quarta, 20 de setembro de 2017

Visão 2013

Quem Somos

*Clique aqui para ter acesso ao documento de apresentação do GESEL (PDF). 
*Click here to access the GESEL's presentation document in English (PDF).

 

O Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL) do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) foi criado em 1997 com o objetivo de desenvolver pesquisas e análises econômicas sobre o Setor Elétrico Brasileiro e mundial.

 

O GESEL vem desenvolvendo pesquisas e estudos sobre diferentes temas, mas com uma transversalidade centrada em inovações regulatórias. A produção científica do GESEL se dá através de projetos de pesquisa e desenvolvimento do Programa da ANEEL (P&D) que resultam em Relatórios Técnicos e livros, bem como através da série Textos de Discussão do Setor Elétrico. Outra linha de ação importante do GESEL são os eventos acadêmicos de seminários nacionais e internacionais, workshops e palestras criando um espaço de aproximação e articulação dos organismos, que formam o marco institucional do setor (MME, ONS, EPE, ANEEL, CCEE, BNDES), com os principais Grupos Empresarias, buscando assim contribuir para o aprimoramento das decisões vinculadas direta e indiretamente à política, planejamento, regulação e modelo de financiamento do setor elétrico do país.

 

O GESEL desenvolve atualmente as seguintes linhas de pesquisa:

 

i. Regulação
ii. Economia e Finanças
iii. Integração Elétrica
iv. Economia da Inovação

 

A capacidade analítica do GESEL está assentada em uma equipe multidisciplinar de professores e pesquisadores associados de diferentes instituições brasileiras e internacionais: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia - COPPE-UFRJ, Universidade de São Paulo USP, Universidade Federal de Santa Catarina UFSC, Universidade de Coimbra, Universidade do Porto e Universidade do Minho de Portugal.

 

Coordenação Geral

NIVALDE J. DE CASTRO
Coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico - GESEL. Professor Doutor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro -UFRJ desde 1975. Leciona disciplinas na graduação e pós-graduação sobre o setor elétrico. O GESEL desenvolve pesquisas e estudos sobre inúmeros aspectos relacionados direta e indiretamente com o setor elétrico: análise do modelo de estruturação, matriz de energia elétrica, padrão de financiamento, processo de concentração, regulação, modelagem dos leilões de energia e de linhas de transmissão, equilíbrio econômico - financeiro das empresas do setor, linha de estudos sobre governança corporativa pública. Autor de inúmeros artigos sobre o setor, publicados em revistas e portais especializados, periódicos mais acadêmicos e no IFE, publicação do próprio GESEL. Desde 1998 publica o livro anuário Séries das empresas do setor elétrico. Em 2008 publicou em co-autoria livro sobre Bioeletricidade. Mantém intercâmbio acadêmico com Universidade do Porto, Corunha, e ISEG- Portugal. É orientador de monografias relacionadas com o setor e é orientador de professores e pesquisadores em Pós Doutorado.
Currículo Lattes>

Pesquisadores Seniores

NELSON JOSÉ HUBNER MOREIRA
Especialista em energia, com 30 anos de experiência em atividades planejamento e operação em concessionárias e formulador de políticas públicas para o setor de energia. Sua experiência inclui atividades relacionadas à gestão dos setores de energia e mineração do Brasil, como avaliação do suprimento de energia e mineração e formulação de políticas públicas para estes importantes setores da economia nacional. Participou, entre outros, de estudos e formulação do novo marco regulatório implantado no país em 2004 (Leis 10848/2004 e 10849/2004) e da proposta de nova lei para o setor de gás natural, em fase final de aprovação pelo Congresso Nacional. Trabalhou também na preparação e desenvolvimento do Programa Luz para Todos que já atendeu com energia elétrica mais de 8 milhões de brasileiros das áreas rurais do país desde 2004.

RUBENS ROSENTAL
Coordenador da área de Integração Elétrica no GESEL. Economista formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ possui mestrado em engenharia da produção na COPPE-UFRJ, pesquisador sênior do GESEL-IE-UFRJ nas áreas de Cenários Macroeconômicos, Governança Corporativa e Integração Energética. Ao longo dos últimos anos, participou de pesquisas contratadas por grupos como EDP, CSN, AES, Eletrobras, Furnas, Itaipu Binacional, CPFL, ENEVA e Energisa.
Currículo Lattes

ROBERTO BRANDÃO
Coordenador da área de Regulação no GESEL. Formado em Filosofia pela PUC - Rio e Economia pela UFRJ, é mestre em Filosofia pela PUC e de Economia pela Unicamp-SP e MBA em Finanças pelo Ibmec. Tem realizado pesquisas na área de financiamento da expansão do setor elétrico, estratégias empresariais, Project Finance no Brasil e na Europa e avaliação de investimentos de geração e transmissão de energia elétrica. É consultor na área de finanças de empresas do setor elétrico como: Eletrobrás, Furnas, Chesf, Alusa, entre outras. Pesquisador Sênior em Finanças do Gesel.
Currículo Lattes

GUILHERME DE AZEVEDO DANTAS
Coordenador da área de Economia da Inovação no GESEL. Professor de Economia da Energia e de Economia Industrial. Doutor em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ onde atualmente realiza Pos-Doc. Possui Mestrado em Economia e Política da Energia e do Ambiente pela Universidade Técnica de Lisboa e Graduação em Economia pela UFRJ. Especialista em Economia Industrial, Economia da Regulação e Fontes Alternativas de Geração de Energia Elétrica. Além disso, realiza avaliação econômica do aproveitamento do bagaço e da palha da cana de açúcar para produção de biocombustíveis avançados e/ou plataformas químicas. Ao longo dos últimos anos, participou de pesquisas contratadas por grupos como EDP, CSN, AES, Unica, Eletrobras e CPFL, assim como, ministrou inúmeras palestras no Brasil e no exterior. É Pesquisador Sênior do GESEL/IE/UFRJ e do PPE/COPPE/UFRJ e Pesquisador Convidado do INESC/Coimbra.
Currículo Lattes

MAURICIO MOSZKOWICZ 
Responsável pela Gestão de Projetos do GESEL. Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com Master of Business Administration (MBA) no Setor Elétrico na IAG - Escola de Negócios da PUC-Rio. Ocupou diversos cargos na estrutura organizacional do CEPEL entre1973 e 1998. Foi Coordenador do Programa Xingó pelo CNPq entre 1998 e 1999. Atuou como Diretor de Projeto da FBDS - Fundação Brasileira Desenvolvimento Sustentável, entre 1998 e 1999. Foi Diretor Geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) entre 1999 e 2008. Entre 2008 e 2011 atuou como Gerente de Novos Negócios em Tecnologia Renováveis. Participou da implantação da primeira usina solar do Brasil em Tauá; do desenvolvimento de projetos eólicos para participação em leilões de energia; do levantamento e avaliação de projetos de energia renováveis e empresas para aquisição ou fusão; e do desenvolvimento de relacionamento com empresas e fornecedores nacionais e internacionais. Foi gerente de Tecnologia e Inovação da ENEVA (ex MPX) entre 2011 e 2014. Esteve na liderança da formulação e execução dos projetos de Tecnologia e Inovação com ênfase em alto impacto para os negócios da empresa e coordenação da inserção dos projetos de P&D nas diretrizes estabelecidas pela ANEEL.
Currículo Lattes
ERNANI TORRES TEIXEIRA FILHO
Coordenador da área Economia e Finanças do GESEL. de Professor Associado do Instituto de Economia da UFRJ e consultor. Seus principais interesses são Sistema Financeiro e Teoria Monetária. Trabalhou para instituições públicas (CGEE, CVM, IPEA, Embaixada Britânica no Brasil, Universidade de Manchester) e privadas (CNI, ANBIMA, IEDI, ONIP). É graduado em Economia e tem Mestrado e Doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi superintendente do BNDES. 
Currículo Lattes
CAETANO C. R. PENNA
Responsável pela Gestão de Comunicação do GESEL. Pesquisador (pós-doutor) do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ) e pesquisador associado da Science Policy Research Unit (SPRU), Universidade de Sussex (Reino Unido). Nos últimos dois anos, participou de projetos de pesquisa com a Professora Mariana Mazzucato (SPRU, University of Sussex), autora do livro “O Estado Empreendedor” (2014, Cia. das Letras), com quem desenvolveu o projeto de áudiovisual Rethinking the State e organizou a conferência Mission-Oriented Finance for Innovation, realizada no Parlamento Britânico. Suas mais recentes pesquisas com Mazzucato analisam o papel de instituições públicas no financiamento de inovações que contribuem para mitigar problemas sócio-ambientais. Atualmente presta consultoria ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Brasil, desenvolvendo um estudo sobre oportunidades e desafios para o aperfeiçoamento do sistema de inovação brasileiro. Seu doutorado em estudos de política de ciência e tecnologia pela Science Policy Research Unit analisou a dinâmica co-evolucionária entre desenvolvimento tecnológico, problemas sócio-ambientais, e regimes industriais. Ele é mestre em Governança Tecnológica pela Universidade de Tecnologia de Tallinn (Estônia).
Currículo Lattes
JOÃO FELIPPE CURY MARINHO MATHIAS
Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Contas Nacionais, Crises Cambiais e Balanço de Pagamentos e Agribusiness.
LUIZ DE MAGALHÃES OZÓRIO
Pós-Doutor em Economia pelo IE-UFRJ; Doutor em Finanças pela PUC-Rio; Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ, MBA em Finanças pelo Ibmec. Professor nos Cursos de Mestrado, MBA, In-Company e Graduação do Ibmec, tendo lecionado as disciplinas: Avaliação de Empresas, Avaliação de Opções Reais, Análise de Projetos de Investimento, Finanças Corporativas, Project Financing, Fusões & Aquisições, entre outras. Consultor nas áreas de Finanças Corporativas, Avaliação de Investimento e Estratégia Empresarial. Atuou em projetos de treinamento e consultoria em renomadas instituições e empresas como: New York Institute of Finance, Banco Mundial, Petrobras, Vale, Eletrobras, Furnas, Light, Ampla, ANEEL, Oi Telemar, TIM, Vivo, Embratel, Claro, Odebrecht, OAS Construtora, Gafisa, Bradesco Seguros, Amil, Banco Bradesco, Banco Brascan, BNDES, Banco do Nordeste, Organizações Globo, Globosat, KPMG, E&Y, entre outras.
GLAUCO NERY TARANTO
Professor Titular do Programa de Engenharia Elétrica e coordenador do Laboratório de Sistemas de Potência da COPPE/UFRJ. Graduou-se em engenharia elétrica pela UERJ em 1988, mestrado pela PUC/RJ em 1991 e doutorado pelo Rensselaer Polytechnic Institute, EUA, em 1994 no departamento de Electric Power Engineering. Em 2006 realizou pós-doutorado no Centro Elettrotecnico Sperimentale Italiano (CESI), Milão, Itália. Desde 1998 é pesquisador do CNPq, e desde 2012 é “Cientista do Nosso Estado” da FAPERJ. Professor visitante na KTH, Suécia, UdelaR, Uruguai e RPI, EUA. Orientou 14 Teses de Doutorado e 46 Dissertações de Mestrado. Foi coordenador de diversos projetos de P&D da ANEEL com as empresas, Light S.E.S.A., Ampla, Furnas, Celpe e Grupo Cobra. Desses projetos, destaca-se o desenvolvimento de uma ferramenta computacional (Simulight) para análise técnica do impacto da geração distribuída nas redes de distribuição de energia elétrica, junto com a Light.
THALES VIEGAS
Professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Economista e mestre em Economia pela UFU. Doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia pelo IE-UFRJ. Foi pesquisador do Grupo de Economia da Energia-UFRJ e ministrou, por exemplo, as disciplinas Economia Industrial e Dinâmica Tecnológica das Indústrias Energéticas no IE-UFRJ. Trabalhou como Consultor de Inteligência de Mercado na indústria parapetrolífera. Atuou no Center for Energy Economics-University of Texas (EUA).
ADRIANO RODRIGUES
Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo – USP e Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Atualmente é professor da área de Contabilidade e Finanças da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando como Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis PPGCC (Mestrado e Doutorado), bem como no Programa de Pós-Graduação em Administração do Instituto COPPEAD da UFRJ. Realiza pesquisas especialmente sobre os seguintes temas: Contabilidade em Mercados Regulados e Informação ao Mercado (com foco em CPC e IFRS). É autor dos livros Contabilidade Empresarial (Editora Elsevier) e Contabilidade de Petróleo e Gás (Editora Cengage Learning). Já atuou como coordenador de cursos, treinamentos e projetos de pesquisa na área contábil-financeira. 
VICTOR JOSÉ FERREIRA GOMES
Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Advogado especialista em regulação do setor elétrico. Pesquisador do GESEL desde 2007. Mestrando em Estudos Energéticos pela University of Dundee (UK). Foi Especialista em Regulação e Comercialização de Energia na Eneva S.A. (antiga MPX Energia S.A.) e Gerente de Regulação na Cia Positiva de Energia. Advogado no Baggio e Costa Filho Sociedade de Advogados, escritório especializado em Direito de Energia e Recursos Naturais.
PAOLA DORADO
Mestre em Política Pública Estratégias e Desenvolvimento da UFRJ. Formada em Economia pela Universidade Católica Boliviana “San Pablo” – La Paz, Bolívia (2009). Realizou um curso de pôs graduação na em Gerência do Conflito e Negociação na Universidad Mayor de San Andres – La Paz Bolívia (2010). Tem experiência na área de regulação tarifária e tem como objeto de pesquisa “tarifas do setor elétrico e integração elétrica”.
THEREZA CRISTINA NOGUEIRA DE AQUINO

Professora Doutora, lecionando como professora Adjunta de Economia da Escola Politécnica da UFRJ desde 2010; professora do MBA de Gestão de Empresas da UFRJ – 2011 e 2012; professora do MBA de Petróleo e Gás da UFRJ – 2011 e 2012. Foi funcionária do BNDES, exercendo funções e cargos executivos de gerente, chefe de departamento e superintendente, desde 1986 até 2009. Trabalhou em várias áreas do banco, como a de Projetos Industriais, Desestatização, Produtos Financeiros e Infra-Estrutura. Como superintendente, durante vários anos, teve a oportunidade de coordenar e participar de operações de financiamento de empresas médias e grandes, de operações estruturadas e de operações de venda de ações, em diversos setores da economia. Atua também como Conselheira de empresas. Destaca-se a atuação no Conselho de Administração da LBR (titular) e no Conselho de Administração da TAESA (suplente).

AMARO PEREIRA
Economista formado pela Universidade Federal Fluminense (1997), com mestrado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Foi pesquisador do CentroClima/COPPE/UFRJ e consultor técnico da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Atualmente é Professor Adjunto do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ e diretor do Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Energético – ILUMINA. Tem experiência em modelagem energética e ambiental, além de atuar nas áreas de regulação do setores de energia, em análises da inserção de novas tecnologias das diferentes fontes de energia e nas questões relacionadas a mudanças climáticas.

Pesquisadores associados

HERMES CHIPP
Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – 1971. Pós graduado pelo “Power Systems Engineering Course” - General Electric / Union College (EUA). Na Eletrobras foi chefe de Divisão do Departamento de Coordenação de Sistemas; chefe da Divisão de Planejamento da Operação Elétrica; Coordenador do Grupo de Trabalho de Planejamento da Operação Elétrica a Médio Prazo; Chefe do Departamento de Planejamento e Análise da Operação Elétrica; Coordenador do Subcomitê de Estudos Elétricos; Secretário Executivo do Grupo Coordenador para Operação Interligada. Na ONS foi Diretor de Planejamento e Programação da Operação; Diretor Geral e Membro permanente do CMSE. Teve atuação ativa no Projeto de Reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro. Foi Presidente da CIER, no período 2012-2013 após exercer a Vice-Presidência no período de 2008-2010. Foi Presidente e posteriormente Vice-Presidente da Organização Internacional GO15 (ex-VLPGO – Very Large Power Grid Operators), nos períodos de 2013, 2014 e 2015. 
CARLOS RUFÍN
Possui graduação em economia (Bachelor of Arts) - Princeton University (1986), mestrado em economia (Master of Arts) - Columbia University (1987) e doutorado em Politica publica - Harvard University (2000). Atualmente é professor de administraçao internacional em Suffolk University - Boston, e consultor para entidades públicas e privadas em temas de energia, serviços públicos, e desenvolvimento urbano. Previamente foi professor em Babson College e professor visitante no Instituto de Empresa Business School - Madri (Espanha). 
PEDRO VERDELHO
É Responsável pela Direcção de Tarifas e Preços da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), desde 1999. De 1995 a 2002 foi Professor Auxiliar no Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa. Obteve o grau académico de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, todos em Engenharia Electrotécnica e de Computadores do Instituto Superior Técnico, em 1987, 1990 e 1995, respetivamente. De 2007 a 2013 foi membro investigador do Centro para a Inovação em Engenharia Eletrotécnica e Energia do Instituto Superior Técnico. De 1985 a 2007 foi membro investigador do Centro de Automática da Universidade Técnica de Lisboa. Publicou mais de uma centena de artigos nas áreas referidas com cerca de 1000 referências. Recebeu o “Meritorious Paper Award” em 1996 da “IEEE Industrial Electronics Society”.
DJALMA M. FALCÃO
Engenheiro Eletricista em 1971 pela UFPR, M.Sc. em 1973 pela COPPE/UFRJ, e Ph.D. em 1981 pela Universidade de Manchester, Reino Unido. Desde 1974, é professor do Programa de Engenharia Elétrica da COPPE/UFRJ, onde atualmente é Professor Titular. Orientou 34 teses de doutorado e 52 dissertações de mestrado, publicou cerca de 200 artigos técnicos, e coordenou e participou de vários projetos com empresas do setor elétrico brasileiro. De 1991 a 1993, esteve como pesquisador visitante na Universidade da Califórnia em Berkeley, EUA. De 2003 a 2004 serviu como Assistente da Presidência da Eletrobrás, atuando junto à Diretoria do Cepel. Em 2004 foi elevado à categoria de Fellow do IEEE. Em 2016 foi eleito Membro Titular da Academia Nacional de Engenharia (ANE). 
PEDRO BARA NETO
Bacharel em Engenharia Civil, Universidade Mackenzie, São Paulo, Brasil, 1971 a 1975. Mestre em Ciências da Engenharia, Stanford University, Palo Alto, California, 1978 a 1979. Curso de especialização em Agricultura Biodinâmica, Universidade de Uberaba, 2005. Tem 10 anos em consultoria estratégica e financeira no Brasil e na Alemanha, cinco anos de dedicação ao setor público estadual e federal e 15 anos de experiência em conservação e desenvolvimento na bacia amazônica, incluindo projetos de infraestrutura no Brasil, Bolívia, Colômbia e Peru, com ênfase no setor de energia e meio ambiente. É Pesquisador Associado do GESEL e autor do texto de discussão “A geração hidrelétrica no Brasil no longo-prazo”. Atua ainda no Fundo Mundial para a Natureza (WWF), de Agosto de 2006 a Fevereiro de 2014, em Washington-DC, Brasília e São Paulo. 
DOREL SOARES

Engenheiro Eletricista, em 1975, Mestre, em 1988, Doutor, em 1995 (com menção de Louvor); todos estes títulos obtidos pela Escola Politécnica da USP. Ex-Professor da Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie, onde lecionou até 1987, e Professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, desde 1987, onde leciona para graduação e pós-graduação. Tem orientado alunos de pós-graduação em programas de Mestrado e Doutorado e tem participado de Bancas Examinadoras de Mestrado e doutorado na USP / UNICAMP / COPPE - UFRJ /PUC - RJ /PUC - BH/ Escola de Engenharia de São Carlos-USP e Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atuou na CESP - Companhia Energética de São Paulo por 18 anos, onde foi Gerente do Departamento de Planejamento do Sistema Elétrico, responsável pelos estudos de projeção de mercado e expansão da rede de transmissão e parque gerador da companhia. Fez trabalhos de Consultoria em Planejamento de Sistemas Elétricos e em Modelagem Institucional em vários países, tais como México; El Salvador;Venezuela; Colômbia; Chile; Argentina; Costa Rica e Suriname. Foi Consultor do Ministério de Minas e Energia, tendo sido um dos formuladores do atual Modelo Institucional do Setor.

ANDRÉ LEITE
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), mestrado em Engenharia de Produção - Departamento de Engenharia de Produção (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Concluiu em 2008 Pós-Doutorado em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ). Atualmente, é Professor Adjunto I no Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem como objeto de pesquisa os seguintes temas: setor elétrico, competitividade e concorrência.
MARIA ISABEL SOARES (Portugal)
Professora Catedrática de nomeação definitiva (regime de tenure) desde 1998, Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Diretora do Mestrado em Economia e Gestão do Ambiente da FEP. Obteve Bacharelato em Economia, Universidade de Coimbra (1976); Licenciatura em Economia, Universidade de Coimbra (1978); Pós-Graduação em Economia da Energia, Ettore Majorana Center for Scientific Culture, Italy (1979); Docteur D’etat-ès-Sciences Economiques Université de Strasbourg, (1986); Post-Doc, VPI – Virginia polytechnic Institut and State University, Business College (1987); Agregação em Economia (1997). É afiliada à New York Academy of Sciences, ao IAEE -International Association for Energy Economics, à Associação Portuguesa dos Doutorados em França, e à Ordem dos Economistas.
LUÍS DIAS (Portugal)
Luís Miguel Cândido Dias licenciou-se em Eng. Informática pela Fac. Ciências e Tecnologia da Univ. Coimbra em 1992 e obteve o Doutoramento em Organização e Gestão de Empresas (especialidade de Ciências dos Sistemas nas Organizações) pela Universidade de Coimbra em 2001. Actualmente é Professor Auxiliar de nomeação definitiva da FEUC (Fac. Economia da Univ. Coimbra), na qual ingressou em 1992, no núcleo de Métodos Científicos de Gestão. Tem leccionado diversas disciplinas nas áreas da decisão, investigação operacional e informática. Os seus interesses de investigação centram-se na análise de decisão multicritério, na avaliação de desempenho, na decisão em grupo e negociação, nos sistemas de apoio à decisão e em aplicações na área da energia e do ambiente. Em 1992, ingressou como Investigador no INESC - Coimbra (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores), tendo pertencido à Direcção desta unidade de I&D de 2001 a 2007. Co-coordenador do Mestrado em Gestão da FEUC, desde 2007. Membro da Comissão de Coordenação e Gestão da iniciativa "Energia para a Sustentabilidade" da Universidade de Coimbra, com responsabilidades de co-coordenação dos cursos de Mestrado em Energia para a Sustentabilidade e de Doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia (programa MIT Portugal), desde 2007. Membro do Sustainable Energy Systems Educational Committee do Programa MIT Portugal desde 2008. 
PATRÍCIA PEREIRA DA SILVA (Portugal)
Doutorada em Organização e Gestão de Empresas (especialidade de Finanças) pela Universidade de Coimbra (2006). Previamente, obteve uma Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas (FEUC, 1994). Iniciou a carreira docente na FEUC em 1996, após dois anos na área de análise de risco e concessão de crédito a empresas na Caixa Geral de Depósitos. Tem lecionado nas áreas da economia da energia, avaliação de projetos e contabilidade. É investigadora no INESC - Coimbra (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores), tendo pertencido à Direcção desta unidade de I&D de 2007 a 2011. É ainda Investigadora associada do GESEL (Rio de Janeiro). Os seus interesses de investigação centram-se na análise e avaliação de projetos de investimento e de criação de empresas, finanças, mercados de energia, economia da energia e aplicações em sistemas sustentáveis de energia. É co-autora do Manual de Gestão Financeira Empresarial (Coimbra Editora) e autora da obra O Sector da Energia Eléctrica na União Europeia: Evolução e Perspectivas (IUC). Tem publicações diversas em revistas científicas na área das energias renováveis, mercados de energia ou avaliação de novas tecnologias.
CARLOS ALBERTO HENGGELER DE CARVALHO ANTUNES (Portugal)
Carlos Henggeler Antunes é Professor Catedrático no Deptº.de Engenharia Electrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Obteve Licenciatura em Engenharia Electrotécnica (ramo de Correntes Fracas) pela Universidade de Coimbra e Doutoramento em Engenharia Electrotécnica, especialidade de Optimização e Teoria dos Sistemas, pela Universidade de Coimbra, com a dissertação "Apoio à Decisãoem Programação Linear Multiobjectivo. Um Modelo para o PlaneamentoEstratégico de Redes de Telecomunicações".

Pesquisadores

ANDRÉ ALVES
Formado em Ciências Econômicas pela UFRJ, com ênfase na área de energia. Atualmente é aluno de mestrado em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED-UFRJ), na linha de Instituições, Estratégias e Desenvolvimento. Possui experiência de estágio no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) onde atuou na área de Regulação e Defesa da Concorrência.
ANTÔNIO PEDRO LIMA
Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é mestrando em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento pelo Instituto de Economia da UFRJ. Foi assistente de Finanças Corporativas da Energisa e estagiário de Planejamento Estratégico da Ipiranga. Na UFRJ, foi monitor, membro do conselho editorial da Revista Habitus e fez iniciação científica. Morou quatorze anos fora do Brasil, em sete países. Sua última experiência internacional foi na Nigéria, prestando assistência para crianças refugiadas. Exerce o cargo de analista de projetos na área de empreendedorismo e inovação do ITS Rio.
DANIEL VIANA FERREIRA
Economista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013), com mestrado em Planejamento Energético pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Atualmente, é doutorando em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui experiência em modelagem energética e análises insumo-produto.
FRANCESCO TOMMASO
Formado em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestrando do curso de Pós Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE). Já atuou na MDL – Incorporadora como Economista Execução IPO, entre 2012 e 2013; na RTM – Rede de Telecomunicações do Mercado, como Economista Precificação de Serviços, entre 2010 e 2012; e no financeiro da RBCell LTDA, no ano de 2010.
GABRIEL HIDD
Economista formado pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais do Rio de Janeiro (Ibmec-Rio) em 2010, com mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Indústria e da Tecnologia (PPGE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com foco na área de Economia da Energia.
KESIA BRAGA
Formada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, atualmente cursa o programa de pós-graduação em Economia da Indústria e da Tecnologia – PPGE/UFRJ – com foco na área de Macroeconomia. No Gesel, atua na área de Economia e Finanças como pesquisadora associada.
LORRANE CÂMARA
Mestranda do Programa de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento da UFRJ. Formada em economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Experiência em Economia da Energia. Atua como pesquisadora vinculada ao GESEL na área de Economia e Regulação.
MURILO DE MIRANDA
Mestre em Planejamento Energético e Ambiental pela COPPE/UFRJ, possui formação em Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, pela Universidade Federal Fluminense, e especialização no exterior em Energias Renováveis, pela Universidad de Jaén, na Espanha. Possui formação técnica em Administração, pelo CEFET-RJ. Autor de artigos publicados em congressos da área de Energia e Meio Ambiente. Ao longo da carreira, atuou em diversos projetos de extensão e grupos de pesquisa científica, sempre com o foco nos temas de planejamento energético, sustentabilidade ambiental, fontes alternativas e eficiência energética.
PEDRO VARDIERO
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014), com intercâmbio acadêmico realizado junto à Universidade do Porto (2012). Atualmente é aluno do curso de Pós Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE). Tem experiência na área de Economia do Setor Elétrico e atua como pesquisador associado do Grupo de Estudos do Setor Elétrico – GESEL.
VANESSA HUBACK
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente cursa o Mestrado em Planejamento Energético na COPPE/UFRJ. Estagiou na Federação das Indústrias do Rio de Janeiro - FIRJAN (2012-2013) e na Eletrobrás (2013-2014) Tem experiência nas áreas de Economia da Energia, Economia Brasileira e Internacional e Mudanças Climáticas, com foco em hidrelétricas.
VICTORIA CLARO
Possui graduação em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2015). Estagiou na Empresa de Pesquisa Energética – EPE (2013/2014), reportando-se à Superintendência de Meio Ambiente. Tem experiência na área de Licenciamento Ambiental de usinas hidrelétricas, Impactos Ambientais – hidrelétricas e exploração e produção de petróleo – e Mudanças Climáticas.
Coordenação Geral

Notice (8): Undefined offset: 2 [APP/View/Pages/who.ctp, line 35]
Warning (2): Invalid argument supplied for foreach() [APP/View/Pages/who.ctp, line 35]
Notice (8): Undefined offset: 7 [APP/View/Pages/who.ctp, line 59]
Warning (2): Invalid argument supplied for foreach() [APP/View/Pages/who.ctp, line 59]
Secretária Executiva
Linda Loyola
Secretário Auxiliar
-----
Comunicação
Fabiano Lacombe
Informática
Max Santos / Paulo César Vargas