terça, 27 de outubro de 2020

Visão 2013

Projetos de Pesquisa P&D Lista dos projetos em andamento ou já realizados e seus escopos

EDP - "Desenvolvimento de Soluções para Operação Nacional de Mobilidade Elétrica: Mobilidade Elétrica Centrada no Utilizador"

O projeto objetiva o desenvolvimento de uma infraestrutura pública de recarga rápida que permita a difusão da modalidade elétrica em rotas de longa distância, servindo como laboratório para a criação de um operador nacional de mobilidade elétrica centrado no utilizador. A infraestrutura pública de recarga prevista no projeto deverá ser: i) interoperável, com a presença de múltiplos comercializadores de energia; ii) concorrencial, com a presença de múltiplos operadores de pontos de carregamento; iii) ter escala nacional, visão de longo prazo, com roaming em todo o país; iv) possuir sistema aberto, com compatibilidade tecnológica e protocolos abertos. Tais características de rede colocam o utilizador do veículo elétrico (VE) no centro das operações, permitindo que todos os usuários e fornecedores tenham acesso à rede de abastecimento. O projeto prenuncia a instalação de 30 postos públicos de recarga rápida, criando capilaridade e novos corredores elétricos na região sudeste, onde está concentrado o maior volume de tráfego de passageiros, passageiro-km, no Brasil. O público alvo inicial deste projeto é o segmento de usuários finais de mobilidade elétrica (B2C) e demais usuários que possam usufruir da infraestrutura de recarga. Também é previsto no projeto o desenvolvimento de softwares e aplicativos que permitirão a conectividade e integração do usuário, veículo e rede elétrica. Os eletropostos, veículos elétricos e aplicativos passarão por Prova de Conceito (PoC) e rotinas de stress para avaliação das soluções técnicas propostas e proposições de aperfeiçoamentos, seguindo prática do ciclo Plan-Do-Check-Action (PDCA).

Contratante: EDP/P&D da Aneel
Período: janeiro 2020 - janeiro 2023 


 

LIGHT - "Desenvolvimento de Soluções para Mobilidade Elétrica Compartilhada: Infraestruturas e sistemas de abastecimento para e-carsharing e Micromobilidade"

O objetivo central do projeto de pesquisa é, com base em experimento real, estudar alternativas de modelos de negócios e tecnologias de mobilidade elétrica (ME) compartilhada em sistemas de e-carsharing e em frota própria da Light. Os objetivos específicos do projeto são: 1) Desenvolvimento de soluções em infraestrutura pública de recarga de veículos elétricos (VE)  em pontos de grande acesso (8 pontos) um na sede da Light e em uma Subestações de Energia elétrica; 2) Implantar Prova de Conceito (dividida em dois temas: i- Uso compartilhado de VEs em área delimitada da cidade do Rio de Janeiro e ii- Frota de veículos elétricos leves próprios da Light).

Contratante: LIGHT/P&D da Aneel
Período: janeiro 2020 - janeiro 2023  

 

CPFL - "Laboratório de Mobilidade Elétrica: Eletrificação de Frotas Operativas em Indaiatuba"

O projeto considera o desenvolvimento de estudos e implantação de projeto piloto de eletrificação de frota operativa com produção nacional de veículos elétricos, desenvolvimento de infraestrutura de recarga inteligente e estudos regulatórios e de políticas públicas para expansão da mobilidade elétrica, segundo os seguintes vetores analíticos: 1) Tecnológico; 2) Engenharia de Transporte; 3) Impactos Ambientais e no Setor Elétrico; 4) Regulação e Incentivos; 5) Experiência do usuário; 6) Viabilidade Econômica; 7) Informação e comunicação.

Contratante: CPFL/P&D da Aneel
Período: janeiro 2020 - janeiro 2023 

 

NEOENERGIA - "Corredor Verde e Postos Urbano de Carregamento para Avaliação de Desempenho de Veículos Híbridos e Elétricos"

O projeto tem como objetivo criar um corredor verde no Nordeste (trecho entre Salvador/BA e Natal/RN), contendo 11 estações de recarga em rodovia (50 kW) e mais 6 estações em shoppings urbanos (22 kW). O projeto também visa avaliar um novo modelo de negócio para as empresas do setor elétrico através da operação das estações de carregamento de veículos elétricos, além de trazer uma visão de escalabilidade da utilização dos veículos elétricos no Brasil. Além disso, será avaliado o desempenho dos 04 carros elétricos na região nordeste, comparando-os com 02 veículos híbridos plug-in e 02 à combustão. O projeto será executado por um grupo de instituições composto de SENAI CIMATEC, Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL), SINAPSIS Inovação em Energia, Fundação Universidade Federal do ABC e Asea Brown Boveri (ABB), cujas responsabilidades estão detalhadas ao longo deste documento.

Contratante: Neoenergia/P&D da Aneel
Período: janeiro 2020 - janeiro 2022 

 

STATE GRID - "Projeto de Portal de Referência para o Licenciamento Ambiental de Sistemas de Transmissão"

O objetivo geral do projeto é: “Desenvolver um portal de referência para orientação do processo de licenciamento ambiental de Sistemas de Transmissão (subestações e linhas), por meio do levantamento e sistematização de processos, dados e informações, permitindo a agilidade dos procedimentos, com reflexos na qualidade dos ganhos socioambientais e na mitigação de riscos de prazo e custo dos empreendimentos”.

Contratante: STATE GRID/P&D da Aneel
Período: janeiro 2019 - janeiro 2021 

 

EDP - "Tecnologias Exponenciais"

O objetivo do projeto é identificar os impactos de tecnologias exponenciais e propor alternativas regulatórias capazes de fornecer incentivos adequados, no sentido de garantir o equilíbrio entre todos os agentes. O projeto se baseia na análise do novo perfil do consumidor de energia elétrica, identificando novos valores e práticas que exigem uma adaptação por parte de agentes do setor, dos novos negócios que a digitalização de produtos e serviços viabiliza, e também das novas práticas que emergem em função da introdução de recursos energéticos distribuídos. Site do projeto: http://projetotecexp.com.br/

Contratante: EDP/P&D da Aneel
Período: janeiro 2019 - janeiro 2021 

 

ENERCAN - "Viabilidade das Usinas Reversíveis no Sistema Interligado Nacional"

Este projeto tem como objetivo central buscar o avanço do conhecimento sobre as Usinas Hidrelétricas Reversíveis (UHR), contemplando a definição de arranjos regulatórios, técnicos, operacionais e comerciais para viabilizar a implantação dessa tecnologia no Setor Elétrico Brasileiro, considerando os potenciais impactos no Sistema Interligado Nacional. O projeto visa analisar o estado da arte das UHR à nível mundial, desenvolver, propor e simular inovações regulatórias, tecnológicas e operacionais para a viabilização de UHR no Brasil. A pesquisa busca ainda mapear os potenciais locais para a implementação de UHR de grande porte no país, a fim de selecionar um projeto para posterior estudo de caso e detalhamento. Os resultados obtidos pelo projeto serão compartilhados e divulgados entre todos os stakeholders envolvidos, através de workshops e seminários, a fim de capacitar os agentes do setor, investidores e autoridades governamentais sobre a temática. O desenvolvimento do projeto está sendo executado por um conjunto de empresas formado por profissionais multidisciplinares, incluindo professores, doutores e pesquisadores com experiência nos temas de operação, regulação econômica, meio ambiente e modelagem, liderados pelo Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL). Adicionalmente, o projeto conta com o interesse do Operador Nacional do Sistema (ONS) e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Site do projeto: http://www.projetouhr.com.br/

Contratante: ENERCAN/P&D da Aneel
Período: janeiro 2019 - janeiro 2021 

 

CPFL - "Metas para perdas não técnicas e proposição de inovações regulatórias"

O GESEL desenvolve um projeto de P&D, em parceria com a empresa CPFL, com o objetivo principal de elaboração de metodologia inédita para a avaliação da regulação de perdas não técnicas através do desenvolvimento de um indicador de efetividade do modelo atual. Este indicador deverá ser capaz de orientar a proposição de aperfeiçoamentos regulatórios voltados para o incentivo à redução e ao reconhecimento de perdas coerentes com a diversidade e a complexidade de diversas áreas de concessão. Para isso o foco do trabalho está centrado em 4 vetores analíticos: I. Análise da efetividade do incentivo econômico-financeiro para estimular a redução de perdas; II. Estudo regulatório baseado na avaliação econométrica do modelo atual e na análise crítica da metodologia e das métricas de eficiência adotadas pelo regulador; III. Proposição de inovações regulatórias e de alternativas de aplicação ao modelo para serem avaliadas por meio do indicador desenvolvido; IV. Avaliação do impacto da regulação mediante o desenvolvimento de um indicador de efetividade do modelo, envolvendo a participação ampla dos agentes do setor.

Contratante: CPFL/P&D da Aneel
Período: janeiro 2018 - janeiro 2020 

 

EDP - "Aperfeiçoamentos regulatórios para a introdução de uma Bolsa de Energia e de uma Clearing"

O Projeto tem como objetivo a proposição de inovações e aprimoramentos regulatórios para um aperfeiçoamento do mercado atacadista de energia brasileiro que permita a introdução da comercialização de energia em ambiente de bolsa, associada a uma clearing. Site do projeto: http://www.projetobolsadeenergia.com.br

Contratante: EDP/P&D da Aneel 
Período: outubro 2018 - outubro 2020

 

EDP - "Instrumentalização e Sistematização da Capacitação para Conselhos de Consumidores"

O problema central do Projeto de P&D está associado à ampliação da representatividade dos Conselhos de Consumidores diante dos próprios consumidores, das empresas Distribuidoras e da Agência Reguladora, diante de um ambiente de profundas modificações técnicas, regulatórias e comportamentais da sociedade. O objetivo geral do projeto é o de estudar e propor as bases de atuação protagonista dos Conselhos de Consumidores, considerando as mudanças dos mecanismos de relacionamento da sociedade, a democracia participativa dos CC e as tendências de transformações do setor elétrico. Site do projeto: http://consumidor.gesel.ie.ufrj.br/

Para ter acesso aos eventos e documentos relacionados a esta pesquisa, clique aqui.

Contratante: EDP/P&D da Aneel 
Período: Abril 2018 - Outubro 2019

 

LIGHT - "Aspectos regulatórios relacionados a perdas não técnicas em Áreas com Severas Restrições Operativas"

O Projeto de P&D tem como objetivo central o desenvolvimento de uma nova metodologia regulatória inovadora para as distribuidoras de energia lidarem com Áreas com Severas Restrições Operativas (ARSOs) com altas perdas não técnicas. O foco do trabalho será centrado em quatro vetores analíticos: 1) tratamento regulatório para ARSOs (compromissos com redução de perdas, qualidade do suprimento, universalidade, limitação do fornecimento, etc.), onde o poder público tem pouca ou nenhuma presença, sobretudo quando a concessionária é empresa privada; 2) papel de estruturas tarifárias diferenciadas nas experiências de combates, mitigação e redução a perdas em ARSOs; 3) distribuição de riscos e resultados associados às perdas não técnicas; 4) limites de riscos econômicos para as perdas e para os indicadores de qualidade da Distribuidora considerando as ARSOs. 

Para ter acesso aos eventos e documentos relacionados a esta pesquisa, clique aqui.

Contratante: Light/P&D da Aneel 
Período: Julho 2016 - Julho 2018

 

EDP - "Avaliação do Programa de P&D da Aneel de 2008-2015: Formulação de Propostas de Aprimoramento"

O projeto tem como objetivo central estruturar uma nova avaliação formal do Programa de P&D da Aneel após 2008 e estudar e propor inovações que venham a contribuir para o aprimoramento deste importante Programa. O projeto irá avaliar: a) Os impactos qualitativos, econômicos e tecnológicos do Programa de P&D Aneel sobre o SEB; b) Os impactos do Programa sobre o setor acadêmico; c) Os impactos do Programa na oferta de bens e serviços para o setor elétrico; d) Avaliação preliminar do potencial de geração de valor total do Programa; e) Identificar melhores práticas globais (regulatórias e políticas) para otimizar geração de valor (custo efetividade) de programas de inovação; f) Propor recomendações e sugestões aplicáveis para o aumento da custo-efetividade do programa de P&D e inovação através da regulação e políticas públicas; g) Treinar as empresas de energia elétrica nos métodos e processos de Gestão do Processo de Inovação. O projeto tem financiamento da EDP (empresa proponente), AES, CPFL e ENERGISA.

Para ter acesso aos eventos e documentos relacionados a esta pesquisa, clique aqui.

Contratante: EDP/P&D da Aneel 
Período: Julho 2016 - Julho 2018

 

ENERGISA - "Impacto dos Recursos Energéticos Distribuídos sobre o Setor de Distribuição"

O projeto tem como objetivo geral identificar, sistematizar e formular propostas de ajustes e inovações regulatórios mais eficientes para viabilizar a difusão em larga escala dos Recursos Energéticos Distribuídos sem causar impactos financeiros negativos para as Distribuidoras e para os Consumidores. Nesta perspectiva, são objetivos específicos do trabalho a) Examinar as perspectivas de disseminação destas tecnologias no sistema elétrico brasileiro ao longo dos próximos 20 anos; b) Mensurar os impactos econômicos, em custos adicionais e eventuais reduções de receitas, destas tecnologias sobre as distribuidoras; c) Identificar os mecanismos regulatórios que estão sendo adotados em outros países; d) Analisar e simular adequação de mecanismos regulatórios à realidade brasileira; e) Quantificar os impactos das inovações regulatórias sobre o faturamento e custos da Distribuidora; f) Validar os resultados com o marco regulatório e agentes econômicos do setor elétrico brasileiro.

Para ter acesso aos eventos e documentos relacionados a esta pesquisa, clique aqui.

Contratante: ENERGISA/P&D da Aneel
Período: Junho 2016 - Junho 2018

 

"Importância das Usinas Termelétricas para a Matriz Elétrica Brasileira"

O estudo do GESEL tem como objetivos 1- Sistematizar o conhecimento, políticas energéticas e experiências regulatórias internacionais e nacionais; 2- Analisar a dinâmica tecnológica, regulatória e econômica; e 3- Contribuir para o aprimoramento do marco regulatório lato senso das usinas termoelétrica as gás natural geração térmica do Brasil através de estudos, artigos, eventos, consultas públicas, etc.

Site do projeto: http://ute.gesel.ie.ufrj.br/

   

Projetos Concluídos   

ENEVA - "Regulação Econômica da Geração Termoelétrica: formas de contratação e metodologia de cálculo do custo de operação"

O projeto tem como objetivo fundamentar propostas de inovações regulatórias com o objetivo central de dar mais eficiência econômica aos contratos de longo prazo para geração termoelétrica no Brasil, sobretudo no Mercado Regulado. O estudo do tipo P&D Inovação regulatória pretende dar contribuição relevante e efetiva na formatação dos contratos de geração térmica. Pretende-se reduzir o risco econômico-financeiro da contratação para os consumidores e investidores e, por consequência, aumentar a aderência entre a Regulação Econômica e as características técnicas e operação real de usinas termoelétricas objetivando, em última instância buscar o realismo tarifário.

Para ter acesso aos eventos e documentos relacionados a esta pesquisa, clique aqui.

Contratante: ENEVA/P&D da Aneel 
Período: Dezembro 2015 - Junho 2017

  

CPFL - "Índice de Sustentabilidade Econômico-Financeira das Distribuidoras de Energia Elétrica"

Desenvolvimento de proposta de uma metodologia para avaliação de situação e posição econômico-financeira de empresas concessionárias de distribuição de energia elétrica. O objetivo geral e central é contribuir para o desenvolvimento, implementação e acompanhamento do desempenho econômico e financeiro das distribuidoras de energia elétrica que atuam no Brasil, através de Índice de Sustentabilidade Financeira – ISF- a ser definido pela ANEEL.

Para ter acesso aos eventos e documentos relacionados a esta pesquisa, clique aqui.

Contratante: CPFL/P&D da Aneel
Período: Julho 2015 - Julho 2017

 

EDP - “Avaliação de Políticas e Ações de Incentivo às Inovações Tecnológicas no Setor Elétrico: análise da experiência internacional e propostas para o Brasil”

O objetivo geral do projeto foi avaliar e propor políticas tecnológicas para o setor elétrico brasileiro que sejam eficientes e custo-efetivas. Vinculado a este objetivo geral e que deu maior credibilidade, capacidade analítica e resultados concretos ao projeto de P&D ANEEL-EDP pretendeu-se criar fórum permanente de debate sobre o tema entre a equipe de pesquisa com representantes do marco institucional: ANEEL, BNDES, FINEP, EPE, ONS, MME e MCTI. Nesta dinâmica esteve incluída visita técnica composta por pesquisadores da equipe do P&D e de representantes do marco institucional do SEB às instituições mais significativas dos países selecionados, em especial às agencias reguladoras dos países selecionados. 
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (8) 
Acesse o livro "Políticas Públicas Para Redes Inteligentes", publicado ao fim do projeto

Para ter acesso aos eventos e documentos relacionados a esta pesquisa, clique aqui.

Contratante: EDP/P&D da Aneel
Período: Junho 2015 - Setembro 2016

 

CPFL -“A Energia na Cidade do Futuro”

O projeto visou estabelecer as diretrizes e parâmetros tecnológicos, regulatórios e econômicos que irão orientar a construção da "Cidade do Futuro". Tendo como foco analítico nove vetores estratégicos. Projeto desenvolvido sob a égide do Programa de P&D da ANEEL- agencia reguladora do setor elétrico brasileiro. 
Alunos envolvidos: Técnico de nível médio: (1) Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (6) 
Visite o site do projeto. Acesse os livros publicados ao fim do projeto.
Acesse o Relatório 1. Novos Paradigmas de Consumo. Acesse o Relatório 2. Matriz Elétrica Brasileira – Fontes Renováveis. Acesse o Relatório 3. Matriz Elétrica Brasileira – Fontes Não-Renováveis. Acesse o Relatório 4. Mobilidade Elétrica. Acesse o Relatório 5. Distribuição Inteligente. Acesse o Relatório 6. Ambiente Estratégico de Negócios. Acesse o Relatório 7. Tendências Comerciais do Setor Elétrico. Acesse o Relatório 8. Economia de Baixo Carbono. Acesse o Relatório 9. Tendências Regulatórias. Acesse o Relatório Final.

Contratante: CPFL/P&D da Aneel
Período: Abril 2013 - Abril 2015

 

CPFL - "Panorama e Análise Comparativa da Tarifa de Energia Elétrica do Brasil Com Tarifas Praticadas em Países Selecionados, Considerando a Influência do Modelo Institucional Vigente"

Realização de consistente análise comparativa das tarifas de energia elétrica a nível internacional, sistematizando diagnóstico das principais causas que levam às discrepâncias entre as tarifas praticadas em diversos países. Neste sentido, o projeto irá fornecer os elementos explicativos sobre as reais causas e razões que diferenciam as tarifas pagas pelo consumidor final no Brasil com a tarifa paga em outros países com o duplo objetivo de 1) Eliminar o espaço para conclusões e comparações indevidas; e 2) Fornecer e sistematizar elementos inovadores de caráter regulatório para contribuir ao aprimoramento do processo de modicidade tarifária do Brasil. Com vistas a ser possível atingir o objetivo central deste projeto, foram estabelecidos como objetivos específicos a análise minuciosa das seguintes questões para cada um dos países a ser selecionado: As modalidades tarifárias adotadas; A estrutura tarifária utilizada; Agente responsável pela definição da estrutura tarifária; Agente responsável pela fixação das tarifas; Características da indústria elétrica (modelo verticalizado ou desverticalizado?); Existência de consumidores livres; Estrutura dos impostos (e encargos) e como eles incidem sobre as tarifas; Subsídios a consumidores finais ou à compra combustíveis para geração; Características específicas do marco regulatório; Composição da matriz elétrica; Oferta de insumos primários; Custo da transmissão; Grau de eletrificação (percentual de atendimento da população urbana, rural densidade de clientes) e necessidade de incorporação de novos usuários; Grau de industrialização do país e a sua política industrial; Existência de tarifas regionais e qual a heterogeneidade das regiões; Presença de empresas públicas e privadas; Critérios contábeis.
Acesse o livro "As Tarifas de Energia Elétrica no Brasil e em Outros Países: o Porquê das Diferenças", publicado ao fim do projeto.

Contratante: CPFL/P&D da Aneel
Período: Abril 2014 - Julho 2015

 

ITAIPU - "Análise comparativa das experiências de Aproveitamentos Hidroelétricos Binacionais"

Descrição: O objetivo desta pesquisa é examinar as características e dificuldades da integração elétrica de projetos de geração hidrelétrica binacionais principalmente sob o ponto de vista econômico-financeiro a fim de levantar subsídios para o governo brasileiro se posicionar quando do fim do pagamento do financiamento de Itaipu em 2023, conforme estabelecido no Anexo C do Tratado Internacional de constituição da UHE Binacional.

Contratante: Itaipu
Período: Abril 2014 - Maio 2016

 

ELETROBRAS - "Análise de Informações Econômico-Financeiras das Empresas de Energia Elétrica"

Analisou a evolução da estratégia empresarial das empresas do setor elétrico brasileiro desde 1999, seus aspectos societários, mercadológicos, operacionais, planos de investimentos, indicadores de produtividade e eficiência e principalmente análise de fluxo de caixa.

Contratante: Eletrobras
Período: 1997 - 2013

 

CSN - "Cenários e alternativas de suprimento de energia elétrica no plano de expans&atild