor agregado pelos conselhos na relação entre consumidores e distribuidoras. Também serão promovidos vínculos estratégicos com instituições acadêmicas para apoio e suporte na formação dos conselhos, a fim de aperfeiçoar sua atuação na regulação do setor elétrico, com destaque para o processo tarifário das concessionárias.

     

  • Slides de Apresentação Sidnei Martini O Ambiente dos Conselhos de Consumidores

    Slides da apresentação do pesquisador Sidnei Martini no seminário para apresentar as diretrizes do projeto de P&D Instrumentalização e Sistematização da Capacitação para Conselhos de Consumidores [realizado pelo GESEL em parceria com a EDP]. A apresentação aconteceu no dia 12 de abril de 2018 na sede da Aneel, em Brasília. O evento reuniu 60 conselheiros de todo o país. A iniciativa visa ampliar a representatividade dos Conselhos, capacitando-os para uma atuação mais ágil e proativa, e para a melhoria do relacionamento com seus públicos: consumidores, agentes de distribuição e a Aneel. Entre as ações previstas pelo projeto, de autoria do GESEL/UFRJ, estão: construção de uma rede virtual entre os conselhos por meio de portal na internet, qualificação dos conselhos sobre o marco regulatório, desenvolvimento de metodologia e métricas de avaliação da atuação dos conselhos, com aplicação em piloto nas distribuidoras EDP São Paulo e EDP Espírito Santo. O projeto prevê ainda a elaboração de propostas de inovação regulatória que possam ampliar o valor agregado pelos conselhos na relação entre consumidores e distribuidoras. Também serão promovidos vínculos estratégicos com instituições acadêmicas para apoio e suporte na formação dos conselhos, a fim de aperfeiçoar sua atuação na regulação do setor elétrico, com destaque para o processo tarifário das concessionárias.

     

     

  • Slides de Apresentação Rubens Rosental Experiências Internacionais Selecionadas de Conselhos de Consumidores: Irlanda do Norte, Canadá (Ontário) e USA (Ohio)

    Slides da apresentação do pesquisador Rubens Rosental no seminário para apresentar as diretrizes do projeto de P&D Instrumentalização e Sistematização da Capacitação para Conselhos de Consumidores [realizado pelo GESEL em parceria com a EDP]. A apresentação aconteceu no dia 12 de abril de 2018 na sede da Aneel, em Brasília. O evento reuniu 60 conselheiros de todo o país. A iniciativa visa ampliar a representatividade dos Conselhos, capacitando-os para uma atuação mais ágil e proativa, e para a melhoria do relacionamento com seus públicos: consumidores, agentes de distribuição e a Aneel. Entre as ações previstas pelo projeto, de autoria do GESEL/UFRJ, estão: construção de uma rede virtual entre os conselhos por meio de portal na internet, qualificação dos conselhos sobre o marco regulatório, desenvolvimento de metodologia e métricas de avaliação da atuação dos conselhos, com aplicação em piloto nas distribuidoras EDP São Paulo e EDP Espírito Santo. O projeto prevê ainda a elaboração de propostas de inovação regulatória que possam ampliar o valor agregado pelos conselhos na relação entre consumidores e distribuidoras. Também serão promovidos vínculos estratégicos com instituições acadêmicas para apoio e suporte na formação dos conselhos, a fim de aperfeiçoar sua atuação na regulação do setor elétrico, com destaque para o processo tarifário das concessionárias.

     

  • Slides de Apresentação Solange Pose Projeto de P&D Instrumentalização e Sistematização da Capacitação para Conselhos de Consumidores

    Slides da apresentação da pesquisadora Solange Pose no seminário para apresentar as diretrizes do projeto de P&D Instrumentalização e Sistematização da Capacitação para Conselhos de Consumidores [realizado pelo GESEL em parceria com a EDP]. A apresentação aconteceu no dia 12 de abril de 2018 na sede da Aneel, em Brasília. O evento reuniu 60 conselheiros de todo o país. A iniciativa visa ampliar a representatividade dos Conselhos, capacitando-os para uma atuação mais ágil e proativa, e para a melhoria do relacionamento com seus públicos: consumidores, agentes de distribuição e a Aneel. Entre as ações previstas pelo projeto, de autoria do GESEL/UFRJ, estão: construção de uma rede virtual entre os conselhos por meio de portal na internet, qualificação dos conselhos sobre o marco regulatório, desenvolvimento de metodologia e métricas de avaliação da atuação dos conselhos, com aplicação em piloto nas distribuidoras EDP São Paulo e EDP Espírito Santo. O projeto prevê ainda a elaboração de propostas de inovação regulatória que possam ampliar o valor agregado pelos conselhos na relação entre consumidores e distribuidoras. Também serão promovidos vínculos estratégicos com instituições acadêmicas para apoio e suporte na formação dos conselhos, a fim de aperfeiçoar sua atuação na regulação do setor elétrico, com destaque para o processo tarifário das concessionárias.

     

     

  • Slides de Apresentação Ewerton Guarnier Mercados de Energia: Perspectivas da EDP Energias do Brasil

    Slides da apresentação do pesquisador Ewerton Guarnier no workshop "Desenhos de Mercado Atacadista de Energia Elétrica". A apresentação aconteceu no dia 9 de fevereiro de 2018 em Lisboa, Portugal. O evento foi realizado dentro dos marcos do Acordo de Cooperação Acadêmica firmado entre o Gesel-UFRJ e o português ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa), e teve o patrocínio da EDP. A justificativa central do evento esteve relacionada ao fato de que, na União Europeia, o crescimento da geração de fontes renováveis não controláveis introduziu uma série de problemas na formação de preços. O objetivo do workshop foi o de recolher visões e análises de especialistas de Portugal e do Brasil sobre a infraestrutura de comercialização de energia financeiramente robusta e os fluxos de caixa dos agentes mais previsíveis.


  • Slides de Apresentação Pedro Neves Ferreira Desenhos de Mercado Grossista de Energia Eléctrica

    Slides da apresentação do pesquisador Pedro Neves Ferreira no workshop "Desenhos de Mercado Atacadista de Energia Elétrica". A apresentação aconteceu no dia 9 de fevereiro de 2018 em Lisboa, Portugal. O evento foi realizado dentro dos marcos do Acordo de Cooperação Acadêmica firmado entre o Gesel-UFRJ e o português ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa), e teve o patrocínio da EDP. A justificativa central do evento esteve relacionada ao fato de que, na União Europeia, o crescimento da geração de fontes renováveis não controláveis introduziu uma série de problemas na formação de preços. O objetivo do workshop foi o de recolher visões e análises de especialistas de Portugal e do Brasil sobre a infraestrutura de comercialização de energia financeiramente robusta e os fluxos de caixa dos agentes mais previsíveis.

     

  • Slides de Apresentação Ana Quelhas A Descarbonização da Economia Portuguesa e as Implicações no Desenho de Mercado

    Slides da apresentação da pesquisadora Ana Quelhas no workshop "Desenhos de Mercado Atacadista de Energia Elétrica". A apresentação aconteceu no dia 9 de fevereiro de 2018 em Lisboa, Portugal. O evento foi realizado dentro dos marcos do Acordo de Cooperação Acadêmica firmado entre o Gesel-UFRJ e o português ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa), e teve o patrocínio da EDP. A justificativa central do evento esteve relacionada ao fato de que, na União Europeia, o crescimento da geração de fontes renováveis não controláveis introduziu uma série de problemas na formação de preços. O objetivo do workshop foi o de recolher visões e análises de especialistas de Portugal e do Brasil sobre a infraestrutura de comercialização de energia financeiramente robusta e os fluxos de caixa dos agentes mais previsíveis.

     

  • Slides de Apresentação Emílio H. Matsumura Perspectivas do Setor Elétrico Brasileiro na Visão do Planejamento

    Slides da apresentação do pesquisador Emílio H. Matsumura no workshop "Desenhos de Mercado Atacadista de Energia Elétrica". A apresentação aconteceu no dia 9 de fevereiro de 2018 em Lisboa, Portugal. O evento foi realizado dentro dos marcos do Acordo de Cooperação Acadêmica firmado entre o Gesel-UFRJ e o português ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa), e teve o patrocínio da EDP. A justificativa central do evento esteve relacionada ao fato de que, na União Europeia, o crescimento da geração de fontes renováveis não controláveis introduziu uma série de problemas na formação de preços. O objetivo do workshop foi o de recolher visões e análises de especialistas de Portugal e do Brasil sobre a infraestrutura de comercialização de energia financeiramente robusta e os fluxos de caixa dos agentes mais previsíveis.

     

  • Slides de Apresentação Nivalde de Castro e Robertro Brandão Introdução de uma bolsa de eletricidade e de uma clearing no Brasil

    Slides da apresentação dos pesquisadores Nivalde de Castro e Robertro Brandão no workshop "Desenhos de Mercado Atacadista de Energia Elétrica". A apresentação aconteceu no dia 9 de fevereiro de 2018 em Lisboa, Portugal. O evento foi realizado dentro dos marcos do Acordo de Cooperação Acadêmica firmado entre o Gesel-UFRJ e o português ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa), e teve o patrocínio da EDP. A justificativa central do evento esteve relacionada ao fato de que, na União Europeia, o crescimento da geração de fontes renováveis não controláveis introduziu uma série de problemas na formação de preços. O objetivo do workshop foi o de recolher visões e análises de especialistas de Portugal e do Brasil sobre a infraestrutura de comercialização de energia financeiramente robusta e os fluxos de caixa dos agentes mais previsíveis.

     

  • Slides de Apresentação Joana Resende e Thereza Aquino Electricity markets: trends and future perspectives

    Slides da apresentação das pesquisadoras Joana Resende e Thereza Aquino no workshop "Desenhos de Mercado Atacadista de Energia Elétrica". A apresentação aconteceu no dia 9 de fevereiro de 2018 em Lisboa, Portugal. O evento foi realizado dentro dos marcos do Acordo de Cooperação Acadêmica firmado entre o Gesel-UFRJ e o português ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa), e teve o patrocínio da EDP. A justificativa central do evento esteve relacionada ao fato de que, na União Europeia, o crescimento da geração de fontes renováveis não controláveis introduziu uma série de problemas na formação de preços. O objetivo do workshop foi o de recolher visões e análises de especialistas de Portugal e do Brasil sobre a infraestrutura de comercialização de energia financeiramente robusta e os fluxos de caixa dos agentes mais previsíveis.

     

  • Slides de Apresentação Eduardo Teixeira Mercado grossista de energia elétrica - Desafios de (e para) um (novo) desenho de mercado

    Slides da apresentação do pesquisador Eduardo Teixeira no workshop "Desenhos de Mercado Atacadista de Energia Elétrica". A apresentação aconteceu no dia 9 de fevereiro de 2018 em Lisboa, Portugal. O evento foi realizado dentro dos marcos do Acordo de Cooperação Acadêmica firmado entre o Gesel-UFRJ e o português ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa), e teve o patrocínio da EDP. A justificativa central do evento esteve relacionada ao fato de que, na União Europeia, o crescimento da geração de fontes renováveis não controláveis introduziu uma série de problemas na formação de preços. O objetivo do workshop foi o de recolher visões e análises de especialistas de Portugal e do Brasil sobre a infraestrutura de comercialização de energia financeiramente robusta e os fluxos de caixa dos agentes mais previsíveis.

  • Slides de Apresentação Selena Herrera Central Hidroeléctrica Brasil – Bolivia: Proyecto base para el Plan de Desarrollo Regional Sostenible Binacional

    Slides da apresentação da pesquisadora Selena Herrera no “I Seminario Internacional de Grandes Proyectos Hidroeléctricos”. A apresentação aconteceu no dia 5 de dezembro de 2017 em La Paz, na Bolívia. O evento foi organizado pela Empresa Nacional de Eletricidade boliviana (ENDE), e teve como objetivo realizar uma troca de experiências sobre os principais projetos que estão sendo realizados no Brasil e na Bolívia em Energia Hidrelétrica, bem como tratar do desenvolvimento, dos desafios e das perspectivas de cada um deles. 

Página 1 de 3